segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A Morta-Viva

Título no Brasil: A Morta-Viva
Título Original: I Walked with a Zombie
Ano de Lançamento: 1943
País: Estados Unidos
Estúdio: RKO Radio Pictures
Direção: Jacques Tourneur
Roteiro: Curt Siodmak, Ardel Wray
Elenco: Frances Dee, Tom Conway, James Ellison

Sinopse:
Uma jovem enfermeira canadense é contratada para trabalhar numa fazenda localizada no Caribe. Um homem muito rico está morrendo. O que ela nem desconfia é que na ilha existe uma antiga religião chamada Vodu que promete trazer homens mortos de volta à vida. 

Comentários:
Pois é, desde que os primeiros colonizadores chegaram no Caribe e tiveram contato com a estranha religião Vodu, o interesse por essa velha feitiçaria tem despertado curiosidade. Esse filme feito nos hoje distantes anos 1940 desenvolve bem o tema. Para uma produção feita em uma época tão remota, em que não havia os recursos de maquiagem dos dias atuais, o jeito foi mesmo contratar os atores locais mais feios que havia à disposição para atuar como zumbis! O curioso é que funciona e o espectador, mesmo vendo o filme atualmente, vai certamente levar uns sustinhos! Sinal que a direção do filme foi bem realizada de fato! 

Pablo Aluísio.

domingo, 5 de agosto de 2007

John Wayne - The Alamo

John Wayne - The Alamo
Uma história particularmente interessante e menos conhecida da vida de John Wayne envolve uma fuga ousada que ele fez durante as filmagens do clássico The Alamo (1960), um projeto que era uma paixão dele e que ele dirigiu, produziu e estrelou.

John Wayne sempre foi fascinado pela história da Batalha do Álamo, e ele estava determinado a levá-la para a tela grande de uma forma que honrasse o significado histórico do evento. No entanto, fazer o filme não foi uma tarefa fácil. Wayne enfrentou vários desafios, desde o financiamento do filme até lidar com os enormes problemas logísticos de filmar uma produção em larga escala no Texas rural.

Em 1959, Wayne e sua equipe montaram uma cidade improvisada perto de Brackettville, Texas, onde construíram uma réplica em escala real da missão do Álamo e da vila ao redor. O cenário era enorme, cobrindo mais de 400 acres, e a produção envolveu milhares de figurantes, cavalos e gado. A filmagem foi exaustiva, com o elenco e a equipe enfrentando calor extremo, tempestades de poeira e o isolamento do local.

Um momento tenso com bandidos mexicanos
Durante a produção, o set de The Alamo se tornou uma atração significativa, atraindo visitantes de quilômetros de distância. No entanto, também atraiu a atenção de personagens menos agradáveis. Um dia, Wayne soube que um grupo de bandidos mexicanos havia cruzado a fronteira e estava indo em direção ao set, provavelmente atraídos pela perspectiva de roubar equipamentos caros ou interromper a produção.

Wayne, que era conhecido por sua presença maior que a vida e disposição para enfrentar os problemas de frente, decidiu resolver o problema por conta própria. Ele rapidamente organizou um grupo de seus dublês e membros da equipe, muitos dos quais eram ex-cavaleiros de rodeio e veteranos, e os armou com rifles e revólveres do departamento de adereços do set.

Conforme os bandidos se aproximavam, Wayne e seu grupo improvisado cavalgavam para encontrá-los. De acordo com alguns relatos, Wayne liderou o grupo com o mesmo comportamento calmo e determinado que o tornou um herói do faroeste