quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Elvis Presley - Omaha, Nebraska '74

É isso aí, Elvis Presley cantando na cidade de Marlon Brando, quem diria... Esse novo CD traz apresentações de Elvis nessa cidade símbolo do meio oeste americano no alucinado ano de 1974. Quem gosta desse tipo de CD ao vivo já sabe que algumas das mais extravagantes apresentações de Elvis aconteceram justamente nesse ano.

Alguns dizem que isso aconteceu porque Elvis aumentou seu consumo de drogas, outros que ele estava tão desiludido com sua vida que simplesmente chutou o balde. Qual é a verdade? Nunca saberemos. O que sabemos com certeza é que ele estava em um momento nada convencional.

Nessa turnê em especial Elvis presentou a cidade de Omaha com três concertos. Ele vinha em uma pequena maratona de 25 concertos ali mesmo por aquela região. Praticamente um show por noite, algo desgastante para qualquer artista. Some-se a isso ao fato dessa ser sua terceira turnê em 1974, ou seja, Elvis já estava na estrada, dando duro, já há um bom tempo. Essa correria ocasionou também seu afastamento dos estúdios de gravações. A RCA tentava gravar algo, mas Elvis parecia sempre estar cumprindo alguma agenda de shows, seja por Las Vegas, seja em Lake Tahoe ou em qualquer outro lugar que assinasse um contrato com Tom Parker.

No repertório poucas novidades. Poderíamos citar versões de novas músicas como 'Help Me', 'Let Me Be There' e 'Why Me Lord", mas isso ainda era muito pouco para quem procurava seguir uma linha básica de canções em cada show. Assim não espere por muitas novidades em termos de seleção musical. A boa notícia é que a qualidade sonora é muito boa. Os responsáveis pelos lançamentos mais recentes de Elvis estão sempre procurando tirar o melhor de velhas fitas gravadas nos anos 70 (é de se admirar que algo assim tão antigo ainda exista por aí!). Então é isso, se você gosta do Elvis mais excessivo, mais perto do caos, esse CD com certeza será uma boa opção de compra nesse ano. 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: