quarta-feira, 2 de abril de 2008

Arquivos de Cinema - Edição 2

Biografia expõe o lado homossexual de famoso ator da era clássica de Hollywood - Muitos atores e galãs da Hollywood clássica viveram no armário. O caso mais famoso foi o do ator Rock Hudson que só reconheceu que era gay em seus últimos dias, quando já estava próximo da morte. Uma biografia lançada nos Estados Unidos chamada "Double Exposure" também revela a vida oculta de outro ator famoso de Hollywood por baixo dos holofotes. O biografado é Roddy McDowall. Ele foi famoso mais ou menos na mesma época que Rock Hudson, mas ao contrário dele se recusou a participar de uma farsa, de um casamento de fachada para evitar que sua fama de gay se espalhasse pelas revistas de fofoca da época. Um colunista social famoso de Hollywood diria depois que a revelação de que ele era gay havia surpreendido muita gente, menos quem era da comunidade em Hollywood.


Em Hollywood todos sabiam que o ator era gay. Ele tinha uma casa na praia de Malibu que era muito frequentada por astros e estrelas. Paul Newman, Elizabeth Taylor e o próprio Rock Hudson viviam na casa de Roddy McDowall. O livro sugere que ele sofreu muito menos pressão do que Rock, por exemplo, que era galã e tinha que manter as aparências para o público feminino. Roddy McDowall era mais o tipo de bom ator em que sua homossexualidade não iria fazer grande diferença. O importante no caso dele era mesmo interpretar bem seus personagens no cinema. E ele teria sido namorado de Sal Mineo, do filme Juventude Transviada. O jovem Mineo acabaria tendo uma morte trágica. Levado à fama ao atuar ao lado de James Dean (que era bissexual) ele acabaria sendo morto por um garoto de programa em frente à sua casa em Hollywood. A morte de Mineo teria abalado muito Roddy que a partir de determinado momento teria tomado maiores precauções sobre sua própria vida. Por fim o livro levanta questões sobre a morte do ator. Ele teria morrido de AIDS como Rock Hudson? Não se sabe ao certo pois ele teria tomado todas as providências para que sua vida privada fosse respeitada ao máximo antes de morrer.

Novo filme sobre a imperatriz Sissi é destaque em Cannes! A vida da imperatriz Sissi foi tema de filmes de grande sucesso no passado. Agora essa nobre da corte de Viena ganha uma nova versão, mais realista, mais de acordo com a história que realmente aconteceu. O nome desse novo filme é "Corsage" e é um dos destaques cinematográficos do Festival de Cannes desse ano. Mas o que os fãs dos filmes clássicos podem esperar de diferente? O diretor Marie Kreutzer disse em entrevista que a intenção é mostrar o lado humano da imperatriz. Ele tem plena consciência do mito que existe em torno de Sissi, mas ao mesmo tempo ele pergunta a si mesmo qual seria o limite que separa a realidade histórica do mito romântico que foi criado em torno dessa famosa imperatriz austríaca? Esse foi o grande desafio a ser superado pelo roteiro dessa nova produção. Para isso o roteiro contou com uma equipe de historiadores especialista no período em que Sissi viveu. Os contornos mais dramáticos de sua vida também estão no filme como o casamento, quase sempre infeliz e problemático, seus problemas com comida (ela não admitia jamais engordar) e seu trágico final quando foi assassinada no meio da rua, sem nem ao menos saber o que realmente estava acontecendo. A atriz Vicky Krieps ficou com a complicada tarefa de interpretar Sissi nessa nova versão. Segundo ela foi um desafio e tanto pois os cinéfilos ainda lembram muito do trabalho que a atriz Romy Schneider realizou no passado. Sobre isso Vicky afirmou em entrevista: "Eu jamais vou tentar superar o trabalho de Romy Schneider. Ela foi maravilhosa, só que esse novo filme tem uma proposta bem diferente. Não é um filme romântico, mas sim realista, historicamente correto. Espero que todos venham a gostar desse novo filme!" - Concluiu a atriz.

Chamas da Vingança: Remake dos anos 80 se torna sucesso de bilheteria nos Estados Unidos - Entre as maiores bilheterias dos Estados Unidos se destaca um filme de suspense e terror que nada mais é do que um remake de um filme dos anos 80. Estou falando de "Chamas da Vingança". Quem curtia locadoras de vídeo naquela década certamente vai lembrar do filme original, muito presente nas locadoras de vídeos VHS, onde era uma das fitas-poeira mais conhecidas do público cinéfilo naqueles tempos. Pois agora temos um remake desse filme. O roteiro é basicamente o mesmo do primeiro filme, afinal ambos os roteiros foram escritos baseados em uma fonte única. Trata´se do livro escrito por Stephen King. Nunca foi um dos preferidos do autor, mas curiosamente acabou ganhando sua segunda versão para o cinema. No piromaníaco enredo uma jovem tenta descobrir como ela misteriosamente adquiriu o poder de incendiar as coisas com sua mente! Essa nova versão é dirigida por Keith Thomas e traz em seu elenco Zac Efron, Ryan Kiera Armstrong e Sydney Lemmon. Atualmente o filme ocupa a quarta posição na lista das maiores bilheterias americanas. Um sucesso inesperado.

Tom Cruise chega em Cannes! Sem namorada, divorciado 3 vezes, ator diz que não pretende se casar novamente! Tom Cruise chegou em Cannes para divulgar seu novo filme, a sequência de seu sucesso nos anos 80 "Top Gun". O que chamou a atenção da imprensa foi que o ator chegou sozinho ao evento. Apesar dos olhares trocados com sua colega de profissão Jennifer Connelly, ele negou qualquer relacionamento amoroso recente. Tom Cruise se declarou "sem namorada no momento, mas bem feliz na carreira!"Perguntado se ele iria se casar novamente, Tom Cruise que é divorciado 3 vezes, disse que não pretendia mais se casar. Ele declarou: "Nunca diga nunca, mas eu nesse momento da minha vida não penso em me casar novamente! Estou feliz assim, até mesmo sem namorada! Quero curtir mais meus filmes, focar na minha profissão! É o que mais me interessa no momento!" O ator foi casado 3 vezes, curiosamente com 3 atrizes. Seu primeiro casamento foi com a atriz Mimi Rogers nos anos 80. Ela era bem mais velha do que ele e não aguentou os ciúmes de ter um marido galã, no auge da carreira e do assédio das mulheres. Depois de algum tempo Tom Cruise se casou novamente com a atriz Nicole Kidman. Foi seu casamento mais duradouro, de 1990 a 2001. O casamento acabou de forma surpreendente poucos dias antes da esposa ter direito a metade da fortuna do astro. Por fim ele se casou com a atriz Katie Holmes em 2006. Em 2012 o casamento chegou ao fim. Segundo algumas fontes o problema teria sido a religão do ator, a Cientologia. Ele queria que a esposa entrasse na religião e ela recusou. Também não queria que a filha se batizasse nesa crença. Com isso o casamento azedou de vez e chegou ao seu final. Desde então Cruise segue sua vida, sem nenhum envolvimento amoroso sério pela frente.

Sonic 2: Baseado em games, franquia no cinema mostra força, se tornando um sucesso de bilheteria Em termos comerciais a franquia do personagem Sonic dos games já deu certo. Essa é a percepção dos produtores em Hollywood. O segundo filme, lançado há 2 semanas, não perdeu fôlego nas bilheterias, sempre presente no top 5 das maiores bilheterias do cinema na atualidade. De certa maneira os filmes da marca Sonic romperam a velha maldição de que filmes baseados em games não dariam certo, sendo que muitos deles se tornaram grandes fracassos de bilheteria. Lançado sem muita pompa, o segundo filme da franquia Sonic 2 acaba de romper os 350 milhões de dólares em bilheteria nos cinemas pelo mundo afora e parece não perder terreno para seus concorrentes. Mostra que o setor do cinema americano produzido para crianças e adolescentes é realmente uma mina de ouro Esse segundo filme dirigido por Jeff Fowler ainda contou em seu elenco com o comediante Jim Carrey, mas apesar dos bons números nos cinemas, ele já avisou que não seguirá em frente na franquia. Aliás ele decidiu abandonar a carreira no cinema. Carrey decidiu que vai se aposentar do cinema. Em entrevista ele deixou claro que a decisão está tomada e que não voltará atrás

Pablo Aluísio.

Um comentário: