Muito bom esse documentário que assisti na Netflix. Ele denuncia algo que está claro na frente de todos, governos, empresas e consumidores. Vivemos atualmente no mundo uma cultura de alto consumo e grande desperdício. As montanhas de produtos vendidos todos os dias pela internet viram montanhas de lixo que degradam o meio ambiente. O Plástico, esse produto infernal que não é absorvido pela natureza, está contaminando tudo. Provavelmente o copo de água que você está tomando todos os dias está cheio de plástico que vai para dentro do seu organismo dando origem a diversas doenças. Não tem saída para esse tipo de ciclo tóxico que se impôs em nosso planeta.
O documentário também desnuda o jogo hipócrita e perverso das empresas. Elas gostam de vender a imagem de que estão preocupadas com o meio ambiente, mas como o documentário bem demonstra, isso tudo é apenas publicidade enganosa. Na maioria das vezes as grandes corporações não estão nem aí com o fato de que seus produtos vão se tornar lixo tóxico na natureza. Pelo contrário, elas incentivam ainda mais o consumo desenfreado, até porque estão visando lucros e nada mais. O meio ambiente que se degrade, que fique contaminado. O que importa é a planilha de lucros aumentando a cada novo ano.
E outra coisa que me chamou muito atenção nesse documentário foi a tal de Obsolescência programada. Não se engane sobre isso. É algo realmente planejado pelas grandes empresas. Os produtos atualmente possuem pouco tempo de vida e de uso. São produzidos para serem descartáveis mesmo. E quando mais rápido isso acontecer, melhor! A maioria é feita para quebrar em pouco tempo, para que assim o consumidor venha a comprar a versão mais recente desse mesmo produto! E as próprias empresas se programam também para que esses produtos quebrados jamais sejam consertados. Eles querem vender novos produtos, que durem menos e não fazer produtos que sejam consertáveis! Cada dia mais usam novas tecnologias que impeçam até mesmo de serem abertos para conserto! Um absurdo completo! O produto de hoje é o lixo do amanhã mais recente. O meio ambiente não suporta esse tipo de ciclo. E essa é uma política das próprias grandes corporações multinacionais. Pois é, meus caros. O consumismo capitalista vai acabar consumindo nosso planeta. O problema é que ele é o único que temos!
A Conspiração Consumista (Buy Now! The Shopping Conspiracy, Estados Unidos, 2024) Direção:
Nic Stacey / Roteiro: Nic Stacey / Elenco: Eric Liedtke, Roger Lee, Maren Costa / Sinopse: Documentário que mostra as artimanhas do mercado para vender cada vez mais produtos sem qualquer durabilidade ou qualidade, fazendo a natureza sofrer pela montanha de lixo produzido por essa sociedade consumista e fútil.
Pablo Aluísio.
Documentário
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirAssim como se as pessoas nao tivessem necessidade, e prazer, de usar drogas ilegais, não haveria traficante, se as pessoas nao tivessem necessidade e prazer em comprar nao haveria empresas produzindo, iriam tosas ã falência, isso é um fato.
Eu nao gosto desse tipo de "documentário" com viés esquerdista, intelectualmemte desonesto, que diz que as empresas são malvadonas e as.pessoas sao acéfalos que fazem tudo que elas mandam, que todos.sao manipulados.
Esse tipo de ideia tem que desaparecer.
Não é um documentário de esquerda, até porque um dos maiores produtores mundiais de produtos decartáveis é a China, o maior país socialista do mundo. Agora, de fato, os produtos do mundo atual são mesmo descartáveis, não duram nada. E são produzidos assim, com esse objetivo. O problema é que o produto descartável de hoje vira o lixo de amanhã e o meio ambiente não suporta tanto lixo produzido anualmente. É um problema ecológico muito sério!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNós, a raça humana,apenas ocupamos 6% do planeta, sendo que 77% é água, e outro tanto geleiras, etc.. Nós fazemos estragos na natureza, sem dúvida, mas tudo num plano micro, nada macro, como querem fazer crer esses ambientalistas desonestos.
ExcluirEsse jogo obsessivo e irrefreável por lucros não tem limites. Numa ponta estão os grandes empresários, que fazem os maiores malabarismos de marketing para vender seus produtos, e na outra ponta da corda está o consumidor - liderado pela ala feminina, que em geral, sai comprando tudo o que vê pela frente.
ResponderExcluirCom a chegada da Internet, o jeito de consumir mudou drásticamente.
Tenho 64 anos e lembro bem de como era o perfil do consumo no período pré-Internet. As pessoas, para comprar um simples par de meias, eram obrigadas a sair de casa com dinheiro "vivo", pois até os cheques (atualmente quase em extinção), não eram para qualquer um.
Hoje em dia, num planeta cada dia mais doente, basta um celular para que, no conforto do seu sofá, as pessoas comprem absolutamente tudo aquilo que estão sonhando.
O grande capital (independente de idealismo político) dorme e acorda pensando exclusivamente em lucro, mais nada. A natureza que se dane. Eles só estão esquecendo de uma realidade bem básica: Seus filhos e netos vão herdar este planeta com o ar quase irrespirável, com água potável cada vez mais rara e com o solo cada vez mais sem o poder de se reciclar naturalmente. Tudo por culpa de seus próprios antepassados que só pensaram em dinheiro e esqueceram da saúde do planeta.
O consumismo desenfreado produz uma quantidade enorme de lixo. O meio ambiente não consegue mais dar conta. No meio dos oceanos há verdadeiras ilhas de lixo de plástico! O ciclo da água do nosso planeta ja está contaminado! Vivermos uma situação grave!
ResponderExcluir