quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Jamaica Abaixo de Zero

Esse filme assisti pela primeira vez em janeiro de 1995. É uma comédia muito simpática, ao estilo Disney, que mostra a história real de uma equipe esportiva nas Olimpíadas de Inverno. Até aí nada demais, a não ser o fato de que os atletas são jamaicanos!!! É um grupo muito aguerrido que praticamente nunca viu neve na vida - até porque isso seria impossível na caribenha Jamaica, com seu sol eterno e clima quente. Tudo muito divertido e simpático, com elenco carismático liderado pelo excelente comediante John Candy.

Falecido em 1994 esse ator foi um dos melhores de sua geração, tendo estrelado ótimas comédias como as inesquecíveis "Antes Só do que Mal Acompanhado" (ao lado do também maravilhoso Steve Martin) e "Quem Vê Cara Não Vê Coração" (uma comédia levemente dramática que diverte ao mesmo tempo em que emociona). No geral o filme acabou agradando muito e embalado por uma trilha sonora cheia de clássicos de Reggae "Jamaica Abaixo de Zero" acabou arrancando indicações em premiações, para surpresa de muitos. Diversão familiar indicada para todos, mostrando um outro lado dos jamaicanos, algo bem distante do sempre presente estigma clichê Rastafari.

Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings, Estados Unidos, 1993) Direção: Jon Turteltaub / Roteiro: Lynn Siefert, Michael Ritchie / Elenco: John Candy, Leon, Doug E. Doug / Sinopse: Baseado em fatos reais o filme conta a história improvável de uma equipe jamaicana que viaja para o frion intenso para disputar as olimpíadas de inverno.

Pablo Aluísio.

Um comentário: