sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A Maldição de Chucky

Pois é, Chucky está de volta! Personagem ícone dos filmes de terror da década de 80 o bonequinho volta para infernizar mais uma família. Essa foi uma das franquias que mais desandaram no cinema americano nos últimos anos. Começou muito bem com "Brinquedo Assassino", bem sacado filme de terror dirigido por Tom Holland. Depois desse começo promissor a coisa saiu dos trilhos. Várias sequências foram realizadas, algumas com claro sabor de galhofa, onde até arranjaram uma noiva também diabólica para o boneco psicopata. Enfim, tinha virado mesmo uma caricatura de si mesmo. Agora o estúdio Universal tenta colocar alguma ordem na bagunça. E isso significa tentar voltar ao estilo dos primeiros filmes com o personagem, sem palhaçadas. A tentativa fica bem clara nesse "A Maldição de Chucky". Saem as presepadas e entra um clima mais sinistro, a começar pelo cenário, uma velha casa escura, bem no estilo dos antigos filmes de terror. É lá que vivem uma jovem cadeirante e sua mãe. Elas vão vivendo suas vidas tranquilas até que lhes chega pelo correio uma encomenda não pedida, um embrulho trazendo o próprio Chucky de presente!

As duas têm uma história em comum com o passado de Chucky quando ele ainda era um ser humano normal chamado Charles Lee Ray. O roteiro assim tenta criar um vínculo direto com o primeiro filme. O resultado final não é todo satisfatório mas pelo menos não é ridículo. Por falar nisso outro ponto bem positivo e interessante aqui é que a produção optou por usar novamente a velha técnica dos animatronics. Muito popular nos anos 80 ela tem sido deixado de  lado para dar lugar aos efeitos digitais. Ver Chucky agindo assim, de forma mecânica, é bem melhor pois traz mais realismo às cenas. Os efeitos gerados por computador muitas vezes nos deixam a impressão de estarmos assistindo a um videogame, coisa que não acontece aqui. Bateu inclusive um saudosismo dos antigos filmes de terror dos anos 80 que usavam essa técnica! Enfim, é isso. Nesse novo filme os produtores procuram por um novo caminho na franquia. Terá vida longa? Bom, em termos de Chucky, que já vem se mantendo em cartaz há tanto tempo não é de se duvidar de absolutamente nada. Assista, a diversão pelo menos estará garantida.

A Maldição de Chucky (Curse of Chucky, Estados Unidos, 2013) Direção: Don Mancini / Roteiro: Don Mancini / Elenco: Chantal Quesnelle, Fiona Dourif, Jordan Gavaris / Sinopse: Chucky, o boneco assassino, está de volta dessa vez para acertar contas com uma família que fez parte de seu passado, quando era apenas um ser humano.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Terror & Ficção
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir