terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Névoas do Terror

Título no Brasil: Névoas do Terror
Título Original: A Study in Terror
Ano de Lançamento: 1965
País: Reino Unido
Estúdio: Compton Films
Direção: James Hill
Roteiro: Donald Ford, Derek Ford
Elenco: John Neville, Donald Houston, John Fraser, Barbara Windsor, Frank Finlay, Anthony Quayle

Sinopse:
Em Londres, no final do século XIX, Sherlock Holmes e Dr. Watson investigam uma série de assassinatos brutais que aterrorizam o bairro de Whitechapel. Os crimes apresentam semelhanças inquietantes com os homicídios atribuídos a Jack, o Estripador, levando Holmes a enfrentar um dos casos mais perigosos de sua carreira. À medida que a investigação avança, conspirações envolvendo a alta sociedade, chantagem e segredos do passado surgem, colocando o detetive frente a frente com um inimigo que parece sempre estar um passo à frente.

Comentários:
Até hoje fico curioso com o fato de que o escritor Arthur Conan Doyle nunca escreveu uma história de Sherlock Holmes tentando descobrir o mistério da identidade do infame assassino em série Jack, o Estripador. Afinal os livros originais eram da mesma época em que os crimes estavam sendo executados. Parece que Doyle não quis colocar seu mais famoso personagem nesse mistério sem solução. Corria o risco de destruir sua reputação como detetive infalível, quem sabe. De qualquer forma temos esse filme, com história, digamos, não canônica. É interessante e tem seus bons momentos, mas já foi superado por filmes bem melhores tratando da mesma premissa como, por exemplo, Assassinato por Decreto. O que sobra, no final de tudo, é uma boa interpretação do ator John Neville como Holmes e uma certa ambientação sombria daqueles crimes. Ainda assim, repito, o filme hoje em dia ficou bem datado. Vale pela curiosidade cinematográfica histórica e nada muito além disso. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Pablo:
    Acho que.o.Doyle não escreveu uma estória com o Jack O Estripador por ser real e nao.ter solução; isso faria o.Shelock Holmes falhar, ou.teria que inventar uma mentira pra um.crime muito próximo à epoca.

    ResponderExcluir
  2. Também penso da mesma maneira. Seria arriscado demais. Depois o verdadeiro culpado poderia aparecer, desmoralizando o texto que ele escreveria. Aliás nenhum desses textos não canônicos acertaram o verdadeiro autor dos crimes. Provando dessa maneira que o escritor estava certo em não colocar Jack nos mistérios de Holmes.

    ResponderExcluir