sexta-feira, 1 de outubro de 2004

Séries Review - Edição II

Os Segredos dos Hells Angels
Esse é certamente o motoclube mais famoso do mundo. É simbolo desse estilo alternativo de viver. Foi fundado por um grupo de veteranos da guerra do Vietnã que queriam liberdade, amor às motos e vida na estrada, fugindo assim da disciplina e da dureza da vida militar. O problema é que rapidamente esses valores iniciais de sua fundação foram distorcidos e deixados para trás. Não demorou nada para virar uma organização criminosa da pesada. E quem afirma isso não é o FBI, mas sim os próprios membros antigos do clube que nessa série documental resolveram falar, contar o que viveram por longos anos! Eu achei tudo muito interessante. Eu tinha, confesso, uma visão romântica desses grupos! Achava que eles eram apenas amantes da liberdade! Tudo ilusão, eles se envolveram em muitas atividades criminosas ao longo dos anos, que vão desde tráfico de drogas a assassinatos! Uma pena que uma ideia inicial tão idealista tenha se perdido tão facilmente. O mundo do crime realmente atrai os tolos e muitas vezes também os idealistas sem chão. O resultado está aí, para nos contar o que de fato aconteceu! Trágico destino! 

Vale dos Reis
Eu gosto demais dessa série sobre arqueologia envolvendo o Egito Antigo. Embora muita gente tenha uma ideia errada da vida de um historiador e arqueólogo, essa série documental do canal National Geographic nos mostra como suas vidas são duras. Trabalhar no deserto, em altas temperaturas, se enfiando em buracos profundos da antiguidade, que muitas vezes não passavam de tumbas velhas, roubadas há milênios, não é uma vida profissional para todos. Muito pelo contrário. Tem que ter vocação para aguentar um cotidiano desses! Infelizmente também acabamos notando que resta pouco a descobrir nos dias de hoje. Parece que tudo já foi escavado, roubado, saqueado, em todos esses milênios. Só coisas pequenas são encontradas, muitas vezes pequenos artefatos enterrados nas areias do deserto. E não deixa de ser comovente ver como todos esses profissionais do passado ficam incrivelmente felizes quando os descobrem. É muito amor pela história e pela arqueologia! 

Playboy: Fama e Morte
Eu sou de um tempo em que Playboy era uma marca, um símbolo de glamour. A revista era uma das mais vendidas do mundo (e do Brasil). O tempo passou, seu fundador morreu e agora muitas mulheres que viveram aqueles tempos decidiram contar suas histórias de exploração e degradação sexual. Nunca havia imaginado que o mundo de Playboy era tão barra pesada! Nessa temporada vemos mais histórias de coelhinhas que tiveram vidas trágicas. Nessa nova safra de episódios vemos crimes terríveis, como por exemplo, a polícia encontrando uma coelhinha morta numa caçamba de lixo, com seu corpo incinerado e belas e jovens rainhas da beleza caindo na prostituição no estilo beira de estrada para sobreviveram. Pois é meus caros. Um dia a juventude, a beleza, o glamour, tudo se vai... evapora no ar! Só resta as lembranças de um passado em que elas eram lindas e cobiçadas por todos os homens pelo mundo afora! E essa série procura trazer crônicas policiais de crimes que foram cometidas contra elas. Mas não é apenas isso. Muitas dessas coelhinhas também se tornaram criminosas, cometendo crimes das mais diversas naturezas! Uma vida, no final das contas, bem barra pesada! 

Pablo Aluísio.

Um comentário: