sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Séries Review - Edição II

Os Segredos dos Hells Angels
Esse é certamente o motoclube mais famoso do mundo. É simbolo desse estilo alternativo de viver. Foi fundado por um grupo de veteranos da guerra do Vietnã que queriam liberdade, amor às motos e vida na estrada, fugindo assim da disciplina e da dureza da vida militar. O problema é que rapidamente esses valores iniciais de sua fundação foram distorcidos e deixados para trás. Não demorou nada para virar uma organização criminosa da pesada. E quem afirma isso não é o FBI, mas sim os próprios membros antigos do clube que nessa série documental resolveram falar, contar o que viveram por longos anos! Eu achei tudo muito interessante. Eu tinha, confesso, uma visão romântica desses grupos! Achava que eles eram apenas amantes da liberdade! Tudo ilusão, eles se envolveram em muitas atividades criminosas ao longo dos anos, que vão desde tráfico de drogas a assassinatos! Uma pena que uma ideia inicial tão idealista tenha se perdido tão facilmente. O mundo do crime realmente atrai os tolos e muitas vezes também os idealistas sem chão. O resultado está aí, para nos contar o que de fato aconteceu! Trágico destino! 

Vale dos Reis
Eu gosto demais dessa série sobre arqueologia envolvendo o Egito Antigo. Embora muita gente tenha uma ideia errada da vida de um historiador e arqueólogo, essa série documental do canal National Geographic nos mostra como suas vidas são duras. Trabalhar no deserto, em altas temperaturas, se enfiando em buracos profundos da antiguidade, que muitas vezes não passavam de tumbas velhas, roubadas há milênios, não é uma vida profissional para todos. Muito pelo contrário. Tem que ter vocação para aguentar um cotidiano desses! Infelizmente também acabamos notando que resta pouco a descobrir nos dias de hoje. Parece que tudo já foi escavado, roubado, saqueado, em todos esses milênios. Só coisas pequenas são encontradas, muitas vezes pequenos artefatos enterrados nas areias do deserto. E não deixa de ser comovente ver como todos esses profissionais do passado ficam incrivelmente felizes quando os descobrem. É muito amor pela história e pela arqueologia! 

Playboy: Fama e Morte
Eu sou de um tempo em que Playboy era uma marca, um símbolo de glamour. A revista era uma das mais vendidas do mundo (e do Brasil). O tempo passou, seu fundador morreu e agora muitas mulheres que viveram aqueles tempos decidiram contar suas histórias de exploração e degradação sexual. Nunca havia imaginado que o mundo de Playboy era tão barra pesada! Nessa temporada vemos mais histórias de coelhinhas que tiveram vidas trágicas. Nessa nova safra de episódios vemos crimes terríveis, como por exemplo, a polícia encontrando uma coelhinha morta numa caçamba de lixo, com seu corpo incinerado e belas e jovens rainhas da beleza caindo na prostituição no estilo beira de estrada para sobreviveram. Pois é meus caros. Um dia a juventude, a beleza, o glamour, tudo se vai... evapora no ar! Só resta as lembranças de um passado em que elas eram lindas e cobiçadas por todos os homens pelo mundo afora! E essa série procura trazer crônicas policiais de crimes que foram cometidas contra elas. Mas não é apenas isso. Muitas dessas coelhinhas também se tornaram criminosas, cometendo crimes das mais diversas naturezas! Uma vida, no final das contas, bem barra pesada! 

Pablo Aluísio.

Séries Review - Edição I

Demolidor - Primeira Temporada
★★★
Não se engane sobre isso, a série é realmente boa. Veja, a Marvel, junto do selo Star Wars - Disney, tem decepcionado muito no quesito séries. É cada bomba que vou te contar. Entretanto no meio de vasto material ruim sempre alguma coisa vai se salvar. No caso da Marvel essa série do Demolidor se salva realmente. Eu até concordo com algumas críticas que dizem que os episódios, por serem longos demais, se tornam cansativos. De fato isso acontece algumas vezes. Só que vamos bem entender esse aspecto. Penso que os roteiros são tão caprichados, principalmente no desenvolvimento dos personagens, que muitas vezes as histórias se tornam bem esticadas de fato. Ainda assim gostei do que vi. Eu demorei um tempo para ver toda a primeira temporada, mas cheguei em seu final. Achei muito bom. A única coisa que fez falta, para ser bem sincero, foi o uniforme tradicional do Demolidor. Algumas séries parecem ter vergonha disso. Coloquem logo o personagem no traje vermelho que as coisas melhoram. Pelo menos assim espero em relação à segunda temporada. 

Godfather of Harlem - Terceira Temporada ★★★
Essa série começou muito bem! Isso é inegável, mas acontece que foi perdendo muita qualidade com o passar dos episódios e das temporadas. Quando chegou nessa terceira temporada as coisas pioraram ainda mais. Acredito que se perdeu o foco da série. Quando o principal vilão foi preso, a série ficou sem um dos seus atrativos. Vincent D'Onofrio é um daqueles atores que fazem falta. Quando ele saiu de cena a série perdeu como um todo. Forest Whitaker ainda está lá, ele sempre foi um grande ator, mas acontece que obviamente dois grandes atores são bem melhores do que apenas um! Outra crítica que eu teria a fazer vem da sub trama envolvendo Malcolm X. Essa deveria ter sido mais bem explorada pois é muito interessante. No quadro geral a série contou bem sua história, com respeito que merece. Foi aquilo ali mesmo que aconteceu na vida real desse líder negro. Um pouco mais dele faria bem para a série. Então é isso. Uma boa série que foi perdendo gás com o passar do tempo. Acontece, não tem jeito, mesmo nas melhores series. É a vida. 

X-Men 97 ★★
Teve cinquentão chorando com essa animação. Tudo porque resgatou uma temporada de desenhos animados dos X-Men que passou lá pelos anos 90. Eu não tive esse tipo de explosão nostálgica emocional porque sinceramente falando já naquela época tinha deixado de assistir desenhos animados pela TV. Mas tudo bem, cada um com seu gosto pessoal. Na verdade eu decidi acompanhar essa série animada atual por causa da repercussão. Vi e não achei nada demais. Aliás achei até mesmo a animação meio pobre, mal colocada em termos de narrativa. A história já começa pelo meio, se atropelando, com o mestre Xavier vivendo em um planeta distante, se tornando uma espécie de lord consorte de uma rainha cósmica. Achei bem over, para ser sincero. Era melhor que fizessem algo mais coeso. E que deixassem também a animação dos anos 90 lá no passado. Se vão fazer alguma animação do grupo X-Men, então que façam algo novo de uma vez! O passado, muitas vezes, deve ser deixado em seu devido lugar. Assim eu penso. 

Pablo Aluísio.