Título Original: The City of the Dead
Ano de Lançamento: 1960
País: Reino Unido
Estúdio: Vulcan Films
Direção: John Llewellyn Moxey
Roteiro: Milton Subotsky, George Baxt
Elenco: Christopher Lee, Venetia Stevenson, Betta St. John, Patricia Jessel, Dennis Lotis, Valentine Dyall
Sinopse:
A estudante universitária Nan Barlow viaja até a pacata cidade de Whitewood na Nova Inglaterra para pesquisar um passado de condenação de mulheres acusadas de bruxaria naquela região em um passado distante. Lá, ela decide se hospedar na pousada chamada Raven’s Inn, construída no local onde, séculos antes, uma mulher acusada de bruxaria foi queimada na fogueira. Conforme a jovem investiga os fatos históricos descobre que não apenas que os moradores são muitos estranhos e esquisitos, mas que também guardam segredos obscuros sobre tudo o que aconteceu.
Comentários:
Clássico filme de terror do cinema inglês. Apesar de ter sido produzido com baixo orçamento e fotografia em preto e branco, o filme é até hoje considerado uma referência em torno da precisa construção de suspense, com uso muito inspirado de luzes e sombras, além da neblina sempre presente em cada cena. Christopher Lee é o nome mais conhecido do elenco. Ele interpreta o professor que incentiva sua jovem aluna a ir estudar a queima de bruxas na própria cidade onde tudo aconteceu, séculos atrás. Chegando lá ela começa a entender a mentalidade estranha que ainda hoje impera entre os moradores locais. Um bom filme que resgata toda a elegância do cinema clássico produzido na Inglaterra nos anos 60. Filme conhecido nos Estados Unidos como Horror Hotel.
Pablo Aluísio.

Terror e Suspense
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Por falar em bruxa, e espantoso como o cinema é pouco competente pra fazer filmes de terror com essas naturalmente terríveis criaturas.
ResponderExcluirQuando eu era múito.jovem li As Aventuras de Xisto - Xisto e os Bruxos, de um escritora brasileira Lucia Machado de Almeida, e esse livrinho juvenil era 10 vezes mais assustador ao falar de bruxas que todos os filmes que você sobre esse assunto até hoje.
Não existe nenhum filme de bruxas no nível de um, por exemplo, "O Exorcista". O mais lembrado, A Bruxa de Blair, não consegue resistir a uma revisão séria... só funcionou naquela época e olhe lá...
ResponderExcluir