Título Original: La guerra di Troia
Ano de Lançamento: 1961
País: Itália, Espanha
Estúdio: Europa Cinematografica
Direção: Giorgio Ferroni
Roteiro: Giorgio Ferroni, Ugo Liberatore
Elenco: Steve Reeves, Juliette Mayniel, John Drew Barrymore, Edy Vessel, Lidia Alfonsi, Warner Bentivegna
Sinopse:
Na Grécia antiga, várias cidades, independentes entre si, lutam pela supremacia econômica e militar na região. Exércitos são formados para guerras de conquista. E o prêmio máximo passa a ser a conquista de Troia, uma cidade desenvolvida e fortemente guarnecida por muralhas consideradas impossíveis de invasão.
Comentários:
Steve Reeves continuou com seus épicos gregos, mas agora um tanto fora da mitologia, entrando no mundo da literatura clássica. Esse "La guerra di Troia" (seu título original italiano), lançado em 1961 é bem isso. Um filme com uma produção até bem melhor do que os filmes anteriores. Era um autêntico épico produzido pelo cinema italiano com enredo se passando nos tempos da Grécia clássica! Por fim não podemos esquecer também do Cavalo de Troia, um dos ícones mais lembrados da história da literatura. Sim, ele está no filme, no meio da ação! Espadas fora da bainha e muita luta corporal pela glória no campo de batalha! Se é esse o tipo de filme que está procurando, pode certamente ser uma boa pedida. Só não desconsidere a época em que o filme foi produzido, afinal estamos falando de um filme antigo, onde não existia a tecnologia para reproduzir mundos da antiguidade como vemos atualmente em produções modernas.
Pablo Aluísio.
Cinema Clássico
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Ha uma grande possibilidade de toda Iliada e epopeia, incluindo ai Troia e sua famosa guerra, simplesmente não terem existido, sendo tudo fruto da imaginação genial do Homero. Lembrando do Ulisses enfrentando o Cíclope, as bruxas que transformam homens em porcos, etc. faz com que pensemos que talvez essas histórias sejam na realidade, estórias.
ResponderExcluirHá alguns anos foram encontradas ruínas que alguns defendem ser da antiga Troia, mas nada foi devidamente provado sobre isso. Assim, mesmo que Troia tenha existido, nada tem a ver com a história que o grande mestre da literatura antiga escreveu. Ele era um gênio das letras e isso explica tudo.
ResponderExcluir