quarta-feira, 5 de abril de 2000

Se Versalhes Falasse...


Se Versalhes Falasse...
Versalhes começou como uma casa de caça construída por Louis XIII. Quem transformou essa casa no mais luxuoso palácio da Europa foi Louis XIV. Esse filme mostra o requinte dessa construção maravilhosa. É um musical, com toques de comédia e humor. Mas tem também um pouco de história e drama. O elenco conta com Claudette Colbert, Michel Auclair, Jean-Pierre Aumont e Jean-Louis Barrault. A direção ficou a cargo de Sacha Guitry e o filme chegou nas telas de cinema pela primeira vez em 1954.

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 4 de abril de 2000

Tudo Isto e o Céu Também


Tudo Isto e o Céu Também
All This, and Heaven Too, 1940
Direção: Anatole Litvak
Roteiro: Rachel Field, Casey Robinson
Elenco: Bette Davis, Charles Boyer, Jeffrey Lynn
Sinopse: O comportamento irracional de uma duquesa em relação à governanta de seus filhos desencadeia eventos trágicos que mudarão a vida de sua família para sempre.

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 3 de abril de 2000

A Lenda de Enéas

Título no Brasil: A Lenda de Enéas
Título Original: La leggenda di Enea
Ano de Lançamento: 1962
País: Itália
Estúdio: Mercury Films
Direção: Giorgio Venturini
Roteiro: Publius Vergilius, MaroAlbert Band
Elenco: Steve Reeves, Giacomo Rossi Stuart, Carla Marlier

Sinopse: 
Enéias lidera fugitivos da Guerra de Troia para novas terras na Itália e deve lidar com novas ameaças ao seu povo.

Comentários:
Mais um filme com o brutamontes Steve Reeves. O cinema italiano estava a todo vapor na época. O que me chamou mais atenção nesse filme é a direção de arte. As armaduras, por exemplo, são bem diferentes. Não se parecem em nada com outros filmes da época. E de beleza na arte, vamos convir, os italianos sabiam tudo. Desde a era da renascença é bom lembrar. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 2 de abril de 2000

O Diabo Branco


O Diabo Branco
Outro filme de Steve Reeves rodado na Itália! O roteiro conta a história de Hadji Murad, um chefe checheno do século XIX que liderou seus guerreiros em uma luta contra as forças invasoras do czar russo. Como se pode ver nessa rápida sinopse temos uma mudança no tema dos filmes do ator. Essa produção chamada originalmente de " Agi Murad il diavolo bianco" foi lançada nos Estados Unidos com o nome de White Warrior. Lançado em 1959, o filme foi dirigido por Riccardo Freda. O elenco ainda contava com Giorgia Moll e Scilla Gabel. 

Pablo Aluísio. 

Hércules e a Rainha da Lídia


Hércules e a Rainha da Lídia
Segundo filme do Steve Reeves como o herói e semideus da mitologia grega, o lendário Hércules! A história é bem interessante: Enquanto negocia a paz entre dois irmãos que disputam o trono de Tebas, um Hércules amnésico é seduzido pela malvada Rainha Onfale. Essa é uma produção italiana intitulada "Ercole e la regina di Lidia", lançada originalmente em 1959 contando ainda em seu elenco com Sylva Koscina e Patrizia Della Rovere.

Pablo Aluísio. 

sábado, 1 de abril de 2000

A Guerra de Troia


A Guerra de Troia
Steve Reeves continuou com seus épicos gregos, mas agora um tanto fora da mitologia, entrando no mundo da literatura clássica. Esse "La guerra di Troia" (seu título original italiano), lançado em 1961 é bem isso. Um filme com uma produção até bem melhor do que os filmes anteriores. Esse épico dos tempos da Grécia clássica foi dirigido por Giorgio Ferroni e contava ainda em seu elenco com as beldades Juliette Mayniel e Lidia Alfonsi. Por fim não podemos esquecer também do Cavalo de Troia, um dos ícones mais lembrados da história da literatura. Sim, ele está no filme, no meio da ação! Espadas à postos! 

Pablo Aluísio. 

O Gigante de Maratona


O Gigante de Maratona
Clássico do estilo sandálias e espadas estrelado pelo "Hércules" Steve Reeves, com direção de uma trinca de diretores: Jacques Tourneur, Bruno Vailati e Mario Bava. Na sinopse temos um soldado grego liderando a luta contra um exército persa invasor. O filme era intitulado originalmente de "La battaglia di Maratona" e foi lançado em 1958. 

Pablo Aluísio.