sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Raul Seixas - Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!

Raul Seixas, veterano roqueiro que era, decidiu chamar esse seu disco com o grito de guerra de "Tutti Frutti" que havia sido imortalizada por Little Richard e Elvis Presley, seus ídolos desde os tempos da juventude. Se o espírito do rock estava bem vivo na mente de Raulzito, o mesmo não se podia dizer de sua saúde física. Ele vinha sofrendo há tempos de diversos problemas de saúde e isso o impedia de gravar mais, fazer shows e compor mais músicas. Entre uma internação e outra ele foi gravando esse LP no estúdio Copacabana, sua nova gravadora.

Eu evito de criticar um disco como esse porque Raul vinha passando por diversos problemas. Então seria simplesmente uma covardia dizer que o disco era fraco, sem boas músicas. Era o que ele podia fazer naquele momento crítico de sua vida. E nem penso que o disco seja realmente fraco como alguns críticos fizeram crer na época de seu lançamento. Há bons momentos aqui para se ouvir. Eu gosto de "Quando Acabar o Maluco Sou Eu". Boa faixa que abre o disco. E o que dizer do sucesso "Cowboy Fora da Lei"? É Raul Seixas em sua pura essência. Fez muito sucesso e revitalizou a música dele nas rádios. Então criticar Raul é fácil, complicado mesmo é fazer um disco como esse mesmo com toda as dificuldades que ele vinha passando em sua vida.

Raul Seixas - Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987)
Quando Acabar o Maluco Sou Eu
Cowboy Fora da Lei
Paranóia II (Baby Baby Baby)
I Am (Gîtâ)
Cambalache
Loba
Canceriano sem Lar (Clínica Tobias Blues)
Gente
Cantar

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Raul Seixas - Há 10 Mil Anos Atrás

Raulzito pegou o título de uma música do Elvis Presley e compôs essa canção "Eu Nasci há 10 mil anos atrás". Acho acima de tudo divertida. E para completar o quadro de humor o próprio Raul Seixas aparecia na capa com uma longa barba branca, um cabelo de profeta, como se fosse um homem de realmente 10 mil anos de idade. Coisas de sua mente sempre atenta e criativa. Agora, apesar de ser um dos discos mais lembrados de sua discografia, a crítica especializada sempre torceu o nariz para esse álbum de Raul. Não raro ouvimos reclamações dessa gente que o disco seria fraco, nada memorável, uma bobagem.

Bom, bobagem eu digo de quem fala que esse disco do Raul Seixas é bobagem. Vamos dar a César o que e de César. Aqui está um dos momentos mais lembrados da carreira do cantor, o clássico absoluto "Eu Também Vou Reclamar", onde Raul aproