domingo, 26 de abril de 2009

Crônicas do Futebol - Edição XIV

Campeonato Paulista 2025
Hoje em dia o campeonato Paulista de futebol virou uma espécie de Copinha, quase uma pré temporada dos times de São Paulo. E eu lamento isso. Eu sou de um tempo em que era uma grande honra ser campeão paulista. Basta lembrar da importância do título paulista de 1977 para o Corinthians. Também me recordo muito bem das conquistas estaduais da Democracia Corinthiana, aquele ótimo time do Sócrates e do Casagrande. 

Mas o tempo passou. Hoje em dia o Paulistão (ou seria Paulistinha?) dura pouco tempo. Quatro grupos cujos dois primeiros lugares vão se enfrentar na quartas de final, semifinal e final. Ainda tem o chamado "mata-mata" que eu sempre gostei. Mas a despeito disso não se pode negar que essa competição é mesmo uma Copinha. 

Ontem assisti ao clássico Palmeiras e Corinthians. Terminou 1 a 1. Um empate com gosto de vitória para o Corinthians e gosto de derrota para o Palmeiras. Aliás o time verde tem uma equipe muito boa, muito rápida, uma correria que me lembrou da seleção da França na última vez que foi campeã do mundo de futebol. 

Só que como Corinthiano inveterado obviamente torci muito para o meu Timão. E vamos ser honestos, o time está bem, bem montado, tem um bom técnico e excelentes jogadores como Memphis e o argentino Garro. Coloco fé nessa equipe. E vou passar o ano acompanhando o time com interesse. Eu acredito que em 2025 o Corinthians realmente promete muita coisa boa para sua torcida, a eterna Fiel! Vamos, Corinthianos, esperar pelo melhor!

Corinthians 2 x 0 São Bernardo
Assisti ontem, no mesmo dia em que o Palmeiras empatou com o inexpressivo Água Benta (ou seria Água Santa... nem sei direito!). Mas enfim, o Corinthians e venho dizendo sempre isso está muito bem armado. Tem excelentes jogadores. O Memphis fez um belo gol, fruto de uma verdadeira parceria na frente com o Romero. E tivemos também a volta do craque Garro, agora com a camisa número 8 pois a 10 já pertence ao Memphis. Tudo bem, não tem problema, o que importa é ter futebol de qualidade e isso o Timão parece mesmo ter de sobra nesse campeonato paulista. Penso que será campeão mesmo! Vamos aguardar e torcer muito, claro!

Corinthians 2 x 2 Guarani
O Corinthians já estava classificado para a segunda fase do Paulistão 2025, então entrou com o time reserva em campo. Deu merda! O Guarani não apenas empatou o jogo, como conseguiu virar. Em modo de desespero, para não ofender o grande público que compareceu na Arena, o Corinthians trocou cinco jogadores de uma só vez, colocando em campo Memphis, Garro e Yuri Alberto. Deu mais ou menos certo e o time pelo menos empatou. Escapou do vexame! Agora é esperar pelas quartas de final. 

A Seleção Brasileira é muito ruim!
Eu acompanho a Seleção Brasileira desde 1982 (talvez até antes disso, mas minhas lembranças mais claras vem dessa Copa do México). Pois bem, ontem o Brasil levou de 4 para a Argentina. E digo com convicção: nunca vi, em toda a minha vida, uma seleção tão ruim como essa atual! Que seleção brasileira ruim, meu Deus do Céu! 

Os jogadores até podem ter alguma relevância, pois muitos deles jogam em grandes clube pela Europa! Só que juntar todas essa peças em campo não deu certo! Parace um amontoado de marmanjos sem organização e tática nenhuma. Um bando - seria mesmo a melhor definição para essa seleção. Uma gente que joga ao acaso, ao "Deus dará!". Está mesmo na hora de trocar de técnico. Se essa seleção for para a Copa, olha, vai ser mais um vexame, se brincar vem novo Sete a Um por aí. Abre o olho Brasil! 


Corinthians: Campeão Paulista de 2025
Eu já vinha dizendo desde o ano passado. Esse time do Corinthians foi montado meio às pressas no meio do Campeonato Brasileiro pois o time estava na zona do rebaixamento. Esses bons jogadores não apenas evitaram o rebaixamento como também deixaram o time em ótima posição no final do campeonato. E não se engane, esse Corinthians do Memphis, do Garro, do Romero, do Hugo, é muito bom! Um time coesa, bem entrosado e que joga muito bem. 

Algumas vezes as coisas não saem muito bem, como aconteceu na Libertadores, na fase de classificação, mas isso não importa. Dentro do Brasil esse novo Corinthians tem inclusive chance de disputar o título do Brasileirão 2025. E não falo isso apenas pelo fato de ser um corintiano de muitos anos, mas sim de forma bem objetiva. 

O Corinthians que está aí e que foi campeão paulista é bem montado, bem articulado, com jogadores bons e alguns deles bem acima da média (como o argentino Garro e o holandês Memphis). Então é segurar esses jogadores até o fim da temporada. Penso que isso realmente se concretizar teremos ótimos resultados vindos desse Corinthians 2025 que acabou de ser campeão!

Pablo Aluísio. 

sábado, 25 de abril de 2009

Pensamentos & Reflexões I

A solidão e a Solitude
Para muitos são expressões sinônimas. Eu penso diferente. Solidão surge quando a pessoa está sozinha de forma involuntária. Ela não queria estar nessa situação. Já a Solitude é uma decisão consciente de uma pessoa que já encheu o saco de lidar com tanta gente tóxica nessa vida e em um momento de sabedoria decide viver só, na paz e na calma. Eu me enquadro perfeitamente nessa última definição. Embora não viva sozinho, eu bem queria viver assim. Viver com pessoas infantilizadas, complicadas e problemáticas exige muito! E nem sempre é algo recompensador, muito pelo contrário, pode ser absurdamente cansativo. Por isso eu procuro pela solitude sempre que possível. 

Dos velhos "amigos" do passado quero distância. Aprendi a duras penas que muitas amizades são falsas, isso se não todas. Gente tóxica também quero uma distância absurda! E nem me venha com essas bobagens de familisimo que disso eu já estou de saco cheio há muitos verões! Quero que se danem todos eles! 

Então o que é mais valioso nessa minha idade é a paz de espírito. Quero ter tempo para fazer minhas coisas, passar o tempo fazendo aquilo que gosto, sem precisar da aprovação de quem quer que seja. Chega de gente insuportável na minha vida. Dos que ainda não consigo me livrar, utilizarei o que me resta de paciência. Do restante, tchau e até nunca mais! Viva a minha solitude! 

O Pesadelo
Eu tenho um pesadelo recorrente que sempre me acorda nas madrugadas. Nesses sonhos ruins eu sempre estou na posição de um estudante que vai fazer uma prova final que caso eu seja reprovado será o fim do mundo! Tão nervoso fico com a prova que acordo, como é bem comum em pesadelos. 

Eu entendo esse pesadelo. Ao longo da vida fui tão pressionado para passar em exames absurdamente difíceis que acabei desenvolvendo um trauma no meu subconsciente. Eu sempre serei um eterno estudante no meio do caos nesse tipo de sonho ruim! Isso é fruto das coisas que passei ao longo de minha vida! Disso tenho certeza absoluta!

E o curioso é que nesses pesadelos eu sempre sou um colegial. Não tenho pesadelos da minha época de estudante universitário, ms apenas da época de colégio. E todo aquele clima de pressão absurdo a que eu era submetido retorna! Acho que apenas fazendo uma boa análise irie me libertar desse tipo de coisa! Mas deixa pra lá, o que preciso mesmo é de muita paz e calma agora que já estou com uma determinada idade!

A Indiferença Estóica
Eu estou sempre recomendando aos amigos que conheçam mais o Estoicismo. Essa escola de filosofia do mundo antigo, nascida na Grécia e desenvolvida em Roma, traz ótimas lições para melhorarmos nossa vida cotidiana. É uma filosofia plenamente funcional, que vai tornar sua vida melhor! 

Uma dessas preciosas lições diz respeito á indiferença Estóica. O que exatamente diz essa linha de pensamento? Algo muito simples, ignore completamente as pessoas que lhe fazem mal, que não querem o seu bem, que são desrepeitosas e ofensivas com você. Tire eles de sua vida! Ignore sua existência! Sai de perto delas! 

Ninguém é obrigado a conviver com ninguém nesse mundo! Uma lição importante! Então aquele sujeito que lhe faltou com o respeito, que lhe ofendeu, que vive torcendo contra você... tire essa pessoa de sua vida, o mais rapidamente possível. Não tente mudar gente ruim! Os ignore! É fácil, é simples e muito eficiente. 

Deixa eu contar uma coisa para vocês: não adiante perder tempo com gente que não presta, que não vai acrescentar nada em sua vida. E foda-se se é um parente, esse é um motivo ainda maior para se afastar. Pare de romantizar parentesco, família, etc. As pessoas mais tóxicas ao seu redor podem ser justamente essas! Então se afaste, ignore completamente o que elas pensam, o que dizem, o que falam. Não se sente mais para socializar com esse tipo de gente. Te garanto que vai lhe fazer muito bem, a sua saúde mental agradece! 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Reflexões dos 50 anos - Edição III

Infelizmente ao longo de tantos anos de vida encontrei alguns tipos que sequer queria ter conhecido. E você também encontrará, se viver tanto quanto eu vivi. Veja os tipos: 

A adolescente de 80 anos
Geralmente mulheres. Não importa a idade que chegam, continuam com mentalidade adolescente. Querem ser eternamente jovens, o que é impossível. Quando se sentem contrariadas, descontam em todos que estão ao redor. Se perder algum evento social, alguma festa, vão atirar nos próprios familiares por não terem ido. Um tipo de gente fútil, muito complicado de conviver. Geralmente são desleais, tomam partido de estranhos contra os próprios familiares. São bem desequilibradas para falar a verdade. 

O valentão inseguro
Esse é outro tipo que joga todas as suas frustações contra seus próprios familiares. Lá fora, geralmente tem algum emprego medíocre. É considerado uma pessoa pequena dentro do status social. Dentro de casa vira fera, um tirano, um ditador. Geralmente ofende filhos, esposa, todos ao redor. Se tiver algum tipo de autoridade, mesmo que familiar, vai abusar dela. É o tipo que vive expulsando os próprios filhos de sua casa. Parece não gostar de ninguém e vem de histórico familiar tóxico. Família de gente ruim só poderia gerar mais gente ruim, não tem jeito! 

O falso amigo concorrente
Parece ser seu amigo por fora, mas na realidade é um competidor feroz, embora nunca assuma isso. Ele nunca vai ficar feliz por uma conquista sua! Sempre vai fazer cara feia ou ignorar quando você lhe contar uma ótima notícia, a conquista de uma vitória pessoal. E é fácil entender a razão. Ele nunca foi seu amigo, mas seu competidor, competindo em todos os aspectos de sua vida. Geralmente faz tudo o que você faz e tenta superar você em tudo! Fique longe desse tipo de pessoa tóxica! 

O falso amigo desleal
Esse tipo é perigoso demais! É o falso amigo que age pelas suas costas, o sabotando, falando mal de você para os outros, tentando lhe ridicularizar de todas as formas. Ele finge ser seu amigo para ficar próximo, saboreando cada derrota sua, cada deslize. Como finge ser seu amigo, usa suas informações pessoais para lhe detonar para outras pessoas, inclusive as que lhe odeiam. Desnecessário dizer que esse tipo deve ser mantido o mais longe possível. 

O bonzinho mau caráter
Por fora parece ser o cara mais bonzinho do mundo! Engano, geralmente é um mau caráter, um lobo em pele de cordeiro. Muitas vezes se entrega, ficando muito feliz quando alguém lhe ofende ou lhe passa a perna. Esse tipo é tão sujo que vai dar pulinhos escondido quando você, por qualquer motivo, se der mal. Ele é bonzinho apenas por fora. Por dentro possui um alma sombria e perigosa! Cuidado redobrado com esse tipo. 

O bonzinho ressentido
Outro bonzinho que finge ser seu amigo. Só que ele nunca, mas nunca mesmo, vai lhe ajudar. No máximo vai te explorar, fingindo que está ajudando. É aquele tipo que lhe emprega, mas não lhe dá os devidos direitos trabalhistas. E você não pode cobrar o que tem direito na justiça pois ele se finge ser seu irmão! Esse ressentimento ele vai acumular por anos e anos e vai ficar na moita também por anos e anos. Mas não se engane. Ele quer o seu mal, quer ver você derrotado. De vez em quando solta uma ofensa fingindo que é piadinha. Não caia nessa. Tipo inimigo fingindo ser amigo. E ele também vai ajudar qualquer estranho, menos você. Ele quer mesmo que você se dane! 

A apaixonada obcecada
Certas mulheres desenvolvem paixões platônicas avassaladoras e quando são sutilmente dispensadas, viram uma fera! Começam a espalhar mentiras sobre você, parecem revoltadas e você no fundo não fez nada para atrair esse tipo de sentimento. Sao aquelas que chamam um hetero de gay apenas para ferir a reputação do cara! Um tipo de gente que pode inclusive ser muito perigosa! Vide os inúmeros casos de stalker que povoam a crônica policial. São carentes e frustradas na vida pessoal e vão ter ódio de sua pessoa pelo resto da vida delas! Mantenha a maior distância possível desse tipo de mulher! 

O Ultra Religioso
Quem fica jogando a sua religião na cara dos outros geralmente não presta. O tamanho do fanatismo religioso geralmente encobre o tamanho da hipocrisia. É aquela mulher que vive dizendo que está na Igreja, mas que é amante de homem casado, que vive com outro homem às escondidas, sem se casar, etc. As igrejas, não se engane sobre isso, podem esconder muitos lobos em pele de cordeiro. Desconfie dos ultra religiosos pois eles muitas vezes são ultra hipócritas e ultra mentirosos! Gente da pior espécie, usando a religião para se esconder. Fique de olho nesse tipo! 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Reflexões dos 50 Anos - Edição II

Conselhos importantes:
Estou com 50 anos de idade. Tenho muito a celebrar, mas também tenho alguns conselhos a dar aos mais jovens. Aqui estão alguns deles...

Se afaste de pessoas tóxicas!
Não vá perder seu tempo com gente de personalidade tóxica. É perda de tempo completo. Gente ruim não se emenda. O tóxico é basicamente movido por inveja, ressentimento e ódio. E ele não quer o seu bem, ele quer o seu mal. Quem ganha com uma pessoa dessas ao lado? Assim se livre dos tóxicos, sejam eles parentes ou conhecidos de velha data. Não queira por perto e nem queira ter convivência com essa gente.

Não se abale!
Se torne inabalável! Eu já tinha criado um conceito de armadura mental e depois descobri que é o equivalente ao da fortaleza interior do pensamento estóico. O estoicisimo é maravilhoso, não deixe de conhecer. Enfim, basicamente não vá se abalar com a opinião dos outros, com as ofensas, com gente que vive de falar mal de você. A ofensa é um cálice de veneno que uma pessoa que não gosta de você lhe oferece. Por qual razão voce beberia uma taça dessas? Ignore, limpe sua mente, não internalize essas ofensas e saia de perto de gente assim. 

Procure se cuidar!
Se cuide, tanto do ponto de vista da saúde física como da saúde mental. Fisicamente se cuide, coma bem, faça exercícios. Mentalmente, se afaste de pensamentos negativos, pessimistas, não dê atenção para gente tóxica. A dor emocional que surge desse tipo de coisa cria doenças graves como o Mal de Parkinson. Não queira um destino trágico desses para sua velhice. Seja uma boa pessoa e se ame, acima de tudo. Depois escreverei mais sobre lições de vida que aprendi nesses 50 anos de idade...

Familismo é uma Merda!
Sabe aqueles parentes que você tanto preza? A imensa maioria é lixo! Eu sei, isso pode ser chocante, mas é a pura verdade. E aqui vai outra verdade da vida: Eles não gostam quando você vence na vida! A maioria deles está numa competição feroz com você! Eles ficam felizes com suas quedas, com suas derrotas. E se você for de uma família de psicopatas, cuidado, eles vão querem degolar você pelas costas!

Muitos deles vão te sabotar com sorriso no rosto! Muitos vão tentar lhe aplicar golpes! Sabe aquele papo todo de que somos parentes, muito cuidado! Uma cilada vai sendo armada, vão querer tirar dinheiro de você. O golpe do parente sempre estará na esquina esperando por sua passagem! 

Sabe, tio, tia, prima, aquela porcariada toda não serve de nada. Eu nunca encontrei um primo ou prima que valesse alguma coisa. A maioria não presta pra nada! E se for uma tia que pensa que tem algum tipo de autoridade sobre você, nem pense duas vezes, mande para o inferno! Familismo, que diz que você precisa aguentar tudo porque são familiares é uma das piores merdas já inventadas! Não se engane sobre isso! 

Não tenha muitos amigos!
Muita gente é carente e aceita amizade de qualquer um! Isso é um erro que pode custar muito caro! Caso um dia você encontre uma pessoa bacana que tenha os mesmos interesses que você, faça uma amizade! Mas sempre tenha um pé atrás. O que não pode é querer ser amigo de qualquer pessoa! Se na vida não encontrar pessoas que prestam, nem pense duas vezes, fique sem amigos mesmo! 

Tenha uma vida cultural interior rica!
Tenha uma bela vida interior com cultura e hobbies legais! Essa é uma dica de ouro para ser feliz. Procure por cultura. Se você gosta de livros, vá ler muitos livros, faça coleções. O mesmo vale se você gosta de filmes, música, etc. Faça disso um dos melhores momentos de sua vida. Mais vale algumas horas lendo um bom livro, assistindo um bom filme ou curtindo um disco, do que mil festas com gente idiota e imbecil!

Fuja dos vícios
Um conselho que parece bem óbvio, mas que milhões de pessoas não seguem pelo mundo afora! Fique longe de todos Esses vícios, seja bebidas, drogas, apostas, etc. Isso acaba com qualquer perspectiva de vida! O que mais vejo são notícias de jovens que perderam suas vidas por causa de drogas. A bebida também vai destruir sua saúde, assim como cigarro. E não jogue dinheiro fora em apostas, elas foram criadas para você perder tudo! 

Religião pode acabar com você!
Pois é, maus caros. Religião demais não cheira bem, ainda mais se você entrar numa armadilha mental em que sua vida fica condicionada a dar dinheiro para um Deus que sem sua grana vai ferrar com você! Fique longe de pastores canalhas, charlatanismo de todos os tipos. Essa gente só quer seu dinheiro, acredite! Quer desenvolver uma vida espiritual? Tudo bem, siga a doutrina religiosa que você mais se identifica, mas jamais monetize esse sentimento. Deus nenhum quer seu dinheiro! Nem faça barganhas com Deus. Atrás desse tipo de pensamento sempre tem um pastor escroto que só quer seu dinheiro! Não seja um trouxa na mão desses caras! 

Pablo Aluísio.

Reflexões dos 50 Anos - Edição I

Reflexões dos 50 Anos
Estive pensando sobre mim mesmo agora que estou prestes do meu aniversário de 50 anos. E cheguei em algumas conclusões. É inacreditável a quantidade de gente mixuruca que esteve ao meu redor durante todos esses anos. Não estou me referindo apenas a parentes de uma maneira em geral, mas também a amigos e colegas, até paixões! Quando analiso hoje as pessoas, uma por uma, agora com meus cabelos brancos, eu chego na conclusão que perdi muito tempo da minha vida me preocupando com gente totalmente medíocre!

O pior foi desenvolver sentimentos nobres, como o amor, para com gente completamente estúpida e mixuruca. Chega a dar raiva. Como eu gostaria de ter uma máquina do tempo para visitar aquele jovem dos anos 80 e 90 para abrir seus olhos. Apontar gente que só queria o seu mal, que torcia contra, por suas costas, enquanto ele pensava ser gente amiga. Meu Deus, que desperdício de tempo e bons sentimentos!

Perto agora dos 50 anos tudo tem se revelado com uma clareza assistadora! Como eu pude me apaixonar por aquela mequetrefe? Como eu fiquei mal, me sentindo apaionado por aquela garota mixuruca ao extremo? O pior é que esse tipo de percepção só vem com o tempo mesmo. o tempo tira a máscara de gente que não presta, das mulheres sem valor, dos amigos falsos. Ainda bem que não me afundei tanto com essa gente. Sempre mantive um certo pé atrás. Poderia ter sido bem pior, muito pior...

Reflexões dos 50 Anos - Parte II
Na idade que estou chegando, cheguei na conclusão que a religião é uma bela merda! Todo tipo de religião é uma merda. Respeito quem acredita e segue, mas estou aqui exercendo minha liberdade de expressão, dando minha opinião. Veja, por muito tempo fui uma pessoa religiosa, mas sabe de uma coisa? Isso tudo é pura literatura. Deus é um personagem de literatura, Jesus é um personagem de literatura, Buda, e a porra toda é apenas uma literatura que saiu do controle. Nada mais do que isso. 

Não existe nenhuma entidade sobrenatural que vai lhe esperar do outro lado após você morrer porque não existe outro lado. Quando se morre, você deixa de existir e isso é tudo. Claro que um pensamento forte como esse aterroriza a maioria das pessoas e por essa razão a imensa maioria das pessoas são religiosas. O ser humano é o animal mais triste do mundo porque é o único que sabe que um dia vai morrer. Então para amenizar tudo isso ele inventou os deuses, as histórias, tudo para aliviar a dor e o medo da morte, mas não se enganem sobre isso. A morte é exatamente o que a palavra significa, a morte de tudo. O fim.

Então se a religião mente, dizendo que existe céu e inferno, anjos e querubins, santos e toda a galeria de personagens que somos apresentados desde a infância, a religião não passa de fantasia, de mentiras. E uma mentira sempre será uma merda, não importa com que objetivos ela é criada. Somos mortais, vamos morrer. Não existem seres imortais. Deus não está em todo lugar, nem vê tudo e nem é imortal porque ele não existe fora das páginas dos livros. Deus é um personagem de literatura apenas. O resto é coisa de gente fanatizada e cheia de culpas. Eu mandei tudo isso à merda. Sou ateu e me assumo como tal perto dos 50 anos! Foda-se a merdalhada toda da religião! E tenho dito.

Reflexões dos 50 Anos - Parte III
Eu estou prestes a celebrar 50 anos de vida e tenho uma péssima notícia para você que é jovem. Muito provavelmente você nunca vai ser rico. Não importe o quanto você trabalhe, o quanto você estude, se você mora no Brasil, um dos países mais desiguais do mundo, você vai ter no máximo uma vida confortável de classe média e olhe lá!. Rico mesmo você jamais será!

Veja, o Brasil é um país onde muito poucos tem quase toda a riqueza e a imensa maioria do povo é pobre e vive no limite da miséria. Romper essa estratificação social é uma das coisas mais complicadas que existem no mundo. No Brasil geralmente se você é rico, isso vem de herança. Você nasceu em uma família rica. Se veio de família pobre, basicamente você continuará no mesmo lugar no final de sua vida. 

E com as reformas da previdência e do trabalho você terá sorte se tiver um emprego, mesmo que seja de salário mínimo, e consiga se aposentar. As novas regras da aposentaria no Brasil são feitas para ninguém conseguir se aposentar. Essa foi a lógica da reforma da previdência. 

Milhões de brasileiros ficarão sem aposentadoria na velhice nos próximos anos. Quem cair na miserabilidade completa talvez consiga uma ajuda da assistêcia social brasileira, mas o número de pessoas pobres vai ser tão imensa que o sistema não vai absorver todos. É isso, lamento lhe dizer, mas esse muito provavelmente será o seu futuro. O Brasil é um país que faz carne moída de seu próprio povo. É a triste realidade. 

Reflexões dos 50 Anos - Parte IV
Perto dos 50 anos de idade tenho alguns arrependimentos na vida. Isso é normal. Eu poderia ter tomado outras decisões, mas penso que pelas pressões que sofri ao longo de minha vida até que não me saí mal. Afinal estou vivo e com saúde, no Brasil isso é uma exceção. Muitos jovens nunca chegarão aos 50 anos pois a violência é tão grande que muitos deles morrerão cedo, na flor da idade. E tenho casos na minha família para comprovar, pessoas que morreram de morte violenta ainda na juventude. 

Agora, um arrependimento que nunca tive foi o de continuar solteiro. Eu sou um solteirão convicto e tenho plena consciência de que se fosse casado minha vida seria um inferno completo. Solteiro, sou auto suficiente, consigo viver com pouco e viver bem. Posso dizer que todas as minhas necessidades são atendidas. A felicidade também se encontra em um estilo de vida estóico, guardem bem esse ensinamento. 

Ao casar você joga roleta russa. Possa ser que venha a encontrar uma boa esposa, mas no Brasil dos dias atuais isso é uma porra de uma exceção. Exemplos de casamentos fracassados estão em toda sas partes e maridos presos que não conseguem pagar pensão de alimentos para os filhos também. 

Casamento é uma merda, meu jovem. E se você casar com uma mulher imbecil saiba que sua vida vai ser não o inferno, mas o inferno do inferno. Mulheres rixosas estão por todas as partes, mulheres completamente imbecis também. Case e tenha muitos transtornos ao longo de sua vida miserável. Fique solteiro, junte dinheiro, invista em sua própria pessoa, em seu potencial e fique longe de casamentos. Casamento no Brasil é cilada, Bino! 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Crônicas de um Cinéfilo - Texto 12

 Crônicas de um Cinéfilo - Texto 12
A era do videocassete foi muito bom! Na época nos libertou da escravidão de ficarmos presos na programação da TV aberta. Além disso trazia a possibilidade de gravar algo interessante na TV para ver depois (dessa função ainda sinto falta mesmo nos dias de hoje!). Meu primeiro videocassete foi um Sony Betamax. Era baratinho e na minha cidade só havia praticamente uma locadora desse tipo de fita. Nem sempre havia bons filmes para alugar, por essa razão não demorou muito e compramos um videocassete VHS. 

Daí ampliou-se muito as opções pois praticamente todas as locadoras eram VHS. Todo fim de semana havia um pacote de filmes para assistir. E na semana eu sempre alugava algum bom filme pois na saída do colégio onde estudava existiam duas locadoras no caminho. A Sortevideo, onde muitas vezes encontrei bons filmes para ver, e a outra que funcionava na garagem de uma casa cujo nome não me lembro mais no momento.

