sábado, 25 de fevereiro de 2017

Filmes no Cinema - Edição IX

Nessa semana a maioria das salas de cinema do Brasil estão dominadas pelo filme "Guardiões da Galáxia Vol. 2". Dirigido por James Gunn essa continuação é mais uma aposta da Marvel em expandir seu império no mundo do cinema. O primeiro filme não me agradou muito. Esses personagens são de segundo escalão da editora e para quem não gosta muito desse estilo de aventuras espaciais adolescentes fica mesmo complicado gostar. Esse segundo tem sido recebido com reservas pelo público que mais interessa à própria Marvel: o dos leitores de quadrinhos. Críticas dessas pessoas estão pipocando em diversos meios pela internet. A opinião geral parece ser a de que as altas expectativas não foram satisfeitas. Como a Marvel já está em crise no mundo dos gibis, não me admira que as más notícias venham agora também para as telas.

Outra boa opção para quem estiver a fim de ir para o cinema nessa semana é o novo filme estrelado por Natalie Portman. O filme se chama "Além da Ilusão". O roteiro explora a história de duas irmãs americanas que dizem ter o poder de falar com os espíritos de pessoas mortas. Esse roteiro me lembrou bastante da história das irmãs Fox que diziam também ter poderes mediúnicos em Nova Iorque durante o século XIX. No caso real elas depois confessaram a farsa em jornais e revistas da época. Será que esse novo filme irá pelo mesmo caminho? Só conferindo para saber. De uma forma ou outra essa sinopse me chamou bastante a atenção e já coloquei em minha lista de filmes que quero assistir assim que for possível.

Essa semana é bem diferente pois existe um blockbuster americano dominando as telas (Guardiões da Galáxia 2) ao mesmo tempo em que vários filmes mais alternativos encontram espaço em determinadas cidades. Um exemplo vem com "Além das Palavras". Essa produção entre Inglaterra e Bélgica traz o melhor do cinema europeu dos dias atuais. Dirigido por Terence Davies, esse filme conta a história da poetista Emily Dickinson (Cynthia Nixon). O roteiro se propôs a ser bem abrangente, mostrando a vida da escritora desde os seus primeiros anos até seus momentos finais, quando se tornou uma mulher consagrada por sua obra, mas também reclusa por causa de sua personalidade introspectiva. O filme foi muito bem recebido pela crítica europeia e é certamente uma boa pedida para um público mais seletivo.

Para o público mais cult ainda há outras opções. Para quem gosta de cinema nacional valem as indicações de "Elon Não Acredita na Morte". Estrelado por Rômulo Braga o filme mostra a jornada desesperada de um homem em busca da mulher desaparecida. Já "Vermelho Russo" mostra duas atrizes brasileiras que vão até a gelada e distante Moscou para estudar arte dramática do famoso método Stanislavski. Um filme no mínimo curioso contando com as carismáticas e talentosas atrizes Maria Manoella e Martha Nowill.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: