domingo, 4 de abril de 2010

Elvis Presley - GI Blues - Parte 3

O maior sucesso dessa trilha sonora de Elvis foi a canção "Wooden Heart". É a bela música que foi apresentada no filme quando Elvis contracenou com uma marionete, no show para crianças. Cena muito legal do filme. Dois aspectos curiosos rondam essa música. A primeira é que foi a única música gravada por Elvis com palavras da língua alemã, o que era natural acontecer pois a versão aqui que ouvimos é uma adaptação de uma antiga música do folclore da Baviera. Como Elvis havia servido na Alemanha e como o seu personagem também servia na Alemanha na história do filme era impossível ignorar a cultura alemã na seleção musical do disco.  Os produtores do disco então se apressaram em providenciar algo nesse sentido. O resultado ficou muito bom, acima do esperado. E Elvis caprichou em sua performance.

O segundo aspecto digno de nota é que essa foi a única música dessa trilha sonora que Elvis cantou ao vivo, em um palco, durante a década de 1970. Claro que foi apenas uma pequena versão, muito limitada, de poucos minutos, algo que Elvis sempre fazia em se tratando de suas antigas gravações, mas mesmo assim ela foi cantada. Nenhuma outra ganhou esse privilégio. Sucesso na Alemanha e nos demais países ali vizinhos, como Holanda e Suíça, "Wooden Heart", apesar de sua singeleza, segue sendo um dos maiores hits europeus do cantor.

"Pocketful of Rainbows" ganhou uma cena bem romântica entre Elvis e sua parceira Juliet Prowse. É a cena do teleférico. Essa cena foi rodada em estúdio, em Hollywood. As cenas das montanhas que aparecem nas costas do casal é apenas o velho método de black projection (alguns chamam de back projection) onde os atores atuavam na frente de uma grande tela de cinema, com cenas filmadas por uma segunda unidade de direção da Paramount que foi até a Alemanha para gravar as cenas que seriam usadas nos cenários do filme.

Já no estúdio da gravadora RCA Victor Elvis precisou gravar duas versões diferentes da música. A primeira foi utilizada pela RCA na trilha sonora oficial do filme. Apenas Elvis cantando, em solo. A segunda foi gravada alguns dias depois quando a atriz Juliet Prowse apareceu nos estúdios para gravar um dueto ao lado de Elvis. Embora a voz de Prowse fosse bonita sempre preferi a versão que contava apenas com a vocalização de Elvis. Muito mais perfeita do ponto de vista técnico. Outro aspecto digno de nota é que essa canção deu muito trabalho para Elvis, resultando em incríveis 28 takes! Em se tratando de Elvis isso era um verdadeiro absurdo!

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - GI Blues - Parte 4

"Frankfort Special" é a música que Elvis canta em um trem, no filme. Gosto bastante dessa canção, embora Elvis não tenha apreciado tanto assim. Ele inclusive pediu que mais da metade das músicas fossem retiradas do filme. Aquela velha coisa de querer ser um ator sério ao estilo Marlon Brando e James Dean. O produtor Hall Wallis recusou todos os seus pedidos. Experiente em Hollywood sabia muito bem o que os fãs de Elvis queriam ver em seus filmes. Queriam ver ele cantando, nada muito além disso. Assim as músicas ficaram no filme.

A música título do filme "G.I. Blues" divide opiniões. Tem que aprecie e tem quem não goste. Minha opinião é de que o ritmo é bom, um pop em ritmo de marcha militar. O que estraga um pouco é a letra, mais parecendo uma paródia dos anos em que Elvis viveu no serviço militar. De certa maneira desmerece quem serviu o exército americano naquele período, em tempos de paz. Acho que a melodia merecia uma letra melhor, menos metida a engraçadinha.

Caso semelhante ocorre com "Shoppin' Around". Excelente ritmo, letra fraquinha. Aqui Elvis foi creditado como instrumentista na ficha técnica da sessão de gravação. Ele teria tocado o violão. E como é uma faixa com forte vocação acústica essa teria sido, no final das contas, uma das melhores participações dele como músico nesse período de sua carreira. Ficou perfeito sua performance ao violão. Coisa rara de acontecer naqueles tempos.

