Quando Elvis foi para Hollywood ele mal podia acreditar no que estava acontecendo. Não fazia muito tempo que ele trabalhava como lanterninha de cinema e agora, vejam só, ele estava prestes a iniciar um filme! Claro que seu papel era coadjuvante e seu nome só apareceria após os de Richard Egan e Debra Paget. A produção também não era lá essas coisas, era um western B da Fox sem grande orçamento ou repercussão. Para Elvis porém isso não importava, o que importava mesmo era que ele estava começando uma nova fase em sua vida, tão parecida com os seus ídolos da juventude que tudo o deixava maravilhado e feliz. No fundo Love Me Tender nada mais era do que um teste do produtor Hal Wallis para saber se Elvis daria certo nas telas. De fato ele não era ator, nunca havia representado na vida, e havia muitas dúvidas se poderia realmente convencer como ator.
Embora não fosse um profissional da área Elvis se dedicou com afinco. Estudou e leu o roteiro de ponta a ponta e em pouco tempo decorou todas as suas falas. Sua empolgação era tamanha que logo ele acabou também decorando os textos dos demais atores do filme. O script estava na ponta da língua mas obviamente atuar não se resume a apenas decorar suas falas mas também passar verossimilhança em sua atuação. Para ajudar em seu amadorismo e falta de experiência nas filmagens Elvis acabou contando com a ajuda muito preciosa da atriz Debra Paget. Ela era uma jovem intérprete que assim como Elvis também procurava seu lugar ao sol e quem sabe alcançar os picos da glória, almejando um dia ter a fama de uma Elizabeth Taylor. Paget aliás adorava Taylor e considerava sua carreira um espelho a seguir. Tão admiradora era do trabalho da colega que quase sempre pintava seus cabelos numa tonalidade bem escura, preto ao máximo, da mesma cor que Liz. Mas o fato era que a competição em Hollywood era atroz.
Debra já tinha um bom caminho percorrido quando contracenou com Elvis em Love Me Tender. Desde os 15 anos essa jovem de Denver, Colorado, vinha tentando emplacar no mundo da TV e cinema. Embora talentosa nunca conseguiu alcançar o primeiro time de estrelas de Hollywood mas fez bons filmes ao longo da carreira. Na vida pessoal se casou três vezes, inclusive uma com o famoso diretor de filmes de western Budd Boetticher. Ela gostava de homens mais velhos como Budd e Elvis representava o extremo oposto disso pois era jovem, inexperiente e parecia sempre estar deslocado, transparecendo uma agitação e um nervosismo que dava nos nervos de Debra. Mesmo Elvis não fazendo seu tipo Debra acabou se interessando pelo jovem cantor.
Durante muitos anos vários boatos surgiram afirmando que Debra e Elvis tiveram um caso durante as filmagens. Debra aliás foi mais longe e anos depois da morte de Elvis afirmou que ele teria ficado tão apaixonado por ela que a teria pedido em casamento! Verdade ou não? Muitos autores afirmam que tudo não teria passado de um simples e passageiro namorico. A questão era que Elvis era um jovem deslumbrado com a sorte que teve ao ser escalado para fazer filmes de Hollywood e todo o clima, todo o clamor o deixaram impressionado. Além disso a própria atitude e beleza de Debra o deixaram realmente interessado na jovem atriz mas no final das contas Elvis não quis levar adiante o breve romance. Aconselhado por Gladys, sua mãe, ele acabou criando uma mentalidade negativa em relação às garotas com quem trabalhava. Eram independentes e liberais demais para seu gosto pessoal. Na mente de Elvis atrizes eram ideais para pequenas aventuras românticas sem maiores consequências, nada para ser levado à sério.
Com Debra parece ter acontecido justamente isso. Na verdade ela seria a primeira de uma longa lista de envolvimentos de Elvis com suas parceiras de cena, nenhuma delas levadas adiante. Para Elvis a mulher ideal era bem distante de garotas como Debra Paget, independentes e donas de seu nariz. Essas garotas de Hollywood só pensavam em suas carreiras e não em seus namorados e maridos. A mulher deveria ficar do lado esquerdo do homem, perto de seu coração, lhe dando apoio e carinho, não beijando outros atores em filmes. Pois é, era exatamente assim que Elvis pensava e provavelmente foi por isso que ele poucos dias depois colocaria um fim em seu rápido envolvimento com Debra. Pedido de casamento?! Sem dúvida um exagero. Elvis tinha outros planos certamente.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005
Elvis Presley - Elvis na revista brasileira "O Cruzeiro"
Durante as filmagens de Love Me Tender (Ama-me com Ternura no Brasil) Elvis recebeu a presença de Dulce Damasceno de Brito, jornalista correspondente da popular revista "O Cruzeiro". Dulce estava em Hollywood desde 1952 e realizava um jornalismo muito próximo do atual colunismo social. Seus textos sempre focavam no aspecto mais social da indústria americana de cinema.
Por isso ela sempre procurava manter uma aproximação não apenas profissional com seus entrevistados mas também pessoal, de amizade mesmo. Assim se tornou grande amiga e confidente de estrelas da época como a nossa Carmen Miranda, cuja uma de suas últimas entrevistas foi concedida justamente a Dulce.
Também foi essa postura que lhe valeu verdadeiros furos na época de ouro do cinema americano. Avesso a receber jornalistas o ator Marlon Brando abriu uma grande exceção a Dulce, a recebendo em casa para uma entrevista, chegando inclusive ao ponto de deixar seu filho Christian aos seus cuidados pessoais.
Simpática e acessível, pouco à vontade com o jornalismo de fofocas que imperava na capital do cinema Dulce foi formando amigos entre as principais estrelas. Com Elvis manteve uma postura semelhante e encontrou no cantor uma atitude de muita cordialidade, educação (ao melhor estilo sulista) e polidez. Elvis respondeu a tudo com muita simpatia e acessibilidade.
A entrevista girou em torno de amenidades, bem de acordo ao estilo de Dulce. Mal sabia ela que seria a única jornalista brasileira a entrevistar Elvis Presley durante toda sua carreira, um feito e tanto para Dulce e um momento ímpar para os fãs brasileiros do cantor.
Pablo Aluísio.
Por isso ela sempre procurava manter uma aproximação não apenas profissional com seus entrevistados mas também pessoal, de amizade mesmo. Assim se tornou grande amiga e confidente de estrelas da época como a nossa Carmen Miranda, cuja uma de suas últimas entrevistas foi concedida justamente a Dulce.
Também foi essa postura que lhe valeu verdadeiros furos na época de ouro do cinema americano. Avesso a receber jornalistas o ator Marlon Brando abriu uma grande exceção a Dulce, a recebendo em casa para uma entrevista, chegando inclusive ao ponto de deixar seu filho Christian aos seus cuidados pessoais.
Simpática e acessível, pouco à vontade com o jornalismo de fofocas que imperava na capital do cinema Dulce foi formando amigos entre as principais estrelas. Com Elvis manteve uma postura semelhante e encontrou no cantor uma atitude de muita cordialidade, educação (ao melhor estilo sulista) e polidez. Elvis respondeu a tudo com muita simpatia e acessibilidade.
A entrevista girou em torno de amenidades, bem de acordo ao estilo de Dulce. Mal sabia ela que seria a única jornalista brasileira a entrevistar Elvis Presley durante toda sua carreira, um feito e tanto para Dulce e um momento ímpar para os fãs brasileiros do cantor.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Ken Darby
Embora “Love Me Tender” tenha sido assinada como composição de Elvis Presley e Vera Matson a verdade é que nenhum deles realmente compôs a música. O verdadeiro autor de “Love Me Tender” foi o diretor musical da Fox, o maestro Ken Darby (ao lado na foto com Elvis). Quando Elvis foi escalado para participar do filme “The Reno Brothers” o produtor David Weisbart determinou a Darby a inclusão de quatro músicas no filme.
Com cronograma apertado e tendo que apresentar o trabalho em cima da hora Darby se valeu de antigos números musicais da época da guerra civil e compôs aquela que seria a trilha sonora do filme. A própria música título do filme, “Love Me Tender” nada mais era do que uma releitura da antiga “Aura Lee” composta durante o conflito mais devastador travado dentro das fronteiras americanas. Os autores originais, W. W. Fosdick (letra) e George R. Poulton (música) curiosamente não foram creditados na nova versão, muito provavelmente pelo fato da canção já ter caído em domínio público.
Por que Ken Darby não assinou Love Me Tender? Provavelmente ele próprio pensou não estar compondo uma música que ficaria tão popular. Assim creditou a canção para sua esposa Vera Matson e ao próprio Elvis por determinação de Tom Parker que assim ganharia dessa forma também sua parte de comissão nos direitos autorais da música. De qualquer forma “Love Me Tender” não faria tanta falta assim em seu currículo. Ele já tinha muita experiência no mundo musical na época quando conheceu Elvis. Além disso ele certamente não levava muito à sério aquelas músicas que fez para o filme. Darby já havia trabalhado com grandes orquestras no passado e atuou ao lado de outros grandes cantores como Bing Crosby e Judy Garland.
Contratado pela Fox após ter trabalhado na Disney e na MGM, Darby jamais pensou que a trilha de “Love Me Tender” teria alguma relevância no futuro. Logo ele que havia trabalhado em tantos clássicos da história do cinema como “O Mágico de Oz” e “Os Homens Preferem as Loiras”. Curiosamente porém nos anos que viriam sua esposa Vera acabaria recebendo mais dinheiro do que ele próprio pelos direitos autorais de “Love Me Tender”, uma canção que recebeu inúmeras versões de diversos artistas diferentes ao longo dos anos. A cada nova regravação Vera recebia mais um bela bolada referente aos direitos da música. Assim ao longo dos anos Darby foi vendo sua esposa ficar cada mais rica com sua criação enquanto ele nada recebia por essas novas releituras da canção. Se arrependimento matasse...
Pablo Aluísio.
Com cronograma apertado e tendo que apresentar o trabalho em cima da hora Darby se valeu de antigos números musicais da época da guerra civil e compôs aquela que seria a trilha sonora do filme. A própria música título do filme, “Love Me Tender” nada mais era do que uma releitura da antiga “Aura Lee” composta durante o conflito mais devastador travado dentro das fronteiras americanas. Os autores originais, W. W. Fosdick (letra) e George R. Poulton (música) curiosamente não foram creditados na nova versão, muito provavelmente pelo fato da canção já ter caído em domínio público.
Por que Ken Darby não assinou Love Me Tender? Provavelmente ele próprio pensou não estar compondo uma música que ficaria tão popular. Assim creditou a canção para sua esposa Vera Matson e ao próprio Elvis por determinação de Tom Parker que assim ganharia dessa forma também sua parte de comissão nos direitos autorais da música. De qualquer forma “Love Me Tender” não faria tanta falta assim em seu currículo. Ele já tinha muita experiência no mundo musical na época quando conheceu Elvis. Além disso ele certamente não levava muito à sério aquelas músicas que fez para o filme. Darby já havia trabalhado com grandes orquestras no passado e atuou ao lado de outros grandes cantores como Bing Crosby e Judy Garland.
Contratado pela Fox após ter trabalhado na Disney e na MGM, Darby jamais pensou que a trilha de “Love Me Tender” teria alguma relevância no futuro. Logo ele que havia trabalhado em tantos clássicos da história do cinema como “O Mágico de Oz” e “Os Homens Preferem as Loiras”. Curiosamente porém nos anos que viriam sua esposa Vera acabaria recebendo mais dinheiro do que ele próprio pelos direitos autorais de “Love Me Tender”, uma canção que recebeu inúmeras versões de diversos artistas diferentes ao longo dos anos. A cada nova regravação Vera recebia mais um bela bolada referente aos direitos da música. Assim ao longo dos anos Darby foi vendo sua esposa ficar cada mais rica com sua criação enquanto ele nada recebia por essas novas releituras da canção. Se arrependimento matasse...
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - FTD Love Me Tender
Verdade seja dita: não havia mesmo muito material para compor esse novo título do selo FTD. Pense bem. O filme "Love Me Tender" contou apenas com quatro músicas: "Love Me Tender", "Let Me", "Poor Boy" e "We're Gonna Move". Elas foram compostas meio às pressas depois que o estúdio resolveu colocar Elvis para cantar nesse western que havia sido escrito inicialmente sem qualquer tipo de número musical. Assim o produtor Ernst Jorgensen tinha a complicada tarefa de compor um CD duplo com esse escasso material disponível. Para tanto ele acabou fazendo o que era previsível: encher linguiça. Analise bem o material que está aqui. Ernst precisou recorrer a gravações que nada tinham a ver com o filme para completar o lançamento. Assim ele, sem critério algum diga-se de passagem, enfiou no CD 2 as canções "Heartbreak Hotel", "Long Tall Sally", "I Was The One", "I Want You, I Need You, I love You", "I Got A Woman", "Don't Be Cruel", "Ready Teddy", "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Blue Suede Shoes" e "Baby Let's Play House". O que essas faixas tem a ver com "Love Me Tender", o filme? Nada! Claro que muitos vão dizer que a inclusão dessas canções gravadas em Tupelo em setembro de 1956 são importantes do ponto de vista histórico e que o concerto foi realizado no calor do lançamento do filme, mas nem isso justifica a inclusão delas em um título dedicado à trilha sonora do filme "Ama-me Com Ternura". Que tivessem sido lançadas em um CD próprio, com temática própria, e não pegando carona em "Love Me Tender" como foi feito por aqui.
Por essa razão é desnecessária a feitura de um CD duplo. Um lançamento simples e mais bem organizado seria muito mais bem-vindo. Além disso seria mais comercialmente viável, com preço mais justo. A FTD aqui quis realmente vender gato por lepre, inventando um CD duplo, sem material para tanto, com o único objetivo de vender um produto mais caro para o colecionador. Bola fora de Ernst Jorgensen. Para não dizer que o CD 2 é um desperdício completo podemos pelo menos elogiar as entrevistas presentes lá com o próprio Elvis, seus pais (Vernon e Gladys) e curiosamente um bate papo rápido realizado com o ator Nick Adams, figura muito presente na vida de Elvis na época, uma aproximação tão constante que chegou ao ponto de criar boatos de que o cantor tinha uma "amizade colorida" com o colega ator de Hollywood. Foi um dos poucos boatos envolvendo homossexualidade e Elvis que teve alguma repercussão a longo prazo. Bobagens à parte não deixe de ser curioso ouvir sua voz ecoando aqui novamente, dando sua opinião sobre Elvis e o seu futuro no cinema (algo que os anos iriam revelar ter sido mesmo uma má ideia por parte do astro e seu empresário Tom Parker). Por falar nele, só faltou mesmo o Coronel dando entrevistas, mas claro que isso ele não faria de graça para ninguém.
FTD Love Me Tender
CD-1 - Masters and outtakes: Love Me Tender / Let Me / Poor Boy / We're Gonna Move / Love Me Tender (end-title) / The Truth About Me / We're Gonna Move (take 4) / We're Gonna Move (take 9) / Poor Boy (take 3) / Poor Boy [remake S20] (take 1*) / Poor Boy [S31] (VO 6) / Let Me (VO #3*) / Let Me (VO #4*) / Love Me Tender (stereo) / Let Me (stereo) / Poor Boy (stereo) / We're Gonna Move (stereo) / The Truth About Me Interview. / CD-2: Tupelo, Sept 26 1956 / Heartbreak Hotel / Long Tall Sally / Indroductions / I Was The One / I Want You, I Need You, I love You / Elvis talks / I Got A Woman / Don't Be Cruel / Ready Teddy / Love Me Tender / Hound Dog / Interview -Vernon and Gladys Prelsey / Interview - Nick Adams / Interview - Judy Hopper / Interview - Elvis / Love Me Tender / I Was The One / I Got A Woman / Announcement / Don't Be Cruel / Blue Suede Shoes / Announcement / Baby Let's Play House / Hound Dog. / * Faixas inéditas.
Pablo Aluísio.
Por essa razão é desnecessária a feitura de um CD duplo. Um lançamento simples e mais bem organizado seria muito mais bem-vindo. Além disso seria mais comercialmente viável, com preço mais justo. A FTD aqui quis realmente vender gato por lepre, inventando um CD duplo, sem material para tanto, com o único objetivo de vender um produto mais caro para o colecionador. Bola fora de Ernst Jorgensen. Para não dizer que o CD 2 é um desperdício completo podemos pelo menos elogiar as entrevistas presentes lá com o próprio Elvis, seus pais (Vernon e Gladys) e curiosamente um bate papo rápido realizado com o ator Nick Adams, figura muito presente na vida de Elvis na época, uma aproximação tão constante que chegou ao ponto de criar boatos de que o cantor tinha uma "amizade colorida" com o colega ator de Hollywood. Foi um dos poucos boatos envolvendo homossexualidade e Elvis que teve alguma repercussão a longo prazo. Bobagens à parte não deixe de ser curioso ouvir sua voz ecoando aqui novamente, dando sua opinião sobre Elvis e o seu futuro no cinema (algo que os anos iriam revelar ter sido mesmo uma má ideia por parte do astro e seu empresário Tom Parker). Por falar nele, só faltou mesmo o Coronel dando entrevistas, mas claro que isso ele não faria de graça para ninguém.
FTD Love Me Tender
CD-1 - Masters and outtakes: Love Me Tender / Let Me / Poor Boy / We're Gonna Move / Love Me Tender (end-title) / The Truth About Me / We're Gonna Move (take 4) / We're Gonna Move (take 9) / Poor Boy (take 3) / Poor Boy [remake S20] (take 1*) / Poor Boy [S31] (VO 6) / Let Me (VO #3*) / Let Me (VO #4*) / Love Me Tender (stereo) / Let Me (stereo) / Poor Boy (stereo) / We're Gonna Move (stereo) / The Truth About Me Interview. / CD-2: Tupelo, Sept 26 1956 / Heartbreak Hotel / Long Tall Sally / Indroductions / I Was The One / I Want You, I Need You, I love You / Elvis talks / I Got A Woman / Don't Be Cruel / Ready Teddy / Love Me Tender / Hound Dog / Interview -Vernon and Gladys Prelsey / Interview - Nick Adams / Interview - Judy Hopper / Interview - Elvis / Love Me Tender / I Was The One / I Got A Woman / Announcement / Don't Be Cruel / Blue Suede Shoes / Announcement / Baby Let's Play House / Hound Dog. / * Faixas inéditas.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Letras - Love Me Tender
Love Me Tender (Vera Matson - Elvis Presley) - Love me tender, / love me sweet, / never let me go. / You have made my life complete, / and I love you so / Love me tender, / love me true, / all my dreams fulfilled. / For my darlin' I love you, / and I always will. / Love me tender, / love me long, / take me to your heart. / For it's there that I belong, / and we'll never part. / Love me tender, / love me true, / all my dreams fulfilled. / For my darlin' I love you, / and I always will. / Love me tender, / love me dear, / tell me you are mine. / I'll be yours through all the years, / till the end of time. / Love me tender, / love me true, / all my dreams fulfilled. / For my darlin' I love you, / and I always will. / (Elvis Presley Music, BMI) 2:41 - Data de gravação: 24 de agosto de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.
Poor Boy (Vera Matson - Elvis Presley) - They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Ain't got a crust, ain't got a cent / Can't buy a jug, can't pay the rent / I got a heartfull of dreams / And a lot of memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Can't buy a house, can't buy a lot / Ain't got a bean, I ain't got a pot / But what I got is a heartfull of / Love and memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Don't have a pig, don't have a cow / I don't have a horse to pull a plow / But what I got is a heartfull of / Love and memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like / I’ve got a dolly like / I’ve got a dolly like you. (Elvis Presley Music, BMI) 2:13 - Data de gravação: 24 de agosto de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.
We're Gonna Move (Vera Matson - Elvis Presley) - Well there's a leak in this old building / Yes, there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better home / We got no pane in this old window' / We got no pane in this old window' / We got no pane in this old window' / We're gonna move to a better home / Well there's a hole in the roof where the rain pours in / A hole in the floor where it drops right out again / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better home / Well there's a crack across the ceiling / Yes there's a crack across the ceiling / Well there's a crack across the ceiling / We're gonna find us a better home / We've gotta stove without a chimney / We've gotta stove without a chimney / What good's a stove without a chimney / We're gonna move to a better home / Pulling down window shades is no use at all / The kids and the neighbor can peep right through the wall / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better, move to a better / Move to a better home / (Elvis Presley Music, BMI) 2:30 - Data de gravação: 24 de agosto de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.
Let me (Vera Matson - Elvis Presley) - Whenever I dance with the girl I love / My head goes round and round / When she's close to me / I can't stay on the ground / Whenever I dance with the girl I love / I never have a care / All night I'm so light / I walk right on the air / Oh let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have another dance with you / Whenever I feel those pretty arms / Reaching round about / That feeling goes to my toes / And all the lights go out, go out, go out / Whenever I see those eyes of blue / Smiling up so shy / I'm in such a spin I take right off and fly / So let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have another dance with you / So let me dance in the arms I love / Thrill me through and through / I'm so drunk with love / That all I see is you / I never hear the music play / I never see the crowd / Only you and me / Dancing on a cloud, a cloud, a cloud / Oh let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have, another dance, with you / (Elvis Presley Music, BMI) 2:08 - Data de gravação: 4 de setembro de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.
Pablo Aluísio.
Poor Boy (Vera Matson - Elvis Presley) - They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Ain't got a crust, ain't got a cent / Can't buy a jug, can't pay the rent / I got a heartfull of dreams / And a lot of memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Can't buy a house, can't buy a lot / Ain't got a bean, I ain't got a pot / But what I got is a heartfull of / Love and memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like you / Don't have a pig, don't have a cow / I don't have a horse to pull a plow / But what I got is a heartfull of / Love and memories / And that's enough for me / They call me poor boy, poor boy, poor boy / But I ain't lonesome and I ain't blue / 'Cause I could never be a poor boy / As long as I’ve got a dolly like / I’ve got a dolly like / I’ve got a dolly like you. (Elvis Presley Music, BMI) 2:13 - Data de gravação: 24 de agosto de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.
We're Gonna Move (Vera Matson - Elvis Presley) - Well there's a leak in this old building / Yes, there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better home / We got no pane in this old window' / We got no pane in this old window' / We got no pane in this old window' / We're gonna move to a better home / Well there's a hole in the roof where the rain pours in / A hole in the floor where it drops right out again / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better home / Well there's a crack across the ceiling / Yes there's a crack across the ceiling / Well there's a crack across the ceiling / We're gonna find us a better home / We've gotta stove without a chimney / We've gotta stove without a chimney / What good's a stove without a chimney / We're gonna move to a better home / Pulling down window shades is no use at all / The kids and the neighbor can peep right through the wall / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / Well there's a leak in this old building / We're gonna move to a better, move to a better / Move to a better home / (Elvis Presley Music, BMI) 2:30 - Data de gravação: 24 de agosto de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.
Let me (Vera Matson - Elvis Presley) - Whenever I dance with the girl I love / My head goes round and round / When she's close to me / I can't stay on the ground / Whenever I dance with the girl I love / I never have a care / All night I'm so light / I walk right on the air / Oh let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have another dance with you / Whenever I feel those pretty arms / Reaching round about / That feeling goes to my toes / And all the lights go out, go out, go out / Whenever I see those eyes of blue / Smiling up so shy / I'm in such a spin I take right off and fly / So let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have another dance with you / So let me dance in the arms I love / Thrill me through and through / I'm so drunk with love / That all I see is you / I never hear the music play / I never see the crowd / Only you and me / Dancing on a cloud, a cloud, a cloud / Oh let me, oh honey let me / Let me do what you know I love to do / Please take another chance and let me / Let me have, another dance, with you / (Elvis Presley Music, BMI) 2:08 - Data de gravação: 4 de setembro de 1956 - Local: 20th Century Fox Stage 1, Hollywood.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005
Elvis Presley - Love Me Tender - Parte 5
Então chegamos na última musica dessa curta trilha sonora da carreira de Elvis, a primeira de sua discografia. Trata-se da faixa intitulada "We're Gonna Move". Essa canção foi baseada numa marchinha muito popular entre os soldados confederados durante a guerra civil americana. Outra interessante adaptação de Ken Darby. De fato ele foi chamado às pressas e teve que se virar para compor uma trilha sonora em cima da hora. Como não havia muito tempo mesmo para escrever material inédito, ele resolveu adaptar algumas canções folclóricas da época da guerra como "Aura Lee" (Love Me Tender) e essa que era conhecida pelos confederados como "There's a Leak in this Old Building".
Até que se encaixou muito bem na trilha sonora. O ritmo bem marcante trouxe uma boa oportunidade para Elvis mostrar seu rebolado numa cena do filme. Além disso todos associavam Elvis a esse estilo vibrante, de puro movimento, que era o Rock em seus primórdios. Só que o sabor dessa faixa, como de muitas outras da trilha, era de country music. E também por essa razão essa música nunca se tornou um sucesso. Se formos pensar bem apenas "Love Me Tender" virou um hit, um sucesso. As demais canções não saíram do contexto do próprio filme.
Quando a Fox trouxe Elvis para os sets de filmagens em 1956 houve até um certo debate sobre os rumos que o filme iria seguir a partir de sua entrada. Para o diretor Richard D. Webb o filme deveria seguir o roteiro original, ou seja, nada de músicas e nem destaque especial para Elvis, que no fundo iria apenas interpretar um mero papel coadjuvante. O filme de certa maneira iria servir mesmo como um teste para que o estúdio tomasse conhecimento se Elvis iria ou não funcionar no cinema.
Mas sua opinião foi atropelada pela repercussão que Elvis estava tendo na mídia da época. Era praticamente impossível ignorar a presença de Presley no filme. Além do mais os fãs não iriam aceitar que o filme não tivessem músicas. Por ordens vindas da direção da Fox tudo mudou. O roteiro, antes melodramático e soturno, foi jogado para o alto e em seu lugar foi acrescentado várias cenas com Elvis cantando e exercendo seu direito óbvio de se destacar no elenco! O resultado então foi essa trilha sonora que apesar de não ser muito conhecida (tirando a música tema, claro!) também tem seu espaço dentro da vasta discografia de trilhas sonoras da carreira do cantor.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Love Me Tender - Parte 4
Elvis se decepcionou durante as filmagens desse filme porque ele havia se apaixonado pela atriz Debra Paget e ela acabou dando um fora nele. O fato é que Elvis estava vivendo um sonho de ser um ator de cinema. Para um rapaz pobre que havia sido lanterninha alguns anos atrás e que era apaixonado pela sétima arte, realmente era algo de outro mundo. Já sua parceira no filme era uma pessoa mais pé no chão, realista. Ela sabia que como atriz para subir na carreira ela tinha que se relacionar com os homens certos, os figurões da indústria. Assim Elvis que não era nada disso acabou dançando sozinho.
De qualquer forma Elvis iria logo encontrar sua namorada ideal para aqueles anos. Era uma loirinha baixinha, mas muito bonita e bem feita de corpo chamada Anita Wood. Elvis a conheceu bem depois do fim das filmagens de Love Me Tender e ficou anos ao seu lado. Anita começou como locutora de rádio em um programa feito para adolescentes de Memphis na estação local. Depois se destacou em outro programa, só que na TV, onde organizava um grande salão de dança com os jovens de sua cidade. Foi ali que Elvis a conheceu e como sempre acontecia, foi amor á primeira vista.
Todo esse romantismo chegaria em suas novas gravações, se bem que no meio da country music made in Hollywood da trilha sonora do filme também podíamos encontrar esse tipo de sentimento. "Let Me" pode ser citada como exemplo. Das músicas que vieram para coadjuvar "Love Me Tender" no compacto duplo essa é a que melhor se saiu bem.
Vagamente lembrando "Poor Boy", "Let Me" é divertida, bem executada e dançante. Mas o melhor mesmo é a cena de Elvis no filme, numa performance memorável (mesmo que mal captada pelo diretor do filme, talvez propositadamente!). Um prazer ouvir e ver Elvis cantando essa canção, na flor da idade, com o futuro promissor pela frente. Impossível ficar indiferente ao seu ritmo alegre e de bom astral. Além disso o vocal de Elvis está simplesmente impagável. A cena do filme é ótima, quando ele a canta em um pequeno palco, durante uma feira de gado. Registro nota 10 de um Elvis Presley que ainda estava apenas começando a ganhar o mundo.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2005
Elvis Presley - Love Me Tender - Parte 3
Um aspecto curioso sobre esse filme é que o personagem que foi interpretado por Elvis, chamado Clint Reno, foi escrito originalmente no roteiro como sendo um adolescente, na faixa entre 16 a 17 anos de idade. E quando Elvis o interpretou ele já era um adulto, com 21 anos! Algumas mudanças pontuais no roteiro foram feitas, durante as filmagens, mas nem tudo foi mudado. Muitas atitudes e sentimentos de Clint Reno continuaram a ser de um jovem adolescente. E isso também se refletia em algumas músicas que tinham mesmo uma sonoridade bem juvenil. Afinal Elvis era o ídolo jovem mais amado da América naquele momento histórico.
A música "Poor Boy" ia justamente por esse caminho. Embora haja muitos que não gostem da faixa, eu aprecio ela por sua singeleza. Também poderia ser enccarada como uma espécie de canção-tema do personagem Clint Reno, afinal o que era ele a não ser um pobre rapaz do campo, pego de surpresa em sua própria adolescência por uma das mais sangrentas guerras da história dos Estados Unidos, a guerra civil. Um conflito que havia destruído sua família, afinal seu irmão mais velho era dado como morto no campo de batalha.
Para muitos "Poor Boy" era apenas uma música bobinha e sem conteúdo, um country fabricado em Hollywood e sem o selo de qualidade Nashville. Mas tirando toda a diversidade de opiniões, "Poor Boy" é apenas uma canção que cumpre sua função de forma eficiente durante o filme. Dá uma chance a Elvis para mostrar uma boa apresentação e cantar de forma descontraída.
Essa canção, assim como todas as outras dessa trilha sonora, embora tenham sidos creditadas à autoria da dupla Elvis Presley / Vera Matson, não foram compostas por eles. Elvis praticamente nunca escrevia as músicas que cantava e seu nome foi incluído apenas para que ele participasse nos royalties da canção (Essa aliás era uma atitude bastante comum durante os anos 50). Já Vera Matson que aparece nos créditos das canções ao lado de Elvis era a esposa de Ken Darby, diretor musical da Fox. Por problemas autorais ele resolveu colocar o nome de sua mulher para dividir os créditos da canção, que inclusive foi inteiramente composta por ele dentro do departamento de música do estúdio.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Love Me Tender - Parte 2
A música mais importante do filme foi justamente daquela que lhe deu título. Claro que estamos falando do clássico "Love Me Tender", até hoje uma das músicas mais conhecidas da carreira de Elvis. No Brasil o filme recebeu o nome de "Ama-me com Ternura". O titulo original do filme era "The Reno Brothers", faroeste sem grande importância, estilo B da Fox, que nunca teria entrado na história se não fosse pela primeira participação de Elvis Presley no cinema. A história se passava durante o final da guerra civil norte-americana e tratava da delicada disputa de uma mulher por dois irmãos. Vance Reno (Richard Egan) voltava do campo de batalha e descobria, estarrecido, que sua antiga namorada Cathy (Debra Paget) estava agora casada com seu irmão mais novo Clint Reno (Elvis). E isso só havia acontecido porque todos estavam convencidos que ele havia morrido no campos de algodão do sul, lutando contra os exércitos da União. Já imaginou a confusão? O roteiro girava em torno desse triângulo amoroso familiar. Elvis, muito novo e com os cabelos ainda bem próximos de sua tonalidade natural, não comprometeu em nenhum momento, mesmo sendo sua estreia como ator. Quando lançado em 1956, "Love Me Tender" se tornou um tremendo sucesso de bilheteria.
Elvis mostrou que era um nome quente não só no mundo musical, como também na tela grande. Muitos fãs inclusive foram em peso na semana anterior ao lançamento oficial do filme apenas para assistir ao trailer que mostrava pequenos trechos de Elvis cantando! O disco acompanhou o sucesso do filme. A trilha foi lançada em um compacto duplo com "We're Gonna Move", "Let Me" e "Poor Boy" todas de autoria de Elvis Presley e Vera Matson. Era o inicio de uma carreira cinematográfica que iria contar com mais de trinta filmes.
A canção "Love Me Tender", por sua vez, foi gravada em agosto de 1956 nos estúdios I da 20th Century Fox em Hollywood e lançada um mês depois em single com "Any Way You Want Me" no lado B, chegando ao primeiro lugar da Billboard na primeira semana. Elvis não contou com sua banda tradicional, os Blue Moon Boys, pois o estúdio não tinha contrato com eles e sim com músicos determinados pelo estúdio cinematográfico da Fox. Músicos profissionais do cast fixo da companhia. Mesmo um pouco fora do ambiente que lhe era familiar, Elvis, ao lado de Darby, produziu "Love me Tender" e lhe deu um arranjo bastante simples, porém muito eficiente, sentimental e belo.
Depois de registrar sua participação no estúdio Elvis aproveitou a oportunidade de se apresentar no The Ed Sullivan Show em 9 de setembro para promover a música e o filme. O sucesso foi imediato e Elvis foi assistido por mais de 50 milhões de americanos. 82,6% dos televisores dos EUA estavam sintonizados nele naquela noite. A nação parou para assistir Elvis interpretar "Love Me Tender", um recorde que só foi quebrado depois pelo assassinato do presidente Kennedy e pela apresentação em 1964 dos Beatles no mesmo programa. Tamanha repercussão levou rapidamente o disco a se tornar o primeiro da história a ter 1 milhão de cópias pré-vendidas, graças à expectativa gerada em torno de seu lançamento. Um marco na carreira de Elvis e uma das canções mais identificadas com sua imagem. Um ícone romântico da cultura musical dos Estados Unidos, baseada na velha música "Aura Lee" em inspirada adaptação do maestro Ken Darby.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Love Me Tender - Parte 1
Toda a trilha sonora do filme "Ama-me com Ternura" (Love Me Tender, EUA, 1956) foi lançada originalmente em compacto duplo. Todas as faixas foram providenciadas pelos estúdios Fox e depois repassadas para a RCA Victor, a gravadora que tinha contrato de exclusividade com Elvis na época. O interessante é que praticamente todo o material foi composto pelo diretor musical do estúdio Fox, o maestro e arranjador Ken Darby (que não aparecia nos créditos).
Como o filme era um faroeste ao velho estilo, todas as canções tiveram de uma maneira ou outra um sabor Country and Western. Claro, esse tipo de sonoridade não soava estranha a Elvis. Afinal ele vinha de Memphis, cidade próxima a Nashville, considerada a capital da country music nos Estados Unidos. Ele estava mais à vontade do que nunca com as canções, embora soubesse também que aquele tipo de música era no fundo apenas a visão de Hollywood sobre o estilo musical que tanto conhecia. Elvis porém era um cantor profissional e resolveu dar o melhor de si para o material previamente produzido pelos estúdios da Fox.
Praticamente tudo foi gravado em apenas uma sessão de gravação realizada no dia 24 de agosto de 1956. As músicas não foram produzidas por Steve Sholes, o produtor de Elvis na RCA, mas sim por Lionel Newman, outro contratado da Fox. Esse dispensou a banda de Elvis e ele teve que gravar pela primeira vez sem estar ao lado de seus músicos habituais. Scotty Moore, Bill Black e cia, ficaram de fora. Ele não gostou dessa mudança, porém não quis criar problemas. Mais tarde Elvis iria impor sua vontade, determinando que sua banda o acompanhasse nas trilhas sonoras, mesmo em Hollywood.
Outro aspecto digno de nota é que havia uma seleção de poucas músicas. No máximo Elvis teria que gravar apenas cinco canções para o filme. E isso descartava a edição de um LP por parte da RCA Victor. Um álbum teria que ter no mínimo dez canções, o que não era o caso aqui. No filme seguinte de Elvis, intitulado "Loving You", a RCA iria misturar as músicas do filme original com outras canções gravadas por Elvis em estúdio, mas sem ligação com a trilha sonora do filme que daria título ao novo disco. Só que para "Love Me Tender" isso não foi penado a tempo e as músicas chegaram aos fãs no formato de compacto duplo (conhecido como EP, nos Estados Unidos).
Pablo Aluísio.
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