Título Original: Cool Hand Luke
Ano de Lançamento: 1967
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stuart Rosenberg
Roteiro: Donn Pearce, Frank Pierson
Elenco: Paul Newman, George Kennedy, Jo Van Fleet, Dennis Hopper, Harry Dean Stanton, Strother Martin
Sinopse:
Lucas 'Luke' Jackson (Newman) é preso por um crime menor. Julgado e condenado, é enviado para uma prisão de trabalhos forçados. No começo tenta se adaptar, mas não demora muito e começa e confrontar os policiais e começa uma série de tentativas de fuga, uma mais bem elaborada do que a outra. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (George Kennedy).
Comentários:
Um filme muito bom da carreira do ator Paul Newman. Ele interpreta esse prisioneiro que está decidido a jamais se render, sempre procurando por uma forma de fugir. Muitos se lembram desse filme por causa de uma cena em particular, quando o prisioneiro interpretado por Newman faz uma aposta com seus colegas de cela que conseguiria comer 50 ovos de uma só vez! Claro que a coisa toda vira uma loucura e um grande teste de resistência por parte dele! O próprio Paul Newman diria anos depois que por causa dessa cena ela havia parado de comer ovos por anos! Piadas à parte, esse roteiro no fundo louva essas pessoas que são decididas a ir em busca de um objetivo, de qualquer maneira, com obstinação, mesmo que paguem um alto preço por isso! Outro ponto digno de nota vem do elenco de apoio, com destaque para George Kennedy que sempre foi um bom ator, mas ao mesmo tempo sempre subestimado em Hollywood. Aqui, pelo menos, ele foi premiado com o Oscar. Um tardio reconhecimento! Enfim, um bom filme, com elenco afinado e uma boa história de prisão para contar. Não faltando nenhum elemento importante para essa produção dos anos 60 agradar aos apreciadores de cinema clássico.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Esse foi o primeiro filme que me deixou chocado com o sofrimento e o estoicismo do personagem do Paul Newman. Um filme deixar uma marca indelével num jovem e que perdura até hoje no inicio da terceira idade, não é pouca coisa, não?
ResponderExcluir
ResponderExcluirO personagem do Paul Newman nesse filme é bem interessante. Um ex-militar, meio perdido na vida, entediado com tudo que acaba cometendo crimes banais que o levam até uma prisão. O final dele sorrindo, sabendo que vai morrer, sintetiza bem o tipo de pessoa que ele seria.
Esse filme me marcou demais também, assisti quando era adolescente numa sessão de cinema que a Globo tinha às sextas feiras a noite, já quase madrugada.Muitos e muitos anos depois, revendo o filme, descubro de onde o Guns and Roses tirou a fala que é dita no começo da música Civil War.
ResponderExcluir