Título no Brasil: A Arma Divina
Título Original: Diamante Lobo
Ano de Produção: 1976
País: Itália, Israel
Estúdio: Golan-Globus Productions, Dunamis Cinematografica
Direção: Gianfranco Parolini
Roteiro: John Fonseca, Gianfranco Parolini
Elenco: Lee Van Cleef, Jack Palance, Richard Boone, Sybil Danning, Leif Garrett, Robert Lipton
Sinopse:
Bandoleiro cruel e assassino chega em uma pequena vila do velho oeste e massacra a população civil. Indefesos, os sobreviventes pedem ajuda ao padre local que resolve corajosamente enfrentar o bandido. Infelizmente ele também acaba sendo morto de forma covarde. O que o facínora não contava é que o jovem sacerdote tinha um irmão, um homem perigoso e temido na região. Ao saber que seu irmão padre foi assassinado ele não perde tempo, monta em seu cavalo e vai em direção da vila para um acerto de contas final com o assassino.
Comentários:
Um spaghetti italiano (em co-produção israelense com a dupla de produtores Golan-Globus que anos depois iriam fundar a produtora Cannon, que se tornaria bem conhecida dos fãs de filmes de ação nos anos 1980). O faroeste ficou muito famoso e rendeu excelente bilheteria, inclusive no Brasil, por trazer dois atores bem populares, Lee Van Cleef e Jack Palance. Cleef acabou interpretando dois personagens bem diferentes entre si, mas ligados por laços de sangue. Ele dá vida ao bondoso Padre John e a Lewis, seu irmão gêmeo pistoleiro e sanguinário. Palance interpreta o bandoleiro sem escrúpulos que mata todos aqueles que se atrevem a desafiar seus atos de terror. Intenso do começo ao fim, com excelentes sequências de ação e duelos, "Diamante Lobo" é uma excelente pedida para os admiradores dos faroestes europeus antigos.
Pablo Aluísio.
sábado, 20 de outubro de 2018
Valentia Adquirida
Gene Autry foi um nome popular no passado. Na década de 1940 ele estrelou uma série de filmes rápidos, feitos a toque de caixa, com o objetivo de faturar em matinês feitas especialmente para um público bem jovem, guris e garotos em sua maioria. Esse filme aqui é uma boa amostra desse tipo de produção que o ator se envolveu por esses tempos. Por isso não espere nada muito sofisticado.
O curioso é que ele interpreta a si mesmo. Um cara durão no passado que foi para a vida boa em Hollywood e ficou mole, acomodado numa vida de luxos. E quando ele retorna para a velha cidade, acaba encontrando velhas inimizades daqueles tempos que ficaram para trás. Os caras lhe provocam, eles trocam socos e Gene Autry leva a pior. Então ele começa a se preparar para finalmente dar o troco naqueles covardes. Bom filme, uma matinê que agrada.
Valentia Adquirida (Melody Ranch, Estados Unidos, 1940) Direção: Joseph Santley / Roteiro: Jack Moffitt / Elenco: Gene Autry, Jimmy Durante, Ann Miller / Sinopse: Astro de Hollywood perdeu a velha garra do passado e agora precisa recuperar para enfrentar 3 valentões covardes em sua cidade natal.
Pablo Aluísio.
O curioso é que ele interpreta a si mesmo. Um cara durão no passado que foi para a vida boa em Hollywood e ficou mole, acomodado numa vida de luxos. E quando ele retorna para a velha cidade, acaba encontrando velhas inimizades daqueles tempos que ficaram para trás. Os caras lhe provocam, eles trocam socos e Gene Autry leva a pior. Então ele começa a se preparar para finalmente dar o troco naqueles covardes. Bom filme, uma matinê que agrada.
Valentia Adquirida (Melody Ranch, Estados Unidos, 1940) Direção: Joseph Santley / Roteiro: Jack Moffitt / Elenco: Gene Autry, Jimmy Durante, Ann Miller / Sinopse: Astro de Hollywood perdeu a velha garra do passado e agora precisa recuperar para enfrentar 3 valentões covardes em sua cidade natal.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 19 de outubro de 2018
Estância em Guerra
Título no Brasil: Estância em Guerra
Título Original: The Range Feud
Ano de Produção: 1931
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: D. Ross Lederman
Roteiro: Milton Krims
Elenco: Buck Jones, John Wayne, Susan Fleming, Edward LeSaint, Will Walling, Wallace MacDonald
Sinopse:
Dois rancheiros vizinhos sofrem com o mesmo problema: o roubo de gado. No começo eles seguem caminhos diferentes, mas depois que um deles é encontrado morto, assassinado covardemente, os demais fazendeiros decidem se unir. Para manter a lei e a ordem na região a cidade recebe um novo xerife chamado Buck Gordon (Buck Jones). Seu objetivo é evitar uma guerra no condado.
