terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Idênticos

Título no Brasil: Idênticos
Título Original: The Identical
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: City of Peace Films
Direção: Dustin Marcellino
Roteiro: Howard Klausner
Elenco: Blake Rayne, Ray Liotta, Ashley Judd
  
Sinopse:
Durante a grande depressão um jovem casal resolve dar um de seus filhos para adoção a um pastor e sua esposa. Os anos passam e esse rapaz acaba descobrindo ter uma semelhança incrível com um cantor de rock que está tomando de assalto todas as paradas de sucesso do país e do mundo. O que ele nem desconfia é que na realidade ele é o irmão gêmeo do famoso superstar. Roteiro que mescla história real com mera ficção, levemente baseado na história do cantor Elvis Presley.

Comentários:
Como se sabe o cantor Elvis Presley (1935 - 1977) teve um irmão gêmeo que morreu poucos minutos após seu nascimento. Seus pais eram pobres trabalhadores do sul dos Estados Unidos e sentiram uma grande tristeza quando isso aconteceu. Uma tragédia familiar que acompanhou o astro por toda a sua vida. Elvis porém sobreviveu e virou uma lenda da música. Nesse roteiro temos uma tentativa de imaginar como seria a vida de Jesse (o irmão de Elvis) se tivesse sobrevivido. E se ao invés de ter falecido ele tivesse sido entregue a um casal de pastores que não conseguiam ter filhos. O roteiro parte basicamente dessa premissa, porém em nenhum momento assume esse aspecto de forma clara ou direta. O nome Elvis é citado apenas indiretamente, mas aspectos de sua biografia estão por toda parte (o jovem cantor de rock, a morte da mãe, a ida para o exército, etc). Os produtores jogaram partes da biografia de Elvis em um liquidificador e depois as misturaram entre os dois irmãos gêmeos que são os protagonistas desse enredo. O resultado é bem mediano, forçado em vários aspectos e com uma produção que não consegue convencer ou empolgar em nenhum momento. 

E para desespero de muitos que irão ver o filme temos que avisar que o pobre "Jesse" acaba virando um cover de seu irmão mais famoso! Depois de ganhar muito dinheiro como imitador, ele finalmente entra em crise pois sonha em vencer como artista sendo ele mesmo, cantando suas próprias composições, o que não acontece. Ficção, fantasia e realidade se mesclam ao longo de todo o filme. Agora o imperdoável mesmo é um aspecto que jamais poderia dar errado em um musical dramático como esse: a música. Musicalmente o filme é completamente desastroso. A trilha sonora não tem um só rock de verdade, apenas canções derivativas que mais parecem músicas arranjadas nos anos 80, tudo soando falso demais para ser levado à sério. Tirando a voz do cover que canta a trilha, que tenta desesperadamente lembrar o verdadeiro Presley, pouca coisa se salva. Apesar de gostar muito da história de Elvis Presley e tudo o mais, não consegui realmente gostar desse filme. Em minha opinião ele é no final das contas bem decepcionante mesmo. Jesse Garon merecia coisa melhor.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Data de Lançamento (EUA): Setembro de 2014

    ResponderExcluir
  2. O Ray Liotta e o Robert Patrick não conseguem mais parar de ser pais de Elvis, Johnny Cash, golpistas, traficantes, etc. Coitados!

    ResponderExcluir
  3. Para quem um dia fez filmes como "Os Bons Companheiros" é uma queda e tanto na carreira. Esse filme aqui por exemplo foi eleito no Houston Film Critics Society Awards como o Pior Filme do Ano de 2014.

    ResponderExcluir
  4. Pablo, porque você falou estou assistindo. Cara, porque todo ator que "interpreta" o Elvis é sempre uma caricatura. Se não é gordo é um feioso grandalhão como o ator deste filme. É claro que muitos gemeos não são idênticos, mas neste caso, e se tratando de quem se trata, está no imaginário popular que o Jesse Garon era indentico ao Elvis, aí vão e colocam esse bobalhão no papel. Bizarro esse filme

    PS. A voz, cantando, é a caricatura da caricatura. Oh Lord!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você - pura caricatura! Para piorar esse tal de Blake Rayne não é um bom ator.

    ResponderExcluir
  6. Pontos:

    1- Como a linda Ashley Judd está envelhecendo, e mal.
    2- O empresário do Rich Valens em La Bamba virou mecânico.
    3- A cena do Elvis no filme em uma cena de surf consegue ser pior do que o eram as cenas do Elvis verdadeiro em filmes deste ano, "67.
    4- Quando ele ganha o concurso de imitadores o que ele é: o Elvis, ou o Bob Dylan?

    ResponderExcluir
  7. Só Deus sabe... aliás por falar em datas todas são erradas.... todas. Aquelas cenas do suposto filme da praia obviamente se refere a Blue Hawaii... só que Blue Hawaii não foi feito em 1967... enfim, um pequeno exemplo do desastroso roteiro...

    ResponderExcluir
  8. Exato, e ele vai para o Exército em 1953, ainda adolecente,

    ResponderExcluir