domingo, 3 de dezembro de 2000

Cinema News: Terror & Ficção

O gênero terror e ficção tem novidades nas telas de cinemas. Aliás os dois gêneros cinematográficos, irmãos e primos entre si, sempre figuram entre as 10 maiores bilheterias nos Estados Unidos e no mercado internacional. E isso, que começou lá atrás, na década de 1970, segue acontecendo, mesmo após a pandemia que quase colocou a indústria na bancarrota. 

Entre os 10 mais vistos nos cinemas americanos nesse mês temos "M3GAN 2.0", o segundo filme dessa franquia que tem obtidos ótimos números nas bilheterias. Com apenas 2 semanas de exibição já ultrapassou os 40 milhões de dólares em ingressos vendidos. Dirigido por Gerard Johnstone, o filme tem sido sucesso de público, mas não de crítica. E mesmo entre os fãs de terror há quem não tenha gostado. 

Se o primeiro filme tinha a história desenvolvida dentro de um núcleo familiar, esse segundo aposta na tecnologia bem na linha Cyber punk, colocando a boneca Megan em situações que sinceramente falando mais lembram uma espécie de "Exterminador do Futuro" high tech. Para muitos foi uma mudança forte demais em algo que vinha dando certo. Ainda não assisti ao filme, mas pelas informações tenho achado meio esquisito. A ver. 

Outro filme que está entre os dez mais vistos nesse mês temos ainda "Extermínio: A Evolução", um azarão que parece ter caído no gosto do público americano. Aqui temos um grupo de sobreviventes que vivem isolados em uma ilha após uma pandemia (olha ela aí de novo!) que exterminou grande parte da humanidade. Pois é, enquanto o novo filme de Resident Evil não surge nas telas o público vai se aquecendo com filmes na mesma linha. Uma boa notícia para os produtores dessa nova linha de zumbis. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 2 de dezembro de 2000

Richard Chamberlain

Richard Chamberlain
No último dia 29 de março morreu o ator Richard Chamberlain. Ele teve uma longa carreira no cinema e na TV americana. Eu me recordo muito do ator fazendo muito sucesso com a série "Shogun" que foi exibida na Rede Globo nos anos 80, alcançando grande sucesso de audiência. Outra série que também fez bastante sucesso, inclusive no Brasil, foi "Pássaros Feridos", sendo que essa, se me recordo bem, foi exibida pela Bandeirantes. 

Em termos de cinema minha primeira lembrança de Richard Chamberlain vem dos filmes que ele rodou na Cannon. O primeiro foi "As Minas do Rei Salomão" e sua continuação "Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido". Não eram grandes filmes, mas aventuras que tentavam copiar o estilo dos filmes de Indiana Jones. 

De qualquer forma tiveram lá seu sucesso. E de quebra traziam uma linda Sharon Stone, bem jovem, no auge de sua beleza! Tive a oportunidade de assistir a ambos os filmes no cinema, nos anos 80, em seu lançamento original. 

Na vida pessoal era muito discreto e por uma razão fácil de entender. Richard era gay e procurava esconder sua opção sexual, com medo de ver sua carreira de galã ir por água abaixo. Por isso viveu anos, décadas, no armário, sem jamais revelar esse seu segredo. Chegou inclusive a escalar seu namorado na época nos filmes de aventuras da Cannon, mesmo que o roteiro original não tivesse espaço para ele na produção. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 1 de dezembro de 2000

Ciência & Universo

O Lado Negro da Lua
A NASA divulgou seus planos de instalar um radiotelescópio no lado escuro da Lua. A intenção seria construir uma mega estrutura voltada para o lado do universo profundo, para captar transmissões de rádio e partículas. Como se sabe os radiotelescópios que se situam no planeta Terra são prejudicados pelo intenso uso de tecnologia da sociedade moderna. Na Lua isso não aconteceria. Ouvir o universo dessa região seria extremamente importante para a ciência, pois seria captado sons das estrelas mais distantes sem qualquer interferência terrena. Mas como construir esse radiotelescópio? A NASA acredita que a antena principal teria que ter 1 Km de altura. Seria o dobro da maior antena da Terra. Para construir essa estrutura seria usado robôs de última geração. Essa tecnologia já existe. A única questão mais complicada seria diplomática com a China, pois os chineses já possuem duas sondas operacionais no lado escuro da Lua. Será que a China se incomodaria com a presença de um artefato tecnológico como esse naquela região lunar? Outro aspecto interessante é que a NASA tenciona construir esse radiotelescópio dentro de uma das grandes crateras lunares do lado negro da Lua. E essa cratera já estaria nos planos da China, pois os chineses estão explorando a Lua em busca do elemento Hélio 3 que os cientistas chineses consideram o futuro da produção de energia e combustível em nosso planeta. Só o tempo dirá o que vai acontecer sobre tudo isso.

Voyager 1 capta sons estranhos no universo
Lançada em 1977 a sonda Voyager 1 ainda está operacional. A sonda ainda envia sinais para a Terra. Localizada atualmente nos confins do sistema solar, já saída da heliosfera (que é a região do universo que ainda recebe influência do Sol, a nossa estrela), a sonda Voyager 1 já deixou todos os planetas solares para trás. O que despertou a atenção dos cientistas em sua última transmissão foi a captura de um estranho som vindo dos confins de nosso sistema solar. Não se sabe até o momento do que se trata, mas ao ouvir o som o ouvinte fica com a sensação de estar ouvindo uma estação de rádio fora de sintonia, quando de repente surge um som estridente, do nada. E do nada ele também desaparece. Mais do que interessante. Em breve a NASA vai depurar ainda mais esse áudio para que os cientistas da agência cheguem a uma conclusão sobre a origem desse som ainda inexplicável. 

Fungos marcianos?
As últimas sondas marcianas enviadas pelos americanos tiraram uma série de fotos do solo do planeta vermelho. E para surpresa dos cientistas notou-se uma série de estruturas bastantes semelhantes com fungos do planeta Terra. O que estaria acontecendo? Será que finalmente se encontrou vida no solo marciano ou ainda é cedo para fazer qualquer afirmação? As estruturas redondas realmente lembram cogumelos, mas como se trata apenas de meras fotos e imagens nada pode ser dito com certeza. Para alguns analistas podem ser apenas pedras redondas, pequenas pedrinhas que possuem semelhanças visuais com fungos terrestres. Porém o fato de que parece ter havido algum tipo de crescimento entre elas, despertou ainda mais a atenção dos observadores.Outra tese afirma que se forem realmente fungos essas estruturas teriam sido levadas para Marte pelos próprios robôs da NASA. Uma contaminação no solo por essas máquinas. Porém se foi isso que aconteceu não deixaria de ser uma noticia e tanto, pois provaria que o solo marciano poderia ser adequado para a proliferação desse tipo de vida. Vamos aguardar nos próximos meses por mais respostas conclusivas. 

Há vida na Lua de Europa?
Europa é um dos satélites naturais do monstro gasoso Júpiter. È praticamente do tamanho da nossa Lua e dentre todos os mundos do nosso sistema solar é um dos mais promissores de apresentar alguma forma de vida. Essa é uma opinião compartilhada por diversos cientistas na comunidade de astronomia mundial. Mas qual seria a razão para que Europa fosse considerada potencial de vida? O pequeno mundo Europa é o que se convencionou chamar de mundo congelado. Sua superfície é toda de gelo. Embaixo dessa capota gelada existe um oceano de amplas possibilidades. Como se sabe a existência de água é um dos fatores que podem tornar a vida possível. A vida na Terra começou nos oceanos e Europa é praticamente toda um oceano. Em cima da crista de gelo as temperaturas são baixas, algo em torno de 150 graus Celsius negativos. Porém embaixo da calota de gelo temos água líquida, muita água.

Os cientistas acreditam que Europa tem amplas possibilidade de abrigar algum tipo de vida, nem que seja puramente molecular. Um oceano daquele tamanho sem uma única forma de vida seria a exceção. A regra, como afirma a ciência, é que haja vida em seus oceanos. Infelizmente as missões até Europa ainda não pousaram em sua superfície, entretanto de todos os satélites do sistema solar, Europa é seguramente o mais visado nos próximos anos. Em breve sondas pousarão naquele mundo em busca de traços de vida.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 19 de outubro de 2000

Paul Newman, o Insaciável


Paul Newman, o Insaciável
Depois de sua morte várias revelações de alcova foram reveladas sobre a vida do ator Paul Newman. Ele teve um caso amoroso bem intenso com James Dean e chegou a levar algumas garotas para um triangulo amoroso no apartamento de Dean nos anos 50. Outro que parece ter dividido os lençóis da cama com Paul Newman foi Marlon Brando, embora esse sempre negasse qualquer envolvimento. Brando gostava de cultivar sua imagem de homem heterossexual latente. O ajudava a arranjar novos filmes. De qualquer forma as fofocas da época diziam que nesse caso amoroso Brando sempre era o dominante, sendo até rude com Newman que parece não ter gostado de ficar na posição de submisso. 

Pablo Aluísio. 

Paul Newman e os problemas com Robert Redford


Paul Newman e os problemas com Robert Redford
Recentemente Robert Redford resolveu falar sobre sua amizade com o ator Paul Newman. Foi bem sincero sobre tudo. Disse que no primeiro filme que fizeram  juntos, "Butch Cassidy", tudo saiu bem. Eles eram bem amigáveis um com o outro. Porém as coisas desandaram em "Golpe de Mestre". Nesse segundo filme Redford confessou que Newman tinha atitudes asquerosas, como querer roubar o filme apenas para si, deixando o velho amigo em sua sombra. E as coisa só pioraram depois que ele se tornou produtor do filme, tendo controle sobre ele. Com isso Robert Redford decidiu que nunca mais faria outro filme com Paul Newman, algo que ele cumpriu com a palavra nos anos seguintes. 

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 16 de outubro de 2000

Elvis e Kathy Westmoreland


Elvis e Kathy Westmoreland
Então Elvis se envolveu com Kathy Westmoreland. Via de regra ele nunca se envolvia com alguém com quem trabalhava profissionalmente em sua banda, mas com essa sua vocalista de apoio surgiu um interesse após Elvis descobrir que ela era virgem! Isso atiçou o cantor. Ele ainda era casado com Priscilla, mas jogou a promessa de fidelidade da janela de sua suíte em Las Vegas. O romance de Elvis com Kathy ia e vinha conforme sua conveniência. A vida amorosa de Elvis por essa época era uma bagunça. Após se tornar íntimo dela ele ficou meio paranoico, com medo que ela ficasse grávida. Como era inexperiente com sexo, Elvis chegou a acreditar que poderia ter problemas nesse aspecto. Então uma noite resolveu explicar a Kathy que ela teria que usar pílulas anticoncepcionais. Ela então procurou um médico e disse a Elvis que ele não precisava se preocupar pois ela não queria de jeito nenhum ter um filho naquele momento de sua vida. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 15 de outubro de 2000

Errol Flynn: Um herói falho em Hollywood


Errol Flynn: Um herói falho em Hollywood
Ele foi um dos grandes ídolos dos filmes de capa e espada. Virou ídolo dos jovens da época de ouro interpretando Robin Hood, piratas e todos os tipos de aventureiros em filmes de aventura. Só que Flynn na vida real tinha um sério problema com bebidas. A tal ponto que o chefão da Warner mandou fechar o bar que havia no estúdio, pois Flynn bebia tanto ali que ficava inabilitado para trabalhar. O ator então comprou uma bela casa à beira-mar e a chamou de "A Mansão da Cirrose" pois queria passar o dia ali, bebendo até cair. Morreu jovem, com o corpo inchado. O alcoolismo acabou com sua imagem impecável de galã dos setes mares dos anos de glória. Com pouco mais de 50 anos de idade estava acabado, devido aos excessos de bebidas, fumo, drogas e mulheres que cometeu ao longo de sua vida. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 14 de outubro de 2000

Elvis Presley - Embaraços em "O Seresteiro de Acapulco"


Elvis Presley - Embaraços em "O Seresteiro de Acapulco"
Durante as filmagens do filme "O Seresteiro de Acapulco" (Fun in Acapulco, 1963) Elvis passou por apuros. Não, não foram problemas com garotas, mas sim com o elenco de apoio que contava com alguns homens gays. Numa das cenas esse grupo levantava Elvis no ar! Nesse momento Elvis parou e pediu que o diretor cortasse a cena. A razão é que havia um dos elementos que o suspendia, um tipo obviamente gay, aproveitando esse momento para agarrar a bunda do Rei! Algo que Elvis não iria admitir. Então o tal sujeito acabou sendo cortado da produção e Elvis conseguiu finalmente finalizar a cena sem que novas "mãos bobas" apalpassem seu traseiro real!

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 13 de outubro de 2000

Elvis Presley: Uma Farmácia Ambulante!


Elvis Presley: Uma Farmácia Ambulante!
Em seu livro "Elvis: O que aconteceu?", Red e Sonny West definiram Elvis como uma "Farmácia Ambulante"! Um cara que vivia drogado 24 horas por dia! Por isso eles ficaram muito surpresos e deram grandes gargalhadas nos bastidores quando Elvis deu um piti em pleno palco, em Las Vegas, durante uma de suas temporadas. Elvis estava furioso com reportagens que dizia que ele era um drogado, um junkie! Elvis, sem meias palavras, gritou dizendo que iria quebrar o pescoço do jornalista que havia escrito aquela matéria e que ele jamais havia se drogado na vida! Que papelão Mr. Presley...

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 12 de outubro de 2000

Elvis - Entre a Vida e a Morte


Elvis - Entre a Vida e a Morte
Quem conviveu com Elvis nos anos 70 concorda que mais ou menos por volta de 1972 o problema dele com as drogas se acentuou. Ele foi perdendo o charme no palco, sendo substituíto por uma caricatura de si mesmo. E isso se refletiu nas versões de seus clássicos que cantava ao vivo. Muitas dessas apresentações beiravam o desastre completo. Pior do que isso foi a insistência de Elvis em dar drogas para garotas que ele levava para sua intimidade. Foram vários os casos, sendo que algumas delas ficaram entre a vida e a morte. E se Elvis nunca foi processado por isso, bem, estamos mesmo diante de um verdadeiro milagre. Se fosse nos dias atuais ele certamente não escaparia da justiça pelas coisas que fez a essas jovens. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 11 de outubro de 2000

Elvis Presley - Elvis e Sheila Ryan


Elvis Presley - Elvis e Sheila Ryan
Elvis começou a ficar firme com Sheila Ryan a partir de 1974. Ele havia feito o teste máximo com ela, que consistia em mostrar seu sério problema com drogas para a garota. Apenas as mulheres mais fortes ficavam com ele depois disso! Elvis a levou para o seu quarto e pediu que ela lhe desse uma injeção de Demerol. Qualquer outra garota teria saído correndo daquele quarto, mas Sheila era enfermeira. Dar injeções era algo normal para ela. Isso fez com que Elvis ficasse gamado nela! Afinal a gatinha também poderia lhe ajudar na hora de encarar mais um pico de drogas na veia! E Sheila aguentou Elvis em um período terrível de sua vida. Nessa época Elvis estava afundando fundo no vício em drogas. Ela segurou muitas barras pesadas por parte de seu namorado. Em pouco tempo ele se tornou mesmo a enfermeira de Elvis e isso, vamos ser bem sinceros, destruíria qualquer relacionamento amoroso!

Pablo Aluísio.

terça-feira, 10 de outubro de 2000

James Dean: Um Ator Bissexual


James Dean: Um Ator Bissexual
James Dean era bissexual, com claro tendência a ter relacionamentos gays. Há muitos relatos de pessoas próximas o colocando em diversas festas gays em Los Angeles. Em Nova Iorque, a mesma coisa. São depoimentos demais para se ignorar. Dean também havia morado alguns meses com um executivo da TV em NYC. O nome dele era Rogers Brackett. Quando Dean morreu ele declarou: "Eu me arrependo de ter jogado fora as cartas de amor que Dean escreveu para mim por todo esse tempo. Eu perdi muito dinheiro jogando aquele material fora! Em um bom leilão iria ganhar muito!".

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 9 de outubro de 2000

Elvis Presley - Elvis e Annie Pie


Elvis Presley - Elvis e Annie Pie
Então Elvis conheceu uma jovem atriz que ele apelidou de "Annie Pie". Outra gatinha loira de parar o trânsito. Muito bonita, formosa, irmã de uma coelhinha da Playboy. Ela e Elvis se deram muito bem desde o começo. Elvis ouvia discos ao seu lado, eles liam livros, tinham excelentes conversas. Só que as drogas sempre apareciam para destruir esses relacionamentos. Numa noite Annie Pie acordou de madrugada assustada! O quarto estava frio, congelante, como Elvis gostava de ficar em sua suíte de Las Vegas. Ela sentiu algo molhado! A cama estava cheia de urina! Elvis havia feito xixi na cama! No outro dia Elvis descobriu o que havia acontecido. Ele disse: "Pobre Annie Pie! Ficou ali a noite toda e não me acordou! Ficou apenas ali no cantinho! Deus tenha misericórdia de sua alma!". Elvis ficou tão constrangido com isso que simplesmente parou de ligar para ela depois. Tudo tinha um limite!

Pablo Aluísio. 

Kurt Cobain e a Overdose em Roma


Kurt Cobain e a Overdose em Roma
Kurt Cobain era um viciado em drogas. Ele geralmente abusava muito de heroína. Ele estava tão alto nessa época que precisou cancelar a própria turnê mundial. Para aliviar as tensões foi para Roma ao lado da esposa Courtney Love. O casamento estava péssimo, com muitos conflitos. Havia boatos por todos os lados que ela era infiel a ele nesse relacionamento. Depois de um grande briga, Kurt afundou novamente. Ele tomou uma overdose de drogas e quase morreu em Roma. Estava no caminho final. Em pouco tempo ele morreria, com apenas 27 anos de idade!

Pablo Aluísio. 

domingo, 8 de outubro de 2000

Elvis Presley - Elvis e Peggy Lipton


Elvis Presley - Elvis e Peggy Lipton
Elvis conheceu a atriz Peggy Lipton por volta de 1969. Ela era linda! (veja a foto). Conversa vai, conversa vem, Elvis a beijou e a convidou para subir em seu quarto luxuoso de hotel. Peggy queria ficar muito com Elvis, mas as coisas não deram certo. Segundo Peggy, Elvis estava usando tantas drogas que mesmo sendo ela uma linda mulher ele não conseguiu ter uma ereção. Envergonhado, Elvis lhe ofereceu drogas. Ela curtia cocaína e não pílulas, por isso recusou. Elvis então tomou uma dose cavalar de comprimidos e apagou. Poucas horas depois Peggy acordou assustada. Elvis estava sufocando, muito frio, completamente chapado. Pior do que isso, Elvis vomitou em sua cama, uma gosma amarela, fruto dos remédios que tomava. Peggy então nem pensou duas vezes. Pegou suas coisas e foi embora dali. Ela tinha medo que Elvis morresse em sua companhia. 

Pablo Aluísio. 

Kurt Cobain Tira a Própria Vida


Kurt Cobain Tira a Própria Vida
Kurt ficou desaparecido por alguns dias, enlouquecendo seus familiares e sua esposa que não sabiam onde ele se encontrava. Nesse meio termo comprou um rifle de caçador, munição e retornou às escondidas para sua mansão nos arredores de Seattle. Então foi até o sótão da garagem, um lugar bem isolado do resto da casa. Ali escreveu sua carta de despedida e aproveitou para usar mais drogas. A sua autópsia revelou que se não tivesse morrido do tiro na boca, ele teria morrido de uma overdose de drogas naquela tarde. Então Kurt colocou as balas em seu rifle, colocou o cano em sua boca, apertou o gatilho e finalizou sua existência. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 7 de outubro de 2000

Elvis Presley - Elvis e a Adolescente


Elvis Presley - Elvis e a Adolescente
Elvis teve várias experiências amorosas e sexuais com adolescentes ao longo de sua vida. Ele mesmo se casaria com uma, já que Priscilla tinha apenas 14 anos quando começou a namorar com ele. Em 1971 Elvis conheceu a garota Patty Peterson, que deveria ter no máximo 16 anos. Ele a viu em um de seus shows e gamou nela. Com a aprovação dos pais da jovem, Elvis a levou para sua suíte no hotel. Foi uma péssima ideia. Elvis acabou dando drogas para a menina e ela acabou sendo internada na UTI de um hospital. Se não morreu foi por verdadeiro milagre. Elvis disse que se ela morresse a culpa seria jogada em Charlie Hodge, um de seus amigos mais próximos. Felizmente a jovem sobreviveu e Elvis se afastou dela completamente. Ele havia conseguido escapar mais uma vez!

