sexta-feira, 5 de novembro de 2004

Cinema Review - Edição IX

O Corvo (2024) ★★★
Eu assisti a todas as versões desse personagem de quadrinhos, o Corvo. Posso até estar enganado, mas minhas primeiras lembranças desses filmes são dos anos 90. Curiosamente nunca consegui gostar de nenhum dos filmes que vi. Esse personagem definitivamente não me agrada. Acho as histórias muito rasas. O visual, a estética, são supervalorizadas, mas não há muito conteúdo envolvido. E nessa nova versão até mesmo a estética do personagem anda meio em baixa. Esqueça aquele Corvo do Brandon Lee, super maquiado, super produzido, mais se parecendo um rockstar gótico. O Corvo dessa nova versão não tem nada disso. É só um cara tatuado com rímel preto nos olhos. Mais nada! E isso me surpreendeu negativamente, afinal tinha aquela imagem do primeiro Corvo em minha mente. Quando ele finalmente se torna esse ser renascido das trevas a decepção é bem marcante. O cara continua praticamente na mesma. Cadê o visual Dark?

O resto segue na mesma ladainha de sempre. Se formos pensar bem esse é mais um enredo de vingança. Algo que foi usado pelo cinema um milhão de vezes, em especial nos filme de western (por mais incrível que isso possa parecer!). Matam a garota dele e ele quer vingança. Só que nem o romance do casal me convenceu muito. Os atores não tinham muita química para passar para a tela. Ficou meio falso esse amor! Assim nada me empolgou muito, pelo contrário, senti tédio em várias partes do filme. Esse Corvo definitivamente precisa de um transplante de penas, porque do jeito que ficou nem assusta, nem empolga, nem acende a paixão e nem muito menos causa terror. É tudo muito superficial e vazio. Enfim, mais um filme com o Corvo para eu colocar na minha coleção dos filmes que eu não gostei! Que venha o próximo... ou não! 

Abismo do Terror ★★
Nos anos 80 eu assisti a muitos filmes, mas igualmente muitos passaram em branco, me escaparam. Esse foi um deles! Eu me lembro que a crítica de um modo em geral desceu a lenha no filme. Agora que finalmente assisti, posso dizer que toda a pancadaria foi bem merecida. Sim, "Abismo do Terror" é bem ruim! É uma espécie de primo pobre de "O Segredo do Abismo" do James Cameron, esse sim já considerado um clássico moderno do Sci-Fi. Era uma cópia barata, vamos falar a verdade por aqui, ser bem sinceros! 

O que mais me chocou aqui foi a pobreza da produção. Não esperava por isso, afinal o filme foi produzido pela Carolco, que nos anos 80 chegou a ser uma das companhias cinematográficas mais bem sucedidas. Eles produziram, entre outros, os dois primeiros filmes do Rambo. Grande sucessos de bilheteria. Só que aqui realmente não havia muito dinheiro em caixa. E isso é um problemão se você quer contar a história de uma expedição submarina da Marinha dos Estados Unidos. Eles estão procurando por regiões seguras para implantar uma base de mísseis. Só que as coisas dão erradas e então alguns seres de alta profundidade surgem, animais ainda desconhecidos pela ciência. E então nesse momento o filme passa pelo maior mico. O tal bichano mais se parece com uma lagosta mal feita, saída de algum desfile de escola de samba da terceira divisão. Quando a tal criatura surgiu na tela eu dei uma risada alta! Que bonecão mal feito, pelo amor de Deus... Depois disso fiz uma força danada para chegar ao final desse filme que é realmente muito ruinzinho... ruim de doer! 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 4 de novembro de 2004

Cinema Review - Edição VIII

Venom 3: A Última Rodada
★★
Lamento dizer, mas essa franquia virou puro besteirol! Não tem outro ponto de vista. É uma daquelas comédias bem sem graça. Eu não sei qual é o problema desses roteiristas, mas o fato inegável é que eles enchem esses filmes de super-heróis (ou super-vilões, dependendo do observador) com um monte de piadinhas pra lá de chatas! Esse Venom não tem muito prestígio entre nerds que curtem quadrinhos e talvez por isso ninguém leve seus filmes muito à sério. Tudo bem, quer fazer piadinhas, fique à vontade, mas não exagerem como vemos aqui. Afinal se alguém quiser assistir uma comédia vai atrás de uma de verdade e não de um filme que usa o universo dos quadrinhos para ficar desfilando aquele tipo de humor que só dá origem a sorrisinhos amarelos e constrangedores. O personagem do Vernom (que pertence ao universo do Homem-Aranha) pode não ser grande coisa, mas bem que poderiam fazer algo melhor com ele no cinema. Do jeito que está, ficou ruim! Enfim, chega de palhaçada, pessoal da Marvel! 

Wicked ★★★
Quando decidiram fazer um novo filme do Mágico de Oz pintou um certo clima de receios na Disney. Afinal fazer um remake de um clássico dessa magnitude não seria algo fácil de fazer. Os mais tradicionais iriam reclamar e o filme certamente levaria pancadaria por parte da crítica. Certos filmes são sagrados, não se devem mexer com eles! Assim decidiram fazer algo igual, mas diferente. Que tal contar a história da bruxa? O problema é que ela é uma vilã no inconsciente coletivo de quem alguma vez na vida ficou encantado com essa história. Então deram uma volta no original e criaram todo um passado para ela, que no fundo seria uma boa pessoa, que teria virado bruxa por fatos alheios à sua vontade, afinal sempre sofreu por ser uma pessoa de cor (literalmente falando, já que ela é verde!). A bruxa era má porque foi vítima de uma sociedade cruel! Depois de toda essa roupagem Woke eis que surge esse filme. Minha opinião não poderia ser muito diferente. Esse é um daqueles filmes super produzidos, ultra coloridos, cheio de computação gráfica (agora contando também com a Inteligência artificial). Cada cena tem tanta informação visual que vai deixar o espectador médio com dor de cabeça! Apesar disso até que o filme ficou bom, mas ele é tão exagerado que em vários momentos me senti um pouco saturado. Além disso apresenta uma metragem longa demais para as crianças, com história inconclusiva. Vai ter muitos pais reclamando exatamente disso e não iria tirar a razão de nenhum deles. Imagine os problemas de se levar a criançada para o cinema, nos dias de hoje, onde elas não prestam atenção em muita coisa por muito tempo! Ficou um pouco Over The Top para a criançada em geral. Um corte mais ágil e uma metragem mais enxuta iria cair muito melhor. E que venha o segundo filme agora... Haja paciência! 

Avanti! Amantes à Italiana ★★★
Os anos passam e eu não mudo minha opinião sobre Billy Wilder. Considero um dos diretores e roteiristas mais criativos e inteligentes da história de Hollywood. Mesmo quando fazia filmes menores as coisas eram bem acima da média do que se produzia na época em termos de humor. Esse filme aqui, por exemplo, é um de seus momentos menores. Um filme agradável de se assistir, com bom enredo, mas nada destacável em sua excelente filmografia. Jack Lemmon interpreta o filho de um milionário americano que morreu na Itália. Ao chegar lá para os preparativos visando levar seu corpo de volta aos Estados Unidos ele se depara com alguns "probleminhas". A burocracia italiana é infernal, cheio de detalhes irritantes. Tudo é lento, nada sai do lugar. È uma infinidade de carimbos para se colocar nos documentos de liberação do corpo! Os funcionários públicos são preguiçosos, sempre saindo para a hora do almoço! Nada parece funcionar direito em uma montanha de papeladas que não fazem o menor sentido! São certidões que dão origem a outras certidões de cores diferentes e por aí vai. Como se isso não fosse o bastante, o personagem de Lemmon descobre que seu pai, um idoso com mais de 80 anos de idade, tinha uma amante. E que morreu ao seu lado em um acidente de carro. E essa amante tinha uma filha, que repetindo os erros de seu pai ele também começa a se sentir atraído (o filho também é casado!). Então assim desenvolve-se a história com Lemmon tendo que administrar um monte de problemas que vão surgindo à sua frente, em um país distante, cuja língua ele não domina nada, etc. E o amor, quem diria, também estaria no ar, na música, nas poesias, nos monumentos históricos... Enfim temos aqui um bom e divertido filme. Apreciei. Afinal é um autêntico Billy Wilder, embora não seja (e devo admitir isso) nenhuma obra-prima de sua carreira. 

Pablo Aluísio. 

Cinema Review - Edição VII

Super / Man - A História de Christopher Reeve
★★★
Esse documentário conta a história do ator Christopher Reeve e o drama que viveu após um acidente envolvendo um cavalo em uma competição de hipismo. Ele perdeu os movimentos e tentou se reerguer de uma tragédia sem precedentes em sua vida. O documentário também mostra sua amizade com o ator Robin Williams e a força que sua esposa e sua família teve nesse momento terrível de sua vida. --- Essa história eu acompanhei! Não foi por livro, nem por filme, mas sim no noticiário diário. Uma história bem triste para falar a verdade. O ator Christopher Reeve sempre será lembrado pelos quatro filmes que fez interpretando o Superman. Os dois primeiros são clássicos modernos da sétima arte. Filmes maravilhosos! Depois ele foi curtir uma carreira com poucos (e bons) filmes e uma aposentadoria tranquila. Isso até o dia em que seu cavalo, em uma competição de hipismo, resolveu parar bruscamente bem em frente a um obstáculo. Reeve não parou... foi arremessado pela frente pelo principio da inércia. Seu pescoço girou, houve ferimentos gravíssimos na coluna e ele ficou tetraplégico pelo resto de seus dias! Imagine como foi o drama desse ator, um sujeito alto e bonitão, que interpretou o maior dos super-heróis, tendo que viver assim, com necessidades especiais. Nesse momento de sua vida ele de fato mostrou grandiosidade. Não desistiu, lutou até o final de seus dias, teve esperanças. Um verdadeiro herói do mundo real. Bom, essa não é uma história com final feliz, mas é uma história que engrandece a alma humana. Nesse aspecto Christopher Reeve também jamais será esquecido! 

Rota Sem Saída ★★★
Um homem, após passar vários anos na prisão, é finalmente libertado após cumprir sua pena. De volta ao mundo real e à liberdade ele tenta se esquivar de se envolver no mundo do crime, mas vai ser complicado, principalmente após ajudar uma jovem mãe solteira e sua filha de um grupo de criminosos brutais ---- A carreira do ator Mel Gibson me lembra muito os últimos momentos da carreira de Bruce Willis antes dele encerrar sua filmografia após ter um série problema de saúde. Gibson não está bem. Os filmes que faz são produções B sem relevância nenhuma. Mal conseguem um espaço na programação de canais de streaming de segunda ou terceira categoria. Nem parece ser o mesmo ator que foi um astro nos anos 80 ganhando milhões de dólares em cada filme que aparecesse. Hoje em dia Gibson colocou seu nome para aluguel. Quem pagar seu cachê leva o direito de colocar seu nome nos créditos. Essa produção é outra nessa linha, muito embora (e eu devo ser justo aqui sobre isso) seja bem melhor do que outras bombas que ele vem atuando. Esse tem até um roteiro aceitável e linhas de espiritualidade que conseguem lhe salvar do lixo cinematográfico em que Mel Gibson vem afundando ultimamente. 

A Dança das Paixões ★★★
Drama dos anos 90 que havia me escapado na época, mas que agora assisti pela primeira vez em screaming. Um daqueles filmes bem humanos, valorizado pelas ótimas atuações, principalmente do elenco feminino, aqui liderado pela sempre ótima Meryl Streep. Ela é a irmã mais velha de um grupo de mulheres que já poderiam ser chamadas de balzaquianas. Todas vivem numa pequena propriedade rural no interior da Irlanda. Não é uma vida fácil, ainda mais quando não se tem um marido dentro daquela sociedade altamente patriarcal e machista. Elas porém não desistem de viver e seguir em frente, cada uma em busca de seus sonhos. Há toda aquela repressão moral que bem estamos acostumados e ver em sociedades dominadas pela religião católica, sempre estigmatizando principalmente as mulheres e sua vida sexual. As mais reprimidas ficam ainda mais contidas, as mais jovens não querem seguir os passos de suas irmãs mais velhas. Querem namorar, dançar, se casar, se possível. E assim, dentro do microcosmo que se desenvolve dentro daquela casa a história do filme se desenvolve. Tudo muito humano, bem escrito, bem atuado. Gostei muito desse drama do cinema europeu. Um filme para se redescobrir nos dias atuais. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 3 de novembro de 2004

Cinema Review - Edição VI

Conclave
De maneira em geral eu gostei do filme. Para falar a verdade gostei muito dos dois terços iniciais, mas devo dizer que o final derrapa! Eu achei tudo muito bem construído, em termos de trama, inclusive o jogo político brutal entre os cardeais. Cada um tentando passar a rasteira no outro, embora todos jurem de pés juntos que o escolhido para ser o novo Papa o será por obra do espírito santo! Claro, balela pura! Até aí tudo bem. Porém o desfecho da história não me agradou. É forçado demais! Aquilo jamais aconteceria no mundo real, por mais corrompida que estivesse a cúria romana, que bem sabemos não é formada por santos! Além disso a questão toda que nos leva à velha lenda da Papisa Joana não me pareceu algo para ser levado à sério! É isso, o final de todos os acontecimentos não é sério, isso em um filme que é um drama, que deveria ser levado numa certa sobriedade e seriedade. Do jeito que ficou pareceu que tudo foi feito apenas para chocar o espectador, para surpreender. Um plot twist fora do lugar. Como velho cinéfilo que sou, tudo me pareceu como um velho truque de cartas de antigos parques de diversão. Só engana os bobos e os novatos! Então é isso, um bom filme certamente, que infelizmente, no final, se rendeu ao sensacionalismo barato, ao mundo das teorias da conspirações, das mais rasteiras que existem. Uma pena que tenha terminado dessa maneira!

Iris 
É um filme com uma história bem triste, mas que é importante. Ainda mais se tivermos a consciência de que essa é uma doença que atinge milhões de idosos pelo mundo afora. Estou me referindo ao Mal de Alzheimer. Uma doença realmente terrível que faz com que o paciente vá perdendo suas referências do mundo ao seu redor, pior do que isso, ele vai perdendo os alicerces de sua própria identidade pessoal. Começa a desconhecer todos ao seu redor, de amigos a familiares. Depois vem o esquecimento de si mesmo! Algo bem triste. No filme temos a história da protagonista em dois momentos de sua vida. Na juventude ela é uma escritora de grande personalidade. Uma mulher inteligente e que deseja viver o máximo que a vida pode lhe proporcionar. Na velhice tudo vai se apagando. Ela está casada com seu amor dos tempos de universidade, mas agora, com ele igualmente idoso, o mundo vai perdendo sua cor, seu brilho. Todas as memórias vão se apagando. Ela se anula como ser humano que um dia foi. Em termos de atuação esse é um grande filme. Deixo todos os meus aplausos para as duas atrizes que interpretam o mesmo papel, a dela na juventude e na velhice. Um show! Não é um filme com final feliz, não poderia ser, mas a despeito disso é um filme para acima de tudo se refletir sobre o que realmente importa na vida!

Amanhecer Cósmico 
Uma doideira que assisti no canal de streaming Looke! No filme uma garota se aproxima de uma estranha seita. Acontece que no passado ela e sua mãe foram abduzidas por aliens. Bom, pelo menos é isso que sua mente leva a crer. Passados muitos anos depois desse incidente ela é apresentada a um livro que traz uma doutrina maluca de uma seita que tem seus fiéis reunidos justamente nesse estranho nicho dos abduzidos! Assim ela vai parar no acampamento dessa seita, um lugar isolado, perdido no meio do mato. E daí, bem já podemos anteceder o que virá. Seitas são seitas e elas sempre caminham para o mesmo lugar. Muitos abusos físicos e psicológicos acontecem. E para piorar o que já era ruim, esses fanáticos também são adeptos de uns produtos alucinógenos, tipo Santo Daime, que fazem eles ficarem bem doidões. O filme também é bem doidão, embora tenha igualmente muitos clichês batidos em sua trama. Enfim, arrisque! Eu não garanto nada, mas pelo menos, no meu caso, deu para manter um certo interesse, embora não muito concentrado. 

Pablo Aluísio. 

Cinema Review - Edição V

Kraven, o Caçador
Falaram tão mal desse filme que eu pensei que seria uma porcaria completa. OK, não vai revolucionar a história do cinema e nem muito menos as adaptações de quadrinhos no universo Marvel. É um filme bem secundário do estúdio, o que era de se esperar de um vilão das histórias do Homem-Aranha que criou o privilégio de ganhar seu próprio filme. E é aqui que acho que cometeram o maior erro na produção desse filme. O personagem desse caçador deveria ter sido melhor explorado em algum filme anterior do Aranha, antes de ganhar um longa-metragem próprio para chamar de seu. Nesse aspecto queimaram etapas importantes. De qualquer forma como já fizeram o filme não tem mais o que fazer. Só resta assistir para ver se é bom. Minha opinião é a de que temos aqui um filme bem quadradinho, sem inovações. Por outro lado ele conta direitinho sua história. Não é nada demais e também não é a bomba atômica que certos críticos disseram. Um típico caso de filme meramente mediano que foi massacrado pelos críticos mundo afora. Acredito que passa longe de ser um dos piores do selo Marvel. Não é ótimo, nem excelente, tampouco péssimo. Dá para ver sem maiores problemas. Não fiquei com sensação de ter perdido meu tempo quando o filme terminou. Já é uma grande coisa. Baixe suas expectativas e procure se divertir. Nada mais do que isso. 

Code 8: Renegados - Parte II
Não assisti ao primeiro filme. Por isso peguei a história já se desenrolando. Só que não fique receoso se também não viu a Parte I. Pouca gente viu na verdade. Dá para acompanhar esse filme sem problemas. O que você precisa saber é que Los Angeles vive uma realidade distópica, no futuro. Os policiais estão abrindo espaço para robôs. E nessa história do segundo filme somos apresentados a cães policiais robôs! Eles não fariam mal a nenhum ser humano caso ele levantasse seus braços, em gesto simbólico que tão bem conhecemos. Só que nesse tipo de filmes as coisas não funcionam assim! Há tiras corruptos nas ruas e não demora nada para eles utilizarem esses caninos de lata e software em seus próprios interesses. Achei o filme, digamos, bacaninha. Nada demais, nenhuma grande novidade, mas com um pouco de boa vontade dá para assistir numa boa, um daqueles prazeres sem culpas que recheam canais de streaming como a Netflix! É uma obra Sci-Fi sem maiores pretensões. Só quer divertir e não fazer sociologia. Não é Blade Runner, longe disso. Vale uma espiada se não houver mais nada para assistir na plataforma. 

O Gato Preto
O tão aguardado encontro entre Drácula e o monstro de Frankenstein! Bom, mais ou menos isso, pois esse filme trouxe pela primeira vez os  atores desses grande personagens clássicos atuando no mesmo filme de terror. Foi justamente isso que publicidade desse filme bem explorou na época de seu lançamento, na hoje distante década de 1930. Boris Karlof e Bela Lugosi finalmente iriam se enfrentar nas telas. A garotada adorou a ideia e o filme fez bastante sucesso nos cinemas. E isso não deixa de ser algo estranho em um filme bem esquisito. Supostamente (prestem bem atenção nessa palavra) esse filme seria baseado na obra de Edgar Allan Poe. Normal, outras adaptações viriam nos anos seguintes. Só que achei a história bem bizarra de fato. Um estranho homem, veterano de guerra, que mora em uma mansão de alta tecnologia, erguida justamente na montanha onde no passado havia se travado uma grande batalha. Ali ele viveria em sua própria loucura, cercado dos corpos de lindas mulheres embalsamadas, com seus vestidos brancos, preservadas para sempre em suas retomas de vidro. É ou não é um tanto esquisito? O filme é curtinho, tem pouco mais de 60 minutos de duração e, acredite, ele ainda funciona! Eu achei bem interessante e fui acompanhando com interesse os acontecimentos que, obviamente, terminam numa grande luta entre os famosos atores dos filmes de terror daqueles tempos. Certamente foi um frenesi entre os fãs dos anos 1930. Mesmo com o Poe se revirando em sua tumba!

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 2 de novembro de 2004

Cinema Review - Edição IV

Inverno Sem Fim 
Esse filme, produzido na Hungria dos dias atuais, conta uma história real acontecida nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, quando a Hungria foi ocupada pelas tropas da União Soviética. Assim que o país ficou sob controle de Moscou, começaram a levar colaboracionistas do regime nazista para campos de concentração soviéticos na Sibéria, os terríveis Gulags. Ali os prisioneiros eram submetidos a um regime brutal, de trabalho praticamente escravo nas minas congeladas da região. Obviamente que não havia qualquer tipo de respeito aos direitos humanos dos prisioneiros. De certa maneira os russos repetiam os erros dos nazistas! No caso desse filme o roteiro foca no caso de uma jovem mulher húngara que foi submetida a esse regime brutal. Um bom filme, bem produzido e com um roteiro que só falha numa questão: ele procura esconder de forma deliberada que aqueles prisioneiros colaboraram com os alemães nazistas durante a guerra. Faz isso por um motivo bem óbvio, não trazer a antipatia do espectador para com os personagens, mas nesse processo se perde a devida honestidade intelectual que se deve ter ao contar histórias como essas. 

Estripador de Nova York 
Filme italiano rodado em Nova Iorque contando a história de um serial killer que começa a matar mulheres em uma orgia de sangue e terror. Achei ruinzão, mal feito, mas curiosamente ainda encontrei coisas boas por aqui. Todo filme, por mais tosco e ruim que seja, sempre tem alguma coisa que leva um espectador atento a ir até o seu final. No meu caso foi ver Nova York tal como era na época em que o filme foi produzido. Era o final dos anos 70, começo dos anos 80 e a grande cidade americana era dominada pelo lixo nas ruas, pela prostituição ao céu aberto e pelas centenas de lojas de pornografia espalhadas por toda a Times Square. Um cenário bem diferente da Nova Iorque do turismo internacional dos dias atuais. Pois é, a cidade passou por uma limpeza e toda aquela vida noturna underground e um tanto marginal foi varrida das principais ruas da metrópole norte-americana. Já o filme em si, bom, não há muito o que dizer. É ruim mesmo, apelativo e nada criativo. O cinema italiano da época poderia fazer algo melhor. 

Simbad e a Princesa
Quando eu era criança e adolescente esses filmes do Simbad passavam com regularidade na Sessão da Tarde. Eu assistia a todos eles e gostava! Eram outros tempos. Recentemente resolvi rever um deles, esse "Simbad e a Princesa". Pois é, não dá mais! Atualmente vejo como esses roteiros eram mal feitos, como o elenco era formado por atores e atrizes pra lá de canastrões e como as produções, de uma maneira em geral, deixavam muito a desejar. A única coisa que se manteve bem nostálgica e à prova do tempo, por ter muito charme, era o conjunto de criaturas feitas pelo mestre Ray Harryhausen! Nesse filme temos o gigante Cíclope, a caveira espadachim, entre outros. Tudo feito com a técnica do Stop-Motion, do quadro a quadro, onde esses bonecos eram filmados lentamente, para depois ganharem vida na sequência dos fotogramas! Muito legal! Para ele, e só para ele, deixo meus elogios. 

Pablo Aluísio. 

Cinema Review - Edição III

O Brilho de uma Paixão ★★★★
A história trágica de um poeta romântico inglês. E não deixa de ser impressionante como seu fim precoce e melancólico se parece com a de dezenas de outras poetas românticos. Eles pareciam destinados sempre a um mesmo destino, fosse na Inglaterra, nos Estados Unidos ou até mesmo no Brasil. Todos pareciam destinados a seguir uma certa fórmula em suas biografias. Morrer jovem, geralmente na flor da idade. E muitos foram vítimas da tuberculose! E o que impressiona é que essas foram suas vidas reais, não havia ninguém escrevendo esses roteiros dramáticos. Como gosto muito desses seguidores involuntários do "Mal do Século" apreciei bastante esse filme. Eu realmente fico comovido ao perceber que muitos desses jovens poetas jamais tiveram reconhecimento em vida. Geralmente conseguiam lançar um ou dois livros de poesias. E eles não faziam sucesso nenhum. Eram ignorados! Só muitas décadas depois de suas mortes é que finalmente estudiosos descobriam seu valor. E depois disso vinha a consagração na poesia, sendo lidos finalmente por grandes massas. Pena que não aconteceu com eles em vida, pois obviamente mereciam esse sucesso. Morreram como fracassados, coitados! Enfim, temos aqui um belo filme. Não tem final feliz, como era de esperar, mas traz importantes lições de vida e paixão sem limites pela poesia romântica. Os leitores desse estilo vão se deliciar com absoluta certeza! 

O Informante ★★
Recentemente o Presidente Trump disse que Mel Gibson e Stallone seriam os embaixadores de uma nova Hollywood. Eles iriam transformar o cinema americano, o trazendo novamente para seus anos de glória! Fazer o cinema americano grande novamente! Eu tive que dar risadas quando ouvi isso. A carreira deles praticamente acabou! Essa é a verdade! O Mel Gibson atualmente só faz filmes ruins, produções B sem qualquer relevância. Ele já foi um dos grandes astros do cinema, mas isso parece perdido em um passado hoje distante. Se duvida do que escrevi nessas linhas, assista a esse filme aqui. Péssimo, péssimo, uma produção de quinta categoria, beirando o amadorismo completo. Tudo é mal feito, desde o roteiro, que parece ter sido escrito por um garoto, seja as atuações, todas muito ruins. E o Sr. Gibson não escapa das críticas! Seu personagem é um velho policial com tantos clichês que eu fiquei com vergonha alheia. Francamente, que papelão!... 

A Câmara de Horrores do Abominável  Dr. Phibes ★★
Não tem jeito, eu sempre vou achar Vincent Price um ator muito bacana da velha Hollywood. Ele fez muitos bons filmes ao longo de uma carreira nada pretensiosa, que valorizava acima de tudo a cultura pop, principalmente no gênero do terror. Curiosamente nenhum de seus filmes conseguiu superar o sucesso desses filmes do estranho Dr. Phibes. Um sujeito desfigurado e obcecado por sua jovem esposa que havia morrido em circunstâncias misteriosas. Nesse segundo filme da franquia ele vai até o Egito em busca de uma "fórmula sagrada" para trazer sua esposa de volta à vida. Afinal, a antiga religião do Egito antigo era especializada nessa questão de "vida após a morte"! Tudo é feito com o requinte de direção de arte que bem conhecemos, mas o roteiro é muito mal escrito. Aos pulos, vai tentando contar sua história confusa, sem muito sucesso. Eu assisti a esses filmes pela primeira vez na antiga Sessão de Gala dos anos 80, que passava na Globo nas madrugadas de Sábado para Domingo. Já naquele tempo achava os filmes bem fracos. E agora, nessa revisão, as coisas só pioraram. Apesar do sucesso nos cinemas da época, posso afirmar que esses filmes do Dr. Phibes se encontram entre as piores coisas que Price fez em sua carreira. Jamais colocaria esses filmes entre as melhores coisas de sua vasta filmografia, muito pelo contrário. 

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 1 de novembro de 2004

Cinema Review - Edição II

Incubus
★★
Um filme bem estranho, esquisito, fora dos padrões. Fica claro desde o começo que ele procura seguir os passos de clássicos como "O Sétimo Selo", mas sem muito sucesso. A declamação dos diálogos em meu ponto de vista ficou excessivamente teatral. Assim também as falas ficam superficiais quando transportadas para a linguagem do cinema. Por falar nisso, o grande atrativo segue sendo a presença do ator William Shatner. Ele iria se notabilizar por interpretar o Capitão Kirk na série original e depois em uma série de bons filmes para o cinema. Muito jovem, ainda tentando se encontrar, ele interpreta esse militar que acaba sendo atacado por um grupo de demônios do tipo Incubus. Seres das trevas que se disfarçam de belas mulheres para capturar a alma de suas vítimas. Bom, já deu para perceber que o espectador vai ter que comprar essa ideia para apreciar o filme. No meu caso particular vi tudo como uma boa peça teatral encenada ao ar livre. Nada muito além disso. 

Burke e Hare (Traficante de Cadáveres) ★★★
Eu sempre me interessei pessoalmente por essa história. Para quem não sabe, foi uma história real acontecida na Escócia. Naquele tempo havia um grande entusiasmo pela ciência da Medicina. A Escócia era um centro de grande universidades, mas faltava a matéria-prima para os estudos, que era justamente os corpos de seres humanos. Na busca desenfreada por eles, professores e estudantes de medicina começaram a comprar corpos humanos de traficantes que iam em cemitérios em busca dos objetos macabros de estudo. E quando nem isso mais supriu a demanda, eles começaram a matar pessoas! Um bom material para filmes de terror. O problema aqui é que o diretor quis fazer muita piadinha com o tema, virando o filme um produto mal sucedido de comédia de humor negro. Chega a ser muito irritante as diversas cenas que poderiam render bons momentos, mas que são desviadas para momentos de humor sem a menor graça. O elenco também se esforça, mas para ser engraçado, o que gera um sentimento de frustração em que está assistindo ao filme. Isso quando não se torna mesmo objeto da vergonha alheia. Nada é pior do que ver atores e atrizes tentando ser engraçados, mas nunca conseguindo! Nesse processo tudo vai por água abaixo. Não gostei do que vi. Gostaria mesmo era de ver essa história tratada com a devida seriedade e rigor histórico. Seria muito mais interessante!

Os Monstros ★★
Eu me lembro muito da série original, ainda em preto e branco, sendo exibida pela Band. Era uma versão mais pobre e mais apelativa da família Adams. Funcionava na época, devo dizer, mas esse é aquele tipo de produto que tem prazo de validade. Fazer um remake nos dias atuais era mesmo uma má ideia. O diretor pesou a mão e fez um troço muito sem graça. Não me entenda mal, o filme é até muito bem produzido. Só que o excesso de cores (em especial o verde) deixa tudo meio enjoativo. Talvez se esse remake fosse em preto e branco (para lembrar a série de TV) as coisas funcionassem melhor. No fundo tudo não passa de uma sitcom, onde por acaso, os personagens são monstros, todos inspirados nos clássicos de terror da Universal. Estão lá o velho vampiro, o monstro de Frankenstein e até o Lobisomem. Mas é como eu disse, é uma sitcom daqueles anos, dos anos 50. Hoje em dia tudo soa muito datado e sem muita graça. Assim o filme não deu certo mesmo. Algumas coisas devem ser deixadas no passado porque simplesmente não funcionam mais no mundo de hoje. O tempo, até mesmo em relação a produtos culturais, costuma ser mesmo implacável. 

Pablo Aluísio. 

Cinema Review - Edição I

Viagem ao Fundo do Mar
★★★
Assisti muito a série na minha infância. Nos anos 70 era exibido pela Rede Globo, depois por outros canais abertos menores. Eu achava um barato! Só que esse é o filme que deu origem a tudo. Não tem o mesmo elenco da série e nem muito menos aquele clima tão exagerado e divertido. Achei esse filme bem mais sóbrio, embora ainda haja espaço para polvos gigantes atacando o submarino! (esse tipo de coisa era marca registrada da série). O curioso é que o filme, apesar da trama um tanto absurda, ainda funciona! Obviamente que esse filme foi feito para o público juvenil da época. Claro que também envelheceu um tanto, mas como diversão nostálgica ainda me fez bem ao ver. Só que devo admitir, apesar de tudo, ainda prefiro o elenco da série. Aqueles atores eram bem melhores do que esses que vemos nesse filme. 

O Jogo da Rainha ★★★★
Ótimo filme histórico! O Rei Henrique VIII era conhecido por mandar matar suas esposas após descobrir que elas não lhe dariam o tão aguardado herdeiro masculino da coroa! Era obcecado por isso. Geralmente inventava mentiras sobre elas, afirmando que havia sido traído. Depois disso mandava cortar suas cabeças. Esse filme conta a história da última esposa de Henrique VIII. Ela era uma mulher inteligente e sagaz que a despeito de tudo conseguiu sobreviver, mantendo a cabeça sobre seus ombros. O interessante de sua história é que ela sobreviveu ao monarca e depois voltou a se casar após sua morte. Isso mesmo, ela era infiel ao Rei. Também pudera, Henrique VIII estava idoso, impotente e incapaz de satisfazer uma jovem e bela mulher como ela. Também era uma figura detestável em seus últimos dias. Estava absurdamente obeso, com uma ferida podre na perna que nunca parecia se curar - alguns historiadores afirmam que ele estava com Diabetes tipo 2. Enfim, um filme que vai agradar muito a quem aprecia história, como esse que escreve essas linhas. Se for o seu caso, não deixa de assistir. 

Joy ★★★
História muito boa, edificante mesmo! Mostra como a ciência pode ajudar na vida das pessoas. Uma história real que aconteceu nos anos 60, na Inglaterra. Um pesquisador se uniu a um cientista, um professor já idoso e a uma enfermeira idealista, com personalidade forte, para avançar nas pesquisas que tinham como objetivo engravidar mulheres com problemas de esterilidade. A pesquisa científica tem seus percalços, pois no fundo é um procedimento longo e penoso de tentativa e erro. No caso da história do filmes os avanços iam acontecendo enquanto os cientistas sofriam todos os tipos de pressões vindas de setores reacionários da sociedade, entre eles da própria igreja anglicana que não queria de jeito nenhum que aquilo fosse em frente. No final descobrimos que tudo daria certo, o esforço daquelas mentes não seria em vão. Eles conseguiram! Hoje em dia esse tipo de procedimento é amplamente usado pelo mundo afora. Milhões de mulheres se tornaram mães por causa desses personagens. Um avanço e uma vitória da ciência inglesa! Parabéns a todos que fizeram essa história acontecer. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 2 de outubro de 2004

Séries Review - Edição IV

Dia Zero
★★★
Embora tenha gostado dessa minissérie, esse é um daquele casos em que ficamos com a impressão de que poderia ser muito, muito melhor. Do jeito que ficou, temos apenas um passatempo OK e nada mais. O bom e velho Robert De Niro continua muito bem, apesar da idade. Firme e com convicção, defende seu personagem, um ex-presidente dos Estados Unidos, agora convocado para presidir uma comissão de investigação sobre um ataque hacker massivo promovido nos Estados Unidos, algo que criou um verdadeiro "apagão" cibernético em todo o país. 

O roteiro levanta a bola de temas espinhosos no mundo atual. Entre eles a polaridade política da Extrema-Direita, aliada a uma rede de fake news e desinformação como nunca se viu antes na história da humanidade. Um reflexo perverso dos nossos tempos. Só que ao invés de aprofundar nesses temas, o roteiro acaba abraçando uma solução bem rotineira, com uma reviravolta que não me empolgou em nada, pelo contrário, me rendeu alguns bocejos de tédio. É isso, "Dia Zero" não cumpriu tudo aquilo que prometeu. Ficou no meio do caminho, seja por preguiça ou falta de talento do time de roteiristas. Uma boa história, com potencial, mas que ficou pelo meio do caminho. Uma pena, devo dizer. 

O Dia do Chacal ★★★
Antes de qualquer coisa é bom ir avisando que essa série tem pouco ou quase nada a ver com o famoso livro original que aliás rendeu igualmente um bom filme para o cinema na época. A minha impressão é que apenas usaram o nome comercial já consagrado para vender no mercado algo completamente novo. Isso porque, vamos ser sinceros, tirando o fato do protagonista ser um assassino profissional, nada existe em termos de semelhança ao enredo contado no livro "O Dia do Chacal". É mesmo apenas um chamariz comercial para vender esse novo produto e nada mais. 

Dito isso, é bom também esclarecer que essa série não é ruim. Longe disso! Eu gostei, apesar dos momentos dignos de um filme de ação daqueles bem genéricos. Aliás o que estraga em grande parte a série vem dessas sequências de ação completamente mentirosas, algumas delas inclusive sem explicação adequada sobre o que teria acontecido no final. Vou dar um exemplo do que estou escrevendo. Há uma cena em que o Chacal aluga um barco e dá um tiro certeiro no meio do mar. Ele mata seu alvo e foge, sendo perseguido por lanchas policiais. Isso acontece no final de um episódio, para deixar no suspense. 

Então no episódio seguinte ele já está são e salvo. Nada lhe aconteceu de grave. Tudo bem, mas como isso aconteceu o roteiro nem se dá ao trabalho de explicar ao espectador. OK, eu consigo até relevar isso também, mas fica estranho, é uma falha grave de um roteiro que se viu encurralado e deu um jeitinho de escapar dessa situação sem explicar nada. Enfim, gostei, mas com ressalvas, como deixei bem explicado nesse texto. Vale a recomendação, mas vá com um pé atrás antes de começar a assistir. 

Ponto de Virada: Guerra do Vietnâ ★★★
A Guerra do Vietnã foi o maior erro histórico de política internacional dos Estados Unidos. Um verdadeiro desastre de grandes proporções. Uma lástima completa! Esse bom documentário, dividido em episódios, conta essa história, mostrando não apenas o lado dos americanos, mas do povo do Vietnã também. É um precioso registro histórico sobre tudo o que aconteceu. 

E a série começa mostrando os erros cometidos pelos presidentes americanos na avaliação desastrada de mandar tropas para o Vietnã. Algo que custaria milhares de vidas de jovens norte-americanos que sequer sabiam direito o que estavam fazendo naquele país distante. E para falar a verdade, nem os presidentes sabiam, como bem podemos ver aqui. Foi um verdadeiro erro de avaliação militar e política por parte de todos os envolvidos. E o mais assustador de tudo é saber que a lição não foi aprendida. Os Estados Unidos seguem cometendo os mesmos erros! Triste e desastroso para o mundo. 

Pablo Aluísio.