"Tonight Is So Right for Love" é uma bela balada, mas trouxe problemas de direitos autorais para os produtores do disco e para a gravadora RCA Victor. Acontece que não havia os direitos para lançar essa música na Europa, então Elvis teve que gravar uma outra canção, no estilo "bem parecida, quase idêntica". O curioso é que esse mesmo problema aconteceu também no Brasil. Por isso a edição nacional do disco era semelhante ao europeu e não ao americano. Depois da morte de Elvis outras edições do álbum foram lançadas, já com a presença das duas faixas, agora sem problemas legais.

Pablo Aluísio.

sábado, 3 de abril de 2010

Elvis Presley - Elvis is Back! - Parte 1

Olhando para o passado notamos, com uma certa perplexidade, que esse foi o único disco convencional de Elvis em 1960. O único que não era, digamos assim, conceitual. "GI Blues" era uma trilha sonora. O filme "Saudade de um Pracinha" explorava em tom de pura ficção e romance, os anos em que Elvis havia passado no exército americano. "His Hand in Mine" era um álbum gospel, um disco gravado e direcionado para um público específico, sendo mais claro, a parcela evangélica do povo americano. Não era um álbum que um fã do rock de Elvis nos anos 50 iria comprar. Não seria de seu interesse.

Assim para quem estava em busca apenas do Elvis cantor, sobrava esse bom "Elvis is Back!". É foi sem dúvida um disco excepcional, com ótima seleção musical. Todas as faixas tinham, ao seu modo, um interesse próprio ao ouvinte. Também foi um dos trabalhos mais ecléticos gravados por Elvis, passeando tranquilamente por vários estilos e gêneros musicais, todos gravados de forma brilhante, registros de puro talento de Elvis e dos músicos, arranjadores e produtores que o acompanharam nessas sessões. Todos estavam de parabéns nesse sentido.

"Make Me Know It" abria o disco, era a música de entrada, faixa 1 do lado A do vinil original. Mais uma excelente criação do compositor Otis Blackwell que já tinha muita estrada ao lado de Elvis em um passado não tão remoto, apesar de que os anos no exército pareciam ter durado uma eternidade. A letra nem é o mais importante pois apesar de bem escrita apenas expressava os sentimentos de um jovem que pedia para sua namorada mostrar a ele como ela também estava apaixonada. "Mostre-me como é". Versos de caderno escolar de um rapaz um tanto inocente. Pois é, o ponto alto não é mesmo a letra, mas sim o ritmo, esse saboroso de se ouvir.

Elvis tocou muito "Soldier Boy" ao piano quando estava na Alemanha. Ele recebia amigos e convidados à noite em sua modesta residência e na sala de estar havia um piano onde Elvis se aventurava a tirar algumas notas musicais. E essa canção estava sempre presente nessas apresentações amadoras. Escrita pela dupla de compositores David Jones e Theodore Williams, Jr, essa canção contou com uma ótima performance vocal de Elvis. Ele soltou o vozeirão, algo que poderia ser encarado até mesmo como uma premissa do que estava por vir. "It´s Now or Never" estava chegando.

Pablo Aluìsio.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Elvis Presley - Elvis is Back! - Parte 2

A música "Dirty, Dirty Feeling" foi escrita pela dupla Leiber e Stoller. Eles, é sempre bom lembrar, escreveram algumas das melhores canções gravadas por Elvis Presley ao longo de sua carreira. Basta lembrar de "Jailhouse Rock" para bem perceber isso. Conforme os anos foram passando eles começaram a cobrar mais por seus direitos autorais. Algo natural, afinal o que escreviam geralmente fazia sucesso. O Coronel Tom Parker não gostou disso. As coisas foram ficando mais tensas e aos poucos as músicas de Leiber e Stoller foram desaparecendo dos álbuns do cantor.

"Dirty, Dirty Feeling" não é dos melhores momentos da dupla, mas mantém um certo nível de qualidade. Curiosamente essa faixa seria reaproveitada anos depois na trilha sonora do filme "O Cavaleiro Romântico" (Tickle-Me). Sempre pensando em gastar o menos possível o Coronel Parker chegou na péssima conclusão de que nem seria preciso gastar para gravar uma nova trilha sonora para esse filme. Bastava apenas pegar algumas músicas antigas e usar. Picaretagem pouca é bobagem!