Pablo Aluísio. 

Joan Crawford

 
Joan Crawford
Atriz muito popular na era clássica do cinema americano. Também colecionou polêmicas ao longo de sua vida. Sua reputação foi fortemente abalada após sua morte. Uma de suas filhas escreveu um livro chamado "Mamãezinha Querida" a retratando como uma megera louca e violenta em sua casa com os filhos pequenos. A cena em que ela explode com a filha, uma criança apenas, por causa de cabides de arame entrou na cultura e no imaginário da cultura pop. Isso levou a comentários irônicos por parte de Bette Davis, velha colega de trabalho e de brigas em Hollywood. "Eu sempre soube que ela não passava de uma vaca!" - disparou Davis anos depois! 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 6 de outubro de 2000

Elvis Presley - Elvis e Joyce Bova


Elvis Presley - Elvis e Joyce Bova
Joyce Bova foi uma das namoradas fixas de Elvis nos anos 70. Isso em um tempo em que Elvis já era casado com Priscilla. Aliás em muitos aspectos Joyce se parecia bastante com Priscilla fisicamente. Elvis havia deixado de ter relações sexuais com Priscilla e agora pulava a cerca com sua amante. Segundo Joyce ela chegou a engravidar de Elvis, mas depois de muito pensar decidiu fazer um aborto. Ela viu Elvis na intimidade de seu quarto, quando ele ficava completamente drogado e não queria ter um filho daquele homem, daquele Junkie. Numa noite ela acordou com Elvis passando muito mal. Ele estava se acabando aos poucos com todas aquelas drogas. Joyce então decidiu ir embora antes que alguma coisa pior viesse a acontecer. Ela pegou suas roupas, seus pertences e nunca mais retornou para Elvis. Ignorou seus telefonemas e seguiu em frente com sua vida. 

Pablo Aluísio. 

O Lado Obscuro de Spencer Tracy


O Lado Obscuro de Spencer Tracy
Foi um dos atores mais populares de Hollywood em sua era clássica. Só que ele tinha várias falhas que os Estúdios de Cinema tentavam esconder do público. A pior deles era seu alcoolismo sem controle. Tracy era considerado um "bêbado imundo" por quem o conhecia de perto. Dizia-se que suas bebedeiras duravam semanas e nesse período ele ficava sujo, sem tomar banho, caído pelo chão. Para muitas biografias isso tinha várias causas, entre elas um casamento muito infeliz, com um filho deficiente auditivo e uma sexualidade não resolvida. Para muitos o ator se martirizava pois era gay e não podia se assumir como tal. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 5 de outubro de 2000

O Apetite Sexual de Natalie Wood


O Apetite Sexual de Natalie Wood
Ela ficou famosa no filme "Juventude Transviada" com James Dean e Sal Mineo. Na vida pessoal era considerada uma jovem muito liberal numa Hollywood cheia de sexo casual. Para todos que queriam ouvir ela se dizia ser "A melhor foda de Hollywood", só para se ter uma ideia da mentalidade fogosa da atriz. Ela só perderia a paciência mesmo com Elvis Presley. Ela queria levar Elvis para cama, mas o Rei do Rock não quis, recusando seu convite. Natalie ficou então irada e falou para um dos amigos mais próximos do cantor: "Sabe, vou te dizer o que eu acho... Eu acho que todos vocês são gays!". Depois dessa indiscrição imperdoável para Elvis ela foi desligada de seu grupo de amigos e amigas mais próximas. Elvis não gostou nada de sua vulgaridade e depois diria que ela "cheirava mal"! 

Pablo Aluísio. 

Elvis e Barbara Stanwyck


Elvis e Barbara Stanwyck
Em 1964 Elvis foi escalado para trabalhar ao lado da veterana estrela da velha Hollywood Barbara Stanwyck no filme "Roustabout" (Carrossel de Emoções, no Brasil). A atriz mais velha não gostava muito de Elvis e nem do que ele representava. Ela vinha de uma escola de atores e atrizes orgulhosos de sua profissão. Em relação àquele cantor jovem ela pensava que ele seria apenas uma moda passageira. Também, após algumas conversas com Elvis, percebeu que ele não tinha muita cultura. Apesar do começo tenso, conforme as filmagens avançavam, Elvis foi conquistando a simpatia de Stanwyck com seu jeito humilde e educado. Era um típico cavalheiro sulista. Quando as filmagens chegaram perto do fim a atriz se redimiu, pedindo desculpas a Elvis por seu comportamento quando o filme começou a ser rodado. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 4 de outubro de 2000

Elvis Presley - Elvis e as Drogas I


Elvis Presley - Elvis e as Drogas I
Rick Stanley era filho de Dee Stanley que acabou se casando com o pai de Elvis, Vernon. Embora não fossem irmãos de sangue, sem parentesco de verdade, Elvis que tinha sido filho único, gostava de dizer que Rick Stanley era seu "meio irmão". Após a morte de Elvis, Rick se tornaria pastor evangélico e escreveria um livro sobre Elvis. Para ele as drogas tinham matado Elvis, principalmente depois de 1972 quando o cantor passou a abusar demais delas. Rick confidenciou que também usava drogas na época, mas se comparado a Elvis ele era praticamente um santo! Elvis, por outro lado, era um daqueles viciados em drogas extremos, que deixava todos ao redor constrangidos com sua presença chapada em um ambiente! 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - Elvis e as Drogas II


Elvis Presley - Elvis e as Drogas II
Elvis literalmente comprava os médicos para que esses lhe receitassem muitas doses de drogas pesadas pelos quais Elvis estava viciado. Entre elas Demerol, Dillaudid e Quaaludes. Elvis assim comprava esses doutores e alivia sua própria culpa pessoal por ser um viciado em drogas. Quando alguém resolvia lhe enfrentar sobre essa quesão de abuso de remédios, Elvis simplesmente dizia: Foi receitada por médicos! Só que ele não dizia que comprava esses médicos, sejam com carros ou até mesmo casas! Tudo para ter livre acesso às drogas de que era tão viciado! 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 3 de outubro de 2000

Elvis Presley - O Prisioneiro do Rock


Elvis Presley - O Prisioneiro do Rock
Esse foi um dos grandes sucessos do cinema de Elvis Presley, o primeiro filme que ele fez na MGM e traz, para muitos, o primeiro Clip da história, com Elvis cantando e dançando a música tema do filme, a imortal "Jailhouse Rock". Infelizmente a atriz Judy Tyler que contracenava no filme ao lado de Elvis morreu de um grave acidente de carro bem antes da estreia do filme. Elvis ficou tão chocado que desistiu de comparecer a premiere em Hollywood. Também não foi ao enterro dela, com medo de causar tumultos. Ao invés disso mandou um belo colar de flores em memória de sua colega de cena falecida. 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - Elvis e a esposa de Billy Stanley


Elvis Presley - Elvis e a esposa de Billy Stanley
Billy era filho de Dee, a mulher com quem Vernon iria se casar após a morte da mãe de Elvis, Gladys. Anos depois, já trabalhando para o superstar, ele iria se decepcionar muito com Elvis. Acontece que o famoso cantor seduziu e levou para a cama a própria esposa de Billy! Foi uma traição sem motivo, pura maldade! Billy ficou em pedaços porque gostava da esposa, mas Elvis, usando de sua fama e riqueza, não quis saber. Levou a esposa de Billy para a cama e o pior de tudo, depois constrangido, decidiu demitir Billy de seu emprego. Uma dupla humilhação!

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 2 de outubro de 2000

Elvis Presley - Elvis e a Virgindade de Priscilla


Elvis Presley - Elvis e a Virgindade de Priscilla
A versão oficial é a de que Elvis só tirou a virgindade de Priscilla na sua Lua de Mel em 1967. Os caras da Máfia de Memphis nunca acreditaram nisso. Talvez o casal tenha escondido ou inventado essa versão porque Priscilla era jovem demais quando começou a namorar Elvis: Ela tinha apenafs 14 anos de idade! Então Elvis não queria ter problemas com a lei. Entretanto em conversas íntimas Elvis teria confidenciado a eles que já tinha tirado a virgindade de Priscilla lá atrás, quando ainda estava na Alemanha, servindo o exército americano. Elvis diria que mandava ela sentar em seu rosto, como fetiche e que numa dessas noites não teria aguentado, finalmente penetrando a namorada adolescente numa noite fria na Alemanha. Ali Priscilla perdeu sua virgindade e sua inocência! 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - Elvis e Ursula Andress


Elvis Presley - Elvis e Ursula Andress
Durante as filmagens de "O Seresteiro de Acapulco" (Fun in Acapulco, 1963), Elvis se incomodou bastante com os avanços de sua companheira de elenco, a loira Ursula Andress. Ela deu em cima de Elvis de forma nada sutil, mas o cantor tirou o corpo fora. A razão era simples de entender: Ela era casada com um diretor e produtor de cinema e Elvis definitivamente não queria ter problemas desse tipo, afinal garotas interessadas nele não faltavam, mas ele só iria se envolver se elas fossem solteiras. Mulheres casadas eram cartas fora do baralho para Elvis Presley. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 1 de outubro de 2000

Elvis Presley - Elvis e Stella Stevens


Elvis Presley - Elvis e Stella Stevens
A atriz Stella Stevens se irritou muito quando soube que iria fazer o filme "Girls, Girls, Girls" (Garotas e mais Garotas) ao lado de Elvis Presley. Ela queria fazer filmes dramáticos e não aquelas comédias românticas musicais de Elvis. Pressionada por ter assinado um contrato com Hal Wallis, ela teve que aceitar. No set de filmagens ficou aborrecida e disparou na cara de Elvis: "Por que você faz esses filmes?". Elvis, surpreso, respondeu: "Querida, esses filmes fazem sucesso. Eu não vou lutar contra o sucesso!". Stevens cumpriu suas obrigações e fez o filme, mas depois confessou: "Eu não suportava Elvis e aqueles caras que andavam com ele". 

Pablo Aluísio. 

Rock Hudson e Ella Fitzgerald


Rock Hudson e Ella Fitzgerald
Don Morgan, um dos assessores de imprensa de Rock desde os primeiros anos, contou a história de quando Rock conheceu o presidente John F. Kennedy. "Eles estavam sentados lado a lado em um jantar beneficente, e o presidente Kennedy obviamente já havia sido informado. Quando se sentou, disse a Rock: 'Temos algo em comum — somos irlandeses, e dizem que todos os Fitzgeralds são parentes.' Rock disse 'Ah?' e fez uma pausa. 'Ella ficará feliz em saber disso.'" (RH – His Story)

sexta-feira, 1 de setembro de 2000

Os Bons se Vestem de Negro

Título no Brasil: Os Bons se Vestem de Negro
Título Original: Good Guys Wear Black
Ano de Lançamento: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: MarVista Entertainment
Direção: Ted Post
Roteiro: Bruce Cohn, Mark Medoff
Elenco: Chuck Norris, Anne Archer, James Franciscus

Sinopse:
Um ex-comando do Exército dos EUA precisa descobrir a razão pela qual seus companheiros de unidade estão sendo sistematicamente assassinados antes que ele se torne o próximo alvo a ser apagado por esses executores.

Comentários:
Embora tenha sido produzido nos anos 70, esse filme já trazia uma prévia do que seria o cinema brucutu dos anos 80. Chuck Norris já era o mesmo Chuck Norris que o público iria ver na década que viria. E o filme, sem medo de ser apenas uma pura fita de ação, até que não se saía mal. Tem até cenas bem feitas, como as rodadas no alto de uma montanha gelada e a do carro que desaba da estrada em direção da baía de San Francisco. E obviamente não faltam cenas de lutas, coisas que os fãs queriam ver ao pagar um ingresso de cinema. Além dos conhecidos chutes invertidos, o Chuck ainda entrava dentro do para-brisa de um carro apenas com uma acrobacia marcial. Mais Chuck Norris do que isso, impossível. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 3 de agosto de 2000

Vencedores do Oscar - Rain Man


Vencedores do Oscar - Rain Man
Dustin Hoffman e Tom Cruise no premiado filme "Rain Man" de 1989. A história conta a reaproximação de dois irmãos, sendo um deles portador de autismo severo. O filme foi sucesso de público e crítica em seu lançamento original, sendo vencedor do Oscar de melhor filme naquele mesmo ano. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 2 de agosto de 2000

Vencedores do Oscar - O Último Imperador


O Último Imperador
O grande vencedor do Oscar de 1988 foi "O Último Imperador" que contava a história do último monarca do império chinês. O filme foi marcante não apenas pelo seu excelente roteiro, mas também por ter sido a primeira produção a ser autorizada a ser filmada na Cidade Proibida. O elenco contava com o veterano Peter O'Toole. A direção foi do premiado Bernardo Bertolucci. 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 1 de agosto de 2000

Vencedores do Oscar - Platoon


Vencedores do Oscar - Platoon
Charlie Sheen em cena do filme "Platoon" de Oliver Stone. Passado durante a Guerra do Vietnã, o filme mostra a história de um jovem soldado levado ao campo de batalha no sudeste asiático. Parcialmente inspirado na vida do próprio diretor, o filme foi o grande vencedor do Oscar de melhor filme no ano de 1987.

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 9 de junho de 2000

Homens Perigosos


Homens Perigosos 
Nos anos 90 muitos bons filmes que nunca foram lançados nos cinemas poderiam ser encontrados nas locadoras de vídeo. Esse foi um deles. Assisti naqueles anos e fiquei satisfeito com o que vi. Filmes de Gangsters já eram raridade naqueles tempos. No enredo criminosos que dominam o bairro do Harlem precisam defender seu território da invasão de mafiosos italianos e judeus. A direção foi de Bill Duke. O filme foi lançado originalmente em 1997 e contava em seu elenco com Laurence Fishburne, Tim Roth e Vanessa Williams.

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 8 de junho de 2000

Anjos Rebeldes 2


Anjos Rebeldes 2
Se o primeiro filme já era fraco... imagine o segundo! Aliás tão fraco que sequer foi lançado nos cinemas na época, indo parar diretamente no mercado de vídeos VHS. Coisas de uma indústria cinematográfica que começava a tomar consciência que nem todos os filmes mereciam a honra de serem exibidos nos cinemas. O enredo era básico: Quando os poderes do bem e do mal descem novamente à Terra em uma batalha pela humanidade, a única esperança de sobrevivência é o filho ainda não nascido de uma mulher inocente. Com a ajuda de um estranho misterioso, ela corre para proteger seu filho e salvar a humanidade. O filme foi lançado em 1998, com direção de Greg Spence. O elenco contava com Christopher Walken, Russell Wong e Jennifer Beals. 

Pablo Aluísio. 

O Homem Que Sabia de Menos


O Homem Que Sabia de Menos
Eu sempre gostei do Bill Murray, mas convenhamos que essa comédia que satiriza velhos filmes de espionagem era bem fraquinha. Na história ele interpretava um cara comum que era confundido com um espião, um assassino profissional internacional! E para piorar ele deveria parar uma grande conspiração envolvendo os interesses de seu próprio país! Lançado em 1997 fez pouco sucesso, até mesmo no Brasil, indo parar diretamente nas prateleiras de fitas VHS. Enfim, bem dispensável mesmo! Direção de Jon Amiel. O elenco contava com Bill Murray, Joanne Whalley e Peter Gallagher

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 7 de junho de 2000

Medidas Desesperadas


Medidas Desesperadas
Desperate Measures, 1998
Direção: Barbet Schroeder
Roteiro: David Klass
Elenco: Michael Keaton, Andy Garcia, Brian Cox

Sinopse: Frank Conner é um policial honesto que precisa desesperadamente salvar a vida do filho. No entanto, depois de perder toda a esperança, ele descobre que o criminoso Peter McCabe, preso, é seu único salvador.

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

terça-feira, 6 de junho de 2000

Os Pervertidos


Os Pervertidos
This World, Then the Fireworks, 1997
Direção: Michael Oblowitz
Roteiro: Jim Thompson, Larry Gross
Elenco: Billy Zane, Gina Gershon, Christian Durango

Sinopse: Na década de 1950, dois amantes incestuosos, um jornalista depravado e elegante e sua irmã prostituta, igualmente depravada, planejam enriquecer por meio de sedução e assassinato. As coisas se complicam quando sua mãe, de mente fraca, começa a suspeitar de algo.

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 5 de junho de 2000

Kissinger & Nixon


Kissinger & Nixon
Kissinger and Nixon, 1995
Direção: Daniel Petrie
Roteiro: Walter Isaacson, Lionel Chetwynd
Elenco: Ron Silver, Beau Bridges, Ron White

Sinopse: Narrado principalmente do ponto de vista de Henry Kissinger, este filme explora a triste traição do Vietnã do Sul aos comunistas cometida por Kissinger enquanto trabalhava no governo Nixon. Mostra suas tentativas de negociar com o Vietnã do Norte comunista às custas do Sul, a fim de obter a retirada dos EUA a qualquer preço. Esses esforços levaram aos Acordos de Paz de Paris de 1973, que por sua vez levaram à tomada total do Vietnã do Sul pelos comunistas em 1975.

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

Máquina Quase Mortífera


Máquina Quase Mortífera
Sátira, ou melhor dizendo, um típico besteirol dos anos 90. Por aquela época esses filmes cheios de nonsense faziam muito sucesso. Esse filme aqui satirizava os filmes de ação, em especial Máquina Mortífera. Não é dos filmes mais engraçados daquele ano, que inclusive já estavam saturados e não conseguiam mais espaço nos cinemas, sendo muitas dessas fitas lançadas diretamente em VHS. Essa comédia besteirol foi lançada em 1993 e contava em seu elenco com Emilio Estevez, Samuel L. Jackson, William Shatner, Tim Curry e Charlie Sheen. A direção foi de Gene Quintano. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 4 de junho de 2000

A Colônia


A Colônia
Double Team, 1997
Direção: Hark Tsui
Roteiro: Don Jakoby, Paul Mones
Elenco: Jean-Claude Van Damme, Dennis Rodman, Mickey Rourke

Sinopse: Um espião internacional une-se a um traficante de armas para fugir de uma colônia penal e resgatar sua família de um terrorista.

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

O Ultimato


O Ultimato
Outro trash de ação dos anos 80. Aqui, nessa história genérica, um super soldado da CIA é enviado para destruir um grupo terrorista que ameaça instalações de petróleo de grande valor. Nada de muito interessante. Apenas mais uma fitinha B daquela década que não saia em nada do lugar comum. James Glickenhaus era o mesmo roteirista de "O Exterminador", mas isso no final das contas não queria dizer grande coisa. Esse filme foi lançado ano de 1982 e foi dirigido por James Glickenhaus (sim, o roteirista). O elenco contava com Ken Wahl, Alberta Watson e Jeremiah Sullivan.

Pablo Aluísio. 

sábado, 3 de junho de 2000

Sob Pressão


Sob Pressão
Bad Day on the Block, 1997
Direção: Craig R. Baxley
Roteiro: Betsy Giffen Nowrasteh
Elenco: Charlie Sheen, Mare Winningham, David Andrews

Sinopse: Um bombeiro condecorado é abandonado pela esposa e pelo filho por causa de suas tendências violentas, incluindo jogar roleta-russa com a esposa. O único problema é que ele acredita que o casal de vizinhos e seus dois filhos são os culpados pela partida, enchendo a cabeça da esposa com bobagens. Ele então decide punir a família por suas falhas. Mas quando o casal o denuncia à polícia, a polícia não acredita no casal por causa do status do bombeiro na comunidade. A situação se agrava até que ele mata um técnico, depois a polícia e, finalmente, lança um ataque totalmente terrorista contra a família, incluindo novamente jogar roleta-russa com eles.

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

O Exterminador


O Exterminador
Não vá confundir com "O Exterminador do Futuro" que já é um clássico moderno. Esse filme aqui é apenas um trash movie dos anos 80, com muitos socos, tiros e carros explodindo, mas que no final das contas não tem nada muito além disso para oferecer. Lançado em 1980 nos cinemas, mal chegou a chamar alguma atenção. Depois com o surgimento do mercado de vídeo VHS acabou sendo lançado sem sucesso em nossas locadoras. Só indicado para "trasheiros" inveterados! Direção de James Glickenhaus. O elenco contava com Samuel L. Jackson que só iria ficar mais famoso anos depois desse filme genérico de ação. 

Pablo Aluísio.