quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Conan, o Bárbaro

Título no Brasil: Conan, o Bárbaro
Título Original: Conan the Barbarian
Ano de Lançamento: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Dino De Laurentiis Company
Direção: John Milius
Roteiro: John Milius
Elenco: Arnold Schwarzenegger, James Earl Jones, Max von Sydow

Sinopse:
Quando criança, Conan (Arnold Schwarzenegger) viu seus pais serem mortos por uma horda de violentos guerreiros. Levado como escravo ele consegue sobreviver e agora, adulto e com enorme força, está pronto para vingar a morte deles e enfrentar um estranho culto que venera justamente o assassino de seus pais no passado. 

Comentários:
Depois de muitos anos revi esse clássico do cinema brucutu dos anos 80. Olha, o filme sobreviveu bem ao tempo. O diretor John Milius tinha fama de doido entre os produtores de Hollywood, mas sabia muito bem o que estava fazendo. Ele fez um filme sem excessos, sem exageros, na medida certa para o personagem dos quadrinhos e da literatura pulp dos anos 30. Sabia que Arnold Schwarzenegger não era um ator, mas uma montanha de músculos, então deu a ele o mínimo de diálogos para falar em cena. E como o austríaco estava no auge de sua forma física na época, ele realmente não precisava atuar em nada, apenas mostrar seu físico de brutamontes. Até os vilões são bacanas. James Earl Jones e Max von Sydow estão no filme para lhe dar prestígio, o que funcionou muito bem. Enfim, é o filme definitivo desse personagem. Nada melhor do que isso foi feito antes ou depois sobre esse bárbaro selvagem. 
 
Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Esse heroi não nunca me deu vontade de assistir, apesar de reconhecer a sua importância para e divulgação de heroisda segunda e terceira prateleira.

    ResponderExcluir
  2. Hoje Conan é muito popular nos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  3. Sim Pablo, Conan é muito popular nas HQs há muitos anos. No Brasil há muito fãs de seus gibis e graphic novels. Mas não é um personagem que eu acompanhe. Revi esse filme não faz muito tempo; achei o sólido, mas não me agradou tanto talvez por não gostar muito do gênero espada e feitiçaria.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, para gostar do Conan, tem que ter como pré requisito gostar de Espada e Feitiçaria. Não tem jeito!

    ResponderExcluir