domingo, 5 de julho de 2009

Cidade de Asfalto

Título no Brasil: Cidade de Asfalto 
Título Original:  Asphalt City
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Sculpidor Media
Direção: Jean-Stéphane Sauvaire
Roteiro: Shannon Burke, Ryan King
Elenco: Tye Sheridan, Sean Penn, Michael Pitt

Sinopse:
Um jovem paramédico se une a um veterano na caótica rotina de uma grande cidade dos Estados Unidos. Chamados de emergência dos mais diversos tipos, envolvendo pessoas em momentos de vida ou morte. Como se tudo isso não fosse estressante o bastante, eles ainda precisam lidar com a violência es perigos da vida urbana. 

Comentários:
Excelente filme! Esse tema envolvendo paramédicos em grandes cidades é bem explorado por séries de TV aberta nos Estados Unidos. Só que aqui tudo é levado em um realismo de revirar o estômago. Nada de glamour e nem de falsas aparências. A rotina de uma dupla de paramédicos é desvendada sem meias verdades, tudo sendo mostrado da forma mais crua possível. É um rotina de desgaste físico e psicológico jamais visto em outras profissões. Impactante e muito bem feito, com ótimo roteiro, esse foi um dos melhores filmes que assisti nesse ano de 2024. A dupla de atores está otima em cena. O Veterano Sean Penn nem pisca de hesitação e se entrega completamente ao seu papel, a de um homem já velho, sabendo de suas limitações, que no fundo não guarda mais boas esperanças em relação ao seu futuro. Apenas encara o presente, com tudo de vil e sórdido que lhe espera no próximo atendimento. Enfim, não deixe de assistir. Esse filme vai lhe chocar pelo realismo cruel do mundo real. 

Pablo Aluísio.

sábado, 4 de julho de 2009

Desespero Profundo

Título no Brasil: Desespero Profundo 
Título Original: No Way Up
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: Altitude Film Entertainment
Direção: Claudio Fäh
Roteiro: Andy Mayson
Elenco: Colm Meaney, Will Attenborough, Jeremias Amoore

Sinopse:
Depois de uma grande turbulência, a turbina de um grande avião pega fogo. Sem alternativas, os pilotos levam a aeronave para um pouso forçado no meio do oceano. E após cair, o avião começa a afundar no mar. Apenas um pequeno grupo de passageiros sobrevive. E eles estão cercados por tubarões famintos por todos os lados!

Comentários:
Eu poderia dizer cinicamente que esse filme é uma mistura de "Tubarão" com "Aeroporto", mas eu não chegaria a tanto. Esses filmes do passado possuem sua importância dentro da história do cinema. Esse novo é apenas uma diversão ligeira em tempos de streaming. Não é um filme de todo ruim, pelo contrário. A história em si até que é bem arquitetada. Fiquei realmente interessado pelos acontecimentos. Só não dá para acreditar no final do filme, nada plausível. No mundo real aqueles passageiros estariam com o destino traçado e esse fim não seria dos melhores. De qualquer forma cinema é também ilusão e fantasia. Por isso gostamos tanto da sétima arte. Então tudo é válido. No final de tudo, diria que é um filme mediano, que dá para assistir numa boa. Só não espere nada de muito grandioso ou marcante. 

Pablo Aluísio.