quinta-feira, 30 de abril de 2020

Chicago PD - Quinta Temporada

Chicago PD - Quinta Temporada
Então chegamos na quinta temporada da série Chicago PD. Não deixa de ser irônico o fato de que esse programa nasceu como um spin-off de "Chicago Fire". A primeira vez que vi o personagem do sargento Hank Voight (Jason Beghe) foi nessa primeira série de bombeiros (que eu também acompanhava). E o mais interessante é que Voight não era um cara bonzinho quando surgiu. Pelo contrário, ele era um policial corrupto, com fama de assassino, que chantageava um dos protagonistas. O tempo passou, "Chicago PD" é um sucesso na TV e uma terceira série dos mesmos produtores, chamada "Chicago Med" também está fazendo sucesso. Essas séries sobre Chicago fazem bons índices de audiência por uma razão até bem simples. Bastava a audiência dos moradores de Chicago para que a série bancasse seus custos de produção, afinal estamos falando de uma das maiores metrópoles dos Estados Unidos. Quem sabe um dia Nova Iorque e Los Angeles venham a copiar a mesma fórmula. Então vamos agora tecer comentários sobre os episódios dessa temporada. As resenhas serão incorporadas ao longo do tempo, enquanto vou assistindo a eles.

Chicago PD 5.01 - Reform
Como o próprio título do episódio insinua, temos aqui várias mudanças, várias reformas no começo dessa quinta temporada, mas sem também mudar o time que está vencendo. A primeira cena tem um elemento de humor involuntário. Hank Voight (Jason Beghe) fazendo análise, contando seus mais íntimos pensamentos? Logo ele? Soou divertido na minha visão. Ele lamenta a saída de Erin Lindsay da polícia de Chicago. Afinal havia um sentimento de pai para filha envolvido em tudo. A atriz Sophia Bush decidiu deixar o programa para seguir por outros caminhos. Os fãs da série obviamente também lamentaram sua saída, afinal era uma das personagens principais. Porém em série isso quase sempre acontece mesmo. Depois disso começa o episódio propriamente dito. Os policiais perseguem uma dupla de membros de gangue. A coisa foge do controle. Um tiro é disparada e uma garotinha negra que estava em uma creche clandestina ali perto morre. Quem teria dado o tiro que a matou? Depois da perícia vem a grande surpresa. O projetil saiu da pistola do policial Jay Halstead (Jesse Lee Soffer). Claro, ele fica arrasado com o incidente. Porém esse nem é o seu maior problema. Um policial corrupto, agora indicado como auditor do departamento e um vereador envolvido com membros de quadrilhas, também querem sua cabeça. Bom episódio que inclusive toca em um assunto delicado, a da tensão racial existente entre moradores negros da periferia de Chicago e a abortagem de policiais brancos em sua vizinhança. Uma dinamite sempre pronta a explodir. / Chicago PD 5.01 - Reform (Estados Unidos, 2017) Direção: Eriq La Salle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco:  Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer,Tracy Spiridakos.

Chicago PD 5.02 - The Thing About Heroes
Uma van parada em um festival popular, de rua, logo chama a atenção da polícia. E realmente as suspeitas logo se mostram verdadeiras. A van explode, dois civis são mortos na explosão e apenas um dos terroristas é capturado. O pior de tudo para a equipe de Hank Voight vem depois, pois eles descobrem que um policial de Chicago chamado Frank Toma estaria envolvido. Esse tira tem origem muçulmana, mas até aquele momento ninguém poderia desconfiar que ele seria um jihadista radical, envolvido dentro de uma célula terrorista em Chicago. Assim passa a ser crucial prender ele de todas as formas, até mesmo para evitar que um novo atentado terrorista seja cometido. / Chicago PD 5.02 - The Thing About Heroes (Estados Unidos, 2017) Direção: Rohn Schmidt / Roteiro:  Michael Brandt, Derek Haas / Elenco:  Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer.

Chicago PD 5.03 - Promise
Uma jovem latina é morta. Seu corpo é encontrado com sinais de grande brutalidade. No começo a equipe de Hank Voight pensa se tratar do caso de mais uma "mula", imigrantes ilegais que engolem pacotes de drogas para trazer ilegalmente para os Estados Unidos. Porém com o avanço das investigações eles descobrem um motorista que teria dado carona para a vítima. Ele trabalhava na mesma empres em que ela. Havia sinais de assédio sexual entre eles. As peças começam a se encaixar, porém sem provas fortes de que ele teria sido mesmo o assassino. Diante disso o que fazer? Se conformar com os fatos, deixando o sujeito sair livre ou tentar fazer justiça pelas próprias mãos? Assista ao episódio e descubra o seu final. / Chicago PD 5.03 - Promise (Estados Unidos, 2017) Direção: John Whitesell / Roteiro: Derek Haas  / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffe.

Chicago PD 5.04 - Snitch  
Infiltrar um policial no meio de uma quadrilha de traficantes sempre é uma operação complicada que pode gerar efeitos colaterais. Que o diga Adam Ruzek (Patrick John Flueger). Ele se infiltra em uma dessas gangs, mas seu disfarce é descoberto. O jovem negro que o apresentou ao chefe do tráfico é morto e Adam acaba se sentindo culpado. Pior do que isso, a única testemunha do crime é filho de seu parceiro no QG do grupo de inteligência da polícia de Chicago comandado por Hank Voight (Jason Beghe). O nome do episódio em inglês "Snitch" é uma gíria que significa dedo-duro, X9, cagueta, aquele que entrega outros membros da quadrilha. / Chicago PD 5.04 - Snitch (Estados Unidos, 2017) Direção: Terry Miller / Roteiro: Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer, Patrick John Flueger.

Chicago PD 5.05 - Home
Existe algum crime tão terrível como o tráfico de crianças? Esse é o tema desse episódio. Durante uma batida contra traficantes de meta, a equipe de Hank Voight descobre um cativeira onde estão 3 menores, sendo que dois deles já estão mortos. O que teria acontecido? As investigações acabam levando a uma quadrilha que literalmente leiloa crianças pela deep web, o esgoto completo da internet. Essas crianças, muitas delas imigrantes ilegais nos Estados Unidos, são vendidas pela net. Quem der o lance maior, leva. É ótima a cena em que Hank parte para cima de um dos criminosos que decide usar uma menina como "escudo humano". Ali vemos o verdadeiro Voight, sem máscaras. / Chicago PD 5.05 - Home (Estados Unidos, 2017) Direção: Eriq La Salle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer.

Chicago PD 5.06 - Fallen  
Nem sempre a verdade é algo necessário. Esse episódio mostra a morte de um policial do setor de narcóticos. Ele vinha na cola de um traficante que inclusive esteve envolvido na morte da família de um advogado de Chicago. Quando ele é morto, as pistas levam imediatamente a esse traficante, só que nem sempre a verdade é tão óbvia. Esse episódio é muito interessante porque mostra como Hank pode manipular a verdade de uma investigação por um bem maior. O traficante no final das contas pode nem estar envolvido na morte do policial, mas prendê-lo se torna algo preciso, por causa de seu histórico de crimes. Além disso o policial, embora não fosse um exemplo em vida, pois traía a esposa e vivia devendo em mesas de jogos e apostas, poderia vir a se tornar um exemplo e um herói fardado para a cidade. Além disso seus filhos precisam da pensão do pai falecido. Hank coloca todas essas questões na balança e decide que não, a verdade nem sempre é o melhor caminho. Ótimo episódio. Tem um subtexto muito profundo se o espectador for pensar bem. / Chicago PD 5.06 - Fallen (Estados Unidos, 2017) Direção: Nick Gomez / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer.

Chicago PD 5.07 - Care Under Fire
Existe crime mais hediondo de que o sequestro de uma criança indefesa e inocente? Pensando bem, poucos crimes são piores do que esse. E é justamente isso que Hank Voight e sua equipe precisam lidar nesse episódio. Uma criança é sequestrada. Através de um informante de rua, os policiais descobrem que um veterano do exército pode estar envolvido. Jay, que foi do grupo Rangers, então é usado como isca. Ele é infiltrado, conhece o suspeito, a irmã dele (uma boa pessoa) e tudo se confirma. Realmente veteranos se uniram para sequestrar o menino. Algo repugnante e repulsivo. Muito bom episódio. A vida depois da guerra pode ser pior do que muitos podem pensar. / Chicago PD - Distrito 21 5.07 - Care Under Fire (Estados Unidos, 2017) Direção: Lily Mariye / Roteiro: Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer.

Chicago PD 5.08 - Politics
Hank Voight começa o episódio confraternizando em um jantar bancado por um político de direita. Um sujeito que valoriza o trabalho da polícia. Mas eis que logo no dia seguinte esse mesmo deputado é encontrado em um quarto, ao lado de uma prostituta ucraniana que acabou de levar um tiro na cabeça. E agora? Conforme as investigações avançam a equipe de Voight descobre que há muito mais podre por baixo do tapete. O caso envolve traficantes de pessoas, criminosos que trazem garotas bonitas da Ucrânia para trabalharem como garotas de programa. Eles ficam com o passaporte delas, manda que as jovens droguem seus clientes (o velho golpe do "Boa Noite Cinderella") e roubem seus cartões de crédito. Jogo sujo envolvendo estelionato, roubo e prostituição. Barra pesada mesmo. Bom episódio que mostra um lado real do mundo do crime no mundo todo. / Chicago PD 5.08 - Politics (Estados Unidos, 2017) Direção: Mark Tinker / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer.

Chicago PD 5.09 - Monster  
A filha de um juiz sofre uma overdose de oxicodona. O juiz é um velho conhecido de Hank Voight pois no passado ambos trabalharam juntos. As investigações acabam levando a um barman, depois ao dono desse mesmo bar e a um primo dele, um médico que usava sua profissão para ganhar dinheiro, vendendo receitas falsas para viciados em geral. Só que Hank Voight também percebe que está sendo armado uma arapuca para cima dele. Durante uma batida em um apartamento de um dos envolvidos, é encontrado uma grana alta dentro de uma caixa de sapato. Hank pega o dinheiro e enfia no bolso. Claro, isso o torna um alvo de seus inimigos. O problema é que o policial Adam Ruzek está ali, pegando provas contra Hank. A cena final desse episódio é ótima, quando Hank encontra Rezek em um lugar distante e escuro, ideal para providenciar uma execução de última hora! Será que ele vai enfiar uma bala na cabeça do Rezek? Só saberemos a verdade no próximo episódio, meus caros... / Chicago PD 5.09 - Monster (Estados Unidos, 2017) Direção: Valerie Weiss / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.10 - Rabbit Hole 
Uma agente disfarçada do DEA é morta perto de uma boate em Chicago. O agente Jay é quem a socorre. Ele também estava na boate, se envolvendo com uma mulher chamada Camilla. O problema é que ela na verdade é uma traficante de drogas, com envolvimento no assassinato da agente. Um problemão para Jay. Voight decide manter ele no caso, já que conhece todo mundo por ali, passa a trabalhar como infiltrado para chegar nos executores e mandantes do crime. E esse não é o único problema para o sargento. Ele precisa "dar uma volta" em Woods que quer acusá-lo de ter ficado com uma grana que foi encontrada em uma cena de crime. E Voight realmente se dá bem, deixando Woods a ver navios. Experiência das ruas é tudo! / Chicago PD 5.10 - Rabbit Hole (Estados Unidos, 2017) Direção: Carl Seaton / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.11 - Confidential
As coias começam meio por acaso. Uma informante diz que tem uma amiga. Essa amiga tem um namorado. E esse namorado matou uma mulher e jogou seu corpo perto de uma fábrica. Ela passa essas informações por medo de ser presa, pois foi encontrada com algumas doses de heroína. Os policiais vão atrás e descobrem que há mesmo o corpo de uma mulher jogado em um terreno baldio perto de uma fábrica desativada de Chicago. E a partir desse crime uma rede de prostituição é descoberta, envolvendo inclusive pessoas que deveriam proteger essas garotas em situação de vulnerabilidade. Mais um episódio sagaz de Chicago PD, mostrando o lado mais cruel da exploração de mulheres indefesas. / Chicago PD 5.11 - Confidential (Estados Unidos, 2018) Direção: Mark Tinker / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco:  Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.12 - Captive
Sem dúvida um dos melhores episódios dessa quinta temporada. O agente Kevin Atwater (LaRoyce Hawkins) é sequestrado por dois traficantes. Eles querem saber de sua carga de  cocaína que foi roubada. Para azar do policial ele estava no lugar errado e na hora errada. Ele então é levado para uma igreja abandonada. Ao seu lado vai também outro homem. Para surpresa dele é o pai de um jovem que ele matou no passado, durante uma batida. Se os bandidos descobrirem que Kevin é um tira, será executado sumariamente. Enquanto a tensão aumenta Hank Voight e sua equipe tentam descobrir onde seria o cativeiro para salvar a vida de Kevin. Tensão máxima em um episódio realmente acima da média. / Chicago PD 5.12 - Captive (Estados Unidos, 2018) Direção: Eriq La Salle / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jason Beghe, LaRoyce Hawkins, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.13 - Chasing Monsters  
Uma quadrilha de criminosos formada por imigrantes de El Salvador começa a chantagear comerciantes de um barrio de Chicago. Ou eles pagam por "proteção" ou então serão mortos em seus estabelecimentos. O chefe do grupo é um sujeito cheio de tatuagens no rosto conhecido como El Lobo. Os policiais então começam a fazer o cerco, sabendo que a quadrilha usa meros adolescentes para extorquir o dinheiro dos comerciantes locais. Velha tática mafiosa, é bom frisar. Enquanto isso, Hank Voight tem problemas. O corpo do assassino de seu filho é encontrado em um terreno baldio. Claro, todas as suspeitas recaem sobre Hank, ainda mais quando descobrem que um bala encontrada no local pelos investigadores pode vir a ser associada a uma arma que teria ligação com um caso de Hank no passado. /  Chicago PD 5.13 - Chasing Monsters (Estados Unidos, 2018) Direção: Terry Miller / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.14 - Anthem
Ótimo episódio! Tudo começa com protestos numa universidade. Todos estão protestando contra o racismo da polícia. Até aí tudo bem. As coisas só pioram quando um grupo de supremacistas brancos, jovens de extrema-direita, chegam no campus. Aí a confusão começa. Todos brigam entre si. Na saída da pancadaria um jovem negro é morto. Ora, tudo leva a crer que ele foi assassinado por um dos neonazistas, só que as investigações vão por um caminho completamente diferente, envolvendo fraudes em jogos de basquete universitário, membros de gangues e até mesmo a filha do Danny Woods, o sujeito dentro do departamento de polícia que quer ver a caveira do sargento Hank Voight. Gostei muito desse episódio. Já está facilmente na lista dos cinco melhores dessa temporada. Não deixe de assistir! / Chicago PD 5.14 - Anthem (Estados Unidos, 2018) Direção: John Hyams / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.15 - Sisterhood
Sisterhood é uma palavra em inglês que designa comunidade de irmãs ou irmandade feminina. É justamente isso (ou quase) o caso aqui. Tudo começa quando uma jovem garota de 15 anos é encontrada morta. Ela foi brutalmente estuprada e depois assassinada. A equipe policial acredita que tenha sido um ato de iniciação de uma gangue de Chicago, mas será que foi isso mesmo? As investigações acabam indo parar em uma criminosa conhecida apenas como Q. Ela comanda uma gangue feminina de nome Vipers Queen. Mas quem estaria mesmo por trás de todas aquelas mortes violentas? Mais um bom episódio da série com uma cena final muito interessante onde o sargento Voight descobre que uma de suas policiais não seguiu basicamente as regras da lei. Ele, claro, abafa tudo visando um bem maior em sua cidade. Afinal, em seu ponto de vista, certos criminosos não merecem mesmo viver. / Chicago PD 5.15 - Sisterhood (Estados Unidos, 2018) Direção: Rohn Schmidt / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco:  Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.16 - Profiles  
Há um terrorista à solta em Chicago. Ele mata dois jornalistas com bombas caseiras. No começo os policiais pensam que se trata de um veterano do exército, especializado em explosivos, mas as pistas não confirma essa suspeita. Na verdade o criminoso também teria sido jornalista no passado. Sua vida foi destruída por uma fake news que viralizou na net. Era uma mentira, mas até mesmo outros colegas jornalistas deram espaço para publicá-las. Acabou que ele foi demitido, sua esposa o deixou e sua vida profissional foi destruída. E tudo por uma fake news da internet. E assim ele parte para sua vingança. Um detalhe importante sobre esse episódio. Ele é um daqueles mistos, feito com colaboração com "Chicago Fire" e o fim dessa história acontece justamente na outra série irmã. Se você só assiste Chicago PD, bem, vai ficar sem ver o que acontece. / Chicago PD 5.16 - Profiles  (Estados Unidos, 2018) Direção: Eriq La Salle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.17 - Breaking Point  
Um vereador de Chicago é morto, na madrugada, após sair de um bar. Tudo leva a crer que ele foi assassinado por uma gangue violenta da cidade. O vereador estava interferindo numa região conhecida como "rota da heroína", uma região onde traficantes dessa droga vendiam sua "mercadoria". Só que para Hank Voight esse não seria o maior problema. Ele está preocupado para valer mesmo com o detetive Alvin Olinsky. O DNA do policial foi encontrado no corpo do assassino do filho de Voight, que foi encontrado em uma zona abandonada de construção. Quem acompanha a série sabe que eles têm culpa no cartório. E agora? Com o cerco se fechando Al Olinsky começa a duvidar de si mesmo. Ele entregará Voight em troca de sua liberdade? Ou irá para a cadeia respondendo pelo crime? A conferir nos próximos episódios. / Chicago PD 5.17 - Breaking Point (Estados Unidos, 2018) Direção: Terry Miller / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.18 - Ghosts
Esse episódio é praticamente todo focado na policial loirinha      Hailey Upton (Tracy Spiridakos). No passado ela havia se infiltrado numa quadrilha de traficantes de Meta, liderados por um sujeito chamado Booth. Ele agora surge como o suspeito de um assassinato. Assim ela retoma ao velho disfarce, como uma garota chamada Kelly. O problema é que há muitas pontas soltas do passado. Ela inclusive foi brutalmente espancada por esse mesmo traficante em uma festa de ano novo. E ele também é o principal suspeito de ter matado o parceiro dela, outro policial disfarçado. As coisas vão ficando cada vez mais tensas com o tempo. E tudo explode numa grande troca de tiros em um momento crucial do episódio. Outra cena importante surge quando Hank Voight conversa com seu velho parceiro Alvin Olinsky. O cerco vai se fechando, com rumores que ele irá para o tribunal do júri. Voight diz a ele que caso isso venha acontecer ele vai assumir toda a culpa. Será mesmo que isso vai rolar? A conferir nos próximos episódios da série. / Chicago PD 5.18 - Ghosts (Estados Unidos, 2018) Direção: Nick Gomez / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Tracy Spiridakos, Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer 

Chicago PD 5.19 - Payback
Durante um assalto um garotinho é baleado. Tipicamente um caso de bala perdida. Ele não resiste e morre dos graves ferimentos. A equipe de Voight entra no caso e descobre que os assaltantes estavam em busca de armas, drogas e dinheiro. E sempre que um novo mandado de busca era expedido na central de polícia, eles voltavam a atacar, se antecipando às batidas policiais. Obviamente um "dirty cop", um tira sujo, estaria por trás de tudo, passando informações para os criminosos. Mas quem seria esse ou essa policial? Assista para saber. E nesse episódio também temos Voight mexendo os pauzinhos para livrar a barra de seu colega de grupo de inteligência da polícia. Nada que algumas gramas de heroína plantada em um antigo usuário de drogas não resolva. / Chicago PD 5.19 - Payback (Estados Unidos, 2018) Direção: Nicole Rubio / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.20 - Saved
Uma jovem garota de 18 anos de idade, chamada Hannah, procura pela ajuda de Voight. Muitos anos atrás, a mulher de Hawk havia lhe dado o cartão do marido. Caso ela um dia viesse a precisar de ajuda mesmo. E esse dia chega, mas chega tarde demais. Ela acaba se envolvendo com um assaltante de bancos e assassino. E pior do que isso, ela mesma começa a fazer parte dos roubos. Voitht tenta de tudo para salvá-la de um destino pior, de um destino trágico, mas é tudo em vão. Ela acaba sendo morta pelos policiais quando tentava fugir atirando ao lado do namorado. Triste fim de uma vida breve. Na outra linha narrativa Hawk e Al passam a ser cada vez mais pressionados pela acusação de assassinato e ocultação de cadáver. O caso está montado na promotoria, com tudo pronto para o tribunal. Como Voight e Al vão escapar dessa? / Chicago PD 5.20 - Saved (Estados Unidos, 2018) Direção: Paul McCrane / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.21 - Allegiance  
Penúltimo episódio da temporada e um dos mais marcantes da série. Se você gosta de Chicago PD vai se lembrar dele por muito tempo ainda. O que podemos dizer? A casa caiu para Alvin "Al" Olinsky. Ele recebe voz de prisão em sua própria escrivaninha, na frente de todos os demais policiais, que ficam boquiabertos. Hank Voight tenta de tudo para salvar a pele do colega (e da dele também, é bom frisar), mas as coisas ficam turvas. Um esquema com um juiz falha e Al não consegue liberdade provisória sob pagamento de fiança. Pior do que isso, ele acaba sendo esfaqueado severamente na frente da porta de sua cela. Afinal policiais presos viram alvos fáceis para criminosos, alguns que eles próprios ajudaram a ir para a prisão. Será que Al morrerá? A resposta fica para o último episódio da temporada, desde já um dos episódios mais aguardados de toda a série. Arrepios na espinha. / Chicago PD 5.21 - Allegiance (Estados Unidos, 2018) Direção: Carl Seaton / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer. 

Chicago PD 5.22 - Homecoming  
Último episódio da quinta temporada. E o que acontece nesse final de Chicago PD? Alvin Olinsky está morto! Ele não sobreviveu às punhaladas que levou na prisão. Claro, isso deixa chocada toda a equipe de Hank Voight, que fica obcecado em pegar os responsáveis pelo crime. Usando de seus métodos violentos, ele descobre que o assassino seria um prisioneiro mexicano. Mas quem seria o mandante do crime, aquele que pagou 5 mil dólares pela morte de Al? As investigações vão parar em um chefe do crime organizado, um sujeito do Cartel de Cali que tinha contas a acertar com o veterano policial. Outro que se dá mal nas mãos de Voight é Denny Woods. Ele decide pagar 10 mil dólares para uma testemunha falar o que não tinha visto no tribunal. Acaba caindo nas garras da corregedoria. Voight não deixa barato e ele termina o episódio sendo levado pelos policiais. Grande episódio, realmente ótimo, fechando com chave de ouro mais essa temporada de "Chicago PD". Palmas e mais palmas. / Chicago PD 5.22 - Homecoming (Estados Unidos, 2018) Direção: Eriq La Salle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jason Beghe, Jon Seda, Jesse Lee Soffer.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Mestres do Universo

No passado as coisas funcionavam mais ou menos assim: um filme fazia sucesso no cinema e virava desenho animado ou histórias em quadrinhos. A última fase era virar brinquedo, mas para isso tinha que ser muito popular entre a criançada. Com o personagem He-Man as coisas foram inversas. Primeiro inventaram os brinquedos. Depois com o sucesso de vendas criaram o desenho animado. Por último é que finalmente ganhou uma versão para o cinema. E He-Man fez muito sucesso nos anos 80. O desenho animado era campeão de audiência na TV (inclusive no Brasil), o que consagrou sua adaptação para outros meios, como o cinema.

O curioso é que na época todo estúdio de Hollywood queria esses direitos autorais, mas quem acabou levando a melhor foi a companhia cinematográfica Cannon. Pertencente a dois produtores independentes, eles tinham uma proposta ousada e agressiva de fazer cinema, comprando direitos de personagens populares, para baterem de frente com os grandes estúdios. O problema é que nem sempre eles tinham o dinheiro suficiente para fazer bons filmes. Isso aconteceu também com "Superman IV". Eles compraram os direitos do personagem, mas não tinham fundos suficientes para bancar o filme. O resultado? Filmes B, bem ruins e mal produzidos.

Com He-Man aconteceu a mesma coisa. Eles não tinham os recursos para fazer um bom filme, tanto que desistiram de recriar o mundo, o universo em que He-Man vivia sua aventuras. Ao contrário disso trouxeram todos os personagens para o mundo atual (entenda-se o mundo dos anos 80, nos Estados Unidos). O resultado foi bem fraco, ruim, pífio mesmo. Dolph Lundgren tinha o porte físico para encarnar o herói, mas não sabia representar bem (ele nunca melhorou nesse aspecto) e o único grande ator do filme, Frank Langella, ficou soterrado sob forte maquiagem pois interpretava o vilão Esqueleto. Assim, apesar do tom nostálgico que pode atingir alguns a rever esse filme, o fato é que ele é mesmo bem ruinzinho. Já era fraco nos anos 80 e hoje em dia, com efeitos especiais datados, ficou ainda pior.

Mestres do Universo (Masters of the Universe, Estados Unidos, 1987) Direção: Gary Goddard / Roteiro: David Odell / Elenco: Dolph Lundgren, Frank Langella, Meg Foster, Billy Barty / Sinopse: O herói He-Man (Lundgren) precisa ir até o planeta Terra para salvar um grupo de crianças e adolescentes das garras do vilão Esqueleto (Langella).

Pablo Aluísio.

O Grande Anjo Negro

Título no Brasil: O Grande Anjo Negro
Título Original: Dark Angel
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Vision PDG, Epic Productions
Direção: Craig R. Baxley
Roteiro: Craig R. Baxley
Elenco: Dolph Lundgren, Brian Benben, Betsy Brantley, Matthias Hues, David Ackroyd, Sherman Howard

Sinopse:

O detetive Jack Caine (Dolph Lundgren) é um policial renegado que é forçado a trabalhar com um agente do FBI para derrubar um grupo de traficantes de drogas com planos sinistros.

Comentários:
Acredite, Dolph Lundgren já atuou em mais de 90 filmes ao longo de sua carreira! Poucos de sua geração conseguem apresentar uma filmografia tão extensa! E a maioria de seus filmes foram lançamentos B, de baixo orçamento, feitos muitas vezes para ser lançados diretamente no mercado de vídeo (que no caso desse aqui foi no velho sistema VHS). No Brasil essa produção barata, pois custou apenas 7 milhões de dólares, nunca foi lançada nos cinemas, chegando diretamente nas locadoras pelo selo Paris Filmes (quem lembra?). E como era comum em produções de ação nos anos 80 e 90 havia muito neon, explosões, trilha sonora com excesso de sintetizadores e um vilão pra lá de caricato, com longos cabelos loiros e olhar de criatura sobrenatural. O visual chegava até mesmo a lembrar o Highlander, o imortal personagem interpretado pelo Christopher Lambert, que era outro sucesso da época. Seria um anjo como sugere o título nacional? Bom, só assistindo para saber (ou lembrar caso você tenha visto na época).

Pablo Aluísio.

terça-feira, 28 de abril de 2020

A Pele Fria

Filme francês bem distante do que um espectador comum poderia esperar de algo produzido naquele país. Tudo começa quando um especialista em meteorologia chega em uma distante ilha, um lugar isolado do mundo, fora das rotas comerciais. A ilha conta com um farol, com apenas dois homens que ficam um certo período do ano por lá. Logo quando chega descobre que um deles está morto, foi vítima de tifo. O outro, barbada e com cara de poucos amigos, parece sofrer de algum problema ou distúrbio mental, obviamente causado pelo isolamento em que vive.

Porém a ilha guarda maiores segredos. Durante à noite a única cabana que existe por ali é atacada por estranhos seres, ainda desconhecidos pela ciência em 1914, o ano em que a história do filme se passa. Depois disso os ataques se proliferam e aqueles homens precisam acima de tudo sobreviver até que o próximo navio chegue na ilha para resgatá-los. Pela sinopse já deu para perceber que se trata mesmo de um filme de monstro, com criaturas que vivem no mar, mas que durante à noite atacam com ferocidade os únicos homens que vivem naquela ilha distante e esquecida.

E por se tratar de monstros o roteiro até mesmo abre espaço para algumas bizarrices. Uma dessas criaturas acaba sendo "adotada" por um dos homens, como se fosse um animal de estimação. Pior do que isso, ele chega a ter relações impróprias com o estranho ser, abrindo uma fenda nesse enredo que depois fica complicado explicar. Porém o que vale mesmo nessa produção francesa é a diversão. Ver ataques e mais ataques de seres anfíbios e violentos, mantém o interesse, porém uma coisa é certa, esse tipo de filme nunca passará nas sessões vespertinas da TV aberta. É ousado demais para uma censura completamente livre.

A Pele Fria (Cold Skin, França, Espanha, 2017) Direção: Xavier Gens / Roteiro:  Jesús Olmo, Eron Sheean / Elenco: Ray Stevenson, David Oakes, Aura Garrido / Sinopse: Dois homens isolados, que trabalham em um farol numa ilha distante, passam a ser atacados por uma horda de estranhas criaturas que chegam do mar durante as noites. Filme indicado no Fangoria Chainsaw Awards na categoria de Melhores Efeitos Especiais.

Pablo Aluísio.

sábado, 25 de abril de 2020

Cenas de uma Família

Título no Brasil: Cenas de uma Família
Título Original: Mr. & Mrs. Bridge
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Miramax
Direção: James Ivory
Roteiro: Ruth Prawer Jhabvala
Elenco: Paul Newman, Joanne Woodward, Saundra McClain, Margaret Welsh, Kyra Sedgwick, Simon Callow

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Evan S. Connell, o filme conta a história do casal Bridge. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família de classe alta começa a desmoronar devido à natureza conservadora do patriarca e aos valores progressivos de seus filhos.

Comentários:
A atriz Joanne Woodward foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro por esse trabalho de atuação. Muito merecido. Ela foi inclusive a pessoa que mais lutou para que esse filme fosse produzido. Esposa por longos anos do galã e mito do cinema Paul Newman, ela tinha grande carinho por esse filme que é um drama sensível de época que valoriza bastante o aspecto familiar do casal Bridge. O grande patriarca Walter Bridge (Newman) é um homem que resiste às mudanças dos novos tempos. Ele foi criado dentro de uma certa tradição e não abre mão disso. Os filhos, claro, pertencem a outra geração e não querem seguir nessa linha. E no meio desse verdadeiro cabo de guerra entre o pai e seus filhos surge a esposa India Bridge (Joanne Woodward) como fonte de equilíbrio e sensatez. O roteiro coloca em primeiro plano assim os conflitos familiars e suas consequências. As duas filhas estão sempre com problemas a superar em relação aos anseios do pai. Pior é o relacionamento com o filho que tem planos para sua vida, mas que o pai sempre coloca abaixo por não concordar com eles. Por fim há uma bela produção em cena. De fato o casal Newman poucas vezes esteve tão elegante em um filme. Os figurinos são de primeira linha e o filme como um todo agrada bastante, principalmente para um público mais refinado que esteja procurando um filme com mais classe e elegância.

Pablo Aluísio.

Blaze, o Escândalo

Título no Brasil: Blaze, o Escândalo
Título Original: Blaze
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Ron Shelton
Roteiro: Huey Perry
Elenco: Paul Newman, Lolita Davidovich, Jerry Hardin, Gailard Sartain, Jeffrey DeMunn, Richard Jenkins

Sinopse:
Earl Long (Paul Newman) é um político tradicional e populer que consegue se eleger para o cargo de governador da Louisiana, estado do sul dos Estados Unidos, com forte tradição evangélica e conservadora. Só que sua carreira é abalada após a imprensa descobrir um escândalo envolvendo sua vida pessoal. História baseada em fatos reais. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Direção de Fotografia (Haskell Wexler).

Comentários:
É a velha história de político que aparece publicamente como um exemplo, mas que esconde diversos segredos que chocariam seus eleitores. No caso aqui o veterano (e excelente ator) Paul Newman interpretou uma figura que se tornou infame no cenário político americano após a descoberta de que ele tinha um caso amoroso escandaloso com uma prostituta e dançarina de clubes de strip-tease chamada Blaze Starr (Lolita Davidovich). Um espertalhão de boa lábia e mentiroso contumaz, como é comum em políticos populistas. O curioso é que o diretor resolveu selecionar uma atriz completamente novata no cinema para esse papel e logo para contracenar em seu primeiro filme com uma lenda do porte de Newman. Apesar de tudo a dupla deu certo na tela. Lolita foi até muito elogiada por sua atuação na época de lançamento do filme. Outro aspecto curioso desse filme é que o principal biógrafo da vida de Paul Newman, o escritor Shawn Levy, afirmou que Paul Newman aceitou fazer o filme porque a história dele se parecia muito com sua vida pessoa. O ator posava publicamente de bom marido, casado por várias décadas com uma mesma mulher, mas mantinha diversas amantes escondidas, numa verdadeira vida dupla. A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Eis a questão.

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 24 de abril de 2020

O Caso Richard Jewell

Título no Brasil: O Caso Richard Jewell
Título Original: Richard Jewell
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Billy Ray, Marie Brenner
Elenco: Paul Walter Hauser, Sam Rockwell, Kathy Bates, Brandon Stanley, Ryan Boz, Charles Green, Olivia Wilde

Sinopse:
Richard Jewell (Paul Walter Hauser) é um bom homem. Ele trabalha como segurança em um show, quando uma bomba caseira é encontrada. O artefato explode e pessoas morrem. O FBI então abre uma investigação para descobrir a identidade do terrorista, mas erra ao colocar o próprio Jewell como um dos acusados. A partir daí ele passa a ser alvo da imprensa que o massacra diariamtente, destruindo sua reputação. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Kathy Bates).

Comentários:
Clint Eastwood surpreende mais uma vez e surge com mais um excelente filme. Aqui, se o espectador interpretar bem o roteiro, há dois aspectos bem importantes a se colocar em evidência. A primeira surge quando uma pessoa inocente é acusada de um crime que não cometeu. Richard Jewell é uma boa pessoa, chegando a ser mesmo até meio bobão. Tem um excelente coração, ser bonzinho demais no mundo de hoje, pode ser bem perigoso. Ele tem seus valores, entre eles a valorização da autoridade policial, e de repente se vê entrando numa armadilha armada por um agente do FBI. O tipo de pessoa que ele mais admirava em sua vida agora luta por sua ruína pessoal. É o Estado massacrando o cidadão, até mesmo sem provas. A existência de direitos individuais se justifica justamente por esse tipo de situação. A outra grande relevância dessa história é mostrar como a imprensa também pode se tornar um problema, principalmente quando toma partido e começa a levar a opinião pública para um lado que no fundo naõ tem raízes sólidas. Por causa da imprensa - aqui corporificada numa personagem, a jornalista sem ética - o pobre e bem intencionado Richard Jewell se vê massacrado dia a dia pelos jornais e pelos noticiários de TV. São duas lições importantes a se aprender nesse filme. A primeira é que o poder de punição do Estado pode facilmente se tornar um instrumento de injustiça sem limites e que a imprensa, quando surge sem ética, é uma das coisas mais perigosas do mundo moderno. Assim Clint Eastwood acerta mais uma vez, expondo as veias abertas de uma América que ainda precisa melhorar muito para ser uma sociedade realmente admirável.

Pablo Aluísio.

Na Linha de Fogo

Título no Brasil: Na Linha de Fogo
Título Original: In the Line of Fire
Ano de Produção: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Wolfgang Petersen
Roteiro: Jeff Maguire
Elenco: Clint Eastwood, John Malkovich, Rene Russo, Dylan McDermott, Gary Cole, Fred Dalton Thompson

Sinopse:
O agente do Serviço Secreto Frank Horrigan (Clint Eastwood) não pôde salvar o presidente John Kennedy, que foi assassinado ao seu lado, quando esse andava de carro aberto em Dallas, mas ele está determinado a não deixar um assassino obcecado derrubar esse novo presidente.

Comentários:
Achei apenas razoável esse filme. Veja bem, eu adoro o trabalho de Clint Eastwood, tanto como diretor, como apenas ator. Aqui ele deu um freio numa série de filmes em que atuava e dirigia e topou interpretar o protagonista, sem dar apito em roteiro, direção, etc. Em se tratando de Clint Eastwood é uma surpresa e tanto. De volta ao filme, o que temos aqui é apenas uma fita de rotina no meu ponto de vista. Novamente o roteiro adota um certo tom ufanista em relação aos presidentes americanos (isso foi antes da era Trump) e os mostra como heróis da nação, homens íntegros, etc. Aquela coisa toda. Sabemos que na vida real, por exemplo, o presidente JFK tinha falhas de caráter, então não tem como embarcar completamente em certa nuances desse roteiro cheio de patriotada barata. De qualquer forma Clint Eastwood sempre mantém sua dignidade, mesmo em filmes de rotina. E mantém o charme mesmo quando corre ao lado de um carro presidencial, sendo um homem de sua idade. Pensando bem esses caras durões realmente não respeitam e nem seguem limites por causa da idade. São forjados em outra época. Por fim uma curiosidade: o filme conseguiu três indicações ao Oscar! Foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original e melhor edição. Além disso o ator John Malkovich foi lembrado pela academia na categoria de melhor ator coadjuvante. Nada mal, nada mal mesmo...

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Em Má Companhia

Título no Brasil: Em Má Companhia
Título Original: Bad Company
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Joel Schumacher
Roteiro: Gary M. Goodman, David Himmelstein
Elenco: Anthony Hopkins, Chris Rock, Peter Stormare, Gabriel Macht, Kerry Washington, Adoni Maropis

Sinopse:
Um agente da CIA, a agência central de inteligência do governo americano, é assassinado em uma missão que envolvia armas nucleares. Sem ter outra opção seu irmão gêmeo é recrutado para tomar seu lugar, só que ele tem a personalidade completamente diferente da do irmão, gerando muitas confusões no mundo dos espiões internacionais.

Comentários:
Eu não gostei desse filme. Veja, eu sou fã número 1 do ator Anthony Hopkins. Tiro meu chapéu para seu talento, que na minha opinião, é um dos maiores que existem hoje no mundo do cinema. Porém, ele também tem um grave defeito, que é o de não saber escolher sempre, de forma precisa, os melhores filmes em que vai atuar. Uma de suas más escolhas foi aceitar o convite do produtor Jerry Bruckheimer para trabalhar nesse filme. Bruckheimer faz parte de outra linha da indústria cinematográfica. Se Hopkins é o ator dos dramas, dos grandes filmes, dos excelentes elencos e atuações, Bruckheimer é o homem por trás de filmes de pura ação genérica, de carros explodindo, planetas sendo invadidos por extraterrestres. São de mundos diferentes. E para piorar tudo Anthony Hopkins aqui precisou contracenar com um comediante escrachado, de piadas escrotas, que é o Chris Rock! Pegaram um lorde da atuação, um homem de imenso prestígio, para trabalhar com o produtor errado, no filme errado, com um parceiro completamente equivocado em seu estilo. Algo assim poderia dar certo? De jeito nenhum! Assim temos uma fitinha bem desprezível. Roteiro nada marcante, jeito de filme genérico mesmo, com muitas piadas sem graça. Sir Anthony Hopkins não precisava participar de uma patuscada dessas.

Pablo Aluísio.

Coma

Título no Brasil: Coma
Título Original: Coma
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio:  Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Michael Crichton
Roteiro: Michael Crichton, Robin Cook
Elenco: Michael Douglas, Geneviève Bujold, Richard Widmark, Rip Torn, Lois Chiles

Sinopse:
Uma jovem médica de um hospital, chamada Susan Wheeler (interpretada pela atriz Geneviève Bujold), começa a perceber um padrão de ocorrências estranhas com os pacientes. De repente, pacientes saudáveis ​​desenvolvem complicações e acabam em coma. Ela começa a investigar e o que descobre é surpreendente.

Comentários:
Interessante filme com Michael Douglas. Embora o roteiro em determinado momento venha a cair nas bobagens típicas das teorias de conspirações malucas, o fato é que até chegar lá e de certa forma estragar o filme, tudo é bem desenvolvido, inclusive com bom uso de suspense. Pena que, como já escrevi, a coisa desande mesmo. Na década de 1970 filmes como essa, que ficaram conhecidos genericamente como Disaster Movies, entraram na moda de forma definitiva. O público adorava esse tipo de cenário, com o apocalipse batendo à porta. Mal sabiam as pessoas o que estava por vir, porque em dias de coronavírus esse drama médico fica parecendo brincadeira de criança. Filme premiado pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria de Melhor Atriz (Geneviève Bujold).

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Um Dia de Chuva em Nova York

Título no Brasil: Um Dia de Chuva em Nova York
Título Original: A Rainy Day in New York
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Gravier Productions
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Timothée Chalamet, Elle Fanning, Liev Schreiber, Jude Law, Diego Luna, Selena Gomez

Sinopse:
Um casal de jovens universitários do curso de arte decide passar um dia em Nova Iorque. Ele, Gatsby Welles (Timothée Chalamet), vai ter que reencontrar a mãe possessiva. Ela, Ashleigh Enright (Elle Fanning), vai conhecer um importante e famoso diretor de cinema que poderá abrir as portas para sua carreira. Só que obviamente as coisas não saem exatamente como era esperado.

Comentários:
Woody Allen está com 84 anos de idade. Será que alguém ainda pode julgar seus filmes como antigamente? Penso que não. O que ele tinha que fazer no cinema, já o fez. Não precisava realizar mais nada. Tudo o que deveria ter feito, já foi feito. Mesmo assim ele parece não desistir nunca. Tal como Clint Eastwood penso que ele provavelmente vai romper a barreira dos 90 anos ainda dirigindo filmes. Esse aqui é um de seus filmes menos pretensiosos. Com roteiro do próprio diretor, ele coloca na boca de seus personagens simples devaneios de sua própria mente. Por isso surgem coisas esquisitas na tela. Por exemplo, a atriz Elle Fanning interpreta uma loirinha tola, infantil e não muito inteligente. Na maioria das cenas ela se mostra assim. Porém quando Allen resolve soltar um grande pensamento usando justamente ela, nem pensa duas vezes. Juro que senti que a menina estava "possuída" pela mente irônica e muito inteligente de Allen. E ver esse senhor octogenário soltando seus pensamentos mais sutis através da boca da bobinha e sorridente personagem de Fanning é pra lá de esquisito! No fundo praticamente todos os personagens em cena funcionam como espécies de espelhos, de alter ego coletivo do diretor, em maior ou menos grau. Allen usa todos apenas como peças decorativas de seu tabuleiro de pensamentos, com ele soltando suas divagações aqui e acolá. Algumas pessoas vão ao psicanalista. Woody Allen faz filmes como esse para desabafar o que pensa. No geral é um filme bem bonitinho, uma graça. Parece uma caixa de bombons. Claro, comparado com seu passado, tudo soará muito inocente e sem grande importância. Porém para quem já tem uma filmografia maravilhosa como Woody Allen, tudo é plenamente perdoado. Absolutamente tudo. Até ser meio bobinho agora com esse seu novo filme.

Pablo Aluísio.

Tudo o que Você Sempre quis Saber Sobre Sexo, mas Tinha Medo de Perguntar

Título no Brasil: Tudo o que Você Sempre quis Saber Sobre Sexo, mas Tinha Medo de Perguntar
Título Original: Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask
Ano de Produção: 1972
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Gene Wilder, John Carradine, Tony Randall, Burt Reynolds, Anthony Quayle

Sinopse:
Woody Allen interpreta diversos personagens (Victor / Fabrizio / The Fool / Sperm) que vão surgindo em várias sequências relativamente independentes e muito divertidas. O fio de ligação entre elas vem de perguntas, dúvidas, que todos têm sobre o sexo! De onde surgem os bebês? O que é masturbação? etc.

Comentários:
Da série "Os maiores títulos de filmes da história", daqueles que eram impossíveis de colocar nas marquises dos cinemas da época. Sim, "Tudo o que Você Sempre quis Saber Sobre Sexo, mas Tinha Medo de Perguntar" já era divertido no título. "Um absurdo!" - muitos disseram em seu lançamento. Na verdade aqui Woody Allen realizou um de seus filmes mais engraçados. O que serviu de inspiração foi um livro de sexologia que ele comprou em Nova Iorque. Era algo didático, mas o nome do livro era pura apelação. Assim Allen decidiu que iria fazer uma adaptação para o cinema, mas não uma adaptação qualquer e sim uma sátira, um sucessão de gags irônicas sobre as principais dúvidas que as pessoas tinham sobre sexo. Assim cada pergunta abre uma brecha para uma sequência de pura nonsense, puro absurdo do humor mais insano. De certa forma esse filme acabou virando um estigma, um modelo, de filme que prioriza mais o humor puro do que as conversas do tipo "cabeça", que iriam ser comuns nos seus filmes seguintes. Duas sequências se destacam no roteiro. Na primeira, sempre lembrada até hoje, o próprio Woody Allen interpreta um esperma, pronto para nadar e tentar vencer a prova, a corrida para entrar no óvulo. Enquanto ele se prepara aparecem várias inseguranças. Em outra, muito divertida, ele é perseguido por um seio feminino gigante pelas ruas da cidade. Assim cada dúvida é estopim para mais uma sequência, sem seguir uma história narrativa linear. Quem ganha é o espectador. O riso (inteligente) se torna fácil e farto.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 21 de abril de 2020

A Livraria

Título no Brasil: A Livraria
Título Original: The Bookshop
Ano de Produção: 2017
País: Inglaterra
Estúdio: Contracorriente Films
Direção: Isabel Coixet
Roteiro: Isabel Coixet
Elenco: Emily Mortimer, Bill Nighy, Patricia Clarkson, Honor Kneafsey, Hunter Tremayne, Reg Wilson

Sinopse:

Baseado no romance escrito por Penelope Fitzgerald, o filme conta a história de Florence Green (Emily Mortimer). Após a morte de seu marido na II Guerra, ela decide abrir uma pequena livraria em uma cidadezinha do interior da Inglaterra. Só que seu novo negócio passa a ser sabotado por Violet Gamart (Patricia Clarkson), uma mulher rica e poderosa da cidade.

Comentários:
Só o cinema inglês atualmente produz filmes como esse. Pequenas crônicas humanas sobre a vida de pessoas comuns. O cinema americano tem perdido a capacidade de produzir pequenos dramas emocionais como esse filme. Fica como um exemplo a seguir. Tudo se passa durante os anos 1950. Ainda jovem, mas viúva da guerra, Florence Green (Emily Mortimer) tem a ideia de abrir uma livraria. Não seria o tipo de estabelecimento comercial mais apropriado para aquele lugar, já que a cidade é bem pequena, cheia de pescadores. Não haveria muitos leitores de livros para comprar em sua loja. Uma exceção vem do recluso Edmund Brundish (Bill Nighy), que após a morte da sua esposa encontrou consolo na sua coleção de livros. A leitura se torna sua principal amiga e companheira. E logo se torna também o principal comprador de livros da pequena loja de Florence. Porém toda história também precisa de uma antagonista, que surge na figura de uma mulher rica que quer fechar a pequena livraria, pois no imóvel onde ela está há um interesse dela em abrir um centro cultural. "A Livraria" é assim um filme sobre pessoas comuns, tentando levar sua vida da melhor forma possível. Uma pequena obra cinematográfica que ganha muitos pontos no quesito humanismo. Algo que está muito em falta nos dias atuais. E para completar o quadro positivo o filme foi dirigido pela talentosa cineasta Isabel Coixet. O olhar feminino da diretora aqui fez toda a diferença. Trouxe uma sensibilidade ímpar ao filme.

Pablo Aluísio.

Meu Amor, Minha Perdição

Título no Brasil: Meu Amor, Minha Perdição
Título Original: The Heart of Me
Ano de Produção: 2002
País: Inglaterra, Alemanha
Estúdio: BBC Films
Direção: Thaddeus O'Sullivan
Roteiro: Lucinda Coxon
Elenco: Helena Bonham Carter, Olivia Williams, Paul Bettany, Eleanor Bron, Luke Newberry, Tom Ward

Sinopse:
Baseado no romance escrito por Rosamond Lehmann, o filme conta a história de um casal formado na década de 1930, por um rico empresário inglês e sua jovem esposa, Madeleins. Ela tem uma irmã problemática que acaba trazendo diversos problemas para seu relacionamento.

Comentários:
Há uma boa forma de definir esse filme. É uma espécie de novela britânica ao velho estilo. Tem um modelo bem de acordo com as produções da BBC. A produção não chega a ser maravilhosa, de primeira linha, classe A, mas a elegância está no padrão que conhecemos. E como toda novela, todo romance ao estilo folhetim, temos no enredo traições, romances desfeitos, casos amorosos que nunca se concretizam e, como não poderia de deixar, também tragédias, personagens que morrem inesperadamente, etc. Tudo bem de acordo com um certo bom gosto, mas também previsível. "Meu Amor, Minha Perdição" me agradou. Porém eu esperava por algo mais original, algo mais criativo. De qualquer forma é aquela coisa, se você gosta do padrão BBC de produções dramáticas inglesas, pode assistir sem problemas, sem receios. Sempre há o talento da atriz Helena Bonham Carter, aqui interpretando uma personagem que tem um caso complicado com Paul Bettany, outro bom ator, sempre subestimado.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

O Oficial e o Espião

Título no Brasil: O Oficial e o Espião
Título Original: J'accuse
Ano de Produção: 2019
País: França, Itália
Estúdio: Légende Films, R.P. Productions
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Robert Harris
Elenco: Jean Dujardin, Louis Garrel, Emmanuelle Seigner, Grégory Gadebois, Hervé Pierre, Wladimir Yordanoff

Sinopse:
Baseado em fatos reais, a história do filme se passa em 1895, quando o novo encarregado da inteligência do exército francês, o Coronel Georges Picquart (Jean Dujardin), descobre que um oficial foi condenado injustamente por traição e espionagem. Ele então luta para provar sua inocência, mas encontra forte resistência do alto comando do exército.

Comentários:
O novo filme de Roman Polanski poderá soar decepcionante para alguns, por ser burocrático demais, porém o diretor na verdade parece mais empenhado em contar uma história de injustiça do que qualquer outra coisa. Não é segredo para ninguém que Polanski se defende há anos de acusações envolvendo crimes cometidos nos Estados Unidos. Esse processo inclusive o impede de trabalhar (e até mesmo visitar) o país pois caso pise em solo americano será preso. Assim fica claro que na verdade Roman Polanski filmou essa história como uma declaração pessoal contra a injustiça envolvendo pessoas inocentes julgadas e condenadas como culpadas. É uma interessante analogia com sua própria história pessoal. Deixando as razões pessoais do diretor de lado, temos que admitir que esse filme é muito bem realizado, contando inclusive com várias indicações técnicas no César Awards (O Oscar da França), mas ao mesmo tempo sofre de uma timidez autoral. Logo ele, um dos diretores mais autorais da história do cinema, aqui decidiu ficar em segundo plano apenas para contar bem essa história. E ele o fez muito bem, é bom salientar. Só não trouxe sua marca pessoal para o filme em nenhum momento. Assim temos uma obra cinematográfica que tem suas qualidades, mas também seus problemas, todos bem nítidos.

Pablo Aluísio.

Um Policial Acima da Lei

Título no Brasil: Um Policial Acima da Lei
Título Original: Cop
Ano de Produção: 1988
País: Estados Unidos
Estúdio: Atlantic Entertainment Group
Direção: James B. Harris
Roteiro: James Ellroy, James B. Harris
Elenco: James Woods, Lesley Ann Warren, Charles Durning, Charles Haid, Raymond J. Barry, Randi Brooks

Sinopse:
O policial Lloyd Hopkins (James Woods) investiga um suposto maníaco e serial killer que ataca mulheres. Conhecido por ser um policial violento, ele logo entra em choque com seus superiores que acabam tomando seu distintivo no departamento onde trabalha.

Comentários:
Esse tipo de filme, um típico policial dos anos 80, geralmente encontrava seu público alvo não nos cinemas, mas sim no mercado de vídeo VHS, que na época era um ramo comercial muito importante para a indústria cinematográfica. Tanto isso é verdade que esse filme custou meros 3 milhões de dólares, ou seja, era feito mesmo para as locadoras. No geral o filme não foge nada dos padrões vigentes na época para esse tipo de produção, ou seja, o protagonista era sempre um tira durão, que queria fazer justiça pelas próprias mãos, mas que era impedido de seguir em frente por causa da burocracia da polícia. Os roteiros também repetiam uma certa fórmula pois esse tipo de personagem quase sempre era abandonado pela esposa e vivia um verdadeiro inferno pessoal. Tudo na linha do que era feito na época, sem tirar ou colocar nada de novo. Assim se você curtia esse tipo de filme policial dos anos 80 pode ver (ou rever) sem maiores sobressaltos.

Pablo Aluísio.

Oliver Twist

Título no Brasil: Oliver Twist
Título Original: Oliver Twist
Ano de Produção: 2005
País: França, Inglaterra
Estúdio: R.P. Productions
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Ronald Harwood
Elenco: Barney Clark, Ben Kingsley, Jeremy Swift, Michael Heath, Jeremy Swift, Ian McNeice

Sinopse:
Baseado na obra escrita pelo consagrado autor Charles Dickens, o filme conta a história do garoto Oliver Twist (Barney Clark), que durante a revolução industrial em Londres se junta a um grupo de pequenos criminosos e batedores de carteira, todos liderados por uma estranha figura, considerado o mestre dos garotos.

Comentários:
Não se pode medir a importância da obra literária de Charles Dickens. Para muitos ele foi o mestre dos mestres nesse tipo de romance, onde aliava a denúncia social do que ocorria em sua época, com enredos divertidos que faziam muito sucesso entre o público. E de fato, mesmo hoje, após tanto tempo, Dickens continua imbatível. Aqui temos um encontro interessante, reunindo o talento de cineasta de Roman Polanski com os personagens criados por Charles Dickens em 1839, data da primeira edição de seu famoso livro. Com produção impecável, bom elenco, inclusive em relação aos garotos, o filme só enfrentou uma crítica mais recorrente quando foi lançado. Muitos não gostaram do fato de Roman Polanski ter dirigido ao filme. Para esses puristas apenas um diretor inglês devia ter essa honra. Em meu caso esse tipo de coisa soa como pura xenofobia. O filme é muito bom, o produto cinematográfico ficou acima da média. Não há mesmo razões sérias para não gostar dessa adaptação.

Pablo Aluísio.

domingo, 19 de abril de 2020

O Franco Atirador

Título no Brasil: O Franco Atirador
Título Original: The Deer Hunter
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: EMI Films, Universal Pictures
Direção: Michael Cimino
Roteiro: Michael Cimino, Deric Washburn
Elenco: Robert De Niro, Meryl Streep, Christopher Walken, John Cazale, John Savage, George Dzundza

Sinopse:
Um grupo de amigos de uma cidade industrial dos Estados Unidos é enviado para a Guerra do Vietnã. No país asiático são feitos prisioneiros, submetidos a torturas físicas e psicológicas. A guerra cria traumas praticamente impossíveis de superar, afetando a vida de todos eles. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor ator coadjuvante (Christopher Walken) e melhor som. Também premiado pelo Globo de Ouro na categoria de melhor filme.

Comentários:
Esse filme foi o grande vencedor do Oscar no ano de 1978. Foi premiado em categorias importantes, inclusive melhor filme, melhor direção e melhor ator coadjuvante (Christopher Walken). O roteiro é nitidamente dividido em três grandes atos. No primeiro é mostrado a vida dos jovens amigos antes da guerra. Eles trabalham em uma indústria pesada de sua cidade. A vida é dura, mas há momentos de felicidade, como o casamento de um deles antes de ir para a guerra do Vietnã. No segundo ato temos os personagens visitando o inferno no sudeste asiático. A guerra no Vietnã se mostra um beco sem saída. Eles são capturados pelos inimigos e submetidos a torturas, inclusive um jogo de vida ou morte com roleta russa. Enquanto os americanos puxam o gatilho contra a cabeça, os vietcongues apostam em quem vai sobreviver. O terceiro e último ato mostra o retorno de Michael (Robert De Niro) aos Estados Unidos. Ele é o único que consegue sair são e salvo do Vietnã. Tentando recomeçar sua vida ele tenta iniciar um romance com Linda (Meryl Streep), que trabalha em um supermercado da cidade. O caso entre eles porém nunca consegue decolar. Esse filme traz todas as qualidades e defeitos que marcaram a filmografia de Michael Cimino. Entre suas qualidades estava o domínio de mostrar cenas bem elaboradas, envolvendo um grande número de atores. De seus defeitos podemos perceber o corte excessivo do filme, que resultou numa duração de quase 3 horas. Mesmo assim é um clássico do cinema que merece ser redescoberto, principalmente para quem se interessa pela história do Oscar.

Pablo Aluísio.

sábado, 18 de abril de 2020

Estranhos Vizinhos

Título no Brasil: Estranhos Vizinhos
Título Original: Neighbors
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: John G. Avildsen
Roteiro: Larry Gelbart
Elenco: John Belushi, Dan Aykroyd, Kathryn Walker, Tim Kazurinsky, Tino Insana, Henry Judd Baker

Sinopse:
Earl Keese (John Belushi) é o sujeito normal da vizinhança que descobre que seus novos vizinhos são completamente fora do padrão. Vic (Dan Aykroyd), o novo morador da casa ao lado, não quer saber de nenhuma convenção social careta e leva a vida em seus próprios termos, o que dará origem a várias confusões com Keese, um conservador antigado e fora de moda.

Comentários:
Essa comédia acabou se tornando o último filme da carreira de John Belushi. Como se sabe ele morreu precocemente, por causa de uma overdose de drogas que tomou em um hotel de Los Angeles, enquanto esperava pela aprovação do script que seria seu próximo filme. Nessa última aparição no cinema ele voltou a contracenar com seu velho amigo Dan Aykroyd. Era uma velha parceria que vinha desde os tempos do programa de TV "Saturday Night Live". E o mais curioso de tudo é que os papéis tradicionais se inverteram. Geralmente John Belushi interpretava o sujeito doidão que atormentava a todos e Dan Aykroyd era o careta, o cara de classe média bobão. Nesse roteiro o maluco é Aykroyd, enquanto Belushi é o conservador boboca que só pensa em se livrar os estranhos vizinhos que se mudaram para a casa ao lado. Eu considero um dos melhores momentos de John Belushi no cinema, onde ele teve mesmo chance de atuar bem. Essa fórmula seria repetida em "Meus Vizinhos são um Terror", feito alguns anos depois, mas essa primeira versão é bem mais divertida, pois brinca com o americano médio, meio ignorante, centrado em seus próprios preconceitos e crendices pessoais. Sob esse ponto de vista, como uma divertida crítica social da classe WASP, o filme funciona muito bem.

Pablo Aluísio.

Porky's

Título no Brasil: Porky's
Título Original: Porky's
Ano de Produção: 1981
País: Estados Unidos, Canadá
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Bob Clark
Roteiro: Bob Clark
Elenco:  Dan Monahan, Mark Herrier, Wyatt Knight, Roger Wilson, Cyril O'Reilly, Tony Ganios

Sinopse:
Em 1954, um grupo de estudantes do ensino médio da Flórida tenta ajudar seu amigo a perder a virgindade. No caminho deles uma série de problemas surgem, inclusive envolvendo o xerife e o dono de um bordel asqueroso da pequena cidade onde vivem. Uma comédia de sucesso dos anos 80. 

Comentários:
Todo mundo que foi adolescente nos anos 80 assistiu a "Porky's". Esse é um fato inegável sobre o cinema daquela época. Para se ter uma ideia o filme custou míseros 2 milhões e meio de dólares e rendeu nas bilheterias mais de 200 milhões! Seguramente foi um dos filmes mais lucrativos de toda a história. Seus produtores ficaram ricos. E qual foi o segredo para tanto sucesso? Essa era uma obra-prima do cinema? Claro que não! "Porky's" era praticamente uma chanchada americana, uma comédia picante que acabou fazendo escola, criando todo um gênero de comédia onde as piadas giravam em torno do sexo na juventude. Os personagens eram estereótipos do que se esperava encontrar em um adolescente cheio de hormônios na puberdade, ou seja, a obsessão pelo sexo, pela perda da virgindade, etc. Agora tudo sob um viés de galhofa total. E a ambientação nos anos 1950 reforçava ainda mais esse aspecto porque naquela década havia toda uma inocência, um conservadorismo na sociedade, que vinha abaixo com as peripécias desses garotos e garotas. Curiosamente nenhum dos jovens atores acabou fazendo sucesso depois, apenas Tom Cruise, que iria aparecer em "Porky's 3", iria realmente se tornar um grande astro de Hollywood. Porém essa seria outra história muito divertida que contarei algum dia. Enfim, "Porky's" é aquele tipo de filme considerado lixo por alguns, mas que para outros hoje em dia soa com um sabor de nostalgia irresistível. O cinema daquele tempo era inegavelmente mais divertido.

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Todo Mundo em Pânico 2

Título no Brasil: Todo Mundo em Pânico 2
Título Original: Scary Movie 2
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Dimension Films
Direção: Keenen Ivory Wayans
Roteiro: Shawn Wayans, Marlon Wayans
Elenco: Marlon Wayans, James Woods, Shawn Wayans, Anna Faris, Tori Spelling, Tim Curry

Sinopse:
Um grupo de idiotas decide invadir uma velha casa mal assombrada, sem saber que lá dentro encontrarão todos os tipos de manifestações sobrenaturais, sendo uma mais maluca do que a outra. Continuação do filme "Scary Movie".

Comentários:
Para gostar dessa série de comédias é preciso preencher certos requisitos. O primeiro, e mais óbvio, é gostar de besteirol. Esse tipo de sátira amalucada surgiu ali no comecinho dos anos 80 com filmes como "Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu". Depois disso Hollywood não parou mais de produzir esse tipo de filme. Além de gostar de um besteirol também é preciso conhecer os filmes que são satirizados. Sem isso a graça perderá a metade da força. Aqui eles tiram onda com antigos filmes de fantasmas - daqueles bem antigos, com cenários bem estilizados - e com o clássico "O Exorcista", com direito a uma cena muito engraçada, onde James Woods interpreta um dos padres que espantam o capeta na garota (que ficou igualzinha à original). "O Silêncio dos Inocentes" também não escapa da gozação completa. O curioso é que a própria Dimension Films produziu muitos filmes de terror ao longo de todos esses anos e aqui satiriza um de seus produtos cinematográficos mais rentáveis. Vale tudo pelo lucro! Enfim, muita besteira, muito escracho e diversão pontuando tudo. Só faltou mesmo a Carmen Electra para animar os adolescentes cheios de hormônios que costumam assistir a esse tipo de filme.

Pablo Aluísio.

48 Horas - Parte 2

Título no Brasil: 48 Horas - Parte 2
Título Original: Another 48 Hrs
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Walter Hill
Roteiro: Roger Spottiswoode, Walter Hill
Elenco: Eddie Murphy, Nick Nolte, Brion James, Kevin Tighe, Ed O'Ross, David Anthony Marshall

Sinopse:
O policial Jack Cates (Nick Nolte) está prestes a ser expulso do departamento, por causa de seu jeito violento de lidar com criminosos. Sua única chance de não ser expulso é se unir novamente com Reggie Hammond (Eddie Murphy) que finalmente está saindo da prisão, após cumprir sua pena.

Comentários:
Eddie Murphy havia dirigido o seu filme anterior, chamado de "Os Donos da Noite" e o filme não tinha dado boa bilheteria. Assim a Paramount o pressionou para que ele atuasse em uma nova continuação de "Um Tira da Pesada", só que Murphy não queria interpretar de novo o personagem do detetive Axel Foley. A solução para esse impasse foi a produção da continuação de um outro sucesso do comediante, "48 Horas". É inegável que o primeiro filme foi realmente muito bom. Um filme policial com toques de humor na medida certa, só que essa sequência não trazia nada de novo. Aliás o roteiro era praticamente o mesmo, sem colocar ou tirar quase nenhuma vírgula. Um remake disfarçado! Esse clichê de duplas em filmes policiais já estava desgastado na época. Inútil, sem graça e repetitivo, o filme não foi o fracasso comercial que muitos disseram na época. Ele custou 38 milhões e rendeu nas bilheterias 109 milhões, ou seja, se não foi um sucesso espetacular, tampouco foi um fracasso. Pagou seu custos e trouxe algum lucro para o estúdio. Se comercialmente o resultado foi mediano, artisticamente não há o que celebrar. O filme é realmente um exercício de inutilidade.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Oro

A história desse filme se passa em 1538. Um grupo de militares da coroa espanhola parte em direção ao novo mundo. Eles adentram uma floresta tropical em busca de uma lenda contada por alguns nativos. O mito do El Dorado. Eles disseram aos espanhóis que havia uma cidade feita toda de ouro. Isso obviamente atiça a cobiça dos espanhóis e eles partem em direção a esse lugar que vai transformá-los em homens ricos pelo resto da vida. Porém os desafios logo se revelam enormes. Os espanhóis desconheciam completamente os perigos da região. Para se ter uma ideia eles nunca tinham visto certos animais, como jacarés. Logo muitos são devorados nos grandes rios que encontram.

Além disso havia os índios, sempre prontos a exterminar aqueles invasores de suas terras. Flechas envenenadas estavam em todas as partes. A expedição é comandada por um veterano, um homem bem mais velho. Seu comando é baseado em terror e punições exemplares, como a morte por enforcamento, algo considerado indigno pelos soldados. Para piorar ele leva sua mulher na expedição. Uma mulher bonita, que desperta inveja e ciúmes em seus homens. Na verdade seus subordinados não conseguem se conter, pois a possibilidade de um estupro coletiva passeia em suas mentes o tempo todo, criando ainda mais problemas mata adentro. E como se tudo isso já não fosse ruim o bastante há uma segundo grupo de espanhóis dispostos a matar todos que encontrarem. O motivo? Querem o ouro apenas para eles.

Esse filme é muito bom porque resgata os sentimentos e os motivos que levavam os europeus a conquistarem com extrema violência essas novas terras recém descobertas. O que eles queriam realmente era tomar o ouro dos povos nativos. E nesse processo não importava quantas pessoas iriam morrer. A vida humana inclusive parecia não ter nenhum valor nesses primeiros tempos. Os espanhóis matavam não apenas os índios que encontravam, mas também os próprios espanhóis. Havia sempre presente uma rixa entre eles, muitas vezes baseada nos lugares onde tinham nascido na Espanha. Assim os que eram de Aragão odiavam os que tinham nascido em Castela. No final de tudo só sobrava a loucura e a insanidade dos que ainda conseguiam sobreviver.

Oro (Espanha, 2017) Direção: Agustín Díaz Yanes / Roteiro: Arturo Pérez-Reverte, Agustín Díaz Yanes / Elenco: Raúl Arévalo, Bárbara Lennie, Óscar Jaenada, Jose Coronado / Sinopse: Em 1538 uma expedição de militares da coroa espanhola entra na selva tropica das novas terras descobertas para tentar localizar uma cidade que segundo as lendas dos nativos locais seria toda coberta de ouro e metais preciosos. Filme indicado ao Goya Awards em diversas categorias, entre elas melhor direção de fotografia e melhor direção de arte. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Estrelas de Cinema Nunca Morrem

O filme conta a história real das últimas semanas de vida da atriz Gloria Grahame (Annette Bening). Ela foi uma estrela de Hollywood muito popular nas décadas de 1940 e 1950. Começou como uma bombshell, uma Pin-up, ganhando seus primeiros papéis por causa de sua beleza. Chegou a vencer um Oscar pelo filme "Assim Estava Escrito" (1952), onde atuou ao lado de Kirk Douglas. No auge da fama e sucesso era vizinha de Humphrey Bogart em Hollywood, morando em uma grande mansão no bairro mais exclusivo da cidade. Só que sua sorte mudou para pior. Com a chegada da idade os convites foram rareando. Em pouco tempo a carreira foi afundando.

