segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

George Hamilton

Hoje é o aniversário do ator George Hamilton, 74 anos, quem diria! Eu sempre achei ele uma figura das mais divertidas do entretenimento americano simplesmente porque Hamilton nunca se levou à sério, nem como ator, nem como cantor, nem como nada. Na verdade sempre foi um bon vivant, acima de tudo. Vivendo no jet set de Hollywood ele cultivou amizades e amores entre os grandes astros, sem a menor culpa.

Uma das ocasiões que mais ri com o Hamilton foi quando um jornalista perguntou a ele como gostaria de ser lembrado. Levantando as sobrancelhas (um gesto típico de canastrões assumidos) ele respondeu sem hesitação que "gostaria de ser lembrado como o bronzeado mais perfeito de Hollywood". Impagável não é mesmo?

Ele nasceu em Memphis, local que ficou imortalizado como sendo a cidade do coração de Elvis Presley, mas logo cedo foi para Los Angeles. A mãe sonhava com um futuro de grande estrela para Hamilton. O destino porém mostrou que esse não seria o caminho. Ator apenas mediano, Hamilton se destacou mesmo como ótimo relações públicas, dando grandes festas em sua casa onde a realeza do cinema americano sempre se reunia.

No cinema nunca se fez de difícil, aceitando trabalhar no que surgisse pela frente. Isso lhe deu um respeitável currículo de 105 filmes na carreira, formado por alguns belos abacaxis mas também por outros bons filmes despretensiosos, divertidos e engraçados. Como esquecer o vampiro que tem que lidar com os desafios da modernidade em "Amor à Primeira Mordida" ou o Zorro pra lá de afetado em "As Duas Faces do Zorro"? Sempre trabalhando para manter sua fachada de rico e famoso Hamilton fez também muita TV, inclusive brilhando em sucessos como a novelona americana "Dinastia". Para ele o que importa é o trabalho em si e não tanto a qualidade dos projetos em que se envolveu ao longo da vida. Mas no final das contas tudo isso nem importa, o que é bom mesmo é deixar os parabéns para essa figura ímpar de Hollywood. Parabéns George Hamilton!

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo, é bom não nos esquecermos que o George Hamilton fez o novo conselheiro da Famiglia Corleone no lugar do Tom Hagen no Poderoso Chefão 3, um personagem secundário mas muito importante nos filme e no livro e, talvez, não por coincidência é neste episódio da trilogia que o esse personagem menos aparece; os envolvidos sabiam com que estavam lidando.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo. Aliás "O Poderoso Chefão 3" é sem dúvida o filme mais conceituado da carreira do Hamilton. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Um simpático canastrão. Mas em "Chefão 3" mostrou talento e presença.

    ResponderExcluir