domingo, 7 de novembro de 2004

Cinema Review - Edição XIV

O Intermediário do Diabo
★★★
O ator George C. Scott teve uma ótima carreira no cinema. Os cinéfilos mais superficiais lembram dele por causa de Patton, mas essa é uma visão bem rasa. Ele fez muitos filmes bons, alguns clássicos absolutos da história do cinema. Só que o tempo passou, o ator ficou com mais idade, então chegou o momento de aceitar o que estava sendo oferecido. Não digo isso como reprovação, nada disso, apenas como constatação. Assim, já idoso, o bom e velho Scott enveredou pela linha dos filmes de terror. Digo que gosto de praticamente todos os filmes que ele fez nesse gênero, com destaque para o muito bom "O Exorcista III", um terror psicológico muito acima da média. 

"O Intermediário do Diabo" (também conhecido como "A Troca") foi outro filme de terror da carreira de Scott. Deixa eu falar algo com sinceridade: esse é um filme muito bom de casas assombradas! Filme com estilo, com elegância, nada das porcarias que vemos hoje em dia. Na história Scott interpreta um compositor de música clássica. Quando sua esposa e filha morrem em um acidente na estrada, ele decide mudar de cidade, tentar uma nova vida em Seattle. Vai trabalhar na grande cidade da costa oeste, onde pretende progredir como compositor. É também uma tentativa meio desesperada de superar a depressão pela morte de sua família. 

Para isso aluga uma velha casa que estava sob os cuidados do patrimônio histórico da cidade. Uma casa muito bonita, grande, mas meio mal tratada pelo tempo que ficou abandonada. No passado havia pertencido a uma médico com uma história familiar trágica! Uma vez lá, ele começa a perceber estranhos fenômenos, incluindo a manifestação espiritual de um garotinho que morreu na casa no começo do século XX. Falar mais, tecendo maiores comentários, seria estragar as surpresas do roteiro. O que tenho a dizer é que o filme é realmente muito bom. Eu gostei das atuações, da ambientação sombria (essencial para esse tipo de filme) e até mesmo do desfecho da história. Um bom filme de terror com George C. Scott. Realmente não teria do que reclamar. 

Virando a Página ★★★ 
Mesmo com uma certa idade o ator Hugh Grant resolveu voltar para a linha dos primeiros filmes que fez em Hollywood. Época de muitos sucessos cinematográficos. Não o culpo. Assim temos aqui uma comédia romântica ao velho estilo de sua própria cinematografia. Grant interpreta um roteirista de Hollywood. No passado ele ganhou o Oscar da categoria. Parecia ter um belo futuro pela frente, mas as coisas não foram muito bem. Após inúmeros fracassos, sua carreira foi pelo ralo. Precisando de trabalho aceita ser professor de uma universidade numa pequena cidade do norte. Nada de muito prestígio, mas pelo menos um trabalho para pagar as contas. 

Nessa nova cidade ele conhece mulheres bem interessantes. O problema é que elas são suas alunas. Falha grave de ética que o levaria a ser demitido. Não ajuda muito ele ter também problemas com a chefe de seu departamento, uma professora que ama Jane Austen, enquanto o personagem de Grant conta algumas piadas sem graça sobre a escritora do passado vitoriano, logo na primeira vez que a encontra. Saia justa intelectual. 

Assim o filme vai se desenrolando. Ele se apaixona por duas de suas alunas, precisa ter jogo de cintura e aos poucos vai descobrindo o prazer de ensinar, algo que no começo ele achava ser impossível pois sempre acreditou que não havia como ensinar a escrever bons roteiros. Tecnicamente o filme é isso, uma comédia romântica inofensiva. Nem preciso dizer que o Hugh Grant se sente em casa em cada cena. Afinal ele construiu toda a sua carreira fazendo filmes assim. 

O Nômade ★★
Roteirista inventa cada história! Veja o caso desse filme. Na história um serial killer começa a atacar nas ruas escuras de Nova Iorque. Suas vítimas são sempre as mesmas: Padres! Pois é, os padres são atacados de forma violenta, com um martelo na cabeça! Não é algo bonito de se ver. E um desses assassinatos acaba sendo filmado pela câmera de uma jornalista investigativa! Então você poderia pensar que ela iria imediatamente às autoridades para denunciar o assassino, não é mesmo? Que nada! Ela usa as imagens para chantagear o psicopata! Ela quer que ele mate seu próprio pai, pois no passado ele cometeu abusos contra ela, quando ainda era uma criança!

Que rocambole! E ainda temos que lidar com o fato de que o assassino está matando padres porque... Sim, ele é um padre! Depois que se tornou ateu se revoltou e passou a matar membros do clero da Igreja Católica! Ela agora acha que perdeu sua juventude inteira estudando para ser padre, enquanto poderia estar por aí, namorando belas garotas, curtindo as festas, etc. E agora, sem Deus na sua vida, qual seria o sentido da vida? Assim, revoltado, mata padres com um martelo! Meu Deus! Pois é, eu disse que de cabeça de roteirista pode sair tudo. E olha que eu ainda não disse que o Padre descobriu que Deus não existe em um laboratório de ciências que provou que Deus realmente não existia! Não é piada! Enfim, Chega! Melhor eu parar por aqui... Assista ao filme por sua própria conta e risco... 

Pablo Aluísio. 

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