Essa segunda locadora tinha filmes ótimos! O dono era um cara de universidade, que tinha mais cultura, por isso comprava só filmes bons, alguns que eu nem conhecia. Era um ótimo acervo! E havia locadoras mais povão, tipo a Rex Vídeo, que era uma coisa mais no estilo varejão! Tinha como atendente um jovenzinho homossexual que eu conhecia do meu antigo coléfio e a mulher do dono, que parecia estar eternamente grávida!

O VHS deixou saudades e foi liquidado pelo DVD, sendo que depois esse foi extinto pela internet. A Net inclusive matou muitas tecnologias do mundo dos anos 80. Os filmes chegaram pelo streaming, então hão havia mais a necessidade de ter uma fita física para alugar. Isso acabou com praticamente todas as locadoras de vídeo, inclusive de um amigo meu! Certa vez encontrei ele no cinema e sem pensar muito bem disse a ele que tinha cinco mil filmes baixados na net em meu acervo. Ele viu essa afirmação quase como um insulto e eu só fui me tocar depois que ele havia falido justamente por causa disso! Ops, uma mancada e tanto de minha parte!

Pablo Aluísio. 

Crônicas de um Cinéfilo - Texto 11

Crônicas de um Cinéfilo - Texto 11
Eu me descobri como um cinéfilo de verdade nos anos 80. Toda semana ia ao cinema que ficava perto de minha casa pois havia ido morar no centro da cidade de João Pessoa e os principais cinemas ficavam ali. O Cinema Municipal era o maior, com quase mil lugares! Algo que hoje em dia seria simplesmente impossível pois os cinemas foram todos para os shoppings. Também ia muito ao Cinema Plaza que ficava a uns dois quarteirões do Municipal, na mesma rua aliás!

Eu tinha entre 14 e 15 anos de idade e posso dizer que peguei uma época muito maravilhosa para se gostar de filmes. Penso aliás que foi a última era de ouro de Hollywood. Spielberg estava no auge, toda uma geração de excelentes cineastas estavam na melhor época de suas carreiras. E havia o auge dos filmes de ação, com Stallone e toda aquela geração de caras fortões que enfrentavam um exército sozinho!

Se os anos 70 foram o auge do realismo social no cinema, os anos 80 foram aqueles anos em que se recuperou grande parte da magia da pura diversão. E em um tempo em que não exisita internet e nem streaming só havia uma forma de ver os novos filmes que era justamente as telas de cinema. 

O mundo mudou de lá pra cá. Os cinemas de bairro fecharam. As lojas de discos não existem mais. Até as livrarias que vendiam livros e as bancas de revistas deixaram de existir! Para quem viveu os anos 80 ficou um sentimento de vazio realmente. As pessoas hoje em dia não compram mais livros, nem revistas, muito menos discos. Até o CD que veio para substituir o vinil (que eu adorava) sumiu do mercado! Temos ruins para quem sempre curtiu uma boa coleção de licros, filmes, revistas e discos! Uma era que simplesmente não existe mais!

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 21 de abril de 2009

Ciência & Universo

O Lado Negro da Lua
A NASA divulgou seus planos de instalar um radiotelescópio no lado escuro da Lua. A intenção seria construir uma mega estrutura voltada para o lado do universo profundo, para captar transmissões de rádio e partículas. Como se sabe os radiotelescópios que se situam no planeta Terra são prejudicados pelo intenso uso de tecnologia da sociedade moderna. Na Lua isso não aconteceria. Ouvir o universo dessa região seria extremamente importante para a ciência, pois seria captado sons das estrelas mais distantes sem qualquer interferência terrena. Mas como construir esse radiotelescópio? A NASA acredita que a antena principal teria que ter 1 Km de altura. Seria o dobro da maior antena da Terra. Para construir essa estrutura seria usado robôs de última geração. Essa tecnologia já existe. A única questão mais complicada seria diplomática com a China, pois os chineses já possuem duas sondas operacionais no lado escuro da Lua. Será que a China se incomodaria com a presença de um artefato tecnológico como esse naquela região lunar? Outro aspecto interessante é que a NASA tenciona construir esse radiotelescópio dentro de uma das grandes crateras lunares do lado negro da Lua. E essa cratera já estaria nos planos da China, pois os chineses estão explorando a Lua em busca do elemento Hélio 3 que os cientistas chineses consideram o futuro da produção de energia e combustível em nosso planeta. Só o tempo dirá o que vai acontecer sobre tudo isso.

Voyager 1 capta sons estranhos no universo
Lançada em 1977 a sonda Voyager 1 ainda está operacional. A sonda ainda envia sinais para a Terra. Localizada atualmente nos confins do sistema solar, já saída da heliosfera (que é a região do universo que ainda recebe influência do Sol, a nossa estrela), a sonda Voyager 1 já deixou todos os planetas solares para trás. O que despertou a atenção dos cientistas em sua última transmissão foi a captura de um estranho som vindo dos confins de nosso sistema solar. Não se sabe até o momento do que se trata, mas ao ouvir o som o ouvinte fica com a sensação de estar ouvindo uma estação de rádio fora de sintonia, quando de repente surge um som estridente, do nada. E do nada ele também desaparece. Mais do que interessante. Em breve a NASA vai depurar ainda mais esse áudio para que os cientistas da agência cheguem a uma conclusão sobre a origem desse som ainda inexplicável. 

Fungos marcianos?
As últimas sondas marcianas enviadas pelos americanos tiraram uma série de fotos do solo do planeta vermelho. E para surpresa dos cientistas notou-se uma série de estruturas bastantes semelhantes com fungos do planeta Terra. O que estaria acontecendo? Será que finalmente se encontrou vida no solo marciano ou ainda é cedo para fazer qualquer afirmação? As estruturas redondas realmente lembram cogumelos, mas como se trata apenas de meras fotos e imagens nada pode ser dito com certeza. Para alguns analistas podem ser apenas pedras redondas, pequenas pedrinhas que possuem semelhanças visuais com fungos terrestres. Porém o fato de que parece ter havido algum tipo de crescimento entre elas, despertou ainda mais a atenção dos observadores.Outra tese afirma que se forem realmente fungos essas estruturas teriam sido levadas para Marte pelos próprios robôs da NASA. Uma contaminação no solo por essas máquinas. Porém se foi isso que aconteceu não deixaria de ser uma noticia e tanto, pois provaria que o solo marciano poderia ser adequado para a proliferação desse tipo de vida. Vamos aguardar nos próximos meses por mais respostas conclusivas. 

Há vida na Lua de Europa?
Europa é um dos satélites naturais do monstro gasoso Júpiter. È praticamente do tamanho da nossa Lua e dentre todos os mundos do nosso sistema solar é um dos mais promissores de apresentar alguma forma de vida. Essa é uma opinião compartilhada por diversos cientistas na comunidade de astronomia mundial. Mas qual seria a razão para que Europa fosse considerada potencial de vida? O pequeno mundo Europa é o que se convencionou chamar de mundo congelado. Sua superfície é toda de gelo. Embaixo dessa capota gelada existe um oceano de amplas possibilidades. Como se sabe a existência de água é um dos fatores que podem tornar a vida possível. A vida na Terra começou nos oceanos e Europa é praticamente toda um oceano. Em cima da crista de gelo as temperaturas são baixas, algo em torno de 150 graus Celsius negativos. Porém embaixo da calota de gelo temos água líquida, muita água.

Os cientistas acreditam que Europa tem amplas possibilidade de abrigar algum tipo de vida, nem que seja puramente molecular. Um oceano daquele tamanho sem uma única forma de vida seria a exceção. A regra, como afirma a ciência, é que haja vida em seus oceanos. Infelizmente as missões até Europa ainda não pousaram em sua superfície, entretanto de todos os satélites do sistema solar, Europa é seguramente o mais visado nos próximos anos. Em breve sondas pousarão naquele mundo em busca de traços de vida.

Pablo Aluísio.

Música & Esportes

Noel Rosa
Ultimamente tenho ouvido bastante músicas de Noel Rosa. Ele foi genial. Para quem não conhece sua história basta dizer que ele foi um compositor da década de 1930 que criou alguns dos mais belos momentos da música brasileira. Era um cronista de sua vida. Suas canções falavam do amor da dama do cabaré (ele era apaixonada por uma dessas damas chamada Ceci), dos amores, de seu bairro do coração, a Vila Isabel e também dos problemas mais comuns, como a roupa que ele iria para o samba que ela lhe convidou.

Noel Rosa morreu com apenas 26 anos de idade. Morreu ainda na flor da idade. Isso não o impediu de compor mais de 300 músicas, sambas em sua maioria. Noel era jovem da classse média carioca, branco, estudante de medicina, mas isso não o impedia de subir o morro, de ser amigo de compositores negros, aos quais, em união, criou verdadeiras obras primas da música. Se você duvida então ouça "Conversa de Botequim", "Feitiço da Vila", "Com que Roupa",  "Palpite Infeliz", "João Ninguém", "Último Desejo", "Só Pode Ser Você" e tantas outras que eu ficaria aqui o dia inteiro escrevendo. Noel se foi muito cedo, mas sua obra musical segue firme, na boca do povo. No Brasil, onde a memória cultural é tão curta, ele conseguiu também romper a barreira do tempo. Grande Noel Rosa, orgulho do povo brasileiro!

Ayrton Senna
Ayrton Senna morreu em 1994. É incrível como o tempo passa rápido. Eu sou do tempo em que domingo pela manhã o Brasil parava para assistir as corridas de fórmula 1 pois era quase certo comemorar mais uma vitória do Ayrton Senna. Digo inclusive que o povo brasileiro estava mal acostumado pois vinha de uma geração que havia feito três campeões brasileiros, Fittipaldi, Piquet e Senna. Parecia que sempre haveria um campeão de Fórmula 1 de nosso país.

Era uma ilusão. Depois que Senna morreu o Brasil nunca mais conseguiu ser campeão mundial de F1. Isso demonstrava o seu valor como piloto e desportista. Eu confesso que nunca fui muito ligado em corridas de Fórmula 1, mas era inegável sua importância para o esporte do Brasil, Isso inclusive em uma época em que praticamente não existia internet em nosso país. Sua morte foi um choque e também o fim de uma era. Hoje bem sabemos o tamanho da lacuna que deixou no esporte brasileiro perante o mundo. Se há heróis na história do Brasil, certamente Senna foi um deles!

Eddie Lawson
Nos anos 80 eu tinha um poster do Eddie Lawson em meu quarto de adolescente. Esse poster ficava bem ao lado de outros posters da época, pois eu gostava de decorar as paredes do meu quarto. Assim havia um poster do Elvis Presley (sempre o meu cantor preferido), um dos Beatles (o meu conjunto de rock preferido de todos os tempos), Da turma do cinema meu quarto dos anos 80 apresentava um grande poster do fortão Arnold Schwarzenegger (que todo jovem curtia por causa dos filmes de ação) e do Stallone como Rocky. Fora esses eu tive posters do Corinthians campeão brasileiro, do A-ha (bem anos 80 mesmo), do filme Platoon (comprei nas bancas pois o filme era um grande sucesso) e outros mais que não me lembro mais. O tempo levou o resto, afundando nas areias do tempo.

Pois bem, o Eddie Lawson era a fera do motociclismo dos anos 80. Ele foi campeão do mundo na categoria 500cc nos anos de 1984, 1986 e 1988. Seu auge aconteceu quando corria na equipe Yamaha Marlboro. E como o Ayrton Senna sua moto tinha as mesmas cores e patrocinadores do corredor brasileiro. Então a identificação vinha mesmo por osmose. Pena que no Brasil as corridas não eram transmitidas. Aliás não havia canais a cabo e emissoras como Globo, Record e Bandeirantes não passavam essa categoria. O jeito era se informar pelas revistas de carros e motos. E nessas mesmas revistas vinham os posters como o que eu tinha do campeão Lawson. Bons tempos aqueles.

Bundesliga
Um fato curioso nessa minha vida escrevendo para blogs. Já fui editor de textos sobre o futebol alemão, sobre a liga alemã, a Bundesliga. Pois é, eu sempre curti futebol em geral, já inclusive escrevi aqui sobre o Corinthians, o time pelo qual eu torço. Pois bem, não é que de repente comecei me vendo escrevendo sobre o Bayern de Munique, o Borussia Dortmund, e até o Schalke 04... coisa da vida! O futebol alemão tem dois problemas em relação ao público brasileiro. O primeiro é o 7 a 1, o que faz com que o torcedor brasileiro tenha uma natural aversão ao futebol jogado na Alemanha. O outro problema é intrínseco ao próprio campeonato alemão. A competitividade nos últimos anos simplesmente desapareceu. Só dá Bayern de Munique, há muitos anos. Assim o interesse pelo campeonato de futebol disputado na Alemanha decai bastante.

Com isso eu encerrei as atividades do blog da Bundesliga. Pena que perdi os textos. Se ainda os tivesse os colocaria aqui, como arquivo, algo que sempre fiz em relação a praticamente todos os textos que já escrevi na internet. Hoje em dia já não tenho interesse em escrever sobre futebol em geral. Não ando nem acompanhando os campeonatos para dizer a verdade. Acredito que futebol é algo da adolescência e da juventude. Depois de alguns anos se perde naturalmente todo aquele interesse de antes. 

Mike Tyson
Outro fenômeno do esporte dos anos 80 foi o boxeador Mike Tyson. Os mais jovens não sabem o que ele significou para o boxe. Em meu ponto de vista ele foi o último grande nome desse esporte. Estava lado a lado com os maiores lutadores da história. E isso não são palavras vazias. Cada luta era um evento e tanto. E o curioso é que as lutas só duravam alguns segundos. Isso mesmo, geralmente o Tyson entrava no ringue dava uns poucos socos no adversário e pronto... o pobre infeliz beijava a lona. Rápido, em um piscar de olhos.

Só que como diz aquela velha frase, nada melhor para destruir fenômenos do que o sucesso e a fama. O Mike Tyson se perdeu rapidamente também. Se envolveu com as mulheres erradas, começou a torrar sua fortuna com besteiras, deixou o esporte de lado e acabou sendo derrotado. Seu auge foi fulminante, mas igualmente fugaz. Ele se perdeu. Não adianta ser um dos maiores desportistas do mundo se não se tem a mente preparada para estar no topo. Se o atleta não tiver a cabeça no lugar a queda é igualmente rapida, direta para o fundo do poço.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Crônicas do Futebol - Edição XIII

Corinthians 2024
Depois de um tempo com ressaca de futebol, voltei a acompanhar os jogos do meu time, o Corinthians. Voltei a acompanhar porque o Corinthians andava tão mal que estava em risco de cair para a segunda divisão (enquanto escrevo esse texto ele ainda está a perigo, é bom frisar). Só que aos poucos as coisas vão melhorando para o Timão. Depois de 3 vitórias consecutivas ele saiu da zona de rebaixamento. Vamos torcer para que as coisas melhorem. 

Cair da série A seria a pior coisa para uma temporada que foi muito ruim para o Corinthians. Ele foi eliminado de todas competições esportivas, da Copa do Brasil à Sul-americana. Nada parecia dar certo. O pior é saber que o time nem é tão ruim assim. Tem bons jogadores como o argentino Garro (joga muito!) e o holandês Memphis. Só que as coisas andaram bem ruins nos últimos tempos. 

A recente vitória contra o Palmeiras por 2 a 0 trouxe um certo alívio. O que será necessário agora é segurar as pontas até o final do Brasileirão para não cair. Nada de baixar a guarda. O Corinthians não pode cair, esse vai ser o seu maior título em 2024. Sim, tempos ruins, mas que vão melhorar, com certeza. (11-24)

Pablo Aluísio. 

domingo, 19 de abril de 2009

Crônicas do Futebol - Edição XII

Eurocopa 
Estou acompanhando a Eurocopa. Aliás sempre gostei e acompanho há muitos anos. Discordo de quem afirma que os jogos apresentam baixa qualidade técnica. Os jogos que tenho visto andam muito bons. Ontem mesmo assisti Alemanha x Espanha. Os alemães perderam e com essa derrota muitos craques da seleção campeã deram adeus à camisa da Alemanha, entre eles o ótimo Tony Kross e o goleiro Manuel Neuer. Só vai sobrar o Thomas Müller, mas ele também está com os dias contados. A Espanha, por sua vez, mereceu a vitória. Quando teve oportunidade marcou os gols. No futebol se vence assim. Quem não faz gols, leva...

Muitos reclamaram de um pênalti não marcado para a Alemanha. Olha, o lance foi dúbio. Não tem como cravar como certa ou errada a decisão do árbitro. Faz parte da interpretação e ela foi contrária aos interesses dos alemães. Verabschiedung. No outro jogo importante Portugal dançou e foi eliminado pela França. Eu esperava por isso mesmo. O ególatra Cristiano Ronaldo certamente ficou fulo da vida. Agora só restou a ele voltar para a Ilha da Madeira para chorar na cama, que é lugar quentinho. 

Copa América
Tenho visto poucos jogos. A seleção Brasileira de Futebol segue sua longa decadência. Aquela geração do Neymar era fraca e essa nova parece ser mais fraca ainda. Tem apenas um jogador excepcional que é o Vini Jr. O resto é cabeça de bagre. A pura verdade é que o Brasil atual não conta com uma boa geração de jogadores. Tal como as safras de vinhos, algumas são boas e outras não. A seleção brasileira vem de muitas safras ruins. penso que a última vez que o Brasil foi relevante no futebol internacional foi com aquela geração do Ronaldinho. E mesmo assim eles ainda perderam uma Copa...

Com o Brasil caindo pelas tabelas eu apostaria no Uruguai ou na Argentina como campeões. Seria o mais sensato. O Messi está se despedindo da seleção e ele inegavelmente foi o melhor jogador de sua geração. Já foi campeão do mundo, venceu a Copa do Mundo merecidamente, então se despedir com uma Copa América seria o ideal. Não se engane, Messi é gênio da bola. Merece todos os títulos que disputar antes de pendurar as chuteiras. 

Campeonato Brasileiro
O Corinthians continua uma porcaria. É um time muito mequetrefe. O problema dessa equipe é mesmo de administração. Elegeram a oposição na última campanha presidencial do clube e isso se reverteu em uma verdadeira bomba interna. O time é mal administrado, deve muito na praça e não sobrou dinheiro para contratar bons jogadores. Se não fizerem nada, vai cair, para vexame dos torcedores. Penso que o Corinthians deveria se tornar uma S.A. para assim receber investimentos, vendendo ações na Bolsa. Quem sabe seja esse o caminho para se reerguer. 

No topo da tabela temos agora Flamengo, Botafogo, Palmeiras e Bahia. Tirando o time nordestino, todo o resto seria bem previsível. Se bem que o Botafogo é cavalo paraguaio. Fica na frente o campeonato inteiro para no final falta fôlego, ficando para trás. O Flamengo tem uma boa equipe, isso é inegável. E o Palmeiras, que penso será o campeão, tem uma administração top de linha. Atualmente é o time mais profissional do futebol brasileiro. 

Brasil é eliminado da Copa América
Atualizendo aqui essa seção cabe destaca que o Brasil está fora da Copa América 2024. E foi de forma merecida. jogando uma bolinha em campo os brasileiros saíram da competição nos penaltis para a seleção do Uruguai. Esse jogadores são muito marrentos, mas na hora de mostrar serviço em campo são bem ruinzinhos. E não adianta apelar para Neymar. Esse já está em fim de carreira. Não tem mais nenhuma condição de ajudar uma das piores seleções da história do futebol brasileiro. 

Final da Eurocopa 2024
Já temos os dois finalistas da Eurocopa. Deu Inglaterra x Espanha na final. Foi justo, ainda mais se pensarmos que esses dois países sediam os dois melhores campeonatos nacionais de futebol. Tanto a Premier League como a La Liga possuem os melhores jogadores do mundo em seus times. Então é uma final bem significativa sobre isso. 

E então você pode se perguntar: Quem será o campeão da Eurocopa nesse ano? A Espanha é favorita. Se você achar que vai dar o normal, o racional, então a Fúria é a franca favorita. A Inglaterra será a zebra já que nem mesmo o povo inglês confia na sua seleção. Como se diz em Londres: "A Seleção inglesa vai jogar como nunca e perder como sempre!". Que maldade...

Final da Copa América 2024
Já na nossa querida América do Sul temos dois finalistas de peso. Tanto Argentina como Colômbia serão bem vistas se forem campeãs. Aqui não tem azarão, são duas ótimas seleções. Eu apostaria na Argentina, afinal é a atual campeã do mundo de futebol, mas como se trata do nobre esporte bretão, é melhor colocar as barbas de molho. A Colômbia tem plenas condições de também vencer. Se bem que, com Messi e Di Maria em campo, eu realmente apostaria minhas fichas nos Hermanos. 

Os Campeões
Ontem tivemos um domingo com dupla rodada final e decisiva das copas continentais. Na Eurocopa deu o que era mesmo previsto. A Espanha foi a grande campeã. A Inglaterra, como sempre, morreu na praia. Assisti ao jogo e confesso que foi bastante equilibrado. A Espanha tinha muito mais time, essa é uma verdade, mas a Inglaterra, mesmo com suas limitações, lutou. Mas não deu. Pelo placar de 2 a 1 a Espanha se sagrou campeã da Eurocopa 2024. Os ingleses, pobres atletas, tiveram que voltar para sua ilha de mãos abanando. 

Na Copa América tivemos uma final com muita desorganização. Parte dos torcedores invadiram a arena. Foi uma confusão, um caos. Já no campo também deu o esperado. A Argentina venceu a Copa América contra a seleção da Colômbia. A geração de Messi assim se torna mais uma vez vitoriosa. A atual campeão do mundo, agora também é a campeã das Américas. Os Hermanos estão mesmo com a bola cheia. Deixo meus parabéns a todos os atletas argentinos que participaram dessa bela conquista no mundo do futebol. 

Pablo Aluísio. 

Crônicas do Futebol - Edição XI

Crônicas do Futebol
O Botafogo é um cavalo paraguaio? Pelo andar da carruagem parece que sim! Ah Botafogo, esse cavalo paraguaio... Está na liderança desde a terceira rodada do brasileirão, mas agora, há seis rodadas do final, está se desmanchando rapidamente. Tem o mesmo número de pontos de Grêmio e Palmeiras. E olha que chegou a colocar 13 pontos de diferença para o segundo colocado. Depois foi perdendo jogos em série e hoje não existe mais essa diferença. Queimou todos os filmes. Queimou o próprio filme. Vai conseguir vencer o campeonato brasileiro desse ano? Eu não apostaria minhas fichas nessa equipe...

O Botafogo tem muitos problemas. O ataque é muito bom, faz muitos gols, mas a defesa é muito ruim, leva mais gols do adversário do que o ataque consegue fazer. O exemplo vem dos jogos recentes contra Grêmio e Palmeiras. O ataque fez 3 gols, a defesa levou 4 gols. A matemática não bate, o time vai ao chão rapidamente. A zagueirada do Botafogo é ruim de doer. Que nenhum desses zagueiros seja vendido ao Corinthians, por favor! Já temos problemas demais... O que se pode fazer no meio desse caos? Estão querendo degolar o técnico agora no finalzinho do campeonato. É a cara do futebol brasileiro esse tipo de situação...

Dos que tem chances de superar o Botafogo eu arriscaria minhas fichas no Grêmio. Nunca subestime a raça dos times do sul do país. Acho que eles vivem perto da fronteira com Argentina e Uruguai e a raça das seleções de futebol daqueles países passou de alguma forma para os times do sul do Brasil. O Palmeiras tem muitas chances reais, mas é um time de jogadores mercenários. A torcida odeia a presidente do clube que andou xingando as torcidas organizadas, é um balaio de gatos infernal. O Grêmio parece mais coeso nessa disputa. Até o Flamengo anda fazendo suas contas. Eita Botafogo, que vergonha...

E por falar em Botafogo, o de Ribeirão Preto, não fez feio nessa temporada. Esse Botafogo-SP é engraçado. Tem o nome do Botafogo, mas joga mesmo com a camisa do São Paulo! Vai entender... Está na série B do campeonato brasileiro, uma ótima situação para um time do interior. Não vai ter condições de disputar o título, mas também não vai cair. Fica ali no meio da tabela. Está de bom tamanho. O teceiro Botafogo, o da Paraíba, tinha sonhos de subir para a segundona, mas decepcionou seus torcedores, vai ficar por enquanto na série C mesmo. Quem sabe um dia. Pelo visto esse ano não está sendo muito bom para os Botafogos do nosso Brasil. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 18 de abril de 2009

Crônicas do Futebol - Edição X

Palmeiras é Campeão Brasileiro de 2023
Pois é, como corintiano não vou dar pulos de alegria com o fato do porco ter sido mais uma vez campeão brasileiro. Entretanto sou civilizado, gosto de esportes e tenho minha ética pessoal. Assim deixo os parabéns para o Palmeiras. Ganhou porque mereceu. Assim como o Botafogo perdeu porque mereceu. Um foi eficiente e fez os pontos certos na hora certa. O outro afundou por pura incompetência. A vida é assim, premia os melhores. Não tem jeito. Para o Botafogo sobrou o título de Cavalo Paraguaio do Ano. Lamento. 

Já o Corinthians mudou de direção. A oposição ganhou a eleição. Não sei o que virá dessa mudança, mas espero que venha coisa boa, como ter um bom time competitivo, por exemplo. O Corinthians fez um campeonato brasileiro de merda, a todo tempo tentando escapar do buraco negro do rebaixamento, coisa que o Santos não escapou. A torcida santista saiu quebrando tudo pela cidade, mostrando como são imbecis. Até hoje não entenderam que futebol é diversão e só isso mesmo. Sempre haverá o próximo jogo, o próximo campeonato. Não é algo para morrer ou se matar. Fica a lição para esse povo ignorante. 

Corinthians na Copa São Paulo de Futebol Juniors
Pois é, o Corinthians vai para mais uma final da Copinha. Se eu não estou enganado é um dos times que mais venceram esse torneio, isso se não for o maior mesmo. É a tal coisa, se os jovens são tão bons de bola assim, então que o Corinthians os aproveite no time principal que anda mal das pernas. É a tão falada renovação de craques que espero seja real daqui em diante. 

A final vai ser contra o Cruzeiro, aquele tradicional time de Minas Gerais. Não tenho muitas informações sobre os moleques do Cruzeiro, mas penso que o Timão Juniores terá sem dúvida uma vantagem, afinal estará jogando em São Paulo, em frente à sua torcida, que sem dúvida vai lotar o estádio. Então é isso, vamos torcer que mais esse título venha para o alvinegro de SP. 

Pablo Aluísio. 

Crônicas do Futebol - Edição IX

Crônicas do Futebol - Bayern Leverkusen
Depois de onze campeonatos alemães consecutivos vencidos pelo Bayern de Munique tivemos ontem enfim uma novidade. O Bayern Leverkusen quebrou essa hegemonia, se tornando o campeão da liga alemã de futebol (a Bundesliga). O time esse ano jogou com um uniforme que lembrava os cavaleiros templários com uma grande cruz vermelha no peito! Para eles, realmente, levantar essa taça foi mesmo uma verdadeira cruzada! Estão de parabéns pela conquista! 

Eu sempre gostei do campeonato alemão, mas tinha que dar o braço a torcer para os críticos. Parecia que havia apenas um único campeão, ano após ano, e esse era o Bayern de Munique. Esse tipo de situação destrói qualquer competividade esportiva. Assim ver um time diferente quebrando essa soberania é mais do que bem-vindo para o futebol da Alemanha. Essa situação acontece em razão da interferência estatal dentro do campeonato. Na Alemanha o time que se torna campeão recebe uma bolada milionária do governo, então é natural que vencendo a Bundesliga, o Bayern de Munique fosse ficando cada vez mais rico e poderoso com o passar dos anos. Multiplique isso por onze e você entenderá porque só esse time levantou a taça na última década. É um ciclo vicioso e penso que a Federação Alemã de Futebol deveria repensar esse tipo de estrutura viciada que no final da linha destrói um dos pilares do futebol, que é justamente a competividade. 

E no Brasil nesse final de semana também tivemos o início do campeonato brasileiro. E aí já sabemos o que esperar. Eu confesso que nunca gostei de um campeonato que dura quase o ano inteiro e nem de um campeonato de pontos corridos. Eu gostava muito dos jogos decisivos, do mata-mata. Eu sei que pontos corridos é mais justo, mas futebol não é para se levar tão á sério assim. Futebol é acima de tudo diversão e nesse caso se deve priorizar a emoção. Aquele esquema de quartas de final, semifinal e final é imbatível nesse quesito. Campeonato de pontos corridos realmente não tem muita graça e é bem chatinho.

De qualquer forma, foi uma rodada sem maiores surpresas no fim de semana. O Corinthians arrancou um suado zero a zero com o Atlético-MG. Eu sou corintiano, mas reconheço que esse time não vai para lugar nenhum. Vai lutar para não cair. O Vasco por sua vez fez uma bela homenagem ao Roberto Dinamite que iria completar 70 anos de idade se ainda fosse vivo. Bacana. E o Palmeiras, venceu mais uma. É o franco favorito ao título. Tem organização, dinheiro e estrutura, três coisas que a maioria dos times brasileiros não possui. Será que o time verde e branco de São Paulo vai virar o nosso Bayern de Munique? Espero sinceramente que não...

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Crônicas do Futebol - Edição VIII

Crônicas do Futebol
Ontem parei e fui assistir à final da Libertadores. O Fluminense se sagrou campeão em um belo jogo. Foi uma daquelas vitórias bonitas, dignas de entrar na história do futebol brasileiro. Eu nunca torci pelo Fluminense, nem tenho parentes e amigos tricolores, mas no caso da tarde de ontem virei torcedor do time mesmo que por um dia, afinal o Fluminense era o Brasil no gramado e aqueles argentinos do Boca Juniors mereciam uma derrota daquelas, principalmente depois que sua torcida deu um show de horrores na internet, promovendo racismo em massa nas próprias publicações do clube que pedia civilidade de sua torcida no Rio de Janeiro. 

E a ironia de tudo é que no passado o próprio Fluminense foi protagonista de uma vergonhosa história de racismo no esporte nacional. O time não aceitava negros em sua equipe. Era o time da elite do Rio, só jogava brancos em suas linhas. Então surgiu um craque negro nas Laranjeiras. Para disfarçar a cor do atleta, o Fluminense encheu a cara do pobre jogador de pó de arroz, surgindo daí o apelido que pegaria para sempre no clube, até os dias de hoje. Ainda bem que esse tipo de coisa foi superada e o Fluminense ontem teve sua maior glória vindo dos pés de um mulato brasileiro com nome de presidente dos Estados Unidos. Coisas que só a nossa cultura explica!

E indo mais além, o meu Corinthians segue aos trancos e barrancos. Time fraco, caindo pelas tabelas do brasileirão. O Corinthians atualmente não tem uma equipe competitiva porque precisa pagar pelo seu estádio que custou uma fortuna. Assim ou paga as prestações ou compra jogadores de ponta. As duas coisas não dá para fazer. O jeito é se contentar em não cair, sair do buraco negro do rebaixamento. Há tempo de vitórias e há tempos de existência medíocre. O Corinthians atualmente passa por essa fase. 

E o pior é saber que o Palmeiras pode ser o novo campeão brasileiro. O Botafogo parece ser mesmo um cavalo paraguaio, daqueles que ficam na frente a corrida inteira, para perder nos metros finais por falta de raça, por falta de fôlego. É um falso time de grandeza. Será mesmo que vão perder o campeonato brasileiro nas últimas rodadas? É vergonhoso se isso realmente acontecer. Oremos aos deuses do futebol. 

Pablo Aluísio.

Crônicas do Futebol - Edição VII

A temporada é ruim para o Corinthians. Nesse campeonato brasileiro de 2023 o time vai mal, muito mal. Está se arrastando na décima quarta posição do Brasileirão. Na boa, uma campanha medíocre. Está a apenas duas posições da zona do rebaixamento. Vexame em minha opinião. Mas o que poderia se esperar de uma equipe fraca como essa? O centroavante nao faz gols, o meio de campo é bem fraco e o ataque não tem poder de fogo. Com isso o time vai mesmo caindo pelas tabelas. 

De bom mesmo apenas temos atualmente a equipe feminina de futebol que inclusive se sagrou pentacampeã brasileira em um jogo bem movimentado contra o Ferroviário que, acredite, é uma das potências do futebol feminino brasileiro. De minha parte acredito que ainda é preciso melhorar muito para as "mina". Elas merecem não apenas o respeito, como diz a famosa frase da torcida corintiana "Respeita as mina!", como também merece todo o incentivo e investimento do esporte nacional. 

Aliás o jogo final do brasileiro feminino do Cotinthians se tornou o recorde nacional de maior público da história. E isso bem depois do fracasso da seleção brasileira na copa do mundo da categoria. É uma prova que o futebol feminino segue bem prestigiado pelo povo brasileiro, apesar do tropeço da seleção no exterior. 

No mais, o campeonato brasileiro segue numa certa regularidade. O Botafogo continua na frente, mas com menos pontos de distância do segundo lugar, o Palmeiras. Aliás quer irritar pra valer um botafoguense? Diga que o Botafogo é um cavalo paraguaio. O torcedor rubro negro da estrela solitária começa a soltar faíscas de raiva pelas narinas!

 Corinthians x São Paulo
Assisti ontem o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil entre Corinthians e São Paulo. Embora não tenha jogado bem, o timão garantiu uma vitória importante dentro de casa, até porque a partida decisiva será realizada no Morumbi, onde o bicho vai pegar. O Corinthians se ressente atualmente de um bom meio de campo e de um centroavante matador. Na ausência de um bom jogador nessa posição coube a Renato Augusto salvar a barra, fazendo dois bonitos gols. Está de bom tamanho, pelo menos por eqnuanto. Assim o placar final de 2 a 1 foi bom para a Fiel. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Crônicas do Futebol - Edição VI

Ontem assisti um jogo entre Corinthians e Ponte Preta. Terminou cinco a zero para o timão. É curioso porque fiquei muitos anos sem acompanhar futebol, justamente quando não precisei mais socializar tanto como antes na minha vida. O futebol é um importante fator de socialização, pelo menos em termos de Brasil. Onde você estiver, com quem encontrar, uma linha de conversa pode ser iniciada simplesmente falando da última rodada do campeonato. É tiro e queda!

E muitas vezes é mais divertido torcer para o seu time do coração do que para a seleção brasileira. O nível de identificação com o time é maior. Em certos meios sociais, onde as pessoas basicamente apenas conversam sobre o futebol, você passa a ser identificado pelas cores do seu time. É o fulano corintiano, o sicrano flamenguista e por aí vai.

O futebol é uma diversão. É esporte. Das coisas menos importantes ele talvez seja o mais importante. Deve-se levar o nobre esporte bretão de forma saudável. Quando começa a ser desculpa para agredir o torcedor do time rival aí deixa de ser futebol. Vira barbaridade, escrotice e psicopatia. Pessoas perderam a vida por futebol e poucos motivos soam mais estúpidos do que esse para se perder a vida. Não faz o menor sentido.

Hoje vejo e acompanho futebol da maneira certa. Vejo os jogos, me divirto, torço muitas vezes mais para assistir a um bom jogo do que necessariamente para meu time vencer. Para quem gosta de futebol hoje em dia também existe um cardápio bem maior. Basta assinar uma TV a cabo para ter acesso a praticamente todos os campeonatos do mundo. A única coisa que complica é ter uma aproximação genuína com um time estrangeiro. Até hoje não escolhi. Assisto esses jogos com o objetivo de apenas ver uma boa partida de futebol. Não há nada melhor.

Pablo Aluísio.

Crônicas do Futebol - Edição V

O Corinthians nunca havia vencido um título de campeão brasileiro. Seu primeiro título veio finalmente em 1990. Eu acompanhei de perto esse campeonato. O Corinthians não era favorito, longe disso. Em uma publicação da época que fazia projeções sobre o time no Brasileirão dizia que o Corinthians iria fazer apenas um bom campeonato. Todos diziam que o grande favorito era o São Paulo. No papel realmente era um time sem grandes estrelas. Os cronistas esportivos diziam que não havia nenhum craque no time. Bom, de certo modo eles tinham razão, mas...

Neto estava em estado de graça. Esse jogador vinha do Palmeiras, após ser revelado pelo Guarani. Um boato maldoso daquela época dizia que Neto havia sido trocado por dez pares de chuteiras e um empréstimo do jogador Ribamar. Verdade ou não, o fato é que essa piada mostrava que Neto não era nenhuma estrela do futebol da época. Era baixinho e... gordinho! Estava sempre lutando contra a balança.

Só que Neto era mais do que isso. Foi um dos maiores batedores de faltas da história do futebol nacional. Quando surgia uma falta próxima da área do time adversário, a Fiel já começava a comemorar. E realmente tinha razão para esse comportamento. Geralmente se havia uma boa posição para bater a falta, Neto não perdoava. Colocava a bola lá onde a coruja dorme. Impossível para qualquer goleiro alcançar. Era gol na certa.

E foi assim que o Corinthians chegou na final contra justamente o São Paulo. O gol do título veio de uma bola complicada. O desconhecido Tupãzinho achou um lugar para mandar a bola para o gol. Era o que bastava. Com 1 a 0 o Corinthians se sagrou campeão brasileiro pela primeira vez. Foi uma grande festa por toda a cidade de Sâo Paulo. É importante dizer que eu considero esse título um divisor de águas na história do Corinthians. Depois dele começou uma onda de vitórias e mais vitórias, levando o time a vencer outros brasileiros e se sagrar campeão do mundo por 2 vezes. Foi a era de ouro do Corinthians e eu estava lá, acompanhando tudo. Foi realmente um tempo mágico para o Timão.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Crônicas do Futebol - Edição IV

Qual foi o melhor Santos de todos os tempos? Essa pergunta é fácil de responder. O melhor time do Santos de todos os tempos foi o Santos de Pelé, claro! É como perguntar qual foi o maior Botafogo de todos os tempos? Claro que foi aquele em que Garrincha jogou. Quando ambos entraram juntos na Seleção brasileira, o Brasil nunca perdeu um jogo, sabia disso? Entretanto não tive o prazer de acompanhar nem o Santos de Pelé e nem o Botafogo de Garrincha. Eu não havia nascido. O que não quer dizer que não fico admirado com o futebol arte desses dois grandes craques quando vejo uma cena daquela época.

O Pelé aliás foi um jogador excepcional. Ele recebeu o título de Rei do Futebol e eu penso que esse é aquele tipo de título mais do que merecido. Ele merece todos os aplausos, todos os elogios. Um atleta perfeito. Um grande orgulho para todos os brasileiros. Em relação ao Santos eu tenho sentimentos dúbios. Eu sei que quando Pelé jogava, quando estava em seu auge, eles venceram nove títulos paulistas em dez anos! Incrível! O Corinthians (meu time do coração) sofreu muito quando Pelé brilhava no Santos. Ficou anos e anos sem vencer do time do Rei. Coisas da vida. Eu não fico com raiva ao ouvir esse tipo de informação. O futebol arte merece mesmo vencer.

Por outro lado - e curiosamente - quando comecei a acompanhar futebol o Pelé não jogava mais no Santos. Aliás ao longo de muitos anos vi muitos times do Santos que mereciam facilmente a alcunha de "times capengas". Um pior do que o outro. Nos anos 80 e 90 inclusive o jogo virou literalmente. O Santos passou a ser freguês do Corinthians. Quando via que o jogo do final de semana seria contra o Santos eu já ficava tranquilo. Era quase certo que o Santos iria colecionar mais uma derrota contra o Corinthians.

Esses times genéricos do Santos eu costumo denominar de "Geração Coca-Cola". Não, não é uma referência ao Legião Urbana. Acontece que por essa época o Santos era patrocinado pela Coca-Cola. E os times que entravam em campo eram bem medíocres, sendo bem sincero. Só anos depois com Neymar e aquela geração é que o Santos passou a ser novamente competitivo. Antes disso era um pato mesmo, apesar de eu sempre ter achado muito bonito o uniforme oficial do time. O branco total é inegavelmente belo em contraste com o verde do gramado.

Pablo Aluísio.

Crônicas do Futebol - Edição III

A Copa do Mundo de 1982 foi a primeira que acompanhei de verdade. Eu morava em um condomínio no Rio de Janeiro e foi uma festa. Os moradores embelezaram o lugar com verde a amarelo, todos só falavam da Copa e o clima era de euforia. E todo mundo tinha razão de ter esse otimismo. A seleção brasileira era excelente, cheia de craques. Em minha opinião era certamente a melhor seleção de futebol do mundo. Quem poderia discordar? Tirando o goleiro Valdir Peres e o Toninho Cerezo, todos os demais poderiam ser considerados craques ou no mínimo grandes jogadores.

Os craques em minha opinião enchiam os olhos. Era uma seleção do Brasil que tinha Zido, Sócrates, Falcão e Éder Aleixo (que cobrava faltas como quem detona dinamite). Eu gostava muito também do futebol de Júnior (do Flamengo), Oscar e Leandro. O centroavante não ficava à altura do time, apesar de fazer gols o Serginho Chulapa era apenas mediano. De qualquer forma era uma seleção brasileira mravilhosa. Além de todos os nomes tinha o Telê Santana como treinador. Tudo parecia estar nos eixos. Só faltava levantar a taça.

Só que os deuses do futebol também mostram seus caprichos. A seleção de 1982 estava fadada a ser a melhor seleção do mundo que não iria ganhar nada. Foi terrível a eliminação no jogo contra a itália. Nunca mais o povo brasileiro iria se esquecer do nome de Paolo Rossi. Esse jogador italiano que nem era considerado tão bom assim, jogou como nunca na sua carreira! Aliás ele nunca mais iria jogar tanto até o fim de seus dias como jogador de futebol. Foi só naquele dia... para azar do Brasil!

O Brasil fazia um gol, o Rossi fazia outro. Novo gol do Brasil? Novo gol do Rossi. No final os italianos levaram a melhor e o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo. O canarinho não voou como previa a boa música do Júnior (que chegou até a lançar um compacto na época!). No final de tudo a seleção de 82 ficou conhecida como "a seleção que jogava bonito, mas que não ganhava nada!". Injustiça demais. Essa seleção jamais vai ser esquecida, ao contrário das que foram campeãs e jogaram feio. O que importa no futebol é a beleza e a emoção. Nesses quesitos essa seleção deixou saudades.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Crônicas do Futebol - Edição II

Qual foi a Copa do Mundo mais antiga da sua vida? Qual é a Copa do Mundo mais velha que você consegue lembrar? Que você presenciou e tem lembranças? A minha foi a Copa do Mundo de 1978. Eu era muito jovem, criança mesmo, mas ainda me lembro de imagens e flashes dessa Copa do Mundo da Argentina. Eu me recordo dos estádios super lotados e da quantidade enorme de papel que ficava pelos campos - uma maneira que a torcida dos hermanos fazia para abrilhantar ainda mais o espetáculo do futebol.

Essa Copa do Mundo tem peculiaridades próprias  Foi a única até hoje realizada na Argentina que sempre foi um gigante do mundo do futebol. Também foi a primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, isso em uma era pré-Maradona. A seleção da Argentina era excelente, tinha craques como Passarella, Ardiles, Kempes e Fillol. Futebol no campo não lhe faltava, tinha uma equipe que poderia ser considerada mesmo uma das melhores do mundo.

Só que o título argentino até hoje ficou marcado por causa de um jogo contra o Peru. Para seguir em frente a Argentina precisava vencer por uma diferença de 4 gols. Até aí tudo bem, uma vez que o Peru nunca foi mesmo uma grande seleção. Só que a Argentina venceu por 6 a 0, passando para a outra fase, tirando o Brasil da Copa, mesmo que a Seleção Canarinho não tivesse perdido nenhum jogo. Claro que o cheiro de marmelada surgiu no horizonte e até hoje se fala nisso.

Pois é, meus caros. Essa Copa do Mundo de 1978 é a minha mais antiga lembrança de Copas que tenho. Só que a seguinte seria aquela que eu iria viver realmente. A Copa do Mundo de 1982. E seria também a minha primeira grande decepção em termos de futebol brasileiro. Até hoje lembro a música "voa canarinho, voa"... mas falarei sobre isso em outra crônica. Até lá!

Pablo Aluísio.