terça-feira, 3 de abril de 2012

O Enigma do Outro Mundo

"O Enigma do Outro Mundo" foi um dos melhores filmes de terror / ficção dos anos 80. Dirigido pelo mestre dos filmes B John Carpenter tínhamos ali um excelente exemplo de uma produção que sabia criar clima e tensão na medida certa, mesmo não contando com um orçamento milionário. Agora resolveram reaproveitar a mesma ideia em um filme que é ao mesmo tempo um prelúdio dos acontecimentos mostrados no filme original e também um remake disfarçado pois vários pontos da obra de Carpenter são reciclados aqui. Em tempos de efeitos digitais não há mais limites à imaginação do que se pode ou não criar em cena, por isso os roteiristas dessa nova versão não economizaram na aparição da criatura (algo que não acontecia no original pois lá o suspense vinha em primeiro lugar). Dito isso é importante deixar claro que The Thing 2011 não tem sutileza nenhuma. O monstro se revela com menos de 30 minutos de duração do filme e a partir daí não temos mais surpresas, pois tudo se resume naquele tipo de situação que já conhecemos: corre pra lá, corre pra cá e tenta-se destruir a criatura espacial (que diga-se de passagem tem mais ferramentas biológicas e é mais esperta do que o nosso conhecido Aliens da franquia de mesmo nome).

Como o filme não tem um roteiro muito bom tudo se volta para os efeitos digitais (e eles são muitos, funcionando em certos momentos e em outros não, soando artificiais demais para convencer). Em cena nenhum ator conhecido, a maioria realmente está ali como "boi de piranha" pois aos poucos vão virando fast food do monstro espacial. Aliás o filme se resume a isso mesmo, é um autêntico MOW (Monster of Week) sem nenhuma grande ideia por trás. O diretor é o desconhecido Matthijs van Heijningen Jr, sem nada de muito relevante em sua carreira (esse é apenas o terceiro filme que dirige). Sua direção nada sutil me deixou com saudades do bom e velho John Carpenter, esse sim um artesão em tirar leite de pedra!

O Enigma de Outro Mundo (The Thing, Estados Unidos, 2011) Direção: Matthijs van Heijningen Jr / Roteiro: Eric Heisserer baseado no conto "Who Goes There?" de John W. Campbell Jr / Elenco: Mary Elizabeth Winstead, Joel Edgerton, Ulrich Thomsen / Sinopse: Expedição nos confins mais gelados do planeta terra descobre um estranho artefato de origem extraterrestre.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir