Esse é um item cada vez mais raro de encontrar. Estou me referindo a filmes de terror com roteiros inteligentes. Dentro do cinema atual é de uma grande raridade! É justamente o que temos aqui. A história começa com duas jovens garotas. Elas são Mórmons, missionárias da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Então, em sua rotina diária de visitar pessoas para tentar convertê-las à sua religião, elas vão parar numa casa, no meio da noite, embaixo de uma forte tempestade. O dono da casa as recebe muito bem e as convida para entrar. Elas explicam que só podem entrar numa casa se houver uma mulher presente. O sujeito sorri de forma carismática e diz que está acompanhado de sua esposa. Ela está fazendo uma deliciosa torta caseira. As jovens não precisam se preocupar. Tudo mentira! A armadilha vai então se fechando.
O diferencial maior desse filme vem dos diálogos bem construídos, especialmente do dono da casa. Esse papel provavelmente é um dos melhores da carreira de Hugh Grant. Ele está ótimo em cena. É aquele tipo de pessoa que parece ser muito simpática, inofensiva, quase boba, mas que no fundo esconde algo bem sinistro e macabro. Por trás do sorriso se escondem as piores intenções! Então ele começa a conversar com as mocinhas e vai colocando para elas os "podres" de sua própria religião. E nesse campo realmente essa Igreja tem muitos esqueletos no armário. O constrangimento invade a sala de visitas.
Conversa vai, conversa vem e nada da tal esposa aparecer. O personagem de Grant parece muito disposto a convencer as jovenzinhas que toda religião é no fundo apenas um instrumento para dominação e poder. Só que teorizar apenas não é o suficiente, ele quer mostrar tudo na prática. E o terror começa. As jovens ficam em pânico e com razão. Descer aos porões daquele lugar vai deixar as mocinhas em uma situação extrema, de busca pela sobrevivência!
Gostei muito desse filme. Um terror acima da média. Excelente filme, sem favor algum. Roteiro muito bem construído, uma armadilha, um labirinto, mas tudo desenvolvido com inteligência. A discussão sobre a falsidade das religiões é uma cereja de bolo para um suspense onde tudo funciona. É terror intelectual em essência, embora na terça parte final quase vire um slash daqueles. Uma combinação explosiva que funciona muito bem! Para algumas pessoas, de fato, descobrir que sua religião pode ser apenas um embuste, uma fraude, pode ser realmente algo muito assustador! Tem que ter coragem para encarar algo assim. E no final, a realidade, acaba mesmo se impondo, não tem jeito!
A Substância
Esse é o filme que de certa maneira ressuscitou a carreira da atriz Demi Moore. Ela inclusive foi indicada para prêmios importantes como o Globo de Ouro e o Oscar. Essa é uma situação bem inédita em sua longa filmografia, pois Demi sempre foi considerada uma atriz de filmes comerciais. Nunca ninguém havia levado seu trabalho muito à sério. E é uma espécie de ironia meio triste porque o papel que vem levantando sua filmografia agora é a de uma atriz decadente, envelhecida, que acaba sendo demitida do programa em que trabalha. Justamente um programa de atividade física e fitness que nos EUA é visto como um porto final para carreiras acabadas no cinema (vide o caso de Jane Fonda).
Então sua personagem chega aos 50 anos sem muito futuro como atriz. Etarismo que de fato existe e muito em relação às mulheres, sendo inclusive muito cruel com elas quando atingem uma certa idade. Um tanto desesperada por uma saída na sua vida profissional, ela embarca em uma canoa furada, comprando uma substância que promete criar uma nova versão de si mesma, agora jovem, bonita, cheia do frescor e da beleza da juventude. Claro que vai dar muito errado, afinal tudo é feito de forma clandestina. Ela pega a tal substância em um beco sujo de Los Angeles. Não existe uma empresa se responsabilizando pelo procedimento, nada. Tudo feito às escuras, na clandestinidade. É arriscar para ver o que vai dar!
E obviamente essa atitude impulsiva vai resultar em muitos problemas. Sua versão mais jovem chamada Sue é, como era de se esperar, uma garota cheia de si, egocêntrica, vaidosa ao extremo, que odeia seu "lado mais velha". Logo vai se instaurar uma competição entre elas, tudo caminhando para um desfecho da história que eu qualificaria tranquilamente como Trash. Pois é, o filme que começa com uma reflexão sobre velhice e a busca obsessiva pela juventude eterna, acaba virando um banho de sangue digno dos mais violentos filmes slasher - embora eu confesse que não gostei nada da maquiagem do monstrengo que aparece no final. Achei mal feito!
Assim esse filme traz essa mistura estranha. Um roteiro que levanta questões até filosóficas sobre o passar dos anos, aliado a um tanto vulgar desfecho do enredo onde tudo é exagerado, vulgar e grotesco! Fico até surpreso em ver um filme como esse concorrendo ao Oscar. Sim, porque esse é um filme de terror trash e não se engane sobre isso! O fato desse estilo cinematográfico chegar nos principais festivais de cinema mundo afora é de se espantar. Talvez a envelhecida geração de Hollywood tenta se identificado e muito com a história. Só não precisavam exagerar tanto no dose. Um filme mais sutil cairia muito melhor.
A Pirâmide
Um grupo de arqueólogos fica empolgado quando descobre uma pirâmide até então desconhecida enterrada nas areias do deserto do Egito. Eles acreditam que sejam a pirâmide perdida do Faraó Akhenaton, o monarca herege. Só que a descoberta acaba criando tumultos pelas ruas do Cairo, então o ministério responsável por dar as licenças para essas escavações a revoga. Os americanos porém ainda possuem um dia de exploração. Enviam para dentro da pirâmide um robô de alta tecnologia da NASA. Só que o equipamento acaba sendo atacado e destruído por estranhos seres. E para resgatar seus destroços uma equipe é enviada para dentro da pirâmide e lá vão encontrar o mais temível dos horrores.
Eu até gostei esse mockumentary (falso documentário) de terror e suspense. Começa meio sem novidades, a velha coisa de massacrar personagens descartáveis por criaturas estranhas. Na verdade uma velha raça de gatos que viveu por milênios dentro daquela pirâmide. Gatos sem pelos, asquerosos! OK, aceitável. Felinos malignos sempre serão legais em filmes de terror. O que traz uma boa novidade para esse filme é o aparecimento do deus devorador Anúbis! Aí sim eu gostei.
Imagine se esses antigos deuses do Egito Antigo fossem monstros! Pois é, no caso do Anúbis, o deus com corpo de ser humano e cabeça de chacal, nada poderia mais adequado! Ele pesava o coração dos homens em uma balança. Se ele fosse mais pesado do que uma pena, o monstro os devoraria! Isso é pura religião (mitologia) do Egito antigo, mas aqui o roteiro coloca o Anúbis como um monstro de filme de terror. E olha, funcionou muito bem! Foi o que mais gostei do roteiro desse filme! Salvou ele da mediocridade! Então é isso. Até vale a indicação para quem gosta de filmes de terror e história do Egito nos tempos dos faraós!
Pablo Aluísio.