sexta-feira, 24 de julho de 2020

Downton Abbey - Quinta Temporada

Downton Abbey - Quinta Temporada
Essa quinta temporada da série "Downton Abbey" foi exibida entre os meses de setembro a dezembro de 2014. No total foram produzidos e exibidos nove episódios. Fica evidente desde os primeiros momentos que a mesma qualidade, diria até cinematográfica, está novamente presente, tamanho o capricho de todos os envolvidos. Como se trata de uma série com roteiros e tramas sequenciais é necessário ao espectador que queira assistir a série trilhar todo o caminho desde o começo até o fim, assistindo a toda a série em sequência cronológica. Na Inglaterra e Estados Unidos a série foi também lançada em uma bela coleção de DVDs. Assim fica bem mais fácil conhecer esse ótimo programa. Abaixo seguem comentários dos episódios dessa quinta temporada.

Downton Abbey 5.01
Estou começando a assistir a quinta temporada de uma de minhas séries preferidas, "Downton Abbey". Os roteiros começam a explorar as mudanças pelas quais passa a sociedade inglesa da época. Pela primeira vez na história o Partido Trabalhista consegue eleger o Primeiro-Ministro e isso acaba mudando os paradigmas daquela estratificada sociedade. Isso obviamente se analisando sob um ponto de vista geral, mais amplo. Dentro do microcosmo que reflete os moradores e empregados de Downton Abbey também já se nota certas mudanças significativas de comportamento, sejam elas políticas ou sociais (escandalosas, para ser mais específico). Quando moradores da vila local decidem eleger o representante do novo comitê que irá erguer um monumento em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial, todos pensam que tal honraria será concedida ao Conde de Grantham (Hugh Bonneville), mas acabam se surpreendendo ao descobrirem que seu mordomo, Charles Carson (Jim Carter), é que foi o escolhido! Um reflexo dos novos tempos. Apesar de ser apenas o mordomo da mansão, Carson é muito respeitado por todos os moradores que o admiram em seu modo de ser, honesto, disciplinado e íntegro. Enquanto ele se eleva no conceito geral, a nobreza desce a ladeira da falta de elegância e boa finesse. A nobre Lady Shackleton (Harriet Walter) resolve levar um dos valetes da mansão para a cama, causando um grande mal estar e constrangimento em todos. O escândalo só não se torna maior porque ambos acabam sendo pegos no flagra pelo Conde em um momento particularmente tumultuado, quando um dos quartos da mansão pega fogo, causando grande alvoroço entre todos. Lady Edith Crawley (Laura Carmichael), deprimida e abalada após deixar sua filha sob cuidados de uma família mais humilde da região, tudo para evitar um escândalo pelo fato dela ser mãe solteira, acaba deixando uma carta pegar fogo perto de sua lareira, causando a destruição de seu próprio quarto com o fogo acidental. Pelo visto um título de nobreza não é suficiente por si só para garantir um grande caráter. / Downton Abbey 5.1 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Harriet Walter, Elizabeth McGovern, Maggie Smith.

Downton Abbey 5.02
Esse episódio em particular é bem curioso porque ele mostra o impacto das primeiras invenções tecnológicas dentro da vida doméstica dos ingleses. Como se sabe o enredo de "Downton Abbey" se passa no começo do século XX e naqueles tempos a grande novidade era o rádio! Por ele se podia ouvir música, notícias e até mesmo peças teatrais adaptadas para o novo meio. Era considerado um grande avanço para a sociedade que mal havia saído ainda da era vitoriana. Assim ter um rádio em Downton Abbey passa a ser o sonho da sobrinha de Robert Crawley (Hugh Bonneville), apesar da forte aversão e resistência dele. Em sua opinião o rádio seria uma moda passageira que não teria muito futuro (mal sabia ele que na esteira do rádio viria também a TV e todo o mundo de pura tecnologia que conhecemos hoje em dia com Internet, etc). Pois bem, o conservador nobre só muda sua opinião quando descobre que o próprio rei George V irá falar pela primeira vez à Inglaterra usando justamente uma transmissão radiofônica. Sem outra saída, ele acaba comprando um aparelho para a centenária mansão. Outro problema que Crawley precisa resolver é determinar a exata localização onde será erguido um monumento em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial. Para isso ele terá que contar com a sempre preciosa colaboração de seu mordomo, Charles Carson (Jim Carter), que inclusive não anda concordando muito com ele sobre isso. Por fim eu destaco uma cena em particular desse episódio quando Anna Bates (Joanne Froggatt) vai até uma mercearia local em busca de alguma substância anticonceptiva. A pressão social era tamanha sobre a mulher naquela época que ela mais parecia estar comprando algo extremamente proibitivo, desonroso até! Os tempos realmente mudaram muito e os costumes também. / Downton Abbey 5.02 - Episode #5.2 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.03
Os investigadores começam a chegar cada vez mais perto de John Bates (Brendan Coyle). Como foi visto em episódios anteriores ele resolveu acertar as contas com um vassalo de um dos nobres que teria se hospedado em Downton Abbey. Tudo porque esse sujeito supostamente teria estuprado Anna Bates (Joanne Froggatt), sua mulher. Os roteiristas porém preferem deixar tudo em suspense, nunca deixando claro se Bates teria ou não matado realmente o criminoso. Enquanto isso a mansão se prepara para receber nobres russos que teriam sido expulsos de seu país após a revolução comunista. Esse jantar acaba reservando uma incrível surpresa para Violet Crawley, a Condessa de Grantham (Maggie Smith). Quando jovem ela esteve na corte do Czar Alexandre e lá teria tido um breve flerte com um príncipe russo. E agora, tantos anos depois daquele encontro marcante, eis que ambos se reencontram em Downton Abbey. E velhos romances não parecem ser a única preocupação de Violet. Sua neta, Lady Mary Crawley (Michelle Dockery), foi vista saindo de um hotel em Liverpool em companhia de um homem! Um verdadeiro escândalo para aqueles tempos conservadores. O pior para a Condessa é saber que foi o seu próprio mordomo quem presenciou tudo! Essa saia justa acaba rendendo uma ótima cena entre ambos onde a malícia parece soterrada sobre rios de etiqueta social - tudo muito divertido, de uma forma bem sutil e inteligente. Por fim Mrs. Patmore (Lesley Nicol) pede a Charles Carson (Jim Carter) que o nome de seu sobrinho seja incluído na lista dos heróis de guerra que farão parte do monumento que será erguido pelo Conde de Grantham na praça central do vilarejo. O problema é que ele foi um covarde que fugiu do campo de batalha enquanto seus companheiros de farda lutavam com bravura. Será que conseguirá mesmo incluir seu nome na lista dos soldados ingleses mortos na I Guerra Mundial? Algo bem complicado... / Downton Abbey 5.03 - Episode #5.3 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.04
Esse episódio é interessante porque ele mostra o choque de ideologias que já se tornava comum dentro da rígida sociedade inglesa. De um lado os valores tradicionais e conservadores do Conde de Grantham (Hugh Bonneville) e do outro todo o arcabouço teórico do socialismo de Marx. Durante um jantar refinado essa contradição de ideias vem à tona, com discussões e acessos de raiva do Conde, que se sente imediatamente ameaçado pela forma de pensar de uma das convidadas, uma jovem com ideias esquerdistas. Entre os criados o segredo de Thomas Barrow (Rob James-Collier) começa a ficar óbvio. Esse personagem sempre desempenhou o papel de pequeno patife dentro da mansão, criando intrigas e rivalidades entre os empregados. Agora porém a sua situação é bem mais complicada pois ele está viciado em morfina, uma droga de prescrição médica que começava a se tornar popular entre os mais jovens. Já entre as filhas da condessa tudo vai ficando mais emocionalmente instável. Lady Mary Crawley (Michelle Dockery) passou a noite com um de seus velhos flertes, mas não está disposta a assumir nada sério com ele. Era o começo da libertação sexual das mulheres, onde elas também começavam a exercer seu direito a ter romances fugazes, com sexo casual sem culpa ou remorso. Enquanto Mary não quer criar laços emocionais com ninguém, sua irmã, Lady Edith Crawley (Laura Carmichael), sofre por causa da garotinha que na verdade é sua filha. Para fugir do escândalo social ela deu a criança para ser criada por um humilde casal. Agora se torna inconveninte ao ir todos os dias na casa deles. "Downton Abbey" é uma daquelas séries britânicas com muito estilo e elegância. Ótima pedida para quem estiver em busca de um entretenimento ao velho estilo. Sinal de bom gosto, acima de tudo. / Downton Abbey 5.04 - Episode #5.4 (Inglaterra, 2014) Direção: Minkie Spiro / Roteiro:  Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Michelle Dockery, Rob James-Collier, Elizabeth McGovern, Maggie Smith.

Downton Abbey 5.05
Tudo tem limites. Desde que sua esposa conheceu um colecionador de artes, de quadros raros e valiosos, Robert Crawley, Lord de Grantham (Hugh Bonneville), anda desconfiado da aproximação de ambos. Não é para menos. Simon Bricker (Richard E. Grant) está realmente apaixonado por Cora Crawley (Elizabeth McGovern). Uma situação no mínimo bem delicada. O pior acontece logo depois. Após encurtar uma viagem de negócios, o Lord chega em Downton Abbey uma noite antes do previsto e o que ele encontra? Sim, sua própria esposa dentro de seu quarto ao lado de Simon. Diante disso não há fleuma britânica que resista! Esse é aquele tipo de situação que não pode ser resolvida por meios, digamos, diplomáticos, mas sim com punhos erguidos, como se fossem meros plebeus em um pub. Até a nobreza precisa descer do saldo alto de vez em quando... Enquanto o Lord e seu opositor rolam pelo chão do quarto tentando resolver suas questões pessoais, a polícia vai fechando o cerco contra o casal Bates. John Bates (Brendan Coyle) vai se tornando o principal suspeito de um crime, não apenas por já ter ficha criminal, mas também por ter tido desavenças com o lacaio de um Lord que se hospedou em Downton Abbey e que depois foi encontrado assassinado. Por fim um romance começa a nascer entre Lady Rose MacClare (Lily James) e um jovem alto e bonito chamado Atticus Aldridge (Matt Barber). De origem russa sua família se mudou para a Inglaterra para fugir da perseguição contra judeus nos tempos do czar. De um simples flerte tudo caminha para algo a mais entre eles. Afinal o amor é lindo. / Downton Abbey 5.05 - Episode #5.5 (Inglaterra, 2014) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco:  Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.07
Cora Crawley (Elizabeth McGovern) descobre que sua filha escondeu uma criança por anos. Ela tinha vergonha da reação da sociedade ao saber que havia ficado grávida sem ser casada. Pior para Cora é saber que tudo lhe foi escondido pela própria mãe, Violet (Maggie Smith). Apesar das mágoas Cora está decidida a resolver esse problema. Ela vai a Londres e encontra a filha Edith (Laura Carmichael). Sua neta deve ser levada para Downton Abbey onde será criada como se fosse sua filha (e ela realmente é). Enquanto isso o Conde de Grantham (Hugh Bonneville) fica desolado quando descobre que sua cadela de estimação tem poucas horas de vida pois está com câncer. Já entre os criados a fofoca come solta. Anna Bates (Joanne Froggatt) viu a filha de Edith na estação de trem e ficou intrigada. Ela deseja ir morar com seu marido John (Brendan Coyle) quando se aposentarem, em uma pequena casa que compraram. A ideia parece ótima. Já Violet Crawley (Maggie Smith) fica desolada ao saber que sua melhor amiga vai se casar e que provavelmente a deixará sozinha nas tardes de chá em sua bela casa. A vida, mesmo para elas, precisa seguir em frente. / Downton Abbey 5.07 - Episode #5.7 (EUA, 2014)  Direção: Philip John / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.08
Esse é o episódio do casamento de Lady Rose MacClare (Lily James) e Atticus Aldridge (Matt Barber). Problemas? Muitos deles. Os pais do rapaz não gostam da noiva. Há uma barreira entre as duas famílias também. Uma é de origem judaica, a outra não! Isso dá margem a uma série de questões que colocam em risco o sucesso desse matrimônio. Mães judias são bem conhecidas por quererem impor seu ponto de vista de todas as formas e isso acontece aqui também. Tudo vira pretexto para uma série de preconceitos envolvendo cristãos e judeus. Uma pena que uma questão que deveria ser meramente religiosa acaba minando a felicidade de dois jovens que apenas querem viver juntos. Outro bom momento desse episódio é a prisão de Anna Bates (Joanne Froggatt). Há tempos a polícia vinha investigando, principalmente baseado nas suspeitas de que o criado assassinado teria estuprado Anna no passado. Teria havia uma vingança depois desse crime? É bem possível. Outro acontecimento que chega ao fim nesse episódio, após ter sido explorado por várias semanas, é a inauguração do monumento aos mortos da I Guerra Mundial, algo que foi muito discutido, muito debatido, principalmente em relação aos nomes que iriam constar em sua placa principal. Por fim, Violet Crawley, a condessa de Grantham, personagem maravilhosamente interpretada pela atriz Maggie Smith, recebe a proposta de casamento de um príncipe russo. Afinal não há idade para o amor. / Downton Abbey - Episode 5.8 (Inglaterra, 2014) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Michelle Dockery, Lily James, Elizabeth McGovern.

Pablo Aluísio.

Downton Abbey - Quarta Temporada

Downton Abbey - Quarta Temporada
Essa quarta temporada da série "Downton Abbey" foi exibida originalmente na Inglaterra entre os meses de setembro a dezembro de 2013. No total foram produzidos e exibidos nove episódios. Eu acompanho a série desde sua primeira temporada, mas só comecei mesmo a escrever resenhas sobre seus episódios a partir dessa quarta temporada. Estão aqui compiladas os textos que escrevi na ocasião. É interessante ressaltar que apesar de não ser muito conhecida no Brasil, "Downton Abbey" foi um grande sucesso de audiência na  Europa. No total a série contou com seis temporadas, sendo ainda produzidos um especial de natal e um longa-metragem para o cinema. Aos poucos irei comentar sobre cada um deles. Segue abaixo os textos sobre episódios dessa temporada em questão.

Downton Abbey 4.07
O conde de Grantham (Hugh Bonneville) precisa viajar aos Estados Unidos a negócios, algo que não lhe agrada em nada, afinal os americanos não possuem a sofisticação necessária e nem a civilidade adequada para um nobre inglês como ele. Para piorar ele terá que abrir mão de seu valete pessoal, John Bates (Brendan Coyle), pois sua esposa Anna (Joanne Froggatt) está passando por um período depressivo após ser estuprada violentamente. Bates ainda não conhece a identidade do criminoso pois Anna resiste a dizer quem foi o autor do crime, com medo que Bates o mate sumariamente. Enquanto isso a grande matriarca, condessa de Grantham (interpretada pela maravilhosa Maggie Smith), passa subitamente mal. Ao que tudo indica está com sinais de uma pneumonia. Para cuidar dela nesse período de enfermidade se voluntaria Isobel Crawley (Penelope Wilton). Quem acompanha Downton Abbey sabe que ambas mantém uma amizade sui generis, baseada também em pequenas farpas trocadas entre elas. Muito divertida essa convivência "forçada". Entre as filhas do clã Grantham o episódio também traz novidades. Lady Edith Crawley (Laura Carmichael) está grávida! Com receio da reação escandalosa de sua tradicional família resolve fazer algo impensado e condenável, um aborto em uma clínica clandestina em Londres, algo que se vier a público se transformará em sua ruína social. Já em relação a Lady Rose MacClare (Lily James) as coisas parecem melhorar bastante. Ela está aos poucos superando o luto pela morte de seu jovem marido, agora se dedicando a transformar Downton Abbey em uma propriedade mais produtiva. Entre elas está a criação de porcos de raça, o que dará origem a uma das cenas mais engraçadas da série. O episódio finaliza com um olhar incisivo de Bates (Brendan Coyle) sobre o valete de um Lord inglês que está de visita em Downton. Pelo visto ele agora juntou todas as peças do crime cometido contra sua esposa. O próximo episódio trará a conclusão do mistério. Não preciso elogiar "Downton Abbey". Essa série britânica é charmosa, sofisticada e elegante. Um primor televisivo que resgata uma era de muito estilo dentro da história da Inglaterra. Um prazer semanal que poucos estão dispostos a abrir mão no horário nobre, com toda razão aliás. / Downton Abbey 4.07 (Inglaterra, 2013) Direção: Edward Hall / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 4.08
Nos episódios anteriores John Bates (Brendan Coyle) foi unindo as peças sobre o que teria acontecido com sua esposa e quem a teria estuprado. Agora ele já tem certeza do autor do crime, o valete Green (Nigel Harman). Como quem não quer nada pede licença em Downton e faz uma suposta viagem de negócios até York, onde aliás reside Lord Gillingham, patrão de Green. No outro dia todos em Downton descobrem que Green está morto! Coincidência ou não? Teria Bates algo a ver com sua morte? Antes disso acontecer Anna (Joanne Froggatt) havia pedido a Lady Mary Crawley (Michelle Dockery) que ela falasse com Lord Gillingham para que seu empregado Green jamais colocasse novamente os pés na mansão. As coisas aos poucos vão se conectando, deixado todos surpresos com o desenrolar dos fatos. Enquanto isso a condessa Grantham se diverte organizando o bazar anual de Downton, uma festa para os moradores da região, uma forma de confraternizar com toda a comunidade. Muita diversão, música e atrações, uma tipo de feira festiva que sempre foi muito popular na Inglaterra. Para completar o ciclo narrativo do episódio Violet Crawley (Maggie Smith) descobre o que há por trás da misteriosa viagem que sua neta planeja na Suíça - ela está grávida e tenciona ter a criança no exterior a colocando para adotar por lá mesmo, evitando assim um escândalo dentro da moralista sociedade britânica. / Downton Abbey 4.08 (Inglaterra, 2013) Direção: Edward Hall / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 4.09 - The London Season - Parte 1
Já é tradicional na série inglesa Downton Abbey a realização de um especial de natal no final de cada temporada. São episódios de longa duração, com 90 minutos. Na TV britânica o especial é exibido na íntegra, mas em outras emissoras da Europa e Estados Unidos ele é dividido em duas partes. Aqui o Conde de Grantham (Hugh Bonneville) é convidado para uma festa na própria corte britânica, com a presença do rei e rainha da Inglaterra. Por esse aspecto em sua trama esse episódio é um dos mais bem produzidos de toda a série, com direito a cenas filmadas dentro do próprio Palácio de Buckingham. Além disso os londrinos também vão reconhecer várias locações maravilhosas da capital como por exemplo o Albert Memorial, em Kensington e o Goldsmiths College. Como é um episódio de muito luxo e pompa há também a presença muito especial de dois atores que vem para acrescentar bastante ao elenco. A primeira é a participação de Shirley MacLaine como Martha Levinson. Sua personalidade enche a tela, pena que seu papel seja reduzido com poucos diálogos. Já o outro convidado especial, o excelente ator Paul Giamatti, tem melhores chances de atuar na pele do americano milionário e solteirão Harold Levinson. Mesmo sem ter a sofisticação da educação inglesa sua presença acaba chamando a atenção das garotas, loucas para casar com um ricaço endinheirado. Sua cena quando tenta se apresentar ao Príncipe de Wales é uma das partes mais divertidas do episódio. / Downton Abbey 4.09 - The London Season - Parte 1 (Inglaterra, 2013) Direção: Jon East / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

The Deuce - Terceira Temporada

The Deuce - Terceira Temporada
Essa terceira temporada da série "The Deuce" foi exibida originalmente nos Estados Unidos pelo canal HBO nos meses de setembro e outubro de 2019. Provavelmente será a última temporada, muito embora os produtores não tenham ainda confirmado nada. Acontece que séries assim, que precisam ser ambientadas no passado (no caso aqui nas décadas de 70 e 80 em Nova Iorque) geralmente apresentam maiores custos. E quando a audiência se torna apenas mediana, geralmente não vão muito longe. Se a série for cancelada, não haverá maiores problemas. As 3 temporadas são muito boas, bem produzidas. Gostei bastante do resultado final. Segue abaixo comentários sobre os episódios da terceira temporada. 

The Deuce 3.01 - The Camera Loves You
Na terceira temporada a história do filme vai para os anos 80. Mais claramente para o ano de 1984 (com cenas finais mostrando o ano novo de 1985). As produtoras de filmes pornôs agora mudaram seu jeito de vender o peixe. Ao invés de produzir filmes em película para cinemas vagabundos de rua, agora tudo é feito em vídeo tape para ser lançado diretamente no mercado de vídeo VHS. O público adora as mudanças. As produtoras mudam tudo. Agora os filmes são feitos rapidamente, em escala industrial mesmo. As garotas chegam e somem na mesma velocidade. Bom reparar também nas roupas, nos figurinos e na música que embala o episódio. Tudo com cheiro e sabor dos anos 80. Muito bacana mesmo. Chega a ser nostálgico até! Imagine você! / The Deuce 3.01 - The Camera Loves You (Estados Unidos, 2019) Direção: Alex Hall / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe.

The Deuce 3.02 - Morta di Fame
Lori Madison (interpretada pela gatinha Emily Meade) agora está filmando em Los Angeles. Ao contrário de Nova Iorque, os produtores de lá querem coisas absurdas das atrizes e ela reclama de sua agente, mas sem grande retorno. A agente diz que ela precisa cumprir os contratos que assinou. Enquanto isso o malandro Frankie Martino (James Franco) quer ganhar dinheiro com o nascente mercado de VHS. A venda de filmes adultos para consumo doméstico é a grande onda do momento e ele procura comprar cenas amadoras. Até fala com um mafioso para bancar seu novo negócio, mas isso, claro, pode ser uma péssima ideia a longo prazo. Eileen 'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) por sua vez tenta se relacionar com homens de sua idade e para isso vai logo abrindo o jogo, dizendo que é uma diretora de filmes feitos para o público adulto. Assim ela afasta logo de começo os preconceituosos e os quadrados. E para sua sorte ela conhece um sujeito do mercado financeiro que não se importa com seu passado. Por fim esse episódio ainda explora muito bem o surgimento da AIDS na sociedade americana. Uma ativista contra a exploração de mulheres (que havia sido prostituta na juventude) acaba morrendo do vírus. Assim como o surgimento da nova doença coloca em evidência o fechamento de saunas gays pelo poder público na cidade de Nova Iorque. Sinal dos tempos. / The Deuce 3.02 - Morta di Fame (Estados Unidos, 2019) Direção: Susanna White / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.

The Deuce 3.03 - Normal Is a Lie
Vários acontecimentos ocorrendo ao mesmo tempo, mostrando que a normalidade é uma mentira. O policial interpretado por Ralph Macchio, do setor de crimes contra os costumes, é procurado por um pai desesperado. Ele viu sua filha em um filme pornô é quer encontrá-la. Só que sendo maior de idade, não há crime envolvido. Então o tira joga uma conversa mole sobre o pobre pai para levar um por fora, como se fosse um detetive particular. Grana fácil. Na outra linha narrativa, Candy curte um namoro nos braços de seu novo amante, mas recusa a ajuda dele em investir 150 mil dólares em seu novo filme pornô. Ela não quer se sentir novamente uma prostituta nesse novo relacionamento. Já o irmão gêmeo mais esperto interpretado por James Franco, decide misturar cocaína com uma droga que acaba causando diárreia nos seus consumidores. Boa fora. Por fim, Lori Madison, começa a reinvidicar melhores condições de trabalho nos filmes adultos que participa. Para uma carreira tão dura ela sente um pouco de alívio quando é contratada para trabalhar em um videoclip de uma banda de rock farofa, típica dos anos 80. / The Deuce 3.03 - Normal Is a Lie (Estados Unidos, 2019) Direção: Tanya Hamilton / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco:  James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer, Ralph Macchio.

The Deuce 3.04 - They Can Never Go Home
Nesse episódio Frankie (James Franco) é baleado. Na última cena vemos ele perdendo a consciência nos braços do irmão Vince. O que poderia ter acontecido? Ele vinha misturando cocaína com outros produtos, fazendo com que alguns consumidores da droga passassem muito mal. Os mafiosos do Deuce não gostaram. Tentaram falar com ele, mas Frankie não lhes deu ouvidos. Pior, passou a agredir os caras. Deu no que deu. Outro fato interessante desse episódio é ver Lori Madison tentando abrir um caminho na vida, mas sem conseguir nada. Ela tenta cantar, mas não agrada. Tenta um papel em um filme convencional, mas não consegue. Como ela mesma diz para sua agente, a única coisa que ela parece saber fazer é cenas de sexo em filmes adultos. Por fim Candy se reúne com um grupo de mulheres do grupo anti pornografia. A reunião, que deveria ser amistosa, acaba ficando tensa e Candy acaba ouvindo umas coisinhas que ela não queria ouvir. / The Deuce 3.04 - They Can Never Go Home (Estados Unidos, 2019) Direção: James Franco / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.

The Deuce 3.05 - You Only Get One 

Frankie está morto! Eu pensei que os roteiristas iriam dar um jeito, que ele iria sobreviver no hospital. Afinal era um dos personagens principais. Mas não aconteceu isso, eu estava enganado. Ele morre mesmo. E isso abre a sede de vingança do irmão Vincent (James Franco), o que definitivamente pode ser uma péssima ideia. O assassino é membro da conhecida família mafiosa dos Gambinos. Matar um mafioso desses seria assinar a própria sentença de morte em Nova Iorque naqueles tempos. Na outra linha narrativa a Lori Madison começa a se apresentar em clubes de striptease. O dinheiro é bom, as gorjetas são ótimas, mas essa aproximação muito próxima aos seus fãs (uns caras esquisitos) logo cria problemas para ela que passa a ser perseguida por um stalker. E a paranoia acaba turbinada pela cocaína que ela cheira todos os dias, em grandes quantidades. Por fim a série ainda encontrou espaço para retratar a morte de um ator gay de Nova Iorque. Ele morre por causa da AIDS. O companheiro dele precisa chamar seus familiares (pai e mãe) para todas as providências legais e isso abre a porte para mais um drama em sua vida. / The Deuce 3.05 - You Only Get One (Estados Unidos, 2019) Direção: Roxann Dawson / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.

The Deuce 3.06 - This Trust Thing
Nesse episódio Lori Madison demite sua agente. A razão? Ela marcou uma cena de sexo grupal com mais de 20 homens ao mesmo tempo e não a avisou! E ela também sai do apartamento ao pegar seu namorado transando com uma mulher mais jovem. O sujeito nunca passou de um cafetão mesmo. E quem paga pela morte de Frankie? Sim, Rudy. Ele tenta proteger seu subordinado Tommy, mas é ele mesmo quem mata Rudy com um tiro na cabeça. Amizades sinceras não existem no mundo da máfia de Nova Iorque. Por fim Candy tenta filmar seu novo filme. E ela coloca traumas de seu passado em seu "roteiro". As más lembranças do passado ressurgem quando ela vai no funeral da mãe e é mal tratada pelo próprio pai que nunca a perdoou pelo seu passado como prostituta. Pois é, a vida é dura! / The Deuce 3.06 - This Trust Thing (Estados Unidos, 2019) Direção: James Franco / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.

The Deuce 3.07 - That's a Wrap  
Esse episódio é um dos mais chocantes da série. Isso porque nele a personagem Lori Madison decide acabar com tudo. Ela pega um revólver, aponta para a cabeça e aperta o gatilho. Muitas atrizes realmente cometeram suícidio nesse ramo de filmes adultos. É uma coisa bem triste. A Lori foi interpretada nessa série com brilhantismo pela atriz Emily Meade. Esse é um nome a se guardar. No começo do episódio a Lori tenta voltar para Nova Iorque. Ele foi embora de Los Angeles. Está sem grana, rompeu com o namorado e tudo parece desmoronar. Então ela liga para Candy pedindo o dinheiro da passagem de ônibus. Quando chega em Nova Iorque acerta com Candy para fazer seu novo filme e pela noite volta para as ruas, se prostituindo. Porém em determinado momento ela simplesmente desiste de seguir em frente. Já não tem mais familiares, nem dinheiro, nem nada. E assim só sobra se suicidar. Achei tão forte a cena - aconteceu assim do nada! Obviamene fiquei de queixo caído. Essa cena vou relembrar por muitos anos, tenho certeza disso! Algumas vezes a vida simplesmente não dá certo, essa é a triste verdade. / The Deuce 3.07 - That's a Wrap (Estados Unidos, 2019) Direção: Alex Hall / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.

The Deuce 3.08 - Finish It  
Esse é o último episódio da série. Eu gostei muito. Basicamente temos aqui o fim de uma era. Todos os bares, boates, puteiros, saunas gays do Deuce são fechados. A desculpa é que a AIDS se tornou um problema de saúde pública, mas a verdade é que os tubarões do ramo imobiliário queriam mesmo pegar toda aquela area de Nova Iorque para revitalizar a região. Nesse último episódio a cena mais marcante é a final com Vincent (James Franco) andando nas mesmas ruas do Deuce, só que agora na Nova Iorque do tempo presente. Muitas lojas chics, muita luz e turista por todos os lugares. Os novos estabelecimentos comerciais são finos e elegantes, mas também frios e sem personalidade. E nessa caminhada na Nova Iorque da atualidade, Vincent vai encontrando todos os personagens da série, tanto os vivos como os mortos. Ele lê sobre a morte de Candy, aos 73 anos de idade. O texto noticiando sua morte chega ao ponto de dizer que ela pelo menos lançou um cult movie que só foi reconhecido como tal após sua morte. E por fim, para encerrar tudo, Vincent reencontra seu irmão Frankie e juntos descem numa escada rolante da high tech New York City. Foi bacana, deu até um certo sentimento de melancolia por tudo ter chegado ao fim. Grande série, adorei todas as temporadas. Vai fazer falta, certamente. / The Deuce 3.08 - Finish It (Estados Unidos, 2019) Direção: Roxann Dawson / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer, Ralph Machio.

Pablo Aluísio.

The Deuce - Segunda Temporada

The Deuce - Segunda Temporada
Essa segunda temporada da série The Deuce foi originalmente exibida pelo canal HBO nos Estados Unidos durante os meses de setembro a novembro de 2018. E como todo programa com o selo de qualidade HBO, essa série também é muito bem produzida, com elenco acima da média (onde se destacam James Franco e Maggie Gyllenhaal) e roteiros bem elaborados. A trama se passa na virada dos anos 1970 para 1980, em um bairro de Nova Iorque conhecido como The Deuce. Um lugar decadente, cheio de mafiosos, prostitutas e cafetões. Tentando colocar ordem em tudo surge também um grupo de policiais não muito honestos, chegados numa corrupção miúda. Assista a série e confira. Segue abaixo comentários sobre os episódios dessa segunda temporada.

The Deuce 2.01 - Our Raison d'Être
Série muito boa da HBO mostrando a barra pesada de Nova Iorque durante a década de 1970. No bairro pejorativamente conhecido como "The Deuce" havia todo um comércio ilegal explorando sexo pago, filmes pornográficos, cafetinagem, etc. É nesse universo sujo e quase sem regras que passeiam todos os personagens. No elenco se destacam James Franco em dois papéis, de dois irmãos gêmeos e Maggie Gyllenhaal como a prostituta que começa a se interessar pelos filmes pornôs, se tornando diretora deles. Nesse episódio temos algumas linhas narrativas. Numa delas um dos irmãos "James Franco" começa a roubar as espeluncas que exibem filmes pornôs em cabines (algo muito popular nos anos 70). Seu jogo ilegal começa a chamar a atenção dos mafiosos italianos, os verdadeiros donos do pedaço. Em outra linha acompanhamos um cafetão extorquindo dinheiro de diretores de filmes adultos e clientes da jovenzinha que ele explora. O submundo do sexo e da perversão certamente fez raiz nas ruas sujas de Nova Iorque daqueles tempos.Se essa segunda temporada for tão boa como a primeira (e tudo leva a crer que será) temos aqui mais uma série para acompanhar com olhos de lince. Não vá perder! / The Deuce 2.01 - Our Raison d'Être (Estados Unidos, 2018) Estúdio: HBO / Direção: Alex Hall / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe, Chris Bauer, Gary Carr, Dominique Fishback.

The Deuce 2.02 - There's an Art to This
Esse episódio mostra as mudanças que o ramo adulto de filmes começou a passar. Antes a maioria das garotas que apareciam nos filmes eram prostitutas. Só que com o avanço da ainda recém inaugurada indústria começaram a surgir modelos interessadas em fazer filmes para homens, filmes com cenas de sexo. Com isso também começou o interesse da máfia na produção desses pornôs. O episódio explora muito bem esse momento de mudanças, tanto para melhor como para pior, afinal mexer com dinheiro do crime organizado nunca deixaria de ser muito perigoso para todos os envolvidos. / The Deuce 2.02 - There's an Art to This (Estados Unidos, 2018) Direção: Alex Hall / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe.

The Deuce 2.03 - Seven-Fifty
Esse episódio explora um aspecto interessante que aconteceu na virada dos anos 70 para os anos 80. Muitos diretores e atrizes de filmes adultos foram embora de Nova Iorque para Los Angeles. Acontece que na Califórnia surgiram muitas produtoras especializadas em produzir filmes XXX para serem vendidos nas locadoras de vídeo. Em Nova Iorque as companhias ainda produziam filmes para exibição em cinemas decadentes do centro da cidade, principalmente os que ainda existiam no Deuce. Essa mudança de ares acaba atraindo a estrelinha pornstar Lori Madison (Emily Meade), só que ela nem desconfia o que vai encontrar na ensolarada e destrutiva Los Angeles daqueles tempos. Nem tudo serão flores. / The Deuce 2.03 - Seven-Fifty (Estados Unidos, 2018) Direção: Steph Green / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Emily Meade, Gbenga Akinnagbe

The Deuce 2.04 - What Big Ideas
Um lugar usado em Nova Iorque para prostituição pega fogo. Uma das jovens exploradas tinha apenas 15 anos de idade! Veja o nível de absurdos que aconteciam na época (estou me referindo aos anos 70). Seu pai, que havia expulsado a jovem de casa, se recusa a ajudar em seus funerais. Com isso sobra a Vincent Martino (James Franco) providenciar tudo, para que ela tivesse ao menos um adeus digno. Já Eileen 'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) quer apenas o melhor para seu primeiro pornô de "qualidade". Ela pega o conto do Chapeuzinho Vermelho e a coloca num enredo de filme adulto. Para ter o melhor possível ela chega a contratar um roteirista de verdade, fora do meio, para escrever o roteiro de seu filme. Coisa completamente fora do comum! / The Deuce 2.04 - What Big Ideas (Estados Unidos, 2018) Direção: Uta Briesewitz / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe.

The Deuce 2.05 - All You'll Be Eating Is Cannibals
Por mais incrível que isso possa parecer Frankie Martino (James Franco) se torna produtor de filmes adultos em Nova Iorque. Ele aceita o convite de Eileen 'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) para investir dinheiro em seu novo filme, uma produção picante sobre Chapeuzinho Vermelho estrelado por Lori Madison. Só que Frankie obviamente começa a brincar com fogo porque parte desse dinheiro pertence aos mafiosos italainos que vivem nas redondezas do Deuce e obviamente eles vão querer sua parte nesse lucro. E se o filme não tiver boa bilheteria no cinema? Bom, nesse caso Frankie vai mesmo entrar em uma fria. / The Deuce 2.05 - All You'll Be Eating Is Cannibals (Estados Unidos, 2018) Direção: Zetna Fuentes / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Emily Meade, Gbenga Akinnagbe.

The Deuce 2.06 - We're All Beasts
Com o dinheiro levantado para a produção a diretora Eileen 'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) começa a filmar seu filme pelas ruas de Nova Iorque. Tudo muito precário, seguindo o lema do "faça você mesmo". O filme é claro uma porcaria, sendo que o único interesse é mesmo o sexo. Só que Candy está convencida de que está fazendo uma obra de arte. Ela precisa arranjar dinheiro para ajudar no sustento do filho que mora com os avós, mas para Candy aquilo parece ser mesmo arte. E ela dá o melhor de si mesma para que o filme fique bom. Enquanto isso a roda do dinheiro e do sexo gira no Deuce. A máfia controla boates, prostíbulos e lojas que vendem material adulto. Só que para Frankie todos aqueles italianos não passam de palhaços. Vai acabar custando caro para ele pensar assim. / The Deuce 2.06 - We're All Beasts (Estados Unidos, 2018) Direção: Susanna White / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe, Emily Meade.

The Deuce 2.07 - The Feminism Part
'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) decide abrir o jogo para seu filho e conta para ele que é uma atriz e diretora de filmes pornográficos. Claro, o rapaz fica mal com essa revelação. Da boca para fora ele tenta aparentar que entende tudo, que isso seria normal, etc. Mas no fundo fica bem arrasado. E Candy também tem problemas com a máfia italiana de Nova Iorque por causa de seu filme. Os caras são toscos e querem dinheiro acima de tudo. A situação vai ficando cada vez mais delicada. Enquanto isso Vincent (James Franco) vai se acertando com com Abby (Margarita Levieva). Será que eles teriam a chance de ser um casal normal e feliz depois de tudo o que passaram no Deuce em Nova Iorque? / The Deuce 2.07 - The Feminism Part (Estados Unidos, 2018) Direção: Tricia Brock / Roteiro: George Pelecanos / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe, Emily Meade.

The Deuce 2.08 - Nobody Has to Get Hurt
E os problemas de Candy só aumentam. Agora ela precisa lidar com o cafetão de Lori, o malandro CC que quer sua parte nos lucros do filme da Chapeuzinho Vermelho. Ele terá um fim trágico ao ser morto com um tiro em um dos prostíbulos controlados pela máfia italiana de Nova Iorque, só que sem qualquer participação de Candy nesse crime. E no distrito policial da região quem surge como um policial do departamento de costumes da polícia metropolitana de Nova Iorque? O ator Ralph Macchio! Sim, ele mesmo, o eterno Karatê Kid, aqui em um papel bem diferente. Ele é tira e daquele tipo não muito honesto, sempre pronto a levar uma grana por fora por "serviços" não oficiais, vamos colocar nesses termos. / The Deuce 2.07 - Nobody Has to Get Hurt  (Estados Unidos, 2018) Direção: Tanya Hamilton / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe, Emily Meade, Ralph Macchio.

The Deuce 2.09 - Inside the Pretend
Esse é o último episódio da segunda temporada. É a estreia do filme de Candy, com toda a pompa e luxo que ela conseguia ter naquele momento. O problema é que descobre-se depois que parte dos lucros foram vendidos para dois chefões mafiosos rivais, criando uma tensão a mais no lançamento do filme. Caso ele não fizesse sucesso a coisa toda iria ficar bem feia. Nesse episódio também há duas mortes. O cafetão C.C. é morto naquele prostíbulo administrado em parte pela máfia. Bom para Lori Madison que estava paranoica, consumindo cocaína a todo vapor. Enquanto isso, na rua, a Dorothy, ex-prostituta e agora ativista pelos direitos das mulheres, é assassinada. Por fim o episódio mostra a chegada do videocassete, aparelho doméstico que iria revolucionar o ramo de filmes adultos. / The Deuce 2.09 - Inside the Pretend (Estados Unidos, 2018) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Mad Men - Sétima Temporada

Mad Men - Sétima Temporada:
Essa foi a última temporada de "Mad Men". Para uma série que havia sido planejada para ter no máximo três temporadas, ter sete no final realmente a desgastou um pouco. O sucesso de uma série muitas vezes atrapalha no quesito qualidade. De qualquer maneira foi algo que agradou aos fãs do programa. Nessa última temporada foram produzidos 14 episódios no total, sendo exibidos originalmente entre os meses de abril de 2014 a maio de 2015. Por essa época a primeira temporada da série começou a ser exibida em canais de TV aberta no Brasil com o nome de "Mad Men: Inventando Verdades". Segue abaixo os principais episódios comentados.

Mad Men 7.01 - Time Zones
Primeiro episódio da última temporada de Mad Men. Os tempos agora são outros. Don Draper (Jon Hamm) está tentando começar vida nova em Los Angeles. Desde que surtou perante um importante cliente ele foi colocado na geladeira por sua agência de publicidade. Como sua esposa tem a pretensão de iniciar uma carreira de atriz a cidade acaba se revelando uma boa opção, mas Draper não parece muito bem naquele outro estilo de vida. No fundo ele é um nova-iorquino nato, de nascimento e hábitos. Não demora muito e decide retornar para a Bib Apple com o objetivo de resolver alguns negócios pendentes. Na viagem conhece casualmente a viúva Lee Cabot (interpretada pela atriz Neve Campbell da franquia Pânico!). Claro que logo surge um flerte entre eles, com direito a troca de olhares e carinhos, muito embora tudo acabe dando em absolutamente nada depois. Ela até o convida para visitar seu apartamento em Manhattan, mas Draper, quem diria, declina do convite! Estaria o velho conquistador com seus dias contados? Enquanto isso na agência, Peggy Olson (Elisabeth Moss) tem um osso duro de roer. Todas as suas ideias para comerciais de novos produtos são barradas por seu chefe. Ela não consegue emplacar mais nenhum slogan, nenhum roteiro! O tempo, pelo visto, fechou completamente para ela em seu emprego. Assim começa a fase final de "Mad Men". Acredito que o tom dos episódios vão ficar cada vez mais melancólicos e soturnos daqui em diante. Afinal de contas Don Draper é um personagem meio trágico, o que viria bem de acordo com sua proposta dentro da trama. / Mad Men 7.01 - Time Zones (EUA, 2014) Direção: Scott Hornbacher / Roteiro: Matthew Hoffman Weiner / Elenco: Jon Hamm, Neve Campbell, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.

Mad Men 7.02 - A Day's Work
Episódio do dia dos namorados. É tradição em séries americanas a produção de episódios como esses, que explorem datas e celebrações como natal, dia de ação de graças, etc. Nesse em particular o tema gira em torno do Valentine's Day. O amor está no ar, menos para os principais personagens de "Mad Men". Peggy Olson (Elisabeth Moss), por exemplo, tem um ataque após confundir as flores enviadas para sua secretária, pensando que foram enviadas para ela. Solteirona e infeliz, ela acaba protagonizando um papelão no escritório. Já para Sally Draper (Kiernan Shipka) o dia parece ser de revelações. Após ir ao enterro de uma colega de escola ela resolve ir até a agência de publicidade onde o pai trabalha, mas acaba descobrindo que ele foi afastado de lá (em episódios anteriores Don acabou surtando durante uma reunião importante, o que acabou queimando seu filme entre os colegas publicitários do escritório onde trabalhava). Agora ele passa os dias de bobeira, sem objetivos claros. Para piorar tem muitos conflitos com sua jovem namorada que tem sonhos de ir morar na Califórnia para emplacar como atriz de novelas e séries produzidas na costa oeste. Por fim, para explorar melhor o papel da mulher negra dentro do mercado de trabalho da época, o roteiro explora os problemas que vão surgindo dentro da agência envolvendo duas secretárias. Só para exemplificar: o velho sócio Bertram Cooper (Robert Morse) sugere a Joan Harris (Christina Hendricks) que ela transfira a nova recepcionista negra da entrada da agência para um setor mais interno, deixando meio óbvio seu racismo por medo de associar a imagem da empresa com uma trabalhadora de sua raça. Racismo sutil, mas igualmente danoso. / Mad Men 7.02 - A Day's Work (EUA, 2014) Direção: Michael Uppendahl / Roteiro: Matthew Weiner, Jonathan Igla / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.

Mad Men 7.03 - Field Trip
Afastado da agência de publicidade (por ter surtado durante uma reunião, conforme visto em episódios anteriores) Don Draper (Jon Hamm) decide viajar até a Califórnia para encontrar sua esposa Megan (Jessica Paré). Ela foi tentar uma carreira como atriz, mas definitivamente as coisas não andam muito bem. Muitos testes e poucas aprovações fazem com que ela adote uma personalidade dada a escândalos públicos. Seu agente acaba ligando para Don para que ele tente controlar a situação. Com tudo dando errado na profissão Megan resolve descontar nos outros suas frustrações e acaba sobrando até mesmo para Don que atravessou o país com a intenção de realmente ajudá-la. Eles discutem e resolvem dar um tempo. Para surpresa de Don a viagem até a Califórnia, que poderia se transformar em pura perda de tempo, acaba lhe reservando um encontro completamente ao acaso com Roger Sterling (John Slattery). A conversa é breve. Roger diz a Don que ele deveria voltar para a agência. Conselho dado e aceito. De volta a Nova Iorque Draper faz o que Roger lhe sugeriu. Sua presença porém causa um certo desconforto. Os sócios se reúnem e mesmo com receios resolvem recolocar Don de volta ao trabalho. A questão é que ele também é acionista da agência e não haveria como simplesmente o demitir. Para isso se concretizar porém haverá certas condições para seu retorno, algo que Draper poderá ou não concordar. Bom episódio, porém na média de "Mad Men". Depois que Draper saiu da agência seu personagem perdeu um pouco o interesse. Ele ficou de bobeira, sem muito o que fazer. Em sua sétima temporada "Mad Men" realmente ficou tal como seu protagonista, rodando em círculos, sem ter para onde chegar. / Mad Men 7.03 - Field Trip (EUA, 2014) Direção: Chris Manley / Roteiro: Matthew Weiner, Heather Jeng Bladt / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.

Mad Men 7.04 - The Monolith
Anos atrás Don Draper (Jon Hamm) contratou Peggy (Elisabeth Moss) para trabalhar como redatora de sua agência. Ela não tinha experiência e só queria ser aceita no emprego. O tempo passou, Don caiu em desgraça dentro da agência de publicidade que ajudou a fundar como sócio e agora se vê na humilhante situação de ser subordinado justamente a ela, Peggy! Draper precisa segurar sua posição e para isso resolveu concordar em seguir regras, entre elas parar de beber e seguir a hierarquia dentro da empresa. Não passa dois dias e ele começa a romper todo o acordo que havia prometido cumprir. Tempos nebulosos começam a se formar em torno do escritório. Na década de 60 houve a explosão do movimento hippie. Os jovens começaram a renegar o modo de vida capitalista, com seu consumismo e começaram a formar comunidades por todos os Estados Unidos. E é justamente para uma delas que a filha de Roger Sterling (John Slattery) resolve fugir. Ela deixa o filho para trás e literalmente larga tudo. A ex-esposa de Roger o procura, desesperada, e o casal resolve ir buscá-la. Tentando ser mais amigável Roger faz de tudo para parecer compreensivo com a filha, mas perde a paciência ao presenciar ela aderindo ao chamado "amor livre", muito popular entre hippies. Basicamente uma regra onde ninguém seria de ninguém por baixo dos lençóis. Nem precisa dizer que tudo acaba muito mal entre eles. Mais um bom episódio de "Mad Men", uma das séries que melhor representa o grande salto de qualidade pelo qual atravessa a TV americana nos dias atuais. / Mad Men 7.04 - The Monolith (EUA, 2014) Direção: Scott Hornbacher / Roteiro:  Matthew Weiner, Erin Levy / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, John Slattery, Vincent Kartheiser.

