domingo, 8 de setembro de 2024

O Dirigível Hindenburg

Título no Brasil: O Dirigível Hindenburg
Título Original: The Hindenburg
Ano de Lançamento: 1975
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Robert Wise
Roteiro: Richard Levinson, William Link
Elenco: George C. Scott, Anne Bancroft, Burgess Meredith, Charles Durning, Alan Oppenheimer, Gig Young

Sinopse:
O filme recria o grande desastre do zeppelin Hindenburg em Nova Iorque. Ele estava chegando de uma longa viagem, de onde havia partido de Berlim na Alemanha. Nos Estados Unidos a faísca de um raio acabou criando uma imensa bola de fogo nos céus da grande cidade norte-americana. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Direção de Fotografia. 

Comentários:
Uma das imagens mais impressionantes de desastres aéreos da história aconteceu quando essa grande aeronave chegou em Nova Iorque e antes que estivesse no ponto certo para pousar se transformou em uma grande bola de fogo! Acontece que o combustível usado para inflar o dirigível era altamente inflamável e quando um pequeno raio de uma tempestade o atingiu o desastre se tornou completo. Uma imagem realmente impressionante que foi capturada por câmeras na época - uma coisa que chocou todo o mundo! Pois bem, esse filme também é excelente. O assisti há alguns anos e já na primeira vez que o vi fiquei impressionado com os excelentes efeitos especiais. Faz parte daquela moda de filmes catástrofe dos anos 70, mas é bem diferenciado. Um filme realmente muito bom, para se ter na coleção particular de qualquer cinéfilo que se preze. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Assisti há muitos anos atrás. Fiquei assustado com a magnitude do acidente. Isso levou ao fim a história dos dirigíveis. A culpa foi do gaz inflamável, que que nao se usa mais, porém, junto a baixa velocidade, esse tipo de acidente decretou a fim da aventura desses magníficos balões voadores.

    ResponderExcluir
  2. Foi o fim dos Zepelins, que antes do aviões comerciais do tipo Boeing dominaram a aviação das grandes viagens entre EUA e Europa. Depois do acidente, eles desapareceram. O negócio faliu.

    ResponderExcluir