segunda-feira, 4 de março de 2002

Textos Avulsos - Edição VIII

Angeli
Estou assistindo a uma série de animação no canal Brasil chamado Angeli, The Killer. Traz todos aqueles personagens das tirinhas que eu costumava ler na Folha de São Paulo nos anos 80. O Angeli trabalhou como cartunista da Fiolha por 50 anos! Então por curiosidade decidi visitar as redes sociais dele, para ver o que ele andava fazendo atualmente. 

Descobri, para minha surpresa, que ele se aposentou. Está com uma doença grave chamada Afasia (acho que é esse o nome), a mesma doença que acometeu o ator Bruce Willis. É uma forma de demência severa progressiva e incurável que deixa o paciente muito mal com o passar dos anos. Que tristeza isso acontecer com o Angeli. O cara passou a vida sendo um artista, sendo criativo, com seus personagens que refletiam o submundo de São Paulo. Não merecia um destino desses! Na boa, fiquei mal quando soube disso. Tristeza!

Feliz Ano Novo (velho) 2024
Escrevo esse pequeno texto no começo de 2024. É um feliz ano velho, como se diz. Basicamente sinto que tudo continua na mesma. Os mesmos idiotas idolatrando políticos, a mesma polarização cansativa, o mesmo ódio nas redes sociais. Aliás as redes sociais são completamente tóxicas. Feliz de quem não acessa mais. Eu ainda estou por aqui. A idade faz você ficar casca grossa e também entender melhor o mundo. E isso nem sempre vai trazer felicidade para você. 

Vendo o mundo como ele realmente é, você vai entender toda a falsidade que o cerca. Toda a hipocrisia, toda a sordidez. E vai perceber que tem muita gente que não presta que mora ao lado, ou até mesmo dentro do seu quarto. Também vai perdendo a paciência com quem não presta. Não importa se é familiar. Não quero mais saber de familisimo. Mando para aquele lugar mesmo, mas enfim. Apesar dos pesares vamos para um novo ano, com toda a força e espírito de luta (e não de luto). 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: