Eu me descobri como um cinéfilo de verdade nos anos 80. Toda semana ia ao cinema que ficava perto de minha casa pois havia ido morar no centro da cidade de João Pessoa e os principais cinemas ficavam ali. O Cinema Municipal era o maior, com quase mil lugares! Algo que hoje em dia seria simplesmente impossível pois os cinemas foram todos para os shoppings. Também ia muito ao Cinema Plaza que ficava a uns dois quarteirões do Municipal, na mesma rua aliás!
Eu tinha entre 14 e 15 anos de idade e posso dizer que peguei uma época muito maravilhosa para se gostar de filmes. Penso aliás que foi a última era de ouro de Hollywood. Spielberg estava no auge, toda uma geração de excelentes cineastas estavam na melhor época de suas carreiras. E havia o auge dos filmes de ação, com Stallone e toda aquela geração de caras fortões que enfrentavam um exército sozinho!
Se os anos 70 foram o auge do realismo social no cinema, os anos 80 foram aqueles anos em que se recuperou grande parte da magia da pura diversão. E em um tempo em que não exisita internet e nem streaming só havia uma forma de ver os novos filmes que era justamente as telas de cinema.
O mundo mudou de lá pra cá. Os cinemas de bairro fecharam. As lojas de discos não existem mais. Até as livrarias que vendiam livros e as bancas de revistas deixaram de existir! Para quem viveu os anos 80 ficou um sentimento de vazio realmente. As pessoas hoje em dia não compram mais livros, nem revistas, muito menos discos. Até o CD que veio para substituir o vinil (que eu adorava) sumiu do mercado! Temos ruins para quem sempre curtiu uma boa coleção de licros, filmes, revistas e discos! Uma era que simplesmente não existe mais!
Pablo Aluísio.
Crônicas de um Cinéfilo - Texto 11
ResponderExcluirPablo Aluísio.