Comentários:
John Wayne ficou no começo de sua carreira fazendo alguns papéis sem maior importância. Um mero coadjuvante. As coisas só melhoraram mesmo para Wayne em 1931 com o filme "Estância de Guerra" (The Range Feud, 1931). Aqui ele retornava para os filmes de western nessa produção estrelada por Buck Jones, um ator que na época disputava o título de ator cowboy mais popular do cinema com Tom Mix, a quem Wayne procurava seguir os passos. O filme obviamente tinha um roteiro muito simples, com bandidos e mocinhos bem delimitados, o que era próprio para um faroeste de matinê. Depois dessa produção o ator chegou na conclusão que se continuasse a aparecer em papéis secundários jamais conseguiria atingir seus objetivos de um dia se tornar um astro de cinema. Enfim o que temos aqui é um bom e velho filme de cowboy. Faroeste raiz.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Range Feud
Ano de Produção: 1931
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: D. Ross Lederman
Roteiro: Milton Krims
Elenco: Buck Jones, John Wayne, Susan Fleming, Edward LeSaint, Will Walling, Wallace MacDonald
Sinopse:
Dois rancheiros vizinhos sofrem com o mesmo problema: o roubo de gado. No começo eles seguem caminhos diferentes, mas depois que um deles é encontrado morto, assassinado covardemente, os demais fazendeiros decidem se unir. Para manter a lei e a ordem na região a cidade recebe um novo xerife chamado Buck Gordon (Buck Jones). Seu objetivo é evitar uma guerra no condado.
Comentários:
John Wayne ficou no começo de sua carreira fazendo alguns papéis sem maior importância. Um mero coadjuvante. As coisas só melhoraram mesmo para Wayne em 1931 com o filme "Estância de Guerra" (The Range Feud, 1931). Aqui ele retornava para os filmes de western nessa produção estrelada por Buck Jones, um ator que na época disputava o título de ator cowboy mais popular do cinema com Tom Mix, a quem Wayne procurava seguir os passos. O filme obviamente tinha um roteiro muito simples, com bandidos e mocinhos bem delimitados, o que era próprio para um faroeste de matinê. Depois dessa produção o ator chegou na conclusão que se continuasse a aparecer em papéis secundários jamais conseguiria atingir seus objetivos de um dia se tornar um astro de cinema. Enfim o que temos aqui é um bom e velho filme de cowboy. Faroeste raiz.
Pablo Aluísio.
Rio Perdido
Título no Brasil: Rio Perdido
Título Original: Trail of the Rustlers
Ano de Produção: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Ray Nazarro
Roteiro: Victor Arthur
Elenco: Charles Starrett, Gail Davis, Tommy Ivo, Mira McKinney, Don C. Harvey, Eddie Cletro
Sinopse:
Com a intenção de ter todas as terras e fazendas do vale do Rio Perdido, Chick Mahoney (Don Harvey) e seu irmão Jed Mahoney (Myron Healey) formam uma quadrilha de malfeitores. O cowboy Steve Armitage (Charles Starrett) assim resolve ajudar a rancheira Mary Ellen Hyland (Gail Davis) que também está sendo vítima desses bandidos.
Comentários:
O melhor do filme é a direção de Ray Nazarro. Esse foi um diretor de faroestes de longa trajetória, tendo uma carreira longa e bem produtiva. Nem sempre contava com um elenco de astros e estrelas, mas conseguia realizar bons filmes, mesmo com orçamento limitado. Nesse western B chamado "Trail of the Rustlers" ele conseguiu mais uma vez realizar um bom filme. É interessante que ainda hoje o filme é lembrado, mostrando seu valor cinematográfico. O detalhe curioso é que nos anos 1950 a Columbia Pictures montou uma verdadeira linha de produção de filmes de cowboy. Afinal eram populares, custavam pouco e rendiam excelentes bilheterias. O ator Charles Starrett nunca foi um astro de primeira grandeza, mas tinha excelente presença de cena, o que no mínimo garantia um bom faroeste para os fãs do estilo na época.
Pablo Aluísio.
Título Original: Trail of the Rustlers
Ano de Produção: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Ray Nazarro
Roteiro: Victor Arthur
Elenco: Charles Starrett, Gail Davis, Tommy Ivo, Mira McKinney, Don C. Harvey, Eddie Cletro
Sinopse:
Com a intenção de ter todas as terras e fazendas do vale do Rio Perdido, Chick Mahoney (Don Harvey) e seu irmão Jed Mahoney (Myron Healey) formam uma quadrilha de malfeitores. O cowboy Steve Armitage (Charles Starrett) assim resolve ajudar a rancheira Mary Ellen Hyland (Gail Davis) que também está sendo vítima desses bandidos.
Comentários:
O melhor do filme é a direção de Ray Nazarro. Esse foi um diretor de faroestes de longa trajetória, tendo uma carreira longa e bem produtiva. Nem sempre contava com um elenco de astros e estrelas, mas conseguia realizar bons filmes, mesmo com orçamento limitado. Nesse western B chamado "Trail of the Rustlers" ele conseguiu mais uma vez realizar um bom filme. É interessante que ainda hoje o filme é lembrado, mostrando seu valor cinematográfico. O detalhe curioso é que nos anos 1950 a Columbia Pictures montou uma verdadeira linha de produção de filmes de cowboy. Afinal eram populares, custavam pouco e rendiam excelentes bilheterias. O ator Charles Starrett nunca foi um astro de primeira grandeza, mas tinha excelente presença de cena, o que no mínimo garantia um bom faroeste para os fãs do estilo na época.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
A Grande Estirada
Título no Brasil: A Grande Estirada
Título Original: The Big Stampede
Ano de Produção: 1932
País: Estados Unidos
Estúdio: Leon Schlesinger Studios
Direção: Tenny Wright
Roteiro: Marion Jackson, Kurt Kempler
Elenco: John Wayne, Noah Beery, Paul Hurst, Mae Madison, Luis Alberni, Berton Churchill
Sinopse:
Com roteiro baseado no livro de faroeste "The Land Beyond the Law", escrito por Marion Jackson, o filme conta a estória do xerife John Steele (John Wayne), um homem da lei honesto que tenta colocar lei e ordem numa região cheia de ladrões de gado e matadores de aluguel.
Comentários:
Em 1932 chegou aos cinemas o filme "A Grande Estirada" (The Big Stampede). John Wayne interpretou um xerife, John Steele. Em um lugar remoto no meio do deserto, sem homens para apoiá-lo na captura de um violento pistoleiro e sua quadrilha, ele se vê forçado a recrutar cowboys comuns, alguns até mesmo com histórico de prisão, para enfrentar os demais criminosos. Esse foi outro filme de Wayne na Warner Bros, outra fita rápida com apenas 54 minutos de duração. Com direção de Tenny Wright e roteiro escrito a partir do conto "The Land Beyond the Law" de Marion Jackson, o filme era mais um a ser exibido em matinês por cinemas em toda a América. A estratégia de lançamento desse tipo de produção era simples e lucrativa. Os filmes eram exibidos geralmente em sessões duplas, com outras produções, a preços promocionais. Baratos e altamente lucrativos, fizeram a fortuna de muitos produtores na época.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Big Stampede
Ano de Produção: 1932
País: Estados Unidos
Estúdio: Leon Schlesinger Studios
Direção: Tenny Wright
Roteiro: Marion Jackson, Kurt Kempler
Elenco: John Wayne, Noah Beery, Paul Hurst, Mae Madison, Luis Alberni, Berton Churchill
Sinopse:
Com roteiro baseado no livro de faroeste "The Land Beyond the Law", escrito por Marion Jackson, o filme conta a estória do xerife John Steele (John Wayne), um homem da lei honesto que tenta colocar lei e ordem numa região cheia de ladrões de gado e matadores de aluguel.
Comentários:
Em 1932 chegou aos cinemas o filme "A Grande Estirada" (The Big Stampede). John Wayne interpretou um xerife, John Steele. Em um lugar remoto no meio do deserto, sem homens para apoiá-lo na captura de um violento pistoleiro e sua quadrilha, ele se vê forçado a recrutar cowboys comuns, alguns até mesmo com histórico de prisão, para enfrentar os demais criminosos. Esse foi outro filme de Wayne na Warner Bros, outra fita rápida com apenas 54 minutos de duração. Com direção de Tenny Wright e roteiro escrito a partir do conto "The Land Beyond the Law" de Marion Jackson, o filme era mais um a ser exibido em matinês por cinemas em toda a América. A estratégia de lançamento desse tipo de produção era simples e lucrativa. Os filmes eram exibidos geralmente em sessões duplas, com outras produções, a preços promocionais. Baratos e altamente lucrativos, fizeram a fortuna de muitos produtores na época.
Pablo Aluísio.
Pena de Talião
Título no Brasil: Pena de Talião
Título Original: Ride Him, Cowboy
Ano de Produção: 1932
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Fred Allen
Roteiro: Kenneth Perkins, Scott Mason
Elenco: John Wayne, Ruth Hall, Henry B. Walthall, Otis Harlan, Harry Gribbon, Frank Hagney
Sinopse:
John Wayne interpreta um cowboy chamado John Drury. Em uma cidade do velho oeste ele encontrava todos os tipos de gente, desde a mocinha romântica em perigo, até um grupo de bandoleiros sob às ordens do manda-chuva do lugar.
Comentários:
Em 1932 John Wayne voltou para os filmes de faroeste. A fita da vez se chamava "Pena de Talião" (Ride Him, Cowboy). Com direção de Fred Allen e roteiro escrito pela dupla Kenneth Perkins e Scott Mason, esse western de matinê era mais um passo para que Wayne se tornasse um verdadeiro astro de cinema. Esse também foi um dos primeiros trabalhos de Wayne na poderosa Warner Bros, conhecido estúdio que sempre caprichava em suas produções. Conforme podemos ver no poster original um destaque dessa fita era a presença do cavalo treinado Duke, um alazão muito bonito e forte, que acabou roubando várias cenas do próprio John Wayne. O curioso é que embora tenha se tornado um dos astros mais populares desse tipo de filme, ele nunca teria um cavalo ligado ao seu mito, como aconteceu por exemplo com Roy Rogers e Trigger. Ao invés disso preferiu deixar os animais de seus filmes em segundo plano, com exceção talvez única desse filme onde o "Duke" ganhou espaço até mesmo no cartaz da fita.
Pablo Aluísio.
Título Original: Ride Him, Cowboy
Ano de Produção: 1932
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Fred Allen
Roteiro: Kenneth Perkins, Scott Mason
Elenco: John Wayne, Ruth Hall, Henry B. Walthall, Otis Harlan, Harry Gribbon, Frank Hagney
Sinopse:
John Wayne interpreta um cowboy chamado John Drury. Em uma cidade do velho oeste ele encontrava todos os tipos de gente, desde a mocinha romântica em perigo, até um grupo de bandoleiros sob às ordens do manda-chuva do lugar.
Comentários:
Em 1932 John Wayne voltou para os filmes de faroeste. A fita da vez se chamava "Pena de Talião" (Ride Him, Cowboy). Com direção de Fred Allen e roteiro escrito pela dupla Kenneth Perkins e Scott Mason, esse western de matinê era mais um passo para que Wayne se tornasse um verdadeiro astro de cinema. Esse também foi um dos primeiros trabalhos de Wayne na poderosa Warner Bros, conhecido estúdio que sempre caprichava em suas produções. Conforme podemos ver no poster original um destaque dessa fita era a presença do cavalo treinado Duke, um alazão muito bonito e forte, que acabou roubando várias cenas do próprio John Wayne. O curioso é que embora tenha se tornado um dos astros mais populares desse tipo de filme, ele nunca teria um cavalo ligado ao seu mito, como aconteceu por exemplo com Roy Rogers e Trigger. Ao invés disso preferiu deixar os animais de seus filmes em segundo plano, com exceção talvez única desse filme onde o "Duke" ganhou espaço até mesmo no cartaz da fita.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Escravos da Ambição
O título brasileiro desse filme é bem adequado. Todos os personagens que aparecem na tela são seres desprezíveis, pessoas sem valores morais, corroídos pela ganância. São mesmo escravos da ambição. Em jogo uma fortuna em ouro escondida numa montanha. As pedras de ouro em estado bruto foram colocadas lá em um passado distante. Mineradores espanhóis são mortos por apaches, justamente quando colocavam o ouro em um pequeno esconderijo no alto da montanha. E o tesouro fica lá por anos e anos.
Até que um estrangeiro que ninguém sabe exatamente de onde veio, alguns dizem que da Holanda, chega na região. Jacob 'Dutch' Walz (Glenn Ford) só pensa em achar o ouro e tem a sorte grande quando sai em perseguição a uma dupla que sobe a montanha sem chamar a atenção. Eles acabam achando o ouro e Jacob nem pensa duas vezes, os mata para ter o ouro só para ele.
A partir daí começa o frenesi. Jacob volta para a cidadezinha com parte do ouro, troca por dinheiro e vira uma verdadeira fera em suas ruas, como se o ouro lhe desse o direito de ser um crápula e um facínora. Chama a atenção o fato de que Glenn Ford interpretou esse personagem, um sujeito vil e inescrupuloso. O diferencial é que todos os demais que circulam à sua volta são piores do que ele, inclusive a loira Julia Thomas (Ida Lupino) que mesmo casada dá em cima de Jacob, de olho obviamente em sua fortuna. Uma mulher interesseira? Mais do que isso, assassina também.
O final é muito bom, com todos os personagens no alto da montanha mostrando o que quanto são desprezíveis. Vale tudo pelo ouro, pelo vil metal. Não há limites éticos a seguir, nada. Vale apenas ter o ouro e ficar rico. Todo o resto é secundário. Além de um roteiro muito bem escrito, que explora esse lado ganancioso do ser humano, a produção também se mostra muito boa. Recriaram parte da montanha dentro do estúdio. Isso não significa que não foram feitas cenas em locação, nada disso. Apenas que na cena no terremoto tudo ficou muito bem realizado. Um faroeste muito bom. Chega a surpreender que tenha sido feito em plenos anos 1940.
Escravos da Ambição (Lust for Gold, Estados Unidos, 1949) Direção: S. Sylvan Simon, George Marshall / Roteiro: Ted Sherdeman, Richard English / Elenco: Glenn Ford, Ida Lupino, Gig Young, William Prince / Sinopse: Jacob 'Dutch' Walz (Glenn Ford) é um homem desconhecido que chega numa região distante do Arizona. Ele está atrás de uma lenda que diz que anos atrás um grupo de mineradores escondeu uma fortuna em ouro nas montanhas. Ele resolve então ir até lá e acaba tirando a sorte grande, só que o dinheiro e a riqueza acabam expondo ainda mais seu mau caratismo e violência.
Pablo Aluísio.
Até que um estrangeiro que ninguém sabe exatamente de onde veio, alguns dizem que da Holanda, chega na região. Jacob 'Dutch' Walz (Glenn Ford) só pensa em achar o ouro e tem a sorte grande quando sai em perseguição a uma dupla que sobe a montanha sem chamar a atenção. Eles acabam achando o ouro e Jacob nem pensa duas vezes, os mata para ter o ouro só para ele.
A partir daí começa o frenesi. Jacob volta para a cidadezinha com parte do ouro, troca por dinheiro e vira uma verdadeira fera em suas ruas, como se o ouro lhe desse o direito de ser um crápula e um facínora. Chama a atenção o fato de que Glenn Ford interpretou esse personagem, um sujeito vil e inescrupuloso. O diferencial é que todos os demais que circulam à sua volta são piores do que ele, inclusive a loira Julia Thomas (Ida Lupino) que mesmo casada dá em cima de Jacob, de olho obviamente em sua fortuna. Uma mulher interesseira? Mais do que isso, assassina também.
O final é muito bom, com todos os personagens no alto da montanha mostrando o que quanto são desprezíveis. Vale tudo pelo ouro, pelo vil metal. Não há limites éticos a seguir, nada. Vale apenas ter o ouro e ficar rico. Todo o resto é secundário. Além de um roteiro muito bem escrito, que explora esse lado ganancioso do ser humano, a produção também se mostra muito boa. Recriaram parte da montanha dentro do estúdio. Isso não significa que não foram feitas cenas em locação, nada disso. Apenas que na cena no terremoto tudo ficou muito bem realizado. Um faroeste muito bom. Chega a surpreender que tenha sido feito em plenos anos 1940.
Escravos da Ambição (Lust for Gold, Estados Unidos, 1949) Direção: S. Sylvan Simon, George Marshall / Roteiro: Ted Sherdeman, Richard English / Elenco: Glenn Ford, Ida Lupino, Gig Young, William Prince / Sinopse: Jacob 'Dutch' Walz (Glenn Ford) é um homem desconhecido que chega numa região distante do Arizona. Ele está atrás de uma lenda que diz que anos atrás um grupo de mineradores escondeu uma fortuna em ouro nas montanhas. Ele resolve então ir até lá e acaba tirando a sorte grande, só que o dinheiro e a riqueza acabam expondo ainda mais seu mau caratismo e violência.
Pablo Aluísio.
Na Pista do Criminoso
Título no Brasil: Na Pista do Criminoso
Título Original: Sunset Pass
Ano de Produção: 1933
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: Jack Cunningham, Gerald Geraghty
Elenco: Randolph Scott, Tom Keene, Kathleen Burke, Harry Carey, Noah Beery, Leila Bennett
Sinopse:
Um agente policial se infiltra no meio de uma quadrilha de criminosos. Seu objetivo é descobrir quem estaria por trás de uma fuga de prisioneiros de uma prisão de segurança no Texas. As coisas porém se complicam quando ele acaba se apaixonando pela irmã de um dos membros da quadrilha.
Comentários:
O faroeste seguinte de Randolph Scott foi "Na Pista do Criminoso" (Sunset Pass, 1933). Ao lado dele no elenco estavam Tom Keene e Kathleen Burke. A direção era do excelente Henry Hathaway, cineasta que assinou grandes clássicos da história do cinema americano como "Bravura Indômita" (que daria o primeiro Oscar na carreira de John Wayne), "Sublime Devoção" e "A Conquista do Oeste", para muitos o filme de faroeste mais pretensioso da história pois queria esgotar o assunto da ida dos pioneiros para as vastas terras do velho oeste. Pois bem, como se pode ver o filme tinha o diretor certo. Acontece que por essa época, ainda na primeira metade dos anos 30, tanto Henry Hathaway como o próprio Randolph Scott eram ainda bem jovens, muito longe dos grandes clássicos em que iriam trabalhar no futuro Voltando para a fita intitulada "Na Pista do Criminoso", aqui temos uma fita B da Paramount Pictures. Uma produção de apenas 61 minutos de duração, feita e realizada para ser exibida em matinês dos cinemas de bairro, a preços promocionais. Tudo feito em ritmo de linha de produção mesmo. Para se ter uma ideia a Paramount produziu mais de 700 fitas como essa entre os anos de 1929 a 1949, todas vendidas depois para a recém nascida TV que exibia os filmes em horários matutinos, tornando o western ainda mais popular, principalmente entre os mais jovens.
Pablo Aluísio.
Título Original: Sunset Pass
Ano de Produção: 1933
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Henry Hathaway
Roteiro: Jack Cunningham, Gerald Geraghty
Elenco: Randolph Scott, Tom Keene, Kathleen Burke, Harry Carey, Noah Beery, Leila Bennett
Sinopse:
Um agente policial se infiltra no meio de uma quadrilha de criminosos. Seu objetivo é descobrir quem estaria por trás de uma fuga de prisioneiros de uma prisão de segurança no Texas. As coisas porém se complicam quando ele acaba se apaixonando pela irmã de um dos membros da quadrilha.
Comentários:
O faroeste seguinte de Randolph Scott foi "Na Pista do Criminoso" (Sunset Pass, 1933). Ao lado dele no elenco estavam Tom Keene e Kathleen Burke. A direção era do excelente Henry Hathaway, cineasta que assinou grandes clássicos da história do cinema americano como "Bravura Indômita" (que daria o primeiro Oscar na carreira de John Wayne), "Sublime Devoção" e "A Conquista do Oeste", para muitos o filme de faroeste mais pretensioso da história pois queria esgotar o assunto da ida dos pioneiros para as vastas terras do velho oeste. Pois bem, como se pode ver o filme tinha o diretor certo. Acontece que por essa época, ainda na primeira metade dos anos 30, tanto Henry Hathaway como o próprio Randolph Scott eram ainda bem jovens, muito longe dos grandes clássicos em que iriam trabalhar no futuro Voltando para a fita intitulada "Na Pista do Criminoso", aqui temos uma fita B da Paramount Pictures. Uma produção de apenas 61 minutos de duração, feita e realizada para ser exibida em matinês dos cinemas de bairro, a preços promocionais. Tudo feito em ritmo de linha de produção mesmo. Para se ter uma ideia a Paramount produziu mais de 700 fitas como essa entre os anos de 1929 a 1949, todas vendidas depois para a recém nascida TV que exibia os filmes em horários matutinos, tornando o western ainda mais popular, principalmente entre os mais jovens.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 16 de outubro de 2018
Castle Rock
Mesmo após tantos anos ainda gosto muito das adaptações dos contos e livros de Stephen King. Sempre que vejo seu nome em algum cartaz procuro assistir, seja um filme, seja uma série. "Castle Rock" acabou virando uma série. No primeiro episódio já encontramos vários elementos bem característicos das estórias do escritor. Logo nas primeiras cenas vemos um diretor de um presídio da região (do Maine, claro) que decide se matar. As razões? Vão ser explicadas ao longo da série. Com a morte dele assume a direção do presídio uma executiva que encontra muitos problemas, entre eles toda uma ala prisional abandonada. Houve uma rebelião lá, com chamas e destruição das celas. Ela então decide reabrir para mandar novos condenados.
Quando os agentes chegam por lá acabam encontrando um homem acorrentado em uma espécie de tanque abandonado há muitos anos. Quem é ele? Qual é a sua ligação com a morte do antigo diretor? São questões que King vai tecendo aos poucos. Um dos pontos positivos de se ter uma série é que tudo vai se desenvolvendo sem muita pressa, como geralmente acontece em filmes. A boa notícia é que o roteiro é bom, prende a atenção do espectador e a produção também tem qualidade. Além disso é impossível assistir a esse "Caste Rock" e não lembrar de "Um Sonho de Liberdade", outra adaptação maravilhosa de um livro de Stephen King. Aliás a prisão, chamada de Shawshank, é a mesma! Um verdadeiro castelo de rocha, como afirma o título original. Coisas de Stephen King...
Castle Rock (Estados Unidos, 2018) Direção: Michael Uppendahl, Ana Lily Amirpour, Daniel Attias / Roteiro: Sam Shaw, Dustin Thomason, baseados na obra de Stephen King / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård / Sinopse: Um homem desconhecido é encontrado acorrentando numa ala abandonada há muitos anos de um presídio no Maine. Ele pede a ajuda de um advogado negro, especializado em condenados à morte. Qual seria a ligação dele com o suicídio do antigo diretor do estabelecimento prisional?
Castle Rock - Episódios Comentados:
Castle Rock 1.06 - Filter
Essa série é baseada na obra de Stephen King. De maneira em geral eu gosto muito das adaptações do King para o cinema. Só que devo abrir o jogo. Esse é o sexto episódio da primeira temporada e ainda não vi nada que justifique todos os elogios que foram feitos ao programa. Os episódios até aqui se arrastam... se arrastam. Pouca coisa relevante acontece. O clima de tédio vai tomando conta do espectador. E saber que tudo se passa na sempre nublada e escura Castle Rock não ajuda em nada para despertar. Existe um personagem estranho. Um rapaz que foi encontrado no porão da penitenciária local. Ele vivia isolado, no escuro, sem ter contato com ninguém. O antigo diretor da prisão que estava envolvido diretamente com o fato acaba tirando a própria vida. Esse jovem sem nome acaba sendo ajudado pelo advogado Henry Deaver (André Holland) que consegue tirá-lo da cadeia através de um Habeas Corpus, mas isso só piora a situação geral, com acontecimentos esquisitos surgindo a cada instante. A própria personagem interpretada pela atriz Sissy Spacek decide pular dentro do rio, em um momento totalmente inoportuno. Gente esquisita! No mais é esperar pelos próximos episódios, esperando por alguma melhora. / Castle Rock 1.06 - Filter (Estados Unidos, 2018) Estúdio: Bad Robot / Direção: Kevin Hooks / Roteiro: Sam Shaw / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård, Jane Levy, Sissy Spacek, Scott Glenn
Castle Rock 1.07 - The Queen
Esse episódio é certamente o mais estranho da série, ao mesmo tempo, é o mais brilhante deles. A personagem de Ruth Deaver é interpretada pela maravilhosa atriz Sissy Spacek. Ela sofre do mal de Alzheimer, o que significa que ela não consegue muito distinguir passado, presente e futuro, tampouco espaço. Por isso os roteiristas do episódio optaram por fazer tudo sob o ponto de vista de Sarah. Ficou excelente. Não tenta amarrar muito os acontecimentos, pois o roteiro foi escrito mesmo para embaralhar a mente do espectador. Incrível o resultado final. Deixo aqui minhas palmas pela originalidade, inteligência e criatividade. Ótimo, ótimo episódio da série "Castle Rock". / Castle Rock 1.07 - The Queen (Estados Unidos, 2018) Direção: Greg Yaitanes / Roteiro: Sam Shaw / Elenco: Sissy Spacek, André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård
Castle Rock 1.08 - Past Perfect
Essa série esconde algo sombrio. E esse episódio é um dos mais sangrentos. Mortes e assassinatos para todos os lados. O episódio começa com a chegada de um casal novo na cidade. Ele era psiquiatra na cidade grande, mas traiu um de seus clientes. Assim acabam comprando uma velha casa na cidade, um lugar onde no passado havia sido cometidos crimes. A intenção é montar um hotel histórico, contando e relembrando o passado sombrio do lugar. Coisa de louco. Só que, por uma razão ou outra, o novo inquilino acaba enlouquecendo, matando um casal, seus primeiros hóspedes. Ecos de Psicose. Bom episódio, deixando algumas pistas, como na cena final em que o estranho sujeito diz para uma das personagens que ela morreu na colina. O que isso significaria? Bom, só resta assistir aos dois últimos episódios dessa temporada para saber. / Castle Rock 1.08 - Past Perfect (Estados Unidos, 2018) Direção: Ana Lily Amirpour / Roteiro: Sam Shaw, baseado na obra de Stephen King / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård.
Castle Rock 1.09 - Henry Deaver
Esse episódio faz pouco sentido. Os atores trocam de personagens, o policial que já havia morrido na série retorna... Tudo parece saído da mente de alguém perturbado - e realmente é. O que se vê no episódio é apenas a versão dos fatos contada por aquele estranho sujeito que foi encontrado numa cela por anos. Quem é ele? De onde veio? É o próprio diabo? Quem sabe... de qualquer maneira nesse episódio ele passa uma conversa, ou melhor dizendo, uma narrativa completamente maluca para Molly. Sim, não vai fazer o menor sentido para quem vinha acompanhando a série até agora. É feito para explodir seus miolos. Se prepare e fique sem saber quem realmente é Henry Deaver. / Castle Rock 1.09 - Henry Deaver (Estados Unidos, 2018) Direção: Julie Anne Robinson / Roteiro: Sam Shaw / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård.
Castle Rock 1.10 - Romans
Esse é o último episódio da primeira temporada. E como termina? De certa forma, como começou. Henry Deaver volta a advogar. Porém antes disso vem a grande revelação do episódio. Finalmente é revelado ao espectador que quando era criança Henry realmente matou seu pai adotivo, o pastor. Ele o empurrou de um barranco e o pastor se espatifou lá embaixo, morrendo na neve gelada. Assim todas as fofocas, todos os mexericos e o preconceito que envolviam sua presença na cidade se mostraram verdadeiros. Ele é o assassino. Esse é o seu pecado, revelado no livro de Romanos. E o misterioso jovem que vivia dentro de uma gaiola nos porões da prisão? Ele volta para lá. Henry, na última cena, leva comida para ele e lhe deseja feliz natal. Ao ser perguntado por quanto tempo ele iria continuar ali, a resposta veio seca e sem esclarecer muito. E assim termina essa primeira temporada. Para falar a verdade, por se tratar de Stephen King, esperava por algo melhor. Em termos gerais considerei a série um tanto fraca. / Castle Rock 1.10 - Romans (Estados Unidos, 2018) Direção: Nicole Kassell / Roteiro: Sam Shaw / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård.
Pablo Aluísio.
Quando os agentes chegam por lá acabam encontrando um homem acorrentado em uma espécie de tanque abandonado há muitos anos. Quem é ele? Qual é a sua ligação com a morte do antigo diretor? São questões que King vai tecendo aos poucos. Um dos pontos positivos de se ter uma série é que tudo vai se desenvolvendo sem muita pressa, como geralmente acontece em filmes. A boa notícia é que o roteiro é bom, prende a atenção do espectador e a produção também tem qualidade. Além disso é impossível assistir a esse "Caste Rock" e não lembrar de "Um Sonho de Liberdade", outra adaptação maravilhosa de um livro de Stephen King. Aliás a prisão, chamada de Shawshank, é a mesma! Um verdadeiro castelo de rocha, como afirma o título original. Coisas de Stephen King...
Castle Rock (Estados Unidos, 2018) Direção: Michael Uppendahl, Ana Lily Amirpour, Daniel Attias / Roteiro: Sam Shaw, Dustin Thomason, baseados na obra de Stephen King / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård / Sinopse: Um homem desconhecido é encontrado acorrentando numa ala abandonada há muitos anos de um presídio no Maine. Ele pede a ajuda de um advogado negro, especializado em condenados à morte. Qual seria a ligação dele com o suicídio do antigo diretor do estabelecimento prisional?
Castle Rock - Episódios Comentados:
Castle Rock 1.06 - Filter
Essa série é baseada na obra de Stephen King. De maneira em geral eu gosto muito das adaptações do King para o cinema. Só que devo abrir o jogo. Esse é o sexto episódio da primeira temporada e ainda não vi nada que justifique todos os elogios que foram feitos ao programa. Os episódios até aqui se arrastam... se arrastam. Pouca coisa relevante acontece. O clima de tédio vai tomando conta do espectador. E saber que tudo se passa na sempre nublada e escura Castle Rock não ajuda em nada para despertar. Existe um personagem estranho. Um rapaz que foi encontrado no porão da penitenciária local. Ele vivia isolado, no escuro, sem ter contato com ninguém. O antigo diretor da prisão que estava envolvido diretamente com o fato acaba tirando a própria vida. Esse jovem sem nome acaba sendo ajudado pelo advogado Henry Deaver (André Holland) que consegue tirá-lo da cadeia através de um Habeas Corpus, mas isso só piora a situação geral, com acontecimentos esquisitos surgindo a cada instante. A própria personagem interpretada pela atriz Sissy Spacek decide pular dentro do rio, em um momento totalmente inoportuno. Gente esquisita! No mais é esperar pelos próximos episódios, esperando por alguma melhora. / Castle Rock 1.06 - Filter (Estados Unidos, 2018) Estúdio: Bad Robot / Direção: Kevin Hooks / Roteiro: Sam Shaw / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård, Jane Levy, Sissy Spacek, Scott Glenn
Castle Rock 1.07 - The Queen
Esse episódio é certamente o mais estranho da série, ao mesmo tempo, é o mais brilhante deles. A personagem de Ruth Deaver é interpretada pela maravilhosa atriz Sissy Spacek. Ela sofre do mal de Alzheimer, o que significa que ela não consegue muito distinguir passado, presente e futuro, tampouco espaço. Por isso os roteiristas do episódio optaram por fazer tudo sob o ponto de vista de Sarah. Ficou excelente. Não tenta amarrar muito os acontecimentos, pois o roteiro foi escrito mesmo para embaralhar a mente do espectador. Incrível o resultado final. Deixo aqui minhas palmas pela originalidade, inteligência e criatividade. Ótimo, ótimo episódio da série "Castle Rock". / Castle Rock 1.07 - The Queen (Estados Unidos, 2018) Direção: Greg Yaitanes / Roteiro: Sam Shaw / Elenco: Sissy Spacek, André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård
Castle Rock 1.08 - Past Perfect
Essa série esconde algo sombrio. E esse episódio é um dos mais sangrentos. Mortes e assassinatos para todos os lados. O episódio começa com a chegada de um casal novo na cidade. Ele era psiquiatra na cidade grande, mas traiu um de seus clientes. Assim acabam comprando uma velha casa na cidade, um lugar onde no passado havia sido cometidos crimes. A intenção é montar um hotel histórico, contando e relembrando o passado sombrio do lugar. Coisa de louco. Só que, por uma razão ou outra, o novo inquilino acaba enlouquecendo, matando um casal, seus primeiros hóspedes. Ecos de Psicose. Bom episódio, deixando algumas pistas, como na cena final em que o estranho sujeito diz para uma das personagens que ela morreu na colina. O que isso significaria? Bom, só resta assistir aos dois últimos episódios dessa temporada para saber. / Castle Rock 1.08 - Past Perfect (Estados Unidos, 2018) Direção: Ana Lily Amirpour / Roteiro: Sam Shaw, baseado na obra de Stephen King / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård.