Mad Men 7.05 - The Runaways
Don Draper (Jon Hamm) tem uma surpresa quando recebe o telefonema de sua sobrinha. Apesar de ser uma linda jovem ela é do tipo vida louca. Hippie, grávida de um vagabundo que foi preso vendendo maconha, ela precisa urgentemente de dinheiro para seguir viagem. Draper que não está em Los Angeles aconselha que ela vá até o apartamento de sua esposa, Megan (Jessica Paré), até ele chegar na costa oeste. Nesse episódio ocorre algo completamente bizarro com Peggy Olson (Elisabeth Moss). Um dos desenhistas da agência pira e resolve dar para ele, como símbolo de seu afeto e amor, seu próprio mamilo que ele arranca com uma faca! Acaba parando numa camisa de força. Por fim Betty Francis (January Jones) anda tendo novos problemas em seu casamento. Desde que se separou de Draper ela se casou novamente com um homem mais velho, um figurão da política. Durante um jantar ela resolve soltar algumas opiniões sobre o governo Nixon e os protestos contra a guerra do Vietnã, algo que deixa o maridão possesso de raiva, até porque ele a considera apenas uma esposa trófeu, uma mulher bonita para exibir aos amigos. Nada de mostrar inteligência ou opinião própria! Imagine o grau de machismo estúpido do cidadão! As mulheres dos anos 60 eram, além de reprimidas, profundamente subestimadas e até mesmo maltratadas. Um sinal de tempos bem mais primitivos nas relações sociais e familiares. / Mad Men 7.05 - The Runaways (EUA, 2014) Direção: Chris Manley / Roteiro: Matthew Weiner, David Iserson/ Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones.

Mad Men 7.06 - The Strategy
Peggy Olson (Elisabeth Moss) é designada pela agência para criar um comercial de TV para uma rede de fast food. Ela então bola uma propaganda em que uma mãe em seu carro vai até uma lanchonete da rede para comprar o jantar de seu marido. Tudo muito tradicional e familiar, mostrando uma típica família americana conservadora. No meio do caminho para a apresentação aos clientes bate uma insegurança e ela fica indecisa se aquela seria mesmo a melhor ideia, a melhor estratégia. Pior fica quando Don Draper (Jon Hamm) resolve dar algumas sugestões, a deixando ainda mais insegura. Nesse episódio a agência também perde um cliente importante, uma empresa de carros. Em outro arco narrativo Joan Harris (Christina Hendricks) é pedida em casamento, mas seu pretendente é gay e só quer mesmo uma mulher de fachada, para não atrapalhar sua ascensão na carreira executiva. Uma situação bem delicada, literalmente falando. / Mad Men 7.06 - The Strategy (Estados Unidos, 2014) Direção: Phil Abraham / Roteiro: Matthew Weiner, Semi Chellas / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, Christina Hendricks.

Mad Men 7.07 - Waterloo
O evento histórico relembrado nesse episódio é a chegada do homem à lua em 1969. Todos os personagens param para assistir esse grande acontecimento pela TV. Bem interessante. Pois bem, nesse episódio também temos muitos problemas, entre eles o fato da agência de publicidade ir se esfacelando aos poucos. Ao longo da série vimos fusões, compras e agora temos o desmembramento da agência. Curiosamente um dos estopins para a separação vem do fato do novo diretor focar em demitir Don Draper (Jon Hamm). E dentro desse universo de puxadas de tapetes só fica em pé o mais bem preparado. No outro pólo narrativo Peggy Olson (Elisabeth Moss) fica com os nervos à flor da pele ao perceber que vai ter que fazer sozinha a apresentação da campanha da Burger Chef para os diretores da empresa. Algo de muita responsabilidade, que envolve muito dinheiro. Essa parte do roteiro explora a mudança da posição das mulheres no mercado de trabalho. De simples secretárias elas passaram a ter mais responsabilidades. Por fim esse episódio marca a despedida de Bertram Cooper (Robert Morse). O simpático velhinho, fundador da agência, morre de forma repentina. Sua cena de despedida foi feita com muita criatividade, com ele dançando e bailando como se estivesse em um velho musical estrelado por Fred Astaire. Simpático adeus, diria até mesmo lírico. Bacana, bonito. / Mad Men 7.07 - Waterloo (Estados Unidos, 2014) Direção: Matthew Weiner / Roteiro: Matthew Weiner, Carly Wray / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, Robert Morse.

Mad Men 7.08 - Severance
A série vai caminhando para seu fim já com sinais de desgaste. Os roteiros vão apenas se repetindo, sem maiores novidades. Isso é o que eu chamo de "síndrome do esgotamento", quando tudo já foi explorado e não há mais nada a se inovar. Os personagens e a trama apenas se arrastam, episódio após episódio, sem chegar a lugar nenhum. Nesse temos poucos momentos importantes dentro da trama. Há uma seleção de modelos para participarem de uma campanha de casacos de pele. Nada mal. Don Draper (Jon Hamm), para variar, flerta com várias delas. Tudo termina em uma lanchonete, onde Roger Sterling (John Slattery) mostra pela primeira vez seu exótico (e bizarro) bigode! Nessa mesma lanchonete Draper fica obcecado por uma garçonete que ele jura que já a conhecia de algum lugar, mas sem conseguir lembrar exatamente de onde e nem de quando. Outro bom momento desse episódio acontece quando Joan Harris (Christina Hendricks) leva cantadas nada sutis de alguns clientes de uma fábrica de meias de seda. Os caras não parecem ter muita noção. Nem os roteiristas pois esse tema de assédio é algo mais recente (precisamente dos dias atuais) e não do contexto histórico em que a série se passa (no final dos anos 1960). Assim houve um certo equívoco histórico no desenvolvimento do enredo. De qualquer forma não é algo que vá prejudicar a série como um todo. / Mad Men 7.08 - Severance (Estados Unidos, 2015) Direção: Scott Hornbacher / Roteiro: Matthew Weiner  / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, Christina Hendricks, John Slattery.

Mad Men 7.09 - New Business
Mais um episódio da última temporada de "Mad Men". Aqui Don Draper (Jon Hamm) emplaca mais um romance em sua vida, uma garçonete divorciada que ele conheceu por acaso. Sua ex-esposa Megan (Jessica Paré) está indo embora, levando praticamente todos os móveis do apartamento onde vivia com Don. Só que isso não resolve a questão, Megan e seu advogado querem mais. Assim Don acaba assinando um cheque de um milhão de dólares para colocar fim na questão! Generosidade pouca é bobagem! Um aspecto curioso desse episódio é a participação da atriz Mimi Rogers. Ela foi a primeira esposa do astro Tom Cruise e andava sumida do cinema e da TV. Aqui Rogers interpreta uma modelo veterana chamada Pima Ryan. Durante uma das campanhas de publicidade da agência de Don ela resolve dar em cima de Peggy Olson (Elisabeth Moss) de uma maneira nada sutil. Sim, Pima é lésbica! Bom episódio, embora como já venha dizendo há tempos, com sinais de saturação. A verdade é que "Mad Men" foi se arrastando lentamente até o décimo quarto episódio dessa temporada quando finalmente a série foi encerrada. Já não era sem tempo! / Mad Men 7.09 - New Business (Estados Unidos, 2015) Direção: Michael Uppendahl / Roteiro: Carly Wray, Jonathan Igla / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.

Mad Men 7.14 - Person to Person
Esse é o último episódio da série "Mad Men". E como termina "Mad Men"? Aqui vão alguns spoilers. Depois de tantas idas e vindas na vida pessoal e na carreira, Don Draper (Jon Hamm) vai embora de Nova Iorque. Depois de uma longa jornada onde acima de tudo procura conhecer a si mesmo, ele vai parar na Califórnia. E acaba encontrando amparo emocional numa mulher improvável. Os fãs da série vão se surpreender. Entre os personagens secundários as mulheres se destacam. Joan tem uma proposta de negócios para Peggy. Elas podem começar a sua própria agência de publicidade, dirigida apenas por mulheres, por que não? Já Roger acaba se casando (mais uma vez), para surpresa de ninguém. O sujeito não desiste mesmo. E de todos os personagens o que tem fim mais trágico é Betty (January Jones), a bela ex-esposa de Don, diagnosticada com um câncer agressivo. E assim se fecham as cortinas dessa série que realmente deixou saudades em quem gosta de séries bem produzidas, com excelentes roteiros. A má notícia é que depois do fim de "Mad Men" não encontrei nenhuma série na mesma linha. O canal AMC bem poderia produzir algum Spin-off. Seria algo muito bem-vindo. Eu, com certeza, iria acompanhar com interesse. / Mad Men 7.14 - Person to Person (Estados Unidos, 2015) Direção:  Matthew Weiner / Roteiro: Matthew Weiner / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones, Christina Hendricks.

Pablo Aluísio.

Mad Men - Sexta Temporada

Mad Men - Sexta Temporada
Essa é a sexta e penúltima temporada da série "Mad Men". Foi exibida originalmente nos Estados Unidos pelo canal AMC entre os meses de abril e junho de 2013. No total foram produzidos 13 episódios para essa temporada. "Mad Men" é até hoje reconhecida pelos críticos como uma das melhores séries já produzidas na TV americana. A história gira em torno de um grupo de executivos do ramo da publicidade nas décadas de 1950 e 1960. O protagonista é Don Draper (Jon Hamm), um publicitário que se destaca por suas ótimas ideias para vender todos os tipos de produtos comerciais, que vão desde carros até marcas de sabão em pó. Ao longo da série são mostrados aspectos de sua vida profissional e pessoal, em especial seus relacionamentos conturbados com as mulheres de sua vida. Segue abaixo um resumo dos principais episódios dessa temporada.

Mad Men 6.01 - The Doorway, Part 1
Esse é o primeiro episódio da sexta temporada. Com todos os personagens já bem delimitados, familiarizados com o público, os roteiros buscam desenvolver até mesmo os chamados personagens secundários, isso sem descuidar dos protagonistas. Nesse episódio Don e Megan viajam para o Havaí, para passar suas férias, uma vez que seu relacionamento amoroso vive de altos e baixos. A infidelidade de Don vai ficando cada vez mais óbvia para Megan. Afinal ele nunca foi homem de apenas uma mulher, essa é a verdade. Já Peggy tem sua grande chance de mostrar toda a sua capacidade profissional ao produzir uma campanha a ser exibida no intervalo do Super Bowl. Ela só não contava em ser sabotada pelas suas costas. Por fim Roger recebe más notícias sobre sua mãe. Como ele vai lidar com tudo isso? / Mad Men 6.01 - The Doorway, Part 1 (Estados Unidos, 2013) Direção:  Scott Hornbacher / Roteiro: Matthew Weiner / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones, Christina Hendricks

Mad Men 6.02 - The Doorway, Part 2
Esse segundo episódio é um complemento do primeiro. Nos Estados Unidos inclusive foi exibido em conjunto, tal como se fosse um longa-metragem. Ficou muito bom. Don faz amizade com um médico cirurgião em seu prédio, mas fica de olho mesmo em sua mulher. O relacionamento com a esposa obviamente vai de mal a pior. Peggy tenta salvar sua campanha, mas tudo parece desmoronar na sua frente. Coitada, tão empenhada profissionalmente, mas por seu mulher naqueles anos, sempre tão subestimada por seus colegas de trabalho. E Roger? Sua mãe falece. E ele não perde a chance de fazer uma cena em seu funeral. Sempre cínico, acaba ficando abalando pela partida de sua mãe, algo que ele não esperava acontecer tão cedo. / Mad Men 6.02 - The Doorway, Part 2 (Estados Unidos, 2013) Direção: Scott Hornbacher / Roteiro: Matthew Weiner / Elenco:  Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones, Christina Hendricks

Mad Men 6.03 - Collaborators
Don não perde chance e eomeça um caso com uma mulher casada. Ela mora em seu prédio, é esposa de um médico bem sucedido, mas que como marido deixa a desejar. Não comparece, deixando sua mulher carente. Assim Don não perde a chance e a leva para a cama. Mesmo assim segue "amigo" do marido traído, como se fosse seu camarada. E parece que os casos de infidelidade de Don "inspiram" outros colegas de trabalho. Até mesmo o nada galã Pete acaba tendo também seu casinho fora do casamento. Já Peggy pensa mais em sua carreira profissional do que nos assuntos de alcova. Ela tenta liderar uma equipe de homens, sem muito sucesso. O machismo ainda resistia em relação ao papel da mulher no mercado de trabalho daquela época. Tempos complicados para as mulheres trabalhadoras. Detalhe curioso: esse episódio foi dirigido pelo próprio ator Jon Hamm. E não é que ele tem jeito para essa coisa de direção? Pois é, além de galã é um potencial cineasta. / Mad Men 6.03 - Collaborators (Estados Unidos, 2013) Direção: Jon Hamm / Roteiro: Matthew Weiner, Jonathan Igla / Elenco:  Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones, Christina Hendricks.

Mad Men 6.07 - Man with a Plan
Se fosse definir esse episódio em poucas linhas diria que é algo ao estilo "Don Draper encontra 50 tons de cinza". Como se sabe ele está tendo um caso extraconjugal com sua vizinha do andar de baixo, uma mulher madura que está entediada com a vida chata que anda levando ao lado do maridão, um médico enfadonho. Nesse episódio Draper (Jon Hamm) resolve fazer um joguinho erótico com ela. Vão para um apartamento e juntos começam uma espécie de "mind games erótico", onde ela não entende muito bem o que ele quer, mas mesmo assim entra no jogo de dominação e sedução que ele propõe. Já no escritório as duas empresas de publicidade tentam organizar a fusão, algo que não será nada fácil. Destaque também para o flerte que vai surgindo entre Joan Harris e um novo empregado. Detalhe para registro: acho a atriz Christina Hendricks uma das mais sensuais da TV americana, mesmo ela não estando dentro dos padrões de magreza que impera hoje em dia na moda e no cinema. É uma ruiva exuberante para homem nenhum colocar defeito. E esse tipo de opinião é algo que apenas os homens entenderão plenamente. / Mad Men 6.07 - Man with a Plan (Estados Unidos, 2013) Direção: John Slattery / Roteiro: Matthew Weiner, Semi Chellas / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones, Christina Hendricks.

Mad Men 6.08 - The Crash
Depois da fusão das duas companhias de publicidade é hora de criar uma nova campanha para a marca de carros Chevy. O problema é que esse é um momento ruim para Don Draper (Jon Hamm) em sua vida pessoal. Ele está envolvido com uma dona de casa, vizinha de porta de seu apartamento. Ela é casada com um médico, mas curtiu um caso extra conjugal com ele por um longo tempo. Agora, preocupado que o affair leve ao fim de seu casamento, decide colocar um fim no relacionamento. Para Draper levar um fora de uma mulher é sem dúvida algo novo em sua vida. Como se tudo não fosse caótico o bastante um médico visita a empresa e aplica uma estranha injeção nos funcionários que começam a agir de forma estranha, como se estivessem meio malucos (o roteiro não explica do que se trata ou qual seria a droga, mas tudo leva a crer que seria a infame LSD, muito em voga na época). Assim que toma a dose Draper começa a agir alucinadamente, pensando estar criando a melhor campanha de publicidade da história (embora suas ideias sejam um lixo completo, sem muito nexo ou sentido). Em casa sua filha Sally (Kiernan Shipka) fica sozinha de noite, cuidando de seus dois irmãos mais novos. Uma ladra aproveita a deixa e entra no apartamento, fazendo um arrastão nas coisas de Draper. Pega no flagra ela inventa uma lorota para Sally, dizendo ser sua avó que ela não conhece! Enquanto isso Draper segue em sua "Bad Trip". Bom episódio de Mad Men, valorizado por um clima um tanto quanto insano e lisérgico, vamos colocar desse modo / Mad Men 6.08 - The Crash (EUA, 2013) Direção: Michael Uppendahl / Roteiro: Matthew Weiner, Jason Grote / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.

Mad Men - 6.09 - The Better Half
Don Draper (Jon Hamm) acaba encontrando casualmente sua ex-esposa Betty Francis (January Jones) em um posto de gasolina. Ela está lá para pegar seu filho Bobby em uma acampamento de férias. Conversa vai, conversa vem, eles começam a relembrar do tempo em que eram casados. O que se perdeu com o tempo? Por que não deu certo? Algumas garrafas de vinho depois, não tem jeito, vão para a cama. Detalhe: ambos ainda são casados com outras pessoas, mas para Draper essa é apenas uma noite de aventuras em memória aos velhos tempos. Já na agência de publicidade as coisas começam a se complicar. Roger Sterling (John Slattery) quer ser um pai presente na vida do filho que teve com a secretária Joan Harris (interpretada pela sempre exuberante Christina Hendricks). Ela porém não acha que isso seja uma boa ideia, pois pode confundir a vida do garoto que mal sabe quem é seu pai verdadeiro. O roteiro do episódio ainda faz uma pequena referência ao filme "O Planeta dos Macacos", um dos grandes sucesso da época nos cinemas. Roger Sterling é repreendido por sua própria filha por levar o neto para ver o filme em um cinema, causando pesadelos no garoto durante à noite. Pelo visto Roger não leva mesmo muito jeito nem como pai e nem como avô. Por fim Peggy Olson (Elisabeth Moss) passa por maus bocados por viver em um bairro negro. Sendo ela e o marido brancos, logo passam a ser hostilizados pelos afros que moram pela vizinhança (com direito a pedradas na janela de vidro da sala). Uma amostra da tensão racial que imperava na sociedade americana da época! / Mad Men - 6.09 - The Better Half (EUA, 2013) Direção: Phil Abraham / Roteiro: Matthew Weiner, Erin Levy/ Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.

Mad Men 6.10 - A Tale of Two Cities
Depois da fusão das duas empresas de publicidade todos os esforços são dirigidos para a conquista de novos clientes. O gigante do ramo dos cosméticos, a Avon, acaba criando interesse na empresa de Don Draper (Jon Hamm). O problema é que ele mal sabe disso. A aproximação acaba ocorrendo de forma casual quando Joan Harris (Christina Hendricks) conhece um executivo da empresa. Ela obviamente também quer mostrar seu valor trazendo mais essa importante empresa para o quadro de clientes de sua agência, a questão porém é que ela não tem essa função. Joan é apenas uma secretária executiva, sem poder de negociação com potenciais novas marcas. Ela porém passa por cima da hierarquia corporativa e vai em frente... o que acabará se revelando um desastre. A atriz Christina Hendricks é um dos grandes atrativos da série por causa de seu inegável sex appeal e por essa razão tem tido mais espaço nas tramas dos últimos episódios. No outro arco narrativo Draper e Roger Sterling (John Slattery) vão até a ensolarada Califórnia. A intenção é obviamente consolidar um novo mercado na costa oeste. Como nem sempre as viagens se resumem ao puro mundo dos negócios Draper acaba indo parar numa festa hippie, onde todos os tipos de "bichos-grilhos" consomem drogas à beira da piscina. Ele próprio acaba fumando haxixe em demasia, indo parar no fundo da água, onde quase morre afogado. Bad trip! Nessa altura do campeonato as tramas de "Mad Men" se passam mais ou menos no ano de 1968. Pequenas inserções de músicas e eventos jornalísticos da época procuram situar o espectador. Continua com bom nível, mostrando que ainda terá vida longa pela frente. Só resta saber como os roteiristas conseguirão vencer o desafio de levar a série em frente, já que em termos puramente dramáticos a coisa toda começa a saturar um pouco. / Mad Men 6.10 - A Tale of Two Cities (EUA, 2013) Direção: John Slattery / Roteiro: Matthew Weiner, Janet Leahy / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.

Mad Men 6.11 - Favors
Mesmo após o fim de seu caso extraconjugal, Don Draper (Jon Hamm) ainda segue muito interessado em sua vizinha Sylvia Rosen (Linda Cardellini). Ela é casada com um bem sucedido cirurgião, mas seu casamento na prática já acabou há muitos anos. O problema é que seu filho acaba de ser convocado para servir o exército, em plena guerra do Vietnã. Assim ela acaba pedindo para Draper tentar de alguma forma livrar o garoto de ir para a guerra. Draper foi militar e serviu na guerra da Coréia, mas percebe que sua melhor chance de conseguir a dispensa do filho de sua amante pode surgir num jantar de negócios com executivos da GM, que possuem grande influência dentro do governo americano. As coisas porém não dão muito certo e um clima ruim surge na hora em que ele puxa o assunto da guerra. De uma forma ou outra Draper consegue, por meios insuspeitos, que o jovem não vá parar nas selvas vietnamitas. Isso reascende seu caso com Sylvia, mas ambos acabam sendo pegos no flagra pela filha de Draper, Sally (Kiernan Shipka). Ela entra no apartamento do pai e o pega literalmente com as calças nas mãos. O choque é inevitável, o constrangimento é completo e isso pode colocar Draper em apuros futuramente. Já no escritório de publicidade Pete Campbell (Vincent Kartheiser) acaba passando por uma situação também bem constrangedora e delicada ao descobrir que seu colega de trabalho é na verdade gay e está se insinuando para ele! Imagine a saia justa! Para piorar sua mãe, que sofre de lapsos mentais, está tendo um caso amoroso com seu próprio enfermeiro! Uma situação bizarra e muito complicada de se lidar. De certa maneira o roteiro desse episódio confirma o velho ditado que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde, só que no caso Draper está de olho mesmo é na mulher de seu próprio vizinho que, coitado, nem desconfia do que acontece! / Mad Men 6.11 - Favors (EUA, 2013) Direção: Jennifer Getzinger / Roteiro: Matthew Weiner, Semi Chellas / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.

Mad Men 6.12 - The Quality of Mercy
Depois de flagrar o próprio pai transando com a vizinha casada, Sally (Kiernan Shipka) decide que quer ir estudar em um colégio interno, instituição fina onde estudou Jacqueline Kennedy Onassis no passado. Para Don Draper (Jon Hamm) isso definitivamente não seria um problema, mas uma solução. Antes de ser admitida porém ela precisa passar por uma entrevista e um pequeno teste de convivência com as demais internas para só depois ser aprovada como uma nova aluna. Aí descobre que as garotas que estão estudando lá passam longe de apresentar um bom modelo de comportamento, pois gostam de fumar e beber às escondidas além de receber outros garotos escondidos em seu quarto durante a noite! Enquanto isso, na agência de publicidade, Don precisa lidar com uma ideia inteligente, mas em sua opinião pouco abrangente. Peggy (Elisabeth Moss) resolveu criar um comercial baseado no clássico de Roman Polanski, "O Bebê de Rosemary". Don acaba assistindo ao filme, mas termina achando a fita bem sinistra e sombria, pouco adequada para ser aproveitada no mundo da publicidade. Afinal eles estão ali para vender produtos e não assustar os consumidores. Peggy porém acha sua peça muito boa. Don argumenta afirmando que apenas as pessoas que viram o filme poderiam entender as nuances da publicidade. O choque de opiniões acaba criando um clima ruim dentro da agência, agravada pelo fato de Don achar que ela estaria se envolvendo com um dos diretores da empresa, misturando sua opinião pessoal com a criativa, que deveria ser completamente criativa. Embora já tenha chegado ao final nos Estados Unidos, ainda estou caminhando para ver os últimos episódios. "Mad Men" continua mantendo um excelente nível nos episódios, mesmo na sexta temporada. Uma série realmente imperdível. / Mad Men 6.12 - The Quality of Mercy (EUA, 2013) Direção: Phil Abraham / Roteiro: Matthew Weiner, André Jacquemetton / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheis, Kiernan Shipka.

Mad Men 6.13 - In Care Of
Esse é o último episódio da sexta temporada de "Mad Men". Para Don Draper (Jon Hamm) é o momento de finalmente encarar velhos fantasmas do passado. E isso começa a interferir também em sua vida profissional. Uma das novas contas publicitárias de sua agência é com a fabricante da tradicional barra de chocolate Hershey's. Durante sua exposição sobre o produto, Draper começa a contar uma bonita história nostálgica onde ele acaba explicando para seus clientes que aquele produto fazia parte de sua vida, pois teria criado um elo de ligação emocional com seu pai no passado. Uma de suas melhores lembranças da infância era aquela em que seu velho o teria levado até uma loja de doces para comprar uma barra Hershey's para ele. Uma recordação que Don jamais teria esquecido. Assim Draper termina dizendo que essa seria uma boa ideia para o comercial, mostrando um pai comprando uma barra para seu filho, em um ambiente nostálgico, recriando um momento marcante do passado. Uma forma de mostrar indiretamente a tradição do chocolate na história americana. Tudo muito bem exposto e vendido, se o próprio Draper não sofresse um colapso emocional logo ali, bem na frente de sua clientela, algo que choca a todos, inclusive seus colegas de trabalho. Na verdade Don está se sentindo esgotado e pressionado e por isso decide que chegou o momento de mudar de ares, quem sabe ir morar na Califórnia, trabalhando em uma pequena sucursal de sua agência. Uma forma de recomeçar tudo, buscando por novos caminhos. Antes disso porém é chegado o momento de encarar algumas coisas que ficaram pelo meio do caminho em sua vida. Assim numa verdadeira catarse pessoal, ele resolve levar seus filhos para conhecer a velha casa em ruínas no qual cresceu. Um antigo bordel no lado mais barra pesada da cidade, o que acaba rendendo uma ótima cena final para essa série que a cada temporada consegue se renovar, sempre trazendo aspectos interessantes de todos os seus personagens. / Mad Men 6.13 - In Care Of (EUA, 2014) Direção: Matthew Hoffman Weiner / Roteiro: Matthew Hoffman Weiner / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones, Christina Hendricks.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 21 de julho de 2020

Chicago Fire - Segunda Temporada

Chicago Fire - Segunda Temporada
Com o sucesso alcançado pela primeira temporada, a rede de TV americana NBC decidiu produzir mais uma grande pacote de episódios. Nessa segunda temporada foram produzidos no total 22 episódios. O primeiro foi exibido no mês de setembro de 2013 e o último em março de 2014. De maneira em geral os roteiros seguiram na mesma linha da temporada anterior, só que com mais espaço para desenvolver melhor cada personagem. O resultado ficou novamente muito bom, com boa receptividade do público. Aqui nessa postagem irei publicar pequenas resenhas sobre cada episódio, conforme for assistindo. Segue os que já foram escritos até o momento.

Chicago Fire 2.01 - A Problem House
Primeiro episódio da segunda temporada. Tempos de crise. O estado de Illinois resolve cortar custos, fundindo batalhões diferentes, demitindo bombeiros, etc. Vários novatos assim são transferidos para o batalhão 51. Para piorar tudo há um incendiário à solta e o mais intrigante é que ele parece ter um alvo em especial, justamente o bombeiro Kelly Severide (Taylor Kinney). O criminoso vai deixando pistas nos incêndios que provoca. Em um deles escreve o número do distintivo de Severide na parede. No outro cria uma verdadeira armadilha para que ele morra queimado no meio das chamas. Para deixar bem claro suas intenções se torna cada vez mais ousado, chegando ao ponto de tocar fogo no próprio carro do bombeiro, estacionado bem em frente ao quartel onde ele trabalha. Em um desses incêndios criminosos surge a melhor cena: as paramédicas Gabriela e Lesley ficam presas em uma das casa atingidas pelo fogo. Apenas uma escada estendida entre duas janelas consegue salvá-las. E como não poderia deixar de ser esse episódio também tem seu alívio cômico. Como se viu nos episódios anteriores os bombeiros resolvem abrir um pequeno bar nas redondezas, mas para azar deles um outro estabelecimento, muito maior e mais badalado, é aberto na esquina. Pois é, efeitos colaterais de um dos pilares do capitalismo, a livre concorrência! / Chicago Fire 2.01 - A Problem House (EUA, 2013) Direção: Joe Chappelle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Chicago Fire 2.02 - Prove It 
Voltei a assistir "Chicago Fire" depois de um longo período. Voltei para a série porque gosto muito de "Chicago PD" e nada é melhor do que ver as duas séries em dobradinha, no mesmo dia. Pois bem, nesse episódio temos um incendiário à solta. Severide acredita que tudo é fruto de um ex-bombeiro que foi demitido do batalhão 51. Para se vingar de seus antigos colegas de farda, ele agora está tocando fogo em prédios e casas. E quando o restaurante do bombeiro Mills é incendiado criminosamente essas suspeitas ficam ainda mais fortes. Na última cena do episódio Severide o encontra em um bar de Chicago. E ele diz na cara dele que acredita que ele é o autor dos incêndios, ao que é confrontado. O suspeito lhe diz na cara que ele deve provar o que diz (Prove It). Pois é, o bicho pelo visto vai pegar. / Chicago Fire 2.02 - Prove It (Estados Unidos, 2013) Direção: Tom DiCillo / Roteiro:  Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Chicago Fire 2.03 - Defcon 1 
Severide fica convencido que um ex-bombeiro do batalhão 51 está mesmo envolvido nos incêndios criminosos que pipocam por toda Chicago. Só que o chefe, bem mais experiente, não compra essa ideia, não acredita nisso. E as coisas pioram quando o suspeito aparece no batalhão na mesma hora que um incêndio começa numa velha casa abandonada. Enquanto isso Matt tem seus próprios problemas pessoais. Ele agora tem a guarda de dois sobrinhos, um deles bem rebelde, dado a arranjar brigas na escola. Barra pesada. E entre as missões dos bombeiros nesse episódio vemos um resgate de um motorista que afundou em um lago com seu carro e a tentativa de atender um trabalhador que acabou com seu braço pregado em uma tábua após a pistola de pregos dar problema. Essa cena definitivamente me deu agonia, vou te contar. / Chicago Fire 2.03 - Defcon 1 (Estados Unidos, 2013) Direção: Joe Chappelle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Chicago Fire 2.04 - A Nuisance Call
Existem pelo menos 3 cenas interessantes nesse episódio. Na primeira as duas paramédicas presenciam o suicídio de um sujeito que elas já conheciam há tempos. Um cara legal, mas carente, que resolve dar fim na própria vida. E na frente delas! Na segunda cena um carro fica pendurado no alto de um prédio. Severide então tem seu dia de heroísmo quando salva o motorista. Por fim, o incendiário é pego em flagrante. E era quem Severide realmente desconfiava, o bombeiro que havia sido demitido, agora colocando fogo em prédios e em casas abandonadas. Ele se dá mal. Acaba com queimaduras de terceiro grau. Estava obviamente com sintomas de psicopatia. Paga um preço caro por tudo que fez. / Chicago Fire Heróis Contra o Fogo 2.04 (Estados Unidos, 2013) Direção: Steve Shill / Roteiro: Michael Brand, Derek Haas / Elenco:  Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Chicago Fire 2.05 - A Power Move
Severide tem uma nova namorada russa. Uma gata. As coisas pegam fogo, mas não demoram a esfriar. Ela pede que ele se case com ela, obviamente para ganhar o green card. Severide não aceita. É o fim do breve romance. Enquanto isso o chefe do batalhão 51 tem muitos problemas. Ele anda pressionado por todos os lados. Pior do que isso, o pai de Severide está prestes a assumir o controle do batalhão. De que lado Severide ficaria agora? E em relação ao trabalho dos bombeiros temos dois casos interessantes. No primeiro uma árvore cai em uma casa residencial. Um pequeno bebê fica preso no primeiro andar. Na outra chamada um pobre sujeito fica com a perna presa em um daqueles cortadores de grama. Ele perde os dedos dos pés. Uma coisa simplesmente horrível. Bom episódio com destaque para a atriz Larisa Polonsky, que interpretou Zoya, a namorada russa do Severide. / Chicago Fire 2.05 - A Power Move (Estados Unidos, 2013) Direção: Jann Turner / Roteiro: Michael Brandt=, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.06 - Joyriding
E o Kelly Severide nesse episódio, hein? Erra demais, como bombeiro e como profissional. Ele está correndo pela manhã quando vê uma retroescavadeira virando de lado. Há um garoto dentro dela. Estava tentando aprender a dirigir sem autorização do pai. O terreno onde tudo acontece é daqueles baldios, longe da estrada. Ao invés de chamar os bombeiros para fazer o socorro do garoto, Kelly Severide tenta dar uma de herói e aí ferra com tudo. O garoto foi atingido em uma artéria no braço e se fosse na vida real teria morrido, com certeza. Enquanto isso o chefe vai deixando o comando do batalhão 51. Pelo menos ele não será fechado, pois o 17 é que acabará fechando as portas. / Chicago Fire 2.06 - Joyriding (Estados Unidos, 2013) Direção: Steve Shill / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.07 - No Regrets 
O chefe pode estar morrendo de câncer. No passado ele foi exposto a amianto e isso pode significar que ele desenvolveu a mais terrível das doenças. Ele então decide fazer uma ressonância magnética para saber se tudo está bem. E no dia de sua despedida do quartel 51 acontece um acidente envolvendo um trem. Há um tanque de material explosivo bem perto das pessoas atingidas pelo acidente. Algo mais sério do que todos poderiam esperar. E o Kelly Severide? Ele descobre que tem uma irmã de 21 anos de idade - e ele nem conhecia ela! Pois é, seu pai nunca foi um cara completamente convencional. / Chicago Fire - Heróis Contra o Fogo 2.07 - No Regrets (Estados Unidos, 2013) Direção: Michael Slovis / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.08 - Rhymes with Shout 
Hank Voight está de volta em "Chicago Fire" e isso significa problemas, muitos problemas. Acontece que uma garotinha negra é baleada em uma troca de tiros entre membros de gangues. Hank descobre que um dos bombeiros tem um irmão que pertenceu a uma dessas gangues, os Kings. E agora o sargento quer que ele se infiltre naquele bando de criminosos. E se não fizer isso Hank vai criar problemas, pode ter certeza. Outro ponto interessante desse episódio surge quando Leslie Shay decide deixar o quartel 51. Ela está farta de tudo, mas principalmente de sua própria parceira. / Chicago Fire 2.08 - Rhymes with Shout  (Estados Unidos, 2013) Direção: Joe Chappelle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.09 - You Will Hurt Him  
Os bombeiros de Chicago atendem a 2 chamadas nesse episódio. Na primeira eles precisam salvar um policial que subiu em um telhado para pegar um gatinho e ficou pendurado, a cinco andares de altura. Um deslize e ele morrerá. Na utra um homem fica preso dentro de um triturador de lixo. E os bombeiros para salvar sua vida precisam quebrar o equipamento, o que acaba dando origem a um processo contra o departamento de bombeiros, tudo o que os que querem fechar o batalhão esperavam para concretizar seus objetivos. No plano pessoal Shay finalmente volta para o grupo e Severide comparece na formatura da irmã. Eles estão cada vez mais próximos. / Chicago Fire 2.09 - You Will Hurt Him (Estados Unidos, 2013) Direção: Sanford Bookstaver / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco:  Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.10 - Not Like This
Finalmente, depois de muita luta, o chefe e os bombeiros, com a ajuda de um senador, conseguem impedir o fechamento do quartel 51. Aliviados, eles precisam lidar com uma grande incêndio, afetando um prédio de Chicago. Para azar dos bombeiros, Casey fica preso dentro do fogo, enquanto tentava salvar uma bebezinha. Uma viga cai em cima dele. A criança se salva, mas Casey sofre um traumatismo craniano, indo direto para a sala de operações. E assim o episódio termina, com a vida de Casey em risco depois de ter sido um herói no salvamento do bebê. / Chicago Fire 2.10 - Not Like This (Estados Unidos, 2013) Direção: Alex Chapple / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.11 - Shoved in My Face
O tenente Casey vai se recuperando aos poucos e volta para a ativa. Já no primeiro chamado uma situação delicada envolvendo um jovem motorista que tem o pescoço transpassado por uma barra de metal. Na outra chamada outra situação aflitiva quando um prédio começa a pegar fogo e um bando de assaltantes fazem reféns pessoas e bombeiros. Eles querem roubar o cofre do lugar. Enquanto isso tudo acontece Dawnson começa seus primeiros momentos como cadete dos bombeiros. Ela quer se tornar bombeira, mas não será nada fácil. Severide é um dos instrutores, mas não se dá bem quando tenta reprovar uma das jovens cadetes pois ela é filha de um figurão dos bombeiros. Tem peixada por trás. / Chicago Fire 2.11 - Shoved in My Face (Estados Unidos, 201 ) Direção: Jean de Segonzac / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.12 - Out with a Bang
Episódio bem interessante, embora para falar a verdade nada de muito importante venha a acontecer. Nas chamadas de emergência, dois casos. Na primeira uma mulher fica com o cabelo (e o couro cabeludo) presos em uma escada rolante. Na segunda, um prédio de Chicago pega fogo por falta de calefação. Uma das inquilinas acende uma fogueira dentro do quarto para espantar o frio e as coisas fogem do controle. E alguma coisa parece errada na mente do tenente Matthew Casey. Ele vai jantar com sua namorada em um restaurante e do nada começa uma confusão com o cliente do lado. Ele parece ter problemas de controle de raiva. O que será que está acontecendo? / Chicago Fire 2.12 - Out with a Bang (Estados Unidos, 2014) Direção: Alik Sakharov / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco:  Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymun. 

Chicago Fire 2.13 - Tonight's the Night
Um bêbado bate seu carro em um poste. Esse cai e começa um incêndio. Em razão disso metade da cidade de Chicago fica sem luz. É um blackout. Vários moradores acabam indo para o quartel do corpo de bombeiros e as coisas ali ficam agitadas. Kelly Severide evite um esfaqueamento entre dois civis e esse cara que é desarmado fica irado. Na saída promete vingança e ameaça Severide de morte! E o sujeito estava mesmo falando sério pois o episódio termina com a irmã de Kelly sendo raptada, colocada dentro de um carro! PS: Esse episódio conta com a participação da detetive Erin Lindsay (Sophia Bush) da série Chicago PD. Isso sempre foi bem normal, com a interação dos personagens das duas séries, aliás o detetive Voight nasceu dentro de Chicago Fire e só depois ganhou sua própria série! Todos estão interligados e vivem em um mesmo universo. / Chicago Fire 2.13 - Tonight's the Night (Estados Unidos, 2014) Direção:  Jann Turner / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund, Sophia Bush. 

Chicago Fire 2.14 - Virgin Skin
A irmã do Kelly Severide foi raptada no final do episódio anterior. E assim ele decide ir por conta própria atrás dela. Acaba encontrando, muito machucada e ferida, provavelmente por causa de abusos sexuais. E o pior de tudo é saber que o principal acusado muito provavelmente vai se sair solto, sem pagar pelo crime que cometeu. Na outra linha narrativa a Dawson é reprovada no teste para entrar nos bombeiros. Ela, claro, fica arrasada e chateada. E o namorado dela, Casey, vai piorando em seu estado de saúde. Após fazer alguns exames ele descobre que teve lesões em seu crãnio. Por fim os bombeiros resolvem fazer uma boa ação, abrindo uma biblioteca para crianças na frente do batalhão. / Chicago Fire 2.14 - Virgin Skin (Estados Unidos, 2014) Direção: Karen Gaviola / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco:  Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.15 - Keep Your Mouth Shut  
A cadete Jones chega para trabalhar no batalhão 51. A situação fica tensa porque Dawson volta para o mesmo batalhão, só que para atuar como paramédica. Não custa lembrar que no curso de bombeiros a Jones foi aprovada e a Dawson foi reprovada. Então fica um clima ruim entre elas. Clima que piora porque Jones começa a se dar mal com os outros bombeiros, chegando até mesmo a se indispor com o tenente Casey. E sua prova de fogo será uma chamada perigosa, com um prédio em chamas! Na outra linha narrativa, Severide fica irado ao saber que o estuprador de sua irmã está solto. Ele quer vingança. Na última cena do episódio a policial Erin (da série Chicago PD) o confronta, já que o criminoso desapareceu do mapa. Será que Severide fez algo contra ele? / Chicago Fire 2.15 - Keep Your Mouth Shut (Estados Unidos, 2014) Direção: Holly Dale / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.16 - A Rocket Blasting Off
Nesse episódio temos finalmente a resposta para a pergunta sobre quem teria matado o estuprador da irmã de Kelly Severide (Taylor Kinney). Sim, foi o próprio pai dele (interpretado pelo bom ator Treat Williams). E tudo isso surge de forma até subliminar, sem palavras. Basta um olhar do pai para Severide para confirmar tudo. E o pior é que ele em determinado momento passa a ser suspeito pela polícia. Depois, em um pub, o sargento Voight (Jason Beghe, da série "Chicago PD") descobre tudo e alivia a barra para o pai de Severide. Na outra linha narrativa a bombeira novata Rebeca tenta se enturmar, o que não dá muito certo. Depois, em um salvamento com cordas, ela mostra todo o seu valor. Bom episódio dessa temporada de Chicago Fire. / Chicago Fire 2.16 - (Estados Unidos, 201 ) Direção: Sanford Bookstaver / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.17 - When Things Got Rough  
Os bombeiros do quartel 51 salvam três crianças em um incêndio residencial. Em cima delas jazia o corpo do pai, que havia ficado entre elas e o fogo. O caso abala os membros do corpo de bombeiros. Na outra linha narrativa Dawson decide denunciar o atendente da central, por entender que ele a estaria assediando sexualmente. O caso começa a dar problemas. Além disso Dawson se envolve em outra confusão. Ela conta para a bombeira Rebeca que seu próprio pai, que é um grandão dos bombeiros de Chicago, estaria sabotando sua carreira, para que ela fosse transferida para algum serviço interno. A Dawson nesse caso deveria ter ficado de bico fechado. / Chicago Fire 2.17 - When Things Got Rough (Estados Unidos, 2014) Direção: Jann Turner / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.18 - Until Your Feet Leave the Ground  
Dois salvamentos perigosos. Em um deles um homem fica preso numa fresta entre dois prédios. Ele fica literalmente entalado ali. Na outra chamada um jovem, desesperado com o fim do seu namoro, decide se matar, pulando do terceiro andar de um shopping de Chicago. Já Gabriela Dawson e Leslie Shay decidem ir passar um "fim de semana só de garotas" numa cabana no alto de uma montanha gelada, só que, como sempre, elas não conseguem ficar muito tempo longe do trabalho. Um bom episódio que termina com uma tragédia, a morte da bombeira Jones. / Chicago Fire 2.18 - Until Your Feet Leave the Ground (Estados Unidos, 2014) Direção:  Michael Slovis / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.19 - A Heavy Weight  
Com a morte da bombeira Rebeca Jones todos no quartel ficam abalados. Pior acontece com a paramédica Dawson. Jones deixa uma carta para ela onde está escrita apenas um pequeno conselho: "Nunca deixe que alguma coisa fique no caminho de seus sonhos". Como se pode perceber ela está diretamente envolvida nessa morte. E como tal Dawson não recua. Ela decide ir pessoalmente entregar os bens da bombeira Jones ao pai dela, que é chefe de departamento. A situação fica comovente. Nesse episódio os bombeiros do Chicago Fire atendem dois chamados. Em um deles há um incêndio em um posto de gasolina, situação perigosa. Na outra, um acidente de ônibus envolvendo jovens alunos quase leva o chefe a ser preso pela polícia de Chicago. / Chicago Fire 2.19 - A Heavy Weight (Estados Unidos, 2014) Direção: Reza Tabrizi / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.20 - A Dark Day
Um ato atentado terrorista acontece em Chicago, um dia negro como diz o título original do episódio em inglês. E tudo foi realizado explodindo um hospital onde estava internado o embaixador da Síria. O pior é que bem próximo do local havia uma pequena feira beneficente sendo realizada. Crianças são atingidas e até mesmo a paramédica Dawson fica soterrada debaixo dos escombros. Seu namorado e Severide corajosamente entram por debaixo de tudo, para salvá-la. Esse episódio reúne personagens das três séries de Chicago, a saber: Chicago Med, Chicago PD e Chicago Fire. É uma espécie de crossover de todas elas. E é um dos melhores episódios dessa segunda temporada. Além disso, continua, os eventos continuam a ser mostrados no episódio posterior. / Chicago Fire 2.20 - A Dark Day (Estados Unidos, 2014) Direção: Joe Chappelle / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.21 - One More Shot 
Quem só acompanha "Chicago Fire" vai estranhar esse episódio. Isso porque no episódio anterior houve aquele atentado a bomba e nesse aqui, logo na sequência, é como se nada tivesse acontecido. Isso ocorreu porque o desenrolar da história daquele episódio se desenvolveu nas outras séries, "Chicago PD" e "Chicago Med". Consequência do crossover que estava sendo feito pelos produtores. Agora, nesse episódio, a história volta a se concentrar nos bombeiros. O principal elo da linha narrativa vem da tentativa mais uma vez de Dawson (Monica Raymund) em se tornar bombeira. Ela quer mesmo isso. O problema é que não poderá ficar no mesmo batalhão pois é namorada do tenente Casey. Mesmo assim vai em frente. / Chicago Fire 2.21 - One More Shot (Estados Unidos, 2014) Direção: Jean de Segonzac / Roteiro: Michael Brandt / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund. 

Chicago Fire 2.22 - Real Never Waits 
Esse é o episódio final da segunda temporada. E como termina Chicago Fire? Esse pode ser considerado o episódio dos casamentos. O chefe se casa, na sede do batalhão 51 e Gabriela Dawson, agora aprovada no teste de bombeiros, recebe o pedido de casamento de seu namorado, o tenente Matthew Casey no mesmo dia de casamento do chefe, só que nem tudo são flores. Kelly Severide fica arrasado quando descobre que não encontrou um garotinho de 10 anos que estava em uma escola católica em chamas. E o pior acontece na última cena, com todos os bombeiros dentro de um prédio que subitamente explode. Quem sobreviveu dessa explosão? Quem morreu? Olha, essas perguntas ficam sem respostas... ou melhor dizendo, elas só serão respondidas mesmo no primeiro episódio da terceira temporada. Então até lá! / Chicago Fire 2.22 - Real Never Waits (Estados Unidos, 2014) Direção: Michael Brandt / Roteiro: Michael Brandt, Derek Haas / Elenco: Jesse Spencer, Taylor Kinney, Monica Raymund.

Pablo Aluísio.