"The Girl Of My Best Friend" tem uma bela melodia, uma das melhores desse disco. O título em português significa "A garota do meu melhor amigo", ou seja, a letra vai nessa direção. Imagine se apaixonar pela namorada de seu melhor amigo, situação delicada não é mesmo? Hoje em dia, com o afrouxamento dos valores morais, pode-se dizer que muitos nem pensariam duas vezes. Nos anos 60 porém ainda havia mais romantismo no ar e essa questão virava uma grande dúvida como se pode perceber ao ouvir essa bela balada romântica.

O forte de "I Will Be Home Again" é a linda vocalização, em dueto de Elvis com Charlie Hodge. Elvis o conheceu na Alemanha, no exército. Eles se tornaram amigos e Charlie acabou virando uma espécie de valete na vida de Elvis, o acompanhando até sua morte em 1977. Eles costumavam cantar essa música na Alemanha, pois a letra era saudosista e se adequava bem a um pracinha vivendo na Europa, cantando sobre um dia voltar para sua casa, seu lar. Como viviam cantando essa canção em seus tempos de exército, nem foi precisar se esforçar muito dentro do estúdio. Não foi preciso ensaiar. A questão foi rápida e simples, apenas caprichando na versão definitva.

Pablo Aluìsio.

Elvis Presley - Elvis is Back! - Parte 3

"Fever" sempre foi uma das músicas mais lembradas desse álbum. E não é para menos pois Elvis realmente teve uma performance vocal digna de todos os aplausos. A sensualidade da música era óbvia e Elvis sabia bem disso, potencializando cada sílaba, cada palavra. Essa música foi composta na verdade por Otis Blackwell. Porém ao se ler os créditos no disco você encontrará outro nome, John Davenport. Era apenas um pseudônimo usado por Otis.

Muitos compositores negros usavam desse artifício para contornar contratos de exclusividade que tinham assinado. Com Otis Blackwell não foi diferente. A primeira vez que "Fever" foi lançada, ela chegou no mercado através de um single em 1956. Quem cantou a primeira versão, a versão original, foi  Little Willie John. Depois disso surgiram inúmeras versões. As mais conhecidas foram de Peggy Lee, Ella Fitzgerald, James Brown, Ann-Margret e, claro, não poderíamos deixar de citar, Madonna.

Outro grande destaque desse álbum é "Such a Night". Curiosamente em 1960 nenhum single foi extraído do disco para ajudar em sua promoção, porém se isso tivesse acontecido certamente a música com maior potencial para sucesso na parada de singles da Billboard seria justamente essa. Com o marketing correto, com o cuidado necessário por parte da RCA Victor e com algumas apresentações de Elvis na TV, tenho certeza que essa gravação chegaria ao topo das paradas. Só que infelizmente isso não aconteceu. Ficou tudo apenas na categoria do "... e se...".

"The Thrill Of Your Love" é uma bela balada romântica, muito bonita em letra e música. Esse tipo de gravação era uma amostra do trabalho que Elvis iria abraçar cada vez mais nessa nova fase de sua carreira, nos anos 60. E os estúdios de Hollywood estavam ouvindo tudo atentamente, tanto que muitas canções nessa linha musical iriam fazer parte de suas futuras trilhas sonoras. Era o pacote perfeito. O disco ajudava a promover o filme e o filme, claro, ajudava a vender o disco. Para o Coronel Parker era essa a fórmula do sucesso.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Elvis Presley - Elvis is Back! - Parte 4

 "The Girl Next Door Went A'walking" tem um ritmo esquisito. Não sei se muitas pessoas concordam com minha opinião ou não, porém sempre achei essa canção um tanto estranha em seu ritmo. Passa uma ansiedade, uma coisa meio apressada, que sempre me deixou meio surpreso com sua estrutura. A vocalização de Elvis mais uma vez está ótima, mas seguramente foge dos padrões. Essa expressão "Girl Next Door" é muito usada em língua inglesa. Significa aquela garota comum, que poderia ser inclusive a sua vizinha da casa ao lado. Pelo visto o autor da música ficou abalado ao ver sua bela vizinha caminhando pela rua...

Até onde pesquisei essa faixa foi uma original da discografia de Elvis Presley. O que exatamente significava isso? Basicamente que Elvis havia gravado a canção pela primeira vez. Nenhum outro cantor a tinha gravado. Isso era importante porque aumentava o potencial da música em se tornar um hit. Músicas que já tinham feito sucesso na voz de outros artistas raramente se tornavam sucessos nas paradas. Só que a RCA Victor não fez questão de promover a música como se devia. Assim passou em brancas nuvens.

A música "It Feels So Right" pode ser considerada um blues. Muitos analistas citam apenas "Like a Baby" e "Reconsider Baby" como exemplos de blues presentes nesse álbum. Uma visão superficial da questão. Essa faixa "It Feels So Right" tem todos os elementos que um bom cantor de blues precisaria encontrar em uma composição para gravar em algum selo de Memphis, Atlanta ou Detroit. Afinal o blues é um estilo musical bem característico, da cultura negra, valorizando o sofrimento e mostrando as derrotas da vida.

O blues nasceu nas grandes plantações de algodão do sul. Os escravos eram levados para essas grandes fazendas onde trabalhavam de sol a sol, praticamente sem parar. O próprio nome dado ao estilo musical Blues tem essa conotação. A palavra Blue na língua inglesa não significa apenas "Azul" como muitos pensam. Significa também um estado de espírito triste, melancólico e até mesmo depressivo. Daí sua grande carga emocional, sempre presente na composição desses grandes artistas negros americanos da história. Um prato cheio de ritmo e emoção.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Elvis is Back! - Parte 5

Certa vez o cantor e compositor de blues Howlin' Wolf disse que Elvis era um cantor de blues. Apenas isso, um cantor de blues. Não importava qual gênero musical ele gravasse, fosse rock, gospel ou country. Elvis tinha o timbre de um cantor de blues. Bom, se ele estava certo ou não, essa é uma questão hoje em dia meramente secundária. O que podemos dizer com certeza é que Elvis se saía excepcionalmente bem gravando blues. O exemplo mais cabal disso se pode encontrar nesse álbum "Elvis is Back!" de 1960.

Para esse disco Elvis gravou duas grandes músicas de blues. A primeira foi "Like a Baby". Essa canção foi gravada pela primeira vez em 1957, no mesmo ano que Elvis estrelou seu filme "O Prisioneiro do Rock" (Jailhouse Rock). Chegou ao mercado em um single obscuro gravado por Vikki Nelson, por seu próprio selo musical, a  Vik Records. Não causou grande repercussão no mercado. Quem se saiu melhor foi James Brown, com uma versão envenenada da música.

A versão de Elvis, como já foi dito, foi gravada em 1960, justamente para fazer parte do repertório do "Elvis is Back!", seu disco de retorno após passar alguns anos servindo o exército americano na Alemanha. A versão de Elvis, ao meu ver, tem muito mais estilo do que as demais. Elvis optou por desacelerar um pouco a velocidade da música, resultando tudo em mais sofisticação e elegância. Do meu ponto de vista ficou bem melhor.

Agora em se tratando de blues todos só lembram mesmo da versão de Elvis para "Reconsider Baby". Lowell Fulson a compôs e foi o primeiro a gravá-la, em single, no ano de 1954, quando Elvis dava seus primeiros passos na Sun Records. Ao contrário de "Like a Baby" esse blues já nasceu como um clássico do gênero. Na versão de Elvis ele decidiu abrir um grande espaço para o solo de sax do instrumentista Boots Randolph. É o mais longo solo instrumental da discografia de Elvis, só rivalizando talvez com "Girls, Girls, Girls", a música título do filme. Um bem-vindo espaço para um grande saxofonista. Desnecessário dizer que a gravação ficou primorosa, uma verdadeira obra-prima.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 30 de março de 2010

Elvis Presley - Heartbreak Hotel / I Was The One

O primeiro sucesso nacional de Elvis Presley curiosamente não fez parte de seu primeiro álbum pela RCA Victor. "Heartbreak Hotel" só foi lançado mesmo em single, compacto simples, com a baladona "I Was The One" no lado B. Afinal porque isso aconteceu? Muito simples. A lógica comercial da indústria fonográfica nos anos 50 era bem diferente da de hoje. O carro chefe da popularidade dos artistas era justamente o single - pequeno compacto de vinil com duas canções, uma no lado A e outra no lado B.

Caso a canção conseguisse fazer sucesso nas rádios, a venda desses pequenos discos era garantida, eram baratos, simples e muito acessíveis, sendo vendidos em todos os locais - até em postos de gasolina. "Heartbreak Hotel" foi muito trabalhado pela RCA. Elvis havia custado caro à gravadora e ele tinha que emplacar nas paradas de todo jeito. A música causou perplexidade entre alguns executivos. Era bem estranha, com um ritmo pouco comum, não era um blues, nem um rock autêntico e tampouco era uma balada. O que diabos era "Heartbreak Hotel" então?

A canção foi escrita baseada em uma única frase: "Eu caminho numa rua solitária". Mae Axton havia lido essa frase marcante em um jornal local que noticiava o suicídio de um homem que havia deixado escrito em seu bilhete de despedida apenas isso. Ela então imaginou que no final dessa rua solitária deveria haver um Hotel dos corações partidos. Mais emblemática do que isso impossível. Mae então levou a música para uma convenção de músicos e compositores em Nashville. Ela sabia que Elvis Presley iria estourar nas paradas e isso poderia ser sua grande chance de emplacar um sucesso realmente nacional. Após muita luta conseguiu uma audição com Elvis. Tocou a música para ele numa demo onde o cantor tentava imitar justamente o estilo de Elvis. O cantor adorou o que ouviu e disse que gravaria a música. O resto é história.

Durante muitos anos se especulou porque Elvis estava creditado na música se não a tinha composto de fato. Era comum na década de 50 os cantores dividirem a autoria da música para lançamento em suas vozes no mercado. Era uma forma do intérprete ganhar mais com os direitos autorais. Era praxe na época e Elvis seguiu apenas um costume do mercado fonográfico. Apesar disso sempre que perguntado em entrevistas se tinha realmente composto a música, Elvis logo se colocava a explicar que não era o caso, que ele apenas assinava a composição por uma questão de mercado. "Heartbreak Hotel" trouxe bons resultados para Elvis - caiu no gosto popular e atingiu o primeiro lugar na parada Billboard (a principal dos EUA). Foi a primeira vez que ele alcançou esse pódio em sua carreira. Além disso trouxe ao cantor seu primeiro disco de ouro. Era o começo de um reinado nas paradas de singles que iria durar até mais ou menos 1962 quando seus singles começaram a derrapar nas paradas, mas essa é uma outra história..

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Elvis Presley - I Love You Because / Trying to Get You

Elvis Presley - I Love You Because / Trying to Get You 
Esse foi mais um single do Elvis que a RCA lançou em 1956, trazendo em seu repertório duas reprises que já tinham sido lançadas no primeiro álbum do cantor na gravadora. Curiosamente a RCA escolheu duas faixas dos tempos da Sun Records para compor esse compacto. Quando a RCA comprou o passe de Elvis pela Sun Records o contrato determinava que toda gravação que Elvis havia feito para a Sun seria agora de propriedade comercial exclusiva da RCA Victor. E isso incluía músicas que tinham sido gravadas e lançadas no mercado e também canções que apenas tinham sido gravadas, mas que não tinham chegado nas mãos dos fãs de Elvis. Foi o caso dessas duas canções. 

Olhando para o passado vejo também erros. O Lado A do single deveria ter vindo com a música "Trying to Get You" que tinha muito mais potencial de fazer sucesso nas paradas, principalmente na parada de country music da Billboard. Só que a RCA errou e colocou a baladinha "I Love You Because" como faixa principal do single. Eu pessoalmente acho essa gravação bem singela, quase beirando o amadorismo, com um ainda muito jovem Elvis, com sua voz fininha e tímida, tentando acertar o tom certo da música que canta. Ele passa insegurança nessa performance, não tem jeito!

Elvis apreciava muito mais "Trying to Get You", tanto que a levou com muita consistência para seus shows nos anos 70. Praticamente podemos dizer que Elvis a cantou de forma sistemática até o final de seus dias, pois esse country fez parte inclusive de seu repertório de seus shows finais. Não podemos nos esquecer que Elvis queria agradar ao público que ia em seus shows e esse era formado, naquela época, basicamente por moradores de cidades interioranas do sul dos Estados Unidos, que obviamente amavam country. 