Castle Rock 1.09 - Henry Deaver
Esse episódio faz pouco sentido. Os atores trocam de personagens, o policial que já havia morrido na série retorna... Tudo parece saído da mente de alguém perturbado - e realmente é. O que se vê no episódio é apenas a versão dos fatos contada por aquele estranho sujeito que foi encontrado numa cela por anos. Quem é ele? De onde veio? É o próprio diabo? Quem sabe... de qualquer maneira nesse episódio ele passa uma conversa, ou melhor dizendo, uma narrativa completamente maluca para Molly. Sim, não vai fazer o menor sentido para quem vinha acompanhando a série até agora. É feito para explodir seus miolos. Se prepare e fique sem saber quem realmente é Henry Deaver. / Castle Rock 1.09 - Henry Deaver (Estados Unidos, 2018) Direção: Julie Anne Robinson / Roteiro: Sam Shaw / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård.
Castle Rock 1.10 - Romans
Esse é o último episódio da primeira temporada. E como termina? De certa forma, como começou. Henry Deaver volta a advogar. Porém antes disso vem a grande revelação do episódio. Finalmente é revelado ao espectador que quando era criança Henry realmente matou seu pai adotivo, o pastor. Ele o empurrou de um barranco e o pastor se espatifou lá embaixo, morrendo na neve gelada. Assim todas as fofocas, todos os mexericos e o preconceito que envolviam sua presença na cidade se mostraram verdadeiros. Ele é o assassino. Esse é o seu pecado, revelado no livro de Romanos. E o misterioso jovem que vivia dentro de uma gaiola nos porões da prisão? Ele volta para lá. Henry, na última cena, leva comida para ele e lhe deseja feliz natal. Ao ser perguntado por quanto tempo ele iria continuar ali, a resposta veio seca e sem esclarecer muito. E assim termina essa primeira temporada. Para falar a verdade, por se tratar de Stephen King, esperava por algo melhor. Em termos gerais considerei a série um tanto fraca. / Castle Rock 1.10 - Romans (Estados Unidos, 2018) Direção: Nicole Kassell / Roteiro: Sam Shaw / Elenco: André Holland, Melanie Lynskey, Bill Skarsgård.
Pablo Aluísio.
The First
Quando o homem vai pisar em Marte? Por enquanto só existem projetos sobre isso. Embora tecnicamente já seja possível enviar um homem para o planeta vermelho o fato é que não existem recursos e nem interesse econômico em colocar algo assim em frente. Seria muito dinheiro para pouco resultado. E como o que move a humanidade é basicamente o lucro, penso que ainda vai demorar algumas décadas para algo assim sair do papel. Provavelmente nossa geração não vai presenciar essa viagem. Pessimismos à parte, aqui temos uma série de ficção que se adianta no tempo para contar a primeira viagem do homem rumo à Marte. Logo no primeiro episódio temos toda a equipe reunida prestes a ser lançada pelo foguete, mas que acaba se tornando um desastre anunciado. Oito astronautas são incinerados quando o foguete vira uma bola de fogo no céu. Nada sobra, nada resta.
O veterano astronauta Tom Hagerty (Sean Penn) deveria estar na tripulação, mas por causa da idade fica apenas no treinamento dos demais membros da nave. Servindo como professor e também relações públicas da NASA ele acaba vendo seu sonho de ser o primeiro homem em Marte renascer após a morte dos astronautas. Será que o destino lhe guardaria esse presente? Assista a essa nova série para descobrir.
The First (Estados Unidos, 2018) Direção: Deniz Gamze Ergüven, Agnieszka Holland, Ariel Kleiman / Roteiro: AJ Marechal, Francesca Sloane, Beau Willimon / Elenco: Sean Penn, Natascha McElhone, LisaGay Hamilton / Sinopse: O filme conta a história do primeiro homem a ser enviado para Marte. Após uma desastrosa missão, onde todos os astronautas são mortos, a NASA começa a planejar uma nova viagem, mais compacta, comandada por astronautas veteranos, com excelente treinamento e experiência.
Pablo Aluísio.
O veterano astronauta Tom Hagerty (Sean Penn) deveria estar na tripulação, mas por causa da idade fica apenas no treinamento dos demais membros da nave. Servindo como professor e também relações públicas da NASA ele acaba vendo seu sonho de ser o primeiro homem em Marte renascer após a morte dos astronautas. Será que o destino lhe guardaria esse presente? Assista a essa nova série para descobrir.
The First (Estados Unidos, 2018) Direção: Deniz Gamze Ergüven, Agnieszka Holland, Ariel Kleiman / Roteiro: AJ Marechal, Francesca Sloane, Beau Willimon / Elenco: Sean Penn, Natascha McElhone, LisaGay Hamilton / Sinopse: O filme conta a história do primeiro homem a ser enviado para Marte. Após uma desastrosa missão, onde todos os astronautas são mortos, a NASA começa a planejar uma nova viagem, mais compacta, comandada por astronautas veteranos, com excelente treinamento e experiência.
Pablo Aluísio.
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