Elvis Presley - Always on my Mind
Cantor: Elvis Presley
Música: Always on my Mind
Compositores: Wayne Thompson / Mark James / Johnny Christopher
Álbum: Separate Ways
Selo: RCA Victor / RCA Camden
Data de Gravação: 29 de março de 1972
Produção: Felton Jarvis
Engenheiro de Som: Al Pachuki e Rick Ruggieri
Local de Gravação: RCA Studio C, Hollywood, California
Músicos:
Elvis Presley (vocais), James Burton (guitarra), John Wilkinson (guitarra), Charlie Hodge (violão), Emory Gordy (bateria), Ronnie Tutt (bateria), Glen Hardin (piano), JD Summer and the Stamps (vocais), Jerry Carrigan (Percussão), Dennis Linde (guitarra).
Comentários:
Hoje em dia é uma das músicas mais conhecidas de Elvis, mas curiosamente em sua época de lançamento original não fez qualquer sucesso. Lançada como lado B do single "Separate Ways" não chamou muita atenção. Era para ser parte da trilha sonora do filme "Elvis on Tour" (Elvis Triunfal, no Brasil), mas como a RCA Victor desistiu de editar esse álbum a bela balada ficou anos fora de catálogo, circulando apenas entre os colecionadores mais atentos. Depois o selo de discos promocionais RCA Camden a encaixou timidamente no álbum "Separate Ways" e nada mais foi feito pela música enquanto Elvis estava vivo. Sim, Elvis morreu sem ter consciência que seria lembrado por essa música por anos a fio. Ela só se tornou um hit mesmo nos anos 80, principalmente por fazer parte da trilha sonora da minisséire "Elvis e Eu". Priscilla Presley entendeu bem o recado que Elvis passava nessa gravação e decidiu que ela seria o tema principal do nova série, além disso já vinha fazendo sucesso numa versão moderna do grupo Pet Shop Boys. A partir daí a canção realmente se tornou um dos maiores sucessos na voz de Elvis Presley, não ficando de fora de nenhuma coletânea do cantor desde então. Acabou sendo aclamada com os anos como um de seus momentos imortais.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 11 de outubro de 2005
Elvis Presley - Aloha oe
Elvis Presley - Aloha oe
Cantor: Elvis Presley
Música: Aloha oe
Compositores: Tradicional
Álbum: Blue Hawaii
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 21 de março de 1961
Produção: Joseph Lilley / Hal Wallis
Engenheiro de Som: Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California
Músicos:
Elvis Presley (vocal), Alvino Rey (Steel Guita), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Bernie Lewis (Ukulele), Fred Tavares (Ukulele), Homer "Boots" Randolph (Sax), The Surfers: Pat Sylva, Bernie Ching, Clay Naluai e Al Naluai (vocais de apoio).
Comentários:
No selo original da trilha sonora do filme "Feitiço Havaiano" a RCA creditou essa música ao próprio Elvis. A frase colocada abaixo do nome da música foi a seguinte: "adaptado e arranjado por Elvis Presley". É a tal coisa, se a gravadora fizesse isso em todas as músicas gravadas por Elvis em estúdio então todas elas teriam que ser creditadas a ele. Afinal ele sempre opinava nos arranjos, adaptava as músicas originais de outros compositores que gravava. Assim havia mesmo uma falta de critério objetivo por parte da RCA em relação a isso. No mais o que temos aqui de verdade é uma música tradicional das ilhas havaianas, que Elvis obviamente adaptou ao seu próprio estilo. Tudo muito singelo, com uma letra de estrofe única, na língua dos nativos, o que no disco mais parecia uma introdução breve da música seguinte. Para essa música praticamente toda a banda foi dispensada, ficando apenas os instrumentos típicos havaianos e Elvis com o grupo vocal The Surfers ao lado. Só o saxofonista Boots deu uma palheta, imitando com seu instrumento musical um outro, típico das ilhas, que mais se parecia com um chifre e que não foi usado em estúdio. Esse tipo de canção é daquelas que só funcionam dentro do contexto do filme, não tendo mesmo vida própria fora da trilha sonora. A melodia ficou bonita, Elvis a canta corretamente, porém fora do filme ela nunca teve maior espaço dentro de sua vasta discografia.
Pablo Aluísio
Cantor: Elvis Presley
Música: Aloha oe
Compositores: Tradicional
Álbum: Blue Hawaii
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 21 de março de 1961
Produção: Joseph Lilley / Hal Wallis
Engenheiro de Som: Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California
Músicos:
Elvis Presley (vocal), Alvino Rey (Steel Guita), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Bernie Lewis (Ukulele), Fred Tavares (Ukulele), Homer "Boots" Randolph (Sax), The Surfers: Pat Sylva, Bernie Ching, Clay Naluai e Al Naluai (vocais de apoio).
Comentários:
No selo original da trilha sonora do filme "Feitiço Havaiano" a RCA creditou essa música ao próprio Elvis. A frase colocada abaixo do nome da música foi a seguinte: "adaptado e arranjado por Elvis Presley". É a tal coisa, se a gravadora fizesse isso em todas as músicas gravadas por Elvis em estúdio então todas elas teriam que ser creditadas a ele. Afinal ele sempre opinava nos arranjos, adaptava as músicas originais de outros compositores que gravava. Assim havia mesmo uma falta de critério objetivo por parte da RCA em relação a isso. No mais o que temos aqui de verdade é uma música tradicional das ilhas havaianas, que Elvis obviamente adaptou ao seu próprio estilo. Tudo muito singelo, com uma letra de estrofe única, na língua dos nativos, o que no disco mais parecia uma introdução breve da música seguinte. Para essa música praticamente toda a banda foi dispensada, ficando apenas os instrumentos típicos havaianos e Elvis com o grupo vocal The Surfers ao lado. Só o saxofonista Boots deu uma palheta, imitando com seu instrumento musical um outro, típico das ilhas, que mais se parecia com um chifre e que não foi usado em estúdio. Esse tipo de canção é daquelas que só funcionam dentro do contexto do filme, não tendo mesmo vida própria fora da trilha sonora. A melodia ficou bonita, Elvis a canta corretamente, porém fora do filme ela nunca teve maior espaço dentro de sua vasta discografia.
Pablo Aluísio
segunda-feira, 10 de outubro de 2005
Elvis Presley - Almost in Love
Elvis Presley - Almost in Love
Cantor: Elvis Presley
Música: Almost in Love
Compositores: Luís Bonfa / R. Starr
Álbum: Almost in Love
Selo: RCA Camden
Data de Gravação: 11 de março de 1968
Produção: Billy Strange
Engenheiro de Som: Chuck Britz
Local de Gravação: Western Recorders, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Jerry Reed (guitarra), Chip Young (guitarra, violão), Bob Moore (baixo), Murrey "Buddy" Harman (bateria), Floyd Cramer (piano).
Comentários:
Essa foi a única música composta por um brasileiro a ser gravada por Elvis Presley em sua carreira. A honra coube ao compositor Luís Bonfa. Curiosamente a faixa ao estilo bossa nova foi gravada por Elvis para fazer parte da trilha sonora do filme "Live a Little, Love a Little", produção da MGM que procurava inovar um pouco a filmografia do cantor no cinema. Infelizmente a RCA não fez grande coisa pela música, não a divulgou e nem procurou trabalhar melhor em sua promoção nas rádios americanas. Até no Brasil ela passou em brancas nuvens. Apenas depois a empresa decidiu criar um álbum pelo selo RCA Camden, vendido a preço promocional, para encaixar a faixa. Com selo azul, geralmente pela metade do preço de um disco da RCA Victor, esse LP até que foi lançado no Brasil na época, mas circulou mesmo apenas nas mãos dos colecionadores, não criando qualquer impacto em termos de sucessos e hits na época. Uma pena, era material de qualidade, merecia melhor sorte e divulgação.
Pablo Aluísio.
Cantor: Elvis Presley
Música: Almost in Love
Compositores: Luís Bonfa / R. Starr
Álbum: Almost in Love
Selo: RCA Camden
Data de Gravação: 11 de março de 1968
Produção: Billy Strange
Engenheiro de Som: Chuck Britz
Local de Gravação: Western Recorders, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Jerry Reed (guitarra), Chip Young (guitarra, violão), Bob Moore (baixo), Murrey "Buddy" Harman (bateria), Floyd Cramer (piano).
Comentários:
Essa foi a única música composta por um brasileiro a ser gravada por Elvis Presley em sua carreira. A honra coube ao compositor Luís Bonfa. Curiosamente a faixa ao estilo bossa nova foi gravada por Elvis para fazer parte da trilha sonora do filme "Live a Little, Love a Little", produção da MGM que procurava inovar um pouco a filmografia do cantor no cinema. Infelizmente a RCA não fez grande coisa pela música, não a divulgou e nem procurou trabalhar melhor em sua promoção nas rádios americanas. Até no Brasil ela passou em brancas nuvens. Apenas depois a empresa decidiu criar um álbum pelo selo RCA Camden, vendido a preço promocional, para encaixar a faixa. Com selo azul, geralmente pela metade do preço de um disco da RCA Victor, esse LP até que foi lançado no Brasil na época, mas circulou mesmo apenas nas mãos dos colecionadores, não criando qualquer impacto em termos de sucessos e hits na época. Uma pena, era material de qualidade, merecia melhor sorte e divulgação.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Almost Always True
Elvis Presley - Almost Always True
Cantor: Elvis Presley
Música: Almost Always True
Compositores: Fred Wise / Ben Weisman
Álbum: Blue Hawaii
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 22 de março de 1962
Produção: Joseph Lilley / Hal Wallis
Engenheiro de Som: Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Hank Garland (guitarra), Scotty Moore (guitarra), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Bob Moore (baixo), D.J. Fontana (bateria), Bernie Mattinson (percussão), Hal Blaine (bateria), Dudley Brooks (piano), Floyd Cramer (piano), Homer "Boots" Randolph (sax), Alvino Rey (Steel Guitar), Bernie Lewis, Fred Tavares (Ukulele), The Jordanaires, The Surfers (vocais de apoio).
Comentários:
Durante anos e anos a trilha sonora do filme "Blue Hawaii" (Feitiço Havaiano, no Brasil) foi o LP mais vendido da carreira de Elvis Presley. Um grande sucesso comercial, tanto nas bilheterias, como nas lojas de discos. Na opinião do Coronel Parker esse havia sido o "projeto perfeito" da carreira de seu garoto. Eu particularmente não ouço muito esse disco. É algo muito, digamos, Hollywoodiano. E como tal envelheceu um pouco com o passar dos anos. As faixas cheias de arranjos havaianos, com instrumentos típicos das ilhas como o Ukulele e todos aqueles efeitos sonoros produzidos pela Steel Guitar funcionam melhor dentro do contexto do filme. Fora disso poucas músicas soam bem, como os clássicos românticos "Can't Help Falling in Love" e "No Moore". Outra exceção é justamente esse pop "Almost Always True". Bem gravada, contando com o excelente sax do mestre "Boots" Randolph, é uma das canções da trilha que valem a pena sempre ouvir. E nem precisa estar no clima do Havaí para gostar.
Pablo Aluísio.
Cantor: Elvis Presley
Música: Almost Always True
Compositores: Fred Wise / Ben Weisman
Álbum: Blue Hawaii
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 22 de março de 1962
Produção: Joseph Lilley / Hal Wallis
Engenheiro de Som: Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Hank Garland (guitarra), Scotty Moore (guitarra), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Bob Moore (baixo), D.J. Fontana (bateria), Bernie Mattinson (percussão), Hal Blaine (bateria), Dudley Brooks (piano), Floyd Cramer (piano), Homer "Boots" Randolph (sax), Alvino Rey (Steel Guitar), Bernie Lewis, Fred Tavares (Ukulele), The Jordanaires, The Surfers (vocais de apoio).
Comentários:
Durante anos e anos a trilha sonora do filme "Blue Hawaii" (Feitiço Havaiano, no Brasil) foi o LP mais vendido da carreira de Elvis Presley. Um grande sucesso comercial, tanto nas bilheterias, como nas lojas de discos. Na opinião do Coronel Parker esse havia sido o "projeto perfeito" da carreira de seu garoto. Eu particularmente não ouço muito esse disco. É algo muito, digamos, Hollywoodiano. E como tal envelheceu um pouco com o passar dos anos. As faixas cheias de arranjos havaianos, com instrumentos típicos das ilhas como o Ukulele e todos aqueles efeitos sonoros produzidos pela Steel Guitar funcionam melhor dentro do contexto do filme. Fora disso poucas músicas soam bem, como os clássicos românticos "Can't Help Falling in Love" e "No Moore". Outra exceção é justamente esse pop "Almost Always True". Bem gravada, contando com o excelente sax do mestre "Boots" Randolph, é uma das canções da trilha que valem a pena sempre ouvir. E nem precisa estar no clima do Havaí para gostar.
Pablo Aluísio.
domingo, 9 de outubro de 2005
Elvis Presley - Almost
Elvis Presley - Almost
Cantor: Elvis Presley
Música: Almost
Compositores: Kaye / Weisman
Álbum: Let's Be Friends
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 24 de outubro de 1968
Produção: Billy Strange
Engenheiro de Som: Eddie Brackett
Local de Gravação: United Artist Recorders, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Morton Marker (guitarra), Robert Gibbons (guitarra), Max Bennett (baixo), Frank Carlson (bateria), Don Randi (piano), The Mello Men (vocais de apoio).
Comentários:
Música pouco conhecida, até mesmo entre os fãs do cantor. É um autêntico momento obscuro dentro da discografia de Elvis Presley. Originalmente a canção foi gravada para a trilha sonora do filme "The Trouble With Girls" (Lindas Encrencas, as Garotas, no Brasil), mas ficou sem lançamento na época. Isso porque a RCA desistiu de lançar um disco com as canções desse filme. No máximo algumas poucas faixas seriam aproveitadas em singles e nada mais. Porém algum tempo depois a gravadora decidiu inclui-la no disco "Let's Be Friends" que reunia mesmo várias sobras de filmes de Hollywood. Pelo menos assim os fãs da época tiveram acesso a essa canção que não é grande coisa do ponto de vista artístico, embora como sempre Elvis tenha sido profissional dentro do estúdio, a cantando corretamente.
Pablo Aluísio.
Cantor: Elvis Presley
Música: Almost
Compositores: Kaye / Weisman
Álbum: Let's Be Friends
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 24 de outubro de 1968
Produção: Billy Strange
Engenheiro de Som: Eddie Brackett
Local de Gravação: United Artist Recorders, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Morton Marker (guitarra), Robert Gibbons (guitarra), Max Bennett (baixo), Frank Carlson (bateria), Don Randi (piano), The Mello Men (vocais de apoio).
Comentários:
Música pouco conhecida, até mesmo entre os fãs do cantor. É um autêntico momento obscuro dentro da discografia de Elvis Presley. Originalmente a canção foi gravada para a trilha sonora do filme "The Trouble With Girls" (Lindas Encrencas, as Garotas, no Brasil), mas ficou sem lançamento na época. Isso porque a RCA desistiu de lançar um disco com as canções desse filme. No máximo algumas poucas faixas seriam aproveitadas em singles e nada mais. Porém algum tempo depois a gravadora decidiu inclui-la no disco "Let's Be Friends" que reunia mesmo várias sobras de filmes de Hollywood. Pelo menos assim os fãs da época tiveram acesso a essa canção que não é grande coisa do ponto de vista artístico, embora como sempre Elvis tenha sido profissional dentro do estúdio, a cantando corretamente.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - All That I Am
Elvis Presley - All That I Am
Cantor: Elvis Presley
Música: All That I Am
Compositores: Tepper / Bennett
Álbum: Spinout
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 17 de fevereiro de 1966
Produção: George Stoll
Engenheiro de Som: Dave Weichman
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Tommy Tedesco (guitarra), Bob Moore (baixo), Murrey "Buddy" Harman (bateria), D.J. Fontana (bateria), Floyd Cramer (piano), Homer "Boots" Randolph (saxofone), The Jordanaires (vocais de apoio).
Comentários:
Música da trilha sonora do filme "Spinout" ("Minhas três Noivas", no Brasil). É uma balada romântica que Elvis canta entre bucólicas cabanas de praia para sua partner no filme. A cena ficou igualmente romântica. No geral é uma boa canção, que consegue se destacar até mesmo fora do contexto do filme. O curioso é que a voz de Elvis está bem destacada, na frente de sua banda, uma exigência do Coronel Parker para a RCA que irritou Elvis na época, uma vez que ele ficava furioso quando mexiam nas suas gravações, mesmo que fossem para filmes. Nesse aspecto concordo com o cantor, a música teria ficado melhor usando a antiga fórmula, onde a voz de Elvis surgia no mesmo volume que os demais instrumentos e músicos de apoio que o acompanhavam. Colocando muito na frente sempre fiquei com aquela sensação de artificialismo, como se Elvis cantasse sob um playback instrumental previamente gravado. Não era uma boa opção.
Pablo Aluísio.
Cantor: Elvis Presley
Música: All That I Am
Compositores: Tepper / Bennett
Álbum: Spinout
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 17 de fevereiro de 1966
Produção: George Stoll
Engenheiro de Som: Dave Weichman
Local de Gravação: Radio Recorders, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Hilmer J. "Tiny" Timbrell (guitarra), Tommy Tedesco (guitarra), Bob Moore (baixo), Murrey "Buddy" Harman (bateria), D.J. Fontana (bateria), Floyd Cramer (piano), Homer "Boots" Randolph (saxofone), The Jordanaires (vocais de apoio).
Comentários:
Música da trilha sonora do filme "Spinout" ("Minhas três Noivas", no Brasil). É uma balada romântica que Elvis canta entre bucólicas cabanas de praia para sua partner no filme. A cena ficou igualmente romântica. No geral é uma boa canção, que consegue se destacar até mesmo fora do contexto do filme. O curioso é que a voz de Elvis está bem destacada, na frente de sua banda, uma exigência do Coronel Parker para a RCA que irritou Elvis na época, uma vez que ele ficava furioso quando mexiam nas suas gravações, mesmo que fossem para filmes. Nesse aspecto concordo com o cantor, a música teria ficado melhor usando a antiga fórmula, onde a voz de Elvis surgia no mesmo volume que os demais instrumentos e músicos de apoio que o acompanhavam. Colocando muito na frente sempre fiquei com aquela sensação de artificialismo, como se Elvis cantasse sob um playback instrumental previamente gravado. Não era uma boa opção.
Pablo Aluísio.
sábado, 8 de outubro de 2005
Elvis Presley - All Shook Up
Elvis Presley - All Shook Up
Cantor: Elvis Presley
Música: All Shook Up
Compositores: Otis Blackwell - Elvis Presley
Álbum: Elvis Golden Records
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 12 de janeiro de 1957
Produção: Steve Sholes
Engenheiro de Som: Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, West Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais, violão), Scotty Moore (guitarra), Bill Black (baixo), DJ Fontana (bateria), Gordon Stoker (piano), The Jordanaires (vocais de apoio).
Comentários:
É um dos grandes sucessos da carreira de Elvis, lançado bem no meio de sua fase mais popular de rockstar, durante os anos 50. A primeira versão, que foi lançada em compacto simples em 1957, tinha uma sonoridade bem diferenciada, embora os arranjos lembrassem um pouco de "Heartbreak Hotel". Depois, ao longo dos anos, Elvis iria gravar outras versões diferentes, com arranjos mais soltos, mais leves. Nos discos ao vivo essas versões não iriam se destacar pelo cuidado técnico, porém as versões de 1969, no International Hotel de Las Vegas, são inegavelmente bem executadas, com muita energia.
A canção foi creditada a Otis Blackwell e Elvis Presley. Na verdade eles nunca sentaram juntos para compor a música. Conforme o próprio Elvis disse em entrevista, ele apenas teve a ideia inicial da letra, que segundo ele veio em um sonho. Depois Steve Sholes repassou o conceito para Blackwell que enfim construiu toda a música. O resultado ficou excelente, bem de acordo com o estilo vocal que Elvis usava na época, algo bem característico, o que levou um crítico de música de Nova Iorque a qualificar seu estilo de cantar como um "exercício criativo de como mastigar as palavras". Para finalizar vale relembrar que a primeira vez que o hit foi lançado em um álbum foi justamente no primeiro da série "Elvis Golden Records". Bem situado, já que esse foi realmente um sucesso dourado (premiado com disco de ouro) de sua fase inicial.
Pablo Aluísio.
Cantor: Elvis Presley
Música: All Shook Up
Compositores: Otis Blackwell - Elvis Presley
Álbum: Elvis Golden Records
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 12 de janeiro de 1957
Produção: Steve Sholes
Engenheiro de Som: Thorne Nogar
Local de Gravação: Radio Recorders, West Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais, violão), Scotty Moore (guitarra), Bill Black (baixo), DJ Fontana (bateria), Gordon Stoker (piano), The Jordanaires (vocais de apoio).
Comentários:
É um dos grandes sucessos da carreira de Elvis, lançado bem no meio de sua fase mais popular de rockstar, durante os anos 50. A primeira versão, que foi lançada em compacto simples em 1957, tinha uma sonoridade bem diferenciada, embora os arranjos lembrassem um pouco de "Heartbreak Hotel". Depois, ao longo dos anos, Elvis iria gravar outras versões diferentes, com arranjos mais soltos, mais leves. Nos discos ao vivo essas versões não iriam se destacar pelo cuidado técnico, porém as versões de 1969, no International Hotel de Las Vegas, são inegavelmente bem executadas, com muita energia.
A canção foi creditada a Otis Blackwell e Elvis Presley. Na verdade eles nunca sentaram juntos para compor a música. Conforme o próprio Elvis disse em entrevista, ele apenas teve a ideia inicial da letra, que segundo ele veio em um sonho. Depois Steve Sholes repassou o conceito para Blackwell que enfim construiu toda a música. O resultado ficou excelente, bem de acordo com o estilo vocal que Elvis usava na época, algo bem característico, o que levou um crítico de música de Nova Iorque a qualificar seu estilo de cantar como um "exercício criativo de como mastigar as palavras". Para finalizar vale relembrar que a primeira vez que o hit foi lançado em um álbum foi justamente no primeiro da série "Elvis Golden Records". Bem situado, já que esse foi realmente um sucesso dourado (premiado com disco de ouro) de sua fase inicial.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Girls, Girls, Girls, Outtakes
Esse "Girls, Girls, Girls" foi um filme sessão da tarde que Mr. Presley rodou nos anos 60. Tudo que já conhecemos bem, não precisando repetir palavras ao vento. A trilha sonora também é na média do que ele fazia naquela época. Sonoridade agradável, qualidade artística mediana. Uma boa novidade é assim ouvir o CD FTD Girls, Girls, Girls que traz muitos outtakes e takes alternativos dessa sessão. É ouvir o que ficou pelo chão de edição da RCA Victor - isso resumindo tudo em poucas palavras.
Uma das novidade vem da presença, pela primeira vez em disco, do medley "Dainty Little Moonbeams/Girls! Girls! Girls!". Pois é, você ouviu isso no filme, mas quando chegou a hora de ouvir a trilha oficial ficou a ver navios ou veleiros, sendo mais exato. É o momento em que Elvis dança um pouco na praia, com as garotinhas chinesas e um grupo de bailarinas de verão. Clambake!
Uma das coisas que me irritaram nesse CD, mesmo ele trazendo algumas preciosidades sonoras, foi o sumiço de versões alternativas da música que deu título ao filme! A impressão é que nada sobreviveu, o que é bem trágico, já que a faixa é a melhor coisa da trilha. Ao invés disso encaixaram os takes 8 e 10 de "I Don't Wanna Be Tied". Praticamente perfeita, idêntica ao disco oficial, com apenas uma diferença crucial: sumiram com a ótima introdução percussiva desse take! Qual é a razão? Nunca saberemos! Pena. É um embalo daqueles, ótimo se tivesse se mantido no LP. Infelizmente não pensaram dessa maneira e editaram a gravação original. Pena! Pelo menos o final blues foi mantido.
Outra curiosidade é a capela de Elvis e seu grupo na vocalização de "Thanks To The Rolling Sea". Nesse take você não ouve o acompanhamento instrumental, nem a banda, apenas as vozes de Elvis e cia. E não é que a coisa funciona muito bem! Para falar a verdade a música ganhou uma grandiosidade que não tinha na versão original. O único instrumento que usaram foi um solitário violão ao fundo, sendo devidamente esmagado pelo poderia vocal de Elvis e seus músicos. Ficou muito bom! Quem diria...
Pablo Aluísio.
Uma das novidade vem da presença, pela primeira vez em disco, do medley "Dainty Little Moonbeams/Girls! Girls! Girls!". Pois é, você ouviu isso no filme, mas quando chegou a hora de ouvir a trilha oficial ficou a ver navios ou veleiros, sendo mais exato. É o momento em que Elvis dança um pouco na praia, com as garotinhas chinesas e um grupo de bailarinas de verão. Clambake!
Uma das coisas que me irritaram nesse CD, mesmo ele trazendo algumas preciosidades sonoras, foi o sumiço de versões alternativas da música que deu título ao filme! A impressão é que nada sobreviveu, o que é bem trágico, já que a faixa é a melhor coisa da trilha. Ao invés disso encaixaram os takes 8 e 10 de "I Don't Wanna Be Tied". Praticamente perfeita, idêntica ao disco oficial, com apenas uma diferença crucial: sumiram com a ótima introdução percussiva desse take! Qual é a razão? Nunca saberemos! Pena. É um embalo daqueles, ótimo se tivesse se mantido no LP. Infelizmente não pensaram dessa maneira e editaram a gravação original. Pena! Pelo menos o final blues foi mantido.
Outra curiosidade é a capela de Elvis e seu grupo na vocalização de "Thanks To The Rolling Sea". Nesse take você não ouve o acompanhamento instrumental, nem a banda, apenas as vozes de Elvis e cia. E não é que a coisa funciona muito bem! Para falar a verdade a música ganhou uma grandiosidade que não tinha na versão original. O único instrumento que usaram foi um solitário violão ao fundo, sendo devidamente esmagado pelo poderia vocal de Elvis e seus músicos. Ficou muito bom! Quem diria...
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 7 de outubro de 2005
Elvis Presley - All I Needed Was The Rain
Cantor: Elvis Presley
Música: All I Needed Was The Rain
Compositores: Ben Weisman / Sid Wayne
Álbum: Elvis Singing Flaming Star and Others
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 1 de outubro de 1967
Produção: Jeff Alexander
Engenheiro de Som: Al Pachucki
Local de Gravação: M.G.M. Studios, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Chip Young (guitarra), Bob Moore (baixo), Murrey "Buddy" Harman (bateria), D.J. Fontana (bateria), Floyd Cramer (piano), Charlie McCoy (gaita), Gordon Terry (violino), The Jordanaires (vocais de apoio).
Comentários:
Música que fez parte da trilha sonora do filme "Stay Away, Joe" (Joe é Muito Vivo, no Brasil). É a tal coisa, por essa época as trilhas de Elvis já não vendiam bem e nem a gravadora RCA tinha muito interesse nelas. Todos que faziam parte da direção da carreira de Elvis já sabiam que deveria haver mudanças em sua carreira, deixando Hollywood para trás para voltar a ser apenas um bom cantor, fazendo shows pela América. Os estúdios de cinema de uma maneira em geral só ofereciam roteiros fracos para Elvis, meros pretextos para que ele saísse cantando entre uma cena e outra. Nada muito relevante do ponto de vista artístico.
Esse "Stay Away, Joe" foi um dos mais fracos da fase final de Elvis em Hollywood. Filme confuso, com Elvis interpretando um mestiço mulherengo que quando não estava cantando, estava brigando com alguém ou rolando na lama com sua moto. A cena final inclusive lembrava comédias do tipo pastelão, com uma velha casa caindo aos pedaços. Nada memorável, obviamente. Curiosamente "All I Needed Was The Rain" tinha até algum valor musical. Era uma boa canção, com toque de blues, só que composta pela dupla Ben Weisman e Sid Wayne, campeões no quesito quantidade de temas feitos para os filmes de Elvis. Na cena do filme Elvis a apresentava no meio de uma chuva torrencial, enquanto se lamentava. Ficou até divertida e interessante a cena, por incrível que pareça!
Pablo Aluísio.
Música: All I Needed Was The Rain
Compositores: Ben Weisman / Sid Wayne
Álbum: Elvis Singing Flaming Star and Others
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: 1 de outubro de 1967
Produção: Jeff Alexander
Engenheiro de Som: Al Pachucki
Local de Gravação: M.G.M. Studios, Hollywood, California
Músicos: Elvis Presley (vocais), Scotty Moore (guitarra), Chip Young (guitarra), Bob Moore (baixo), Murrey "Buddy" Harman (bateria), D.J. Fontana (bateria), Floyd Cramer (piano), Charlie McCoy (gaita), Gordon Terry (violino), The Jordanaires (vocais de apoio).
Comentários:
Música que fez parte da trilha sonora do filme "Stay Away, Joe" (Joe é Muito Vivo, no Brasil). É a tal coisa, por essa época as trilhas de Elvis já não vendiam bem e nem a gravadora RCA tinha muito interesse nelas. Todos que faziam parte da direção da carreira de Elvis já sabiam que deveria haver mudanças em sua carreira, deixando Hollywood para trás para voltar a ser apenas um bom cantor, fazendo shows pela América. Os estúdios de cinema de uma maneira em geral só ofereciam roteiros fracos para Elvis, meros pretextos para que ele saísse cantando entre uma cena e outra. Nada muito relevante do ponto de vista artístico.
Esse "Stay Away, Joe" foi um dos mais fracos da fase final de Elvis em Hollywood. Filme confuso, com Elvis interpretando um mestiço mulherengo que quando não estava cantando, estava brigando com alguém ou rolando na lama com sua moto. A cena final inclusive lembrava comédias do tipo pastelão, com uma velha casa caindo aos pedaços. Nada memorável, obviamente. Curiosamente "All I Needed Was The Rain" tinha até algum valor musical. Era uma boa canção, com toque de blues, só que composta pela dupla Ben Weisman e Sid Wayne, campeões no quesito quantidade de temas feitos para os filmes de Elvis. Na cena do filme Elvis a apresentava no meio de uma chuva torrencial, enquanto se lamentava. Ficou até divertida e interessante a cena, por incrível que pareça!
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Allá En El Rancho Grande
Elvis Presley - Allá En El Rancho Grande
Cantor: Elvis Presley
Música: Allá En El Rancho Grande
Compositores: Ramos / Urange / Del Moral
Álbum: The Essential '70s Masters - A Walk a Mile in My Shoes
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: Junho de 1970
Produção: Felton Jarvis
Local de Gravação: RCA Studio B, Nashville
Músicos: Elvis Presley (vocais e violão) / James Burton (guitarra) / Ronnie Tutt (bateria) / Chip Young (guitarra) / Bob Lanning (bateria) / Charlie Hodge (violão e voz) / Glen Hardin (piano)
Comentários:
Na verdade é apenas um ensaio divertido cantado por Elvis para aquecer sua banda. Em nenhum momento Elvis a leva à sério, como se estivesse preocupado em gravar a canção de forma oficial. Não, nada disso, tanto que a RCA Victor jamais pensou em lançar esse registro em algum álbum do cantor. Só após sua morte, quando a gravadora começou a colocar no mercado centenas e centenas de takes alternativos, foi que esse registro foi finalmente resgatado do arquivo empoeirado por onde ficou décadas esquecido.
É uma música original mexicana, lançada nos distantes anos 1920. A música se enquadra em um ritmo popular do México conhecido como ranchera ou rancheria. Música rural, própria para os cantores errantes das terras áridas, conhecidos como mariachis; Poderia até ter feito da trilha sonora de "O Seresteiro de Acapulco", mas não. Como escrevi é apenas mesmo um ensaio sem nenhum compromisso, a não ser a pura diversão de Elvis e seus músicos em estúdio.
Pablo Aluísio.
Cantor: Elvis Presley
Música: Allá En El Rancho Grande
Compositores: Ramos / Urange / Del Moral
Álbum: The Essential '70s Masters - A Walk a Mile in My Shoes
Selo: RCA Victor
Data de Gravação: Junho de 1970
Produção: Felton Jarvis
Local de Gravação: RCA Studio B, Nashville
Músicos: Elvis Presley (vocais e violão) / James Burton (guitarra) / Ronnie Tutt (bateria) / Chip Young (guitarra) / Bob Lanning (bateria) / Charlie Hodge (violão e voz) / Glen Hardin (piano)
Comentários:
Na verdade é apenas um ensaio divertido cantado por Elvis para aquecer sua banda. Em nenhum momento Elvis a leva à sério, como se estivesse preocupado em gravar a canção de forma oficial. Não, nada disso, tanto que a RCA Victor jamais pensou em lançar esse registro em algum álbum do cantor. Só após sua morte, quando a gravadora começou a colocar no mercado centenas e centenas de takes alternativos, foi que esse registro foi finalmente resgatado do arquivo empoeirado por onde ficou décadas esquecido.
É uma música original mexicana, lançada nos distantes anos 1920. A música se enquadra em um ritmo popular do México conhecido como ranchera ou rancheria. Música rural, própria para os cantores errantes das terras áridas, conhecidos como mariachis; Poderia até ter feito da trilha sonora de "O Seresteiro de Acapulco", mas não. Como escrevi é apenas mesmo um ensaio sem nenhum compromisso, a não ser a pura diversão de Elvis e seus músicos em estúdio.
Pablo Aluísio.
Assinar:
Postagens (Atom)