quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O Homem Urso

Título no Brasil: O Homem Urso
Título Original: Grizzly Man
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Lions Gate Films, Discovery Docs
Direção: Werner Herzog
Roteiro: Werner Herzog
Elenco: Timothy Treadwell, Amie Huguenard, Werner Herzog

Sinopse:
Documentário que procura seguir os passos do ambientalista Timothy Treadwell, que ficou conhecido por causa de suas imagens capturadas em uma reserva natural do Alasca, onde filmou ursos selvagens em seu próprio habitat. Interagindo perigosamente com os animais ele resolve realizar aquela que seria sua última expedição ao lado da namorada Amie Huguenard. O destino porém reservava um trágico final para ambos. Filme vencedor do Sundance Film Festival na categoria de Melhor Direção. Também vencedor do prêmio National Society of Film Critics Awards na categoria de Melhor Documentário.

Comentários:
Há bastante tempo estava para assistir esse documentário dirigido pelo cineasta Werner Herzog. Obviamente já o conhecia bastante de nome, até porque o filme foi muito comentado em seu lançamento, ganhando vários prêmios importantes pelos festivais mundo afora. A história é bem triste e ao mesmo tempo esclarecedora. Herzog se utilizou das imagens feitas pelo próprio Timothy Treadwell, um sujeito cheio de boas intenções que se equivocou bastante ao atravessar uma linha que separa o nosso mundo dos ursos pardos do Alasca. Lamento pelo seu trágico fim, mas a realidade do mundo é que devemos respeitar a natureza. Com um olhar inocente e fora da realidade, ele rompeu todos os limites que deveria ter respeitado. O próprio Herzog deixa isso claro mais de uma vez em sua narração em off (excelente por sinal). Não basta ter uma visão romântica e ecologicamente pueril do reino animal, deve-se entender que o mundo natural é regido por leis que independem da vontade humana. 

Quando Timothy Treadwell, cheio de si mesmo, se auto proclamou defensor único da natureza, das raposas e dos ursos, indo contra as leis de proteção ambiental (dentre elas uma que determinava ser proibido chegar a menos de 100 metros dos ursos selvagens) ele se colocou imediatamente em risco e por tabela também os próprios animais que dizia defender. O desfecho é horripilante, mas Herzog resolveu deixar de fora do documentário o áudio real do ataque que colocou fim na trajetória de Timothy Treadwell. Ao invés de colocar o som no filme ele decidiu tomar o depoimento do médico legista. Depois, quando finalmente teve acesso ao áudio pela primeira vez, se limitou a dizer o que ouviu, se negando a utilizar o material em seu filme. Fez bem. Para os curiosos é bom ressaltar que Youtube existe um trecho supostamente verdadeiro, com pouco mais de um minuto que realmente impressiona pela ferocidade do que ouvimos. No mais, tirando a tragédia de lado, o que temos também são belas imagens dessas feras, predadores perfeitos de uma natureza que não clama por defensores, mas sim por respeito e limites bem definidos.

Pablo Aluísio.

2 comentários: