domingo, 28 de junho de 2026

Pleasantville: A Vida em Preto e Branco

Pleasantville: A Vida em Preto e Branco
Ontem revi esse filme. Eu já havia assistido, no final dos anos 90, quando ele foi lançado originalmente. Nessa revisão continuei com uma opinião muito parecida com a que tive inicialmente. É um filme com um conceito muito curioso, mas que não consegue atingir todo seu potencial. A história gira em torno de David (Tobey Maguire), um jovem dos anos 90. Ele tem um gosto diferente, pois adora séries dos anos 50, daquelas bem antigas, em preto e branco. Um dia brigando com sua irmã Jennifer (Reese Witherspoon) pelo direito de assistir seu programa preferido na TV, eles quebram acidentalmente o controle remoto. Então surge um técnico (que ninguém chamou) que tem um novo controle remoto para eles. O detalhe é que esse controle tem o poder de levar ele e sua irmã para dentro de uma série antiga chamada "Pleasantville". Já deu para perceber que um enredo assim não ficaria deslocado em "Além da Imaginação" (que aliás é outra série bem antiga!). 

Então dentro desse universo paralelo vintage eles encontram pessoalmente todos os personagens desse seriado em preto e branco. São pessoas ingênuas, que levam vidas determinadas pelos roteiros um tanto bobocas dos episódios. A irmã dele é uma garota liberal dos anos 90, acostumado a fazer sexo com os caras que sai. Então ela começa a levar esses personagens inocentes demais da série para algo a mais que simples namoricos. E aos poucos todos que vão perdendo sua inocência, deixando assim de ser personagens em preto e branco para se tornarem coloridos. 

Como se pode perceber é uma ideia boa mesmo, ainda que dentro de um realismo mágico ou fantástico que nem todo mundo vai comprar. De minha parte pude perceber alguns erros e deslizes desse roteiro que começa bem, mas que logo vai derrapando ao longo do filme. Por exemplo, o personagem da irmã vai perdendo importância ao longo da história. Algo nada a ver, porque ela é inicialmente uma das figuras mais interessantes dentro do enredo. E aquele julgamento que acontece nos momentos finais também faz o filme perder sua força. É algo chato! De certa maneira foi uma tentativa de criar uma metáfora sobre a própria sociedade americana, com suas divisões baseadas na cor da pele das pessoas, sendo no filme retratados como pessoas em preto e branco ou coloridas. Essa parte do filme faz quebrar seu bom ritmo inicial. Enfim, eis um filme dos anos 90 que certamente poderia ser bem melhor. Algo, de fato, se perdeu no meio do caminho. Um pena!

Pleasantville: A Vida em Preto e Branco (Pleasantville, Estados Unidos, 1998) Direção: Gary Ross / Roteiro: Gary Ross / Elenco: Tobey Maguire, Reese Witherspoon, William H. Macy, Jeff Daniels, Joan Allen / Sinopse: Um jovem dos anos 1990 vai parar, junto de sua irmã, dentro de uma velha série de TV dos anos 1950. O choque entre a mentalidade deles e a forma como vivem aqueles personagens ingênuos vai revelar o verdadeiro abismo que existe entre aqueles dois universos distintos. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: