domingo, 29 de abril de 2012

A Lista de Schindler

Oskar Schindler (Liam Neeson) é um industrial alemão que aproveita a Guerra para ganhar muito dinheiro em sua fábrica. Gozando de livre trânsito nos altos escalões nazistas ele consegue que vários judeus sejam enviados para trabalhar em sua linha de produção. Ao tomar conhecimento do massacre promovido contra o povo judeu resolve ajudar de alguma forma. Solicitando cada vez mais mão de obra consegue evitar que milhares de pessoas sejam enviadas para os campos de extermínio do sistema nazista. Nesse processo sua fábrica acaba se tornando um precioso refúgio e uma salvação para famílias inteiras de judeus. Baseado em fatos reais esse foi o filme que trouxe a Spielberg o que mais lhe faltava na carreira: reconhecimento da Academia. Por anos o diretor tentou se desvencilhar de sua fama de diretor Peter Pan que só conseguia realizar bons filmes para o público infanto-juvenil. Com “A Lista de Schindler” ele mudou essa imagem pois provou que conseguia realizar uma grande obra baseada em temas relevantes e importantes. O tema certamente lhe era caro pois o próprio Spielberg tinha origens judaicas. Embora isso não tenha sido um ponto focal em sua vida até aquele momento ele resolveu usar o filme como forma de encontrar novamente suas origens ao mesmo tempo em que prestava homenagem ao verdadeiro Schindler que salvou da morte certa aqueles que depois ficariam conhecidos como “os sobreviventes de Schindler”  O próprio lema principal do filme calcado na frase "Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro" reflete bem isso. Ele aliás é um dos poucos alemães presentes no chanado "Jardim dos Justos", um local onde o povo judeu honra a memória daqueles que lhe ajudaram no holocausto nazista.

O diretor resolveu filmar em preto e branco para criar identidade imediata no espectador com as cenas reais do holocausto que chegou até nós. Além disso não criou concessões, procurando mostrar o horror nazista sem qualquer subterfúgio. Isso acabou criando problemas comerciais para o filme pois ele foi classificado como proibido para menores de 18 anos nos EUA – o único em toda a carreira de Spielberg que entrou nessa categoria. Além do filme em si Spielberg resolveu ir além e através de um projeto excepcional resolveu colher os depoimentos dos sobreviventes de Schindler em vídeo para registro histórico. Esse material acabou sendo utilizado para a elaboração de uma verdadeira biblioteca visual, com o testemunho gravado de todos os que ainda estavam vivos. Do ponto de vista histórico realmente é um material de extrema relevância. Curiosamente as críticas mais contundentes ao filme em si acabaram partindo da ex-esposa de Schindler. Ela não perdeu tempo para falar muito mal do industrial para a imprensa. Para ela Oskar Schindler não era nenhum herói virtuoso mas sim um irresponsável que a deixou com inúmeras dívidas que acabaram lhe arruinando financeiramente. Não importa, o que realmente vale a pena destacar é que essa é uma produção do mais alto nível e um momento de apoteose na carreira de Spielberg. Público e crítica, quase sempre às turras, abraçaram “A Lista de Schindler”  de forma unânime. Além da excelente bilheteria o filme venceu os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e foi indicado ainda aos prêmios de Melhor Ator (Liam Neeson), Ator Coadjuvante (Ralph Fiennes), Figurino, Maquiagem e Edição de Som. Spielberg finalmente conquistava o que tanto almejava durante todos aqueles anos. Um coroamento digno de um filme tão bom quanto esse.

A Lista de Schindler (Schindler's List Estados Unidos, Inglaterra, 1993) Direção: Steven Spielberg / Roteiro: Steve Zaillian / Elenco: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagall / Sinopse: O filme baseado em fatos reais mostra a luta do industrial Oskar Schindler em salvar o maior número possível de judeus. Os recrutando para sua fábrica ele os salvou dos campos de extermínio nazistas.

Pablo Aluísio.

Um comentário: