segunda-feira, 9 de junho de 2025

Rainha Christina

Rainha Christina
 
Eu já havia assistido esse filme há alguns anos. Acabei revendo. Muito por causa da Greta Garbo, embora eu tenha sido também interessado em História por toda a minha vida! A Garbo era realmente uma atriz especial. Recentemente fizeram uma pesquisa e ela ficou entre as 10 maiores estrelas da história de Hollywood. E isso sabendo-se que faz quase 100 anos da fase de ouro de sua carreira no cinema! É um tipo de imortalidade artística para poucos! Uma coisa realmente impressionante!

A Garbo nesse filme interpreta a Rainha da Suécia. Não é mera coincidência. Elas tinham muita coisa em comum, além do óbvio, de serem suecas! A questão é que tenho plena convicção que Garbo escolheu essa Rainha em especial para interpretar no cinema por causa das semelhanças. Ambas eram fora do comum. Tanto Christina, como Garbo, renunciaram aos seus reinos. A Rainha largou tudo para ir viver na Europa, consumindo arte, sendo feliz em Paris, Londres e nos grandes salões da Europa ocidental. A Garbo também largou Hollywood quando se cansou da indústria de mexericos. No auge da fama e do sucesso decidiu abandonar sua carreira de atriz. Disse "chega" e nunca mais aceitou voltar! 

Só que houve também algo que as uniria de forma definitiva, embora fosse um pequeno segredo pessoal. Garbo, assim como a Rainha Christina, era lésbica! E elas tentaram ter privacidade quase de forma desesperada em suas vidas pessoais. A Garbo conseguiu ter uma vida melhor depois que foi embora de Hollywood, indo morar em Nova Iorque, uma cidade muito mais tolerante nesse aspecto. O mesmo acabou  acontecendo com Christina que largou tudo, inclusive sua coroa, para tenter ser feliz com sua verdadeira orientação sexual. 

E a Garbo, embora não tenha conseguido colocar a orientação lésbica da Rainha no roteiro desse filme (colocaram no lugar um romance meio mixuruca entre ela e um nobre espanhol na história), pelo menos conseguiu encaixar um beijo na boca de uma de suas damas de companhia, a Ebba, que inclusive era a namorada da Rainha na história real. Assim Garbo, meio por linhas indiretas, pelo menos mandou seu recado. O público em geral na época nem percebeu, mas dentro da comunidade lésbica de Hollywood houve muita celebração por causa dessa sua coragem e ousadia! 

Pablo Aluísio. 

O Moinho das Mulheres de Pedra

O Moinho das Mulheres de Pedra 
Não é todo dia que eu assisto um filme como esse, um terror e suspense dos anos 60, produzido na Itália! Pois então, devo logo começando essa análise dizendo que gostei muito e de certa maneira até fiquei surpreso pelo requinte da produção. Não se engane sobre isso, esse filme tem uma direção de arte belíssima! Os cenários, a ambientação, tudo um luxo só! Não ficava nada a perder se formos comparar com os filmes da Hammer inglesa, por exemplo. Aliás em muitos aspectos até mesmo superava as produções feitas na Inglaterra. Por essa época o cinema italiano já era uma indústria cultural consolidada. Não me admira que tenha sido tudo produzido nos lendários estúdios da Cinecittà em Roma. Palmas para os realizadores do filme! 

Então tudo bem, é um filme bem produzido e tudo, mas você deve estar se perguntando se a história é boa! Eu gostei! Sim, tem alguns elementos meio, digamos, inocentes demais para os padrões atuais, mas ainda assim apreciei a história contada. Nela temos um jovem pesquisador que vai até um antigo moinho, realmente histórico, para consultar documentos sobre sua fundação. O lugar hoje pertence a um professor de arte especializado em bonecos de cera e estátuas de mármore. Algo bem renascentista. Só que o veterano mestre também tem seus segredos, inclusive em relação a uma misteriosa filha, que vive dentro desse moinho sombrio. Falar mais seria revelar aspectos da história que ajudam o filme a ser o que é. Uma produção italana dos anos 60 que deve ser redescoberta nos dias atuais, ainda mais se você aprecia filmes clássicos de terror e suspense. 

O Moinho das Mulheres de Pedra (Il mulino delle donne di pietra, Itália, 1960) Direção: Giorgio Ferroni / Roteiro: Pieter van Weigen, Remigio Del Grosso, Giorgio Ferroni / Elenco: Pierre Brice, Scilla Gabel, Wolfgang Preiss / Sinopse: Jovem pesquisador vai até o interior em busca de informações sobre um antigo moinho que data dos tempos medievais. Lá mora um professor de arte e sua estranha filha. E conforme o tempo passa, o forasteiro vai percebendo que existe algo de muito sinistro naquele lugar. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 8 de junho de 2025

A Morte de Júlio César

A Morte de Júlio César
Nos idos de março do ano de 44 a.c, o Cônsul Júlio César decidiu ir até o Senado romano. Sua esposa Calpúrnia disse que não fosse, pois havia tido sonhos ruins e pesadelos na noite anterior e isso seria uma premonição de que algo ruim iria lhe acontecer. Júlio César não lhe deu ouvidos, descartando tudo como mera superstições de uma mulher tola, como ele mesmo fez questão de dizer enquanto desfrutava de sua refeição matinal. O clima político de Roma andava tenso. O Senado acusava Júlio César de querer poder demais, repetindo os erros cometidos pelos antigos Reis de Roma nos primórdios de sua civilização. Para muitos senadores, Júlio César queria ser o novo Rei de Roma ou então um Tirano com poderes absolutos. Era necessário parar com essas ameaças aos poderes republicanos. 

Júlio César recusava essas acusações, dizendo amar a República Romana. Por isso faria de tudo para salvar as sagradas instituições da cidade eterna. Não convenceu os senadores, principalmente os que lhe fazia forte oposição como Caio Cássio Longino. Naquela manhã César entrou triunfante no Senado, pensado que iria ter mais um dia de vitórias políticas dentro daquela casa que em última análise representava o povo de Roma. Ele tinha novos projetos para apresentar aos senadores, entre eles uma grande reorganização do exército romano e sua legiões.

Não foi o que aconteceu. Assim que entrou no Senado, César foi cercado. Ele não entendeu em um primeiro momento o perigo que corria, sequer estava armado, o que era um erro para um homem como ele que havia colecionado inimigos por toda a sua vida. Pensou que os senadores estavam lhe cercando apenas para debater questões políticas, lhe pedir alguma coisa. Não era nada disso. Era uma armadilha mortal! Não demorou muito e os senadores tiraram de suas togas diversas armas, como punhais, espadas e adagas. Em questão de segundos Júlio César estava sendo esfaqueado por vários dos senadores. Ainda teve uma breve reação no meio de tanta dor ao ver que entre os assassinos se encontrava seu próprio filho adotivo, Marco Júnio Bruto! Ao olhar para ele, disse suas últimas palavras: "Até tu Brutus, filho meu!..."

O corpo de César caiu no chão, já sem vida. Em questão de minutos a notícia correu pela cidade! Júlio César havia sido assassinado no Senado! O povo ficou em choque! César era amado pelos romanos. Seu braço direito, o General Marco Antônio, formou um pequeno batalhão e foi ao Senado resgatar o corpo de César. Os senadores ficaram surpresos com a desaprovação dos romanos pois acreditavam que o povo de Roma ficaria ao seu lado. Aconteceu justamente o oposto disso! "Assassinos, assassinos! - gritava o povo romano em todas as ruas. Diante disso os senadores, um por um, começaram a fugir da cidade que estava prestes a explodir numa onda de revolta e ira contra o Senado de Roma. Eles não sabiam, mas com seu crime tinham decretado o fim da República romana! 

Pablo Aluísio. 

Imperador Romano Alexandre Severo

Imperador Romano Alexandre Severo
Marcus Aurelius Severus Alexander foi o último imperador romano da Dinastia Severa. Assumiu o poder no meio do caos que se sucedeu após o assassinato do Imperador Heliogábalo no ano de 222. Era primo dele e o único que havia sobrado da família para assumir o trono em Roma. O problema é que ele contava com apenas 13 anos de idade. Os militares romanos porém ignoraram isso e o colocaram como o novo imperador. Assim ele foi considerado um Imperador sui generis. Ao mesmo tempo em que teria linhagem de sangue com a Dinastia, só subiu ao poder por causa da força militar. 

E enquanto esteve defendendo o lado dos interesses do Exército Romano ele conseguiu governar com certa tranquilidade e habilidade. Combateu nas fronteiras as diversas invasões de bárbaros e deu os meios e as ferramentas de guerra necessárias para que as Legiões Romanas fossem bem sucedidas no campo de batalha. 

Conforme foi ganhando mais idade e se tornando mais independente, o jovem Imperador decidiu ir para uma política de apaziguamento e diplomacia para com os povos bárbaros. Ele venceu a guerra contra as tribos Sassânidas e abriu processos de paz para com os povos germânicos. Queria usar tratados de paz e não a espada para pacificar seu império! Estava cansado de tantas guerras e mortes. Aquela era uma guerra sem fim que destruía os cofres do Estado romano. Nesse aspecto o Imperador estava completamente certo. 

Só que os generais romanos não queriam paz e sim a guerra. Eles queriam a glória a ser conquistada nos campos de batalha. Com isso o Imperador foi aos poucos perdendo o apoio dos militares. Um golpe militar foi planejado e toda uma conspiração foi arranjada para matar o Imperador e sua mãe, Júlia Ávita. E assim foi feito. No dia 22 de março de 235, após 13 anos de poder, o jovem Imperador foi assassinado a punhaladas por Legionários. Ele tinha apenas 26 anos de idade e seus esforços de busca pela paz o estavam tornando popular em Roma. Antes que se tornasse forte demais, os militares deram o golpe, jogando Roma em mais uma grave turbulência política que iria ser conhecida como A Grande Crise do Terceiro Século. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 7 de junho de 2025

The Beatles - Rubber Soul - Parte 5

The Beatles - Rubber Soul - Parte 5
Na primeira fase dos Beatles, o guitarrista George Harrison não tinha muito espaço nos álbuns dos Beatles. Paul McCartney, em especial, sempre vetava as músicas dele que considerasse fracas ou ainda não plenamente desenvolvidas para fazer parte dos discos. Anos e anos de rejeição de seu material criou em George um forte ressentimento contra Paul. E isso iria explodir de vez por volta de 1969, culminando no fim da banda pouco tempo depois. 

"If I Needed Someone" foi uma das músicas de George Harrison que conseguiram vencer essa barreira. Paul não achou grande coisa, mas essa poderia entrar em "Rubber Soul". E assim foi feito. Eu pessoalmente concordaria com Paul. Não é uma grande música, mas serve para completar o disco, afinal pelo menos uma música de George Harrison estaria no disco, então essa não faz feio em relação às demais. 

E completando essa análise desse disco dos Beatles temos a faixa "Wait". Essa foi composta por Paul McCartney, com alguma ajudinha de Lennon. Outra canção que teve como inspiração o relacionamento de Paul com Jane Asher, já naquele período enfrentando seus problemas. Inicialmente a música foi escolhida para fazer parte do álbum "Help!", mas na correria de fazer o disco e o filme, acabou ficando de fora da lista final. Paul acreditava na canção, por isso decidiu que iria incluí-la no "Rubber Soul" onde ficou muito bem posicionada, fazendo um belo conjunto com as outras faixas do disco. 

O álbum "Rubber Soul" dos Beatles foi lançado em dezembro de 1966. Aproveitando as compras de Natal e fim de ano, acabou se tornando um grande sucesso de vendas, chegando ao primeiro lugar nos principais países, incluindo Estados Unidos e Inglaterra. Para muitos críticos era um disco excelente, bem melhor do que os outros. Hoje em dia ele é visto como um disco de transição, da primeira para a segunda e última fase do grupo. Não é um album totalmente do estilo da fase Yeah, Yeah, Yeah, mas tampouco é tão revolucionário como os demais que viriam a ser lançados depois. De uma forma ou outra é um dos grandes discos da banda, disso ninguém consegue discordar. 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - Until It's time For You To Go / We can Make The Morning

Esse foi o primeiro single de 1972. Trazia duas músicas do álbum "Elvis Now". Esse disco fez bastante sucesso no Brasil por causa da faixa "Sylvia" que inclusive ganhou um compacto especialmente produzido para o Brasil. Foi caso único no mundo. O single americano original por sua vez vinha com essas duas canções. Gosto das duas. O lado A trazia a doce melancolia de "Until It's time For You To Go". uma música romântica adulta, explorando o relacionamento de um casal que vê seu sonho de amor eterno se desfazer no ar. Elvis vinha procurando bastante material sobre relacionamento destruídos, quase como um espelho de sua própria vida pessoal. O casamento com Priscilla, não podemos nos esquecer, acabou nesse mesmo ano, 1972. Não é por outra razão que ele se identificava tanto com esse tipo de letra.

O lado B do compacto apresentava "We can Make The Morning". Essa era uma original de Elvis, sendo lançado pela primeira vez no mercado. Não fez sucesso, mas como eu gosto de dizer, tinha qualidades para ser lembrada nos anos que viriam. Essa faixa tem um arranjo vocal poderoso, além da presença marcantes de baixo e guitarra. É um country com pitadas de rock. Em alguns aspectos poderia dizer que lembrava até mesmo algumas gravações do Eagles. Pena que não caiu nas graças do grande público na época, sendo praticamente esquecida após algumas semanas de seu lançamento original.

Elvis Presley - Until It's time For You To Go
(Single, Estados Unidos, 1972)
Lado A: Until It's time For You To Go
Lado B: We can Make The Morning 
Estúdio: RCA Victor
Produção: Felton Jarvis
Data de Lançamento: Janeiro de 1972. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Papa Francisco: Um Homem de Palavra

Papa Francisco: Um Homem de Palavra 
Infelizmente o nosso querido Papa Francisco se foi. Ficam as lembranças e as saudades. Esse documentário feito pelo prestigiado diretor Wim Wenders traz uma série de imagens preciosas desse popular e carismático pontífice da história do catolicismo. O diretor acompanhou o Papa em viagens internacionais (como a que ele fez no Brasil) para mostrar o impacto da presença do Papa nos mais diferentes países por onde caminhou. Sem dúvida o Papa Francisco foi um dos mais carismáticos líderes religiosos do mundo! Era realmente um homem que levava multidões por onde passava. E seu impacto na mídia internacional foi algo impressionante de se acompanhar. 

Além dessas belas e inesquecíveis imagens esse documentário também traz trechos de entrevistas com Francisco. Em clima mais ameno, diria quase lírico, o Papa vai falando sobre os mais diversos temas. Francisco era um homem que tratava os temas mais espinhosos com uma leveza incrível. Em minha forma de pensar, isso acontecia por algumas razões bem pessoais de sua personalidade. Ele não apenas era um homem bom, como também conseguia transmitir essa bondade e gentileza com suas mensagens de acolhimentos e inclusão social. Um Papa que jamais esqueceremos. E esse filme é um dos seus mais carinhosos retratos. Vá em paz querido Papa Francisco! 

Papa Francisco: Um Homem de Palavra (Pope Francis: A Man of His Word, Estados Unidos, 2018) Direção: Wim Wenders / Roteiro: Wim Wenders, David Rosier / Elenco: Papa Francisco (creditado como Pope Francis), Ignazio Oliva, María Eufemia Goycoechea, Papa Bento XVI, Papa João Paulo II (em imagens de arquivos) / Sinopse: Documentário dirigido pelo talentoso cineasta Win Wenders que traz momentos do Papa Francisco em suas viagens internacionais. Também traz uma rara e exclusiva entrevista com o líder da Igreja Católica. 

Pablo Aluísio. 

Dois Papas

Dois Papas
Já tinha assistido desde o lançamento original. Com a chegada no streaming e toda a badalação do novo conclave, que acabou elegendo Leão XIV, decidi rever. É um filme realmente muito bom, que soube explorar bem as nuances das personalidades dos papas Francisco e Bento XVI. Cada um deles, à sua maneira, marcou a história da Igreja Católica. Muitos dos diálogos foram retirados dos próprios escritos deixados por esses papas, embora as situações em si sejam meramente ficcionais. È mera ficção, por exemplo, a cena final entre os papas assistindo a final da Copa do Mundo. O que poucos sabem é que o Papa Francisco fez uma promessa de não mais assistir televisão, algo que ele cumpriu á risca. 

Então aquela cena, aquele momento, jamais aconteceu! Só que esses pequenos deslizes não desmerecem o filme em nada. Os momentos na Capela Sistina compensam tudo. Além disso Anthony Hopkins e Jonathan Pryce estão em momento de graça (sem exagero nenhum nessa avaliação!). Hopkins em especial incorporou os trejeitos de Bento XVI de forma assombrosa. E Jonathan Pryce está ótimo com aquela jovialidade que apenas Francisco tinha! Enfim, foi muito bom rever esse filme. Recomendo a todos!