Só que esqueça aquelas versões grandiosas dos palcos dos anos 70. Essa aqui do single é a gravação original. É um bom registro, mas em termos de poderio vocal não tem como escapar de uma realidade. A voz poderosa de Elvis nos anos 70 trouxe muito mais força para essa música. Nos tempos da Sun Records Elvis ainda não tinha toda essa maturidade como cantor. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 27 de março de 2010

Elvis Presley - Grand Ole Opry

Na noite de 30 de julho de 1954 Elvis Presley deu o seu primeiro concerto profissional, num pequeno teatro de Memphis. Ele entrou no palco junto com Scotty Moore e Bill Black, esperou o guitarrista ligar seu instrumento e começou com "That's All Right" - dando tudo o que tinha. Mal começou a cantar, gritos surgiram na platéia. Mas Elvis e seu violão foram até o fim. Depois dos aplausos foi a vez de "Blue Moon of Kentucky" e, de novo, gritos inexplicáveis. Quando o número terminou, porém, o público queria mais. Enquanto combinavam o que tocar, Elvis perguntou aos companheiros: "O que está fazendo elas gritarem desse jeito?". Scotty e Bill responderam dando risada: "É a sua perna cara, é o jeito que você está mexendo sua perna esquerda. É isso que faz elas gritarem!" Elvis, The Pelvis, acabava de nascer.

Com seus trinta anos de história, o templo da música country, o Grand Ole Opry, em Nashville, era o reduto do conservadorismo musical americano. Seu público era de velhos e crianças, sem nenhum adolescente sequer na platéia. Sua programação era saudosista dos bons velhos tempos e havia um tabu contra o uso da bateria. Fazer Elvis se apresentar neste programa, com seu cabelo comprido, suas roupas chocantes e seu estilo R&B era a mesma coisa que atirá-lo aos leões. 25 de setembro de 1954 foi a data da primeira e única apresentação de Elvis Presley no Opry e foi escolhida por Sam Phillips para coincidir com o lançamento do segundo disco de Elvis pela Sun Records. Na manhã desse dia, Elvis, Scotty, Bill, Sam e Marion Keisker embarcaram em dois automóveis e rodaram 350 Km até Nashville. O show foi bom, mas infelizmente provocou a ira de Jim Denny, o truculento e racista gerente da casa. Nem bem a apresentação terminou, Denny disse a Elvis: "Não gostamos dessa música de negros por aqui. Se eu fosse você voltaria a dirigir caminhão!"

Elvis chorou todo o caminho de volta. Segunda feira de manhã ele foi trabalhar na Crown Eletric, dirigindo caminhão. O desastre em Nashville logo seria apagado pelo sucesso no Louisiana Hayride, um show rival do Opry. Apresentado no auditório municipal de Shreveport, Louisiana, a 700 Km de Memphis, o Hayride tinha apenas seis anos de existência e era aberto e receptivo aos novos talentos. Tão boa foi a acolhida que Elvis e os Blue Moon Boys - como chamavam a si mesmos - receberam no programa, que foram contratados como atrações fixas. Todo o sul escutava pelo rádio o Louisiana Hayride e, dessa forma, Elvis começou sua escalada para o sucesso. Muito embora tenha se tornado famoso nacionalmente graças à televisão, foi o rádio o verdadeiro responsável pelo sucesso de Elvis Presley, quando ele tinha só uns poucos discos gravados. Através do rádio, esses discos eram ouvidos além dos limites de Memphis e Elvis ficou conhecido no Texas, Louisiana e Arkansas.

Os Blue Moon Boys aumentaram com a entrada do baterista D.J. Fontana. Por todo o outono inverno de 1954-55, Elvis continuou gravando na Sun Records aqueles que seriam os melhores discos de toda a sua carreira. Claro, não estamos falando das baladas, que mesmo assim são superiores às que gravou na RCA. Estamos falando do Rockabilly. O que fazia essa música diferente das outras era sua extrema excentricidade. Até hoje a gente fica impressionado com tanta criatividade, imaginação e alegria. Cada canção é diferente da outra e não tem nada a ver com o modelo original. As sessões de gravação eram espontâneas e cheias de improvisação e como Elvis era criativo nesses dias! Ele se divertia e era cheio de idéias, sempre descolando alguma música antiga que não precisava ser tratada seriamente, subvertendo seu arranjo num deboche total. Isso talvez explique porque ele sempre falhava nas baladas. No palco, então, essas baladas inevitavelmente fracassavam, pois exigia uma pose e uma seriedade que Elvis absolutamente não possuía. É muito chato ser um cantor careta com a idade de 19 anos.

Elvis - Documento Histórico.