Não ajudou em nada o fato de ter casado e se divorciado quatro vezes. Advogados e os ex-maridos levaram praticamente toda a sua fortuna. Desempregada, começou a morar em quartinhos, fazendo pequenas peças de teatro para sobreviver. A decadência foi agravada quando ela descobriu que estava com câncer. Ela se recusou a fazer o tratamento completo, com medo de perder os cabelos e a beleza. Com isso seu quadro foi piorando dia a após dia. Gloria então se apaixonou por um jovem ator inglês desempregado, que trabalhava como garçom. Em pouco tempo eles estavam juntos e ela, sem ter onde morar, acabou indo morar na casa dele. O problema é que ele morava com os pais e a situação toda foi se deteriorando cada vez mais.

O roteiro desse filme se concentra basicamente em seu romance com esse rapaz britânico chamado Peter Turner (Jamie Bell). Foi ele que escreveu o livro "Films Stars Don't Die in Liverpool", que iria servir de base para o roteiro desse filme. Em termos gerais é um filme que consegue contar sua história bem, de forma um pouco burocrática e tudo mais, porém consegue ser eficiente nesse aspecto. Não é uma história feliz, tampouco tem um final feliz. A vida da ex-estrela Gloria Grahame terminou de forma bem trágica e melancólica, algo aliás que é bem mais comum de acontecer com estrelas de Hollywood do que muitas pessoas pensam. A fama e o sucesso surgindo cedo demais na vida dessas atrizes acaba se tornando com o tempo puro veneno.

Estrelas de Cinema Nunca Morrem (Film Stars Don't Die in Liverpool, Inglaterra, 2017) Direção: Paul McGuigan / Roteiro: Matt Greenhalgh / Elenco: Annette Bening, Jamie Bell, Vanessa Redgrave, Kenneth Cranham, / Sinopse: O filme conta as últimas semanas de vida de uma ex-estrela de Hollywood chamada  Gloria Grahame (Annette Bening). Com dificuldades de arranjar trabalho, depois de se divorciar por quatro vezes, ela se apaixona por um jovem ator inglês que trabalha como garçom em Londres. Filme indicado ao BAFTA Awards nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Jamie Bell) e Melhor Atriz (Annette Bening).

Pablo Aluísio.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Femme Fatale

Título no Brasil: Femme Fatale
Título Original: Femme Fatale
Ano de Produção: 2002
País: França, Suíça
Estúdio: Warner Bros.
Direção: Brian De Palma
Roteiro: Brian De Palma
Elenco: Rebecca Romijn, Antonio Banderas, Peter Coyote, Eriq Ebouaney, Edouard Montoute, Rie Rasmussen

Sinopse:
Laure (Rebecca Romijn) é uma mulher que procura por novos caminhos em sua vida, que tenta consertar as coisas erradas do passado, mesmo quando sua fama de vigarista volta para assombrá-la. Filme premiado no Seattle Film Critics Awards na categoria de Melhor Edição (Bill Pankow).

Comentários:
Em minha opinião Brian De Palma foi um dos melhores diretores de cinema em sua fase de maior criatividade, nos anos 80. Infelizmente ele foi perdendo o toque de talento para dirigir bons filmes, como também para escrever excelentes roteiros. Esse "Femme Fatale" foi lançado já quando a carreira do diretor estava entrando em franca decadência. Não existia mais os momentos de genialidade que o público havia assistido em filmes como "Vestida para Matar" ou "Dublê de Corpo". E nessa comparação nem mesmo vou citar sua maior obra-prima, "Os Intocáveis", pois seria até mesmo uma covardia. Assim o que temos aqui é apenas um filme morno, com poucos momentos realmente memoráveis. Ainda tentando reencontrar o velho caminho, aquele que homenageava e ao mesmo tempo se inspirava na obra do mestre Alfred Hitchcock, tudo o que De Palma encontrou foi mesmo o marasmo e o tédio. Realmente a história não funciona. O clima de filme tedioso logo se impõe e o espectador perde o interesse nos acontecimentos. No final de tudo o que se salva mesmo é a beleza da atriz Rebecca Romijn, mas isso, vamos ser sinceros, não tem nada a ver com bom cinema ou qualidades puramente cinematográficas desse diretor que um dia chegou a ser realmente genial.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

A Conversação

Depois da consagração do filme "O Poderoso Chefão", o diretor Francis Ford Coppola poderia ter dirigido qualquer filme que quisesse em Hollywood. Seu nome e prestigio estavam em alta. Só que ao invés de embarcar em outra saga épica, ele resolveu escolher um roteiro que ele havia escrito alguns anos antes. Se tratava de "The Conversation", uma história sobre um especialista em captar sons que entrava em uma roleta russa na sua vida profissional e pessoal. O personagem principal do filme se chama Harry Caul (Gene Hackman). Ele é um mestre em gravar conversas alheias sem autorização. O tipo de sujeito que faz o jogo sujo para qualquer um que pague por seus serviços. Geralmente é contratado por criminosos ou então maridos desconfiados que precisam de alguma prova da traição de suas esposas supostamente infiéis. Quando o filme começa ele está novamente em campo, gravando a conversa de um casal que passeia numa praça de Nova Iorque.

Seu cliente é um rico executivo que deseja confirmar se a jovem esposa tem mesmo um amante. Caul arma todo um esquema para gravar o casal e descobre que eles podem ser mortos se tudo for revelado. A partir daí as coisas começam a se complicar. Ele hesita em entregar o que gravou. Tem crises éticas, religiosas e existenciais sobre isso. Com isso sua vida vai entrando em parafuso, com ele cada vez mais paranoico, suspeitando de que virou um alvo de pessoas poderosas que querem se vingar de algo que fez.

Francis Ford Coppola, como grande diretor que sempre foi, tenta equilibrar o filme entre o drama existencial e o suspense. O protagonista é um sujeito com vida pessoal vazia, sem ligação com ninguém, que vive apenas para o trabalho e quando esse lhe traz uma aflição emocional pelo que faz, a sua vida sai dos trilhos. É um filme muito bom, que consegue ser bem sucedido nos dois gêneros apontados pelo cineasta. Tanto funciona bem como drama, como também no desenvolvimento do suspense envolvendo todas as situações. Um Coppola menos conhecido nos dias atuais, porém não menos interessante.

A Conversação (The Conversation, Estados Unidos, 1974) Direção: Francis Ford Coppola / Roteiro: Francis Ford Coppola / Elenco: Gene Hackman, Harrison Ford, Robert Duvall, John Cazale, Allen Garfield / Sinopse: Harry Caul (Gene Hackman) é um especialista em som, que é contratado por um executivo que quer provas da infidelidade da jovem esposa, só que as coisas não saem exatamente como planejado. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original (Francis Ford Coppola) e Melhor Som (Walter Murch, Art Rochester). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Direção (Francis Ford Coppola), Melhor Ator (Gene Hackman) e Melhor Direção ( Francis Ford Coppola).

Pablo Aluísio. 

sábado, 11 de abril de 2020

A Pura Verdade

A ligação do ator e diretor Kenneth Branagh com William Shakespeare vem de longe. Ele adaptou no passado vários clássicos do autor inglês para o cinema. Todos com absoluto sucesso. Agora ele volta sob uma nova perspectiva, interpretando o próprio Shakespeare. Com maquiagem para se parecer mais com o dramaturgo, o resultado ficou excelente. O roteiro mostra os anos finais da vida dele, quando se recolheu para sua cidade natal, tentando levar uma aposentadoria tranquila. Quando o filme começa ele surge contemplando seu teatro em Londres sendo consumido pelas chamas. Diante dessa tragédia ele simplesmente desiste de seguir em frente. Fecha o teatro, deixa de escrever novas peças e volta para o interior.

O problema é que durante toda a sua vida Shakespeare foi um homem ausente. Retornar para a convivência com sua família não é das coisas mais simples. Ele carrega um trauma, pela morte de seu filho de 11 anos. Quando o garoto morreu ele se encontrava distante, longe, trabalhando em Londres e sequer foi ao funeral do filho. Agora essas lembranças dolorosas do passado voltam para lhe assombrar. E o fato de não ter um relacionamento pacífico com suas duas filhas torna a coisa ainda mais complicada. Uma das filhas é solteira, não quer se casar e sofre de um estigma social que era comum na época. Shakespeare quer que ela se case, para ter um neto do sexo masculino pois ele anseia por um herdeiro para seu legado.

Outros aspectos interessantes do ponto de vista histórico surgem nesse bem escrito roteiro. Por exemplo, você sabia que a esposa do escritor era completamente analfabeta? Anne Shakespeare (Judi Dench) foi uma mulher importante em sua vida, mas sem educação formal, não conseguia ler sequer uma página da obra monumental escrita pelo marido. Em relação ao falecimento precoce do garoto Hamnet Shakespeare, o filme toma algumas liberdades históricas. É uma boa narrativa ficcional sobre as razões de sua morte, mas a verdade é que até hoje os historiadores não sabem com certeza do que ele morreu.  Por fim há uma curiosa insinuação de um amor homossexual entre William Shakespeare e o Conde de Southampton (Ian McKellen), algo que teria acontecido no passado, mas que teria dado vazão a versos apaixonados do escritor para o nobre. A pura verdade ou mera ficção?

A Pura Verdade (All Is True, Inglaterra, 2018) Direção: Kenneth Branagh / Roteiro: Ben Elton / Elenco: Kenneth Branagh, Judi Dench, Ian McKellen, Kathryn Wilder / Sinopse: O filme conta os últimos anos de vida do famoso escritor e dramaturgo William Shakespeare. Após um incêndio que destrói seu teatro em Londres ele volta para sua terra natal, no interior. Lá precisa lidar com os problemas familiares de suas filhas e sua esposa, enquanto decide construir um jardim em memória ao falecimento de seu filho.

Pablo Aluísio.