Dois Papas (The Two Popes, Estados Unidos, Itália, Argentina, 2019) Direção: Fernando Meirelles / Roteiro: Anthony McCarten / Elenco: Anthony Hopkins, Jonathan Pryce, Juan Minujín / Sinopse: O destino de dois membros do clero católico se encontram após a morte do Papa João Paulo II. Ambos estão destinados a também se tornarem Papas. E uma amizade sincera, baseada muitas vezes na diferença de opiniões entre eles, nasce no meio de uma crise enfrentada pela Igreja. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Ator (Jonathan Pryce), Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins) e Melhor Roteiro (Anthony McCarten).

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Código Preto

Título no Brasil: Código Preto
Título Original: Black Bag
Ano de Lançamento: 2025
País: Estados Unidos
Estúdio: Focus Features
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: David Koepp
Elenco: Michael Fassbender, Cate Blanchett, Pierce Brosnan, Gustaf Skarsgård, Tom Burke, Regé-Jean Page

Sinopse:
Há um traidor (ou uma traidora) agindo dentro do serviço secreto inglês. O agente George Woodhouse (Michael Fassbender) é designado então para descobrir sua identidade, desfazendo assim os planos dos inimigos russos. Só que para sua total surpresa, a principal suspeita recai sobre a agente Kathryn St. Jean (Cate Blanchett). O problema em questão é que ela é também sua esposa! 

Comentários:
Poderia ser mais um bom filme sobre espiões e espionagens em nível internacional. Só que achei tudo muito frio, gélido... polar! A história é contada corretamente, o elenco é bom e os diálogos via de regra são bem sagazes e inteligentes. Fica claro que o roteirista se empenhou nesse aspecto. Só que ao mesmo tempo é um filme sem emoção nenhuma. O casal protagonista então... há zero química entre eles. Fica até complicado engolir que se trata de um casal de verdade. E por ser assim tão "asséptico", o filme é destítuido completamente de charme. E vamos convir, um filme com agentes secretos ingleses precisa honrar a tradição de James Bond. Precisa ter charme, personalidade. Infelizmente não é isso o que você vai encontrar nesse "Código Preto", um filme tão gelado quanto o círculo polar Ártico! 

Pablo Aluísio.

Fúria Cega

Título no Brasil: Fúria Cega
Título Original: Blind Fury
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Phillip Noyce
Roteiro: Ryôzô Kasahara, Charles Robert Carner
Elenco: Rutger Hauer, Terry O'Quinn, Brandon Call

Sinopse:
Nick Parker (Rutger Hauer) é um veterano do Vietnã que perde sua visão no campo de batalha. De volta aos Estados Unidos ele decide visitar um velho amigo de armas mas descobre que ele está envolvido com dívidas de jogos e sendo chantageado por poderosos traficantes de drogas. Nick então resolve ajudar a resolver todos os problemas de seu amigo, mesmo que para isso precise usar de toda a sua perícia nas artes marciais.

Comentários:
Esse filme será exibido hoje pelo cult canal TCM, o que não deixa de ser uma surpresa e tanto, afinal de contas será mesmo que "Blind Fury" já pode ser considerado um cult movie? Como acompanho cinema há tanto tempo me lembro bem da época em que esse filme foi lançado. Naqueles tempos essa palavra "cult" jamais seria aplicado a ele. Era considerada uma fitinha B, de artes marciais, estrelada pelo decadente Rutger Hauer! Acontece que, enquanto a crítica descia a lenha na produção, o público ia descobrindo o filme nas locadoras e, para surpresa de muitos, acabou  agradando bastante aos fãs de filmes de ação. Não irei aqui dizer que "Fúria Cega" é um grande filme, até porque ele não é, isso porém não tira seus méritos de ser um filme muito eficiente dentro de seu nicho cinematográfico. Há boas cenas e Hauer, decadente ou não, sempre foi muito carismático. Se hoje é um cult ou não, fica complicado saber. O que se pode afirmar com certeza que a produção ainda consegue cativar bastante certa parcela do público. Se nunca assistiu não perca a oportunidade de conhecer.

Pablo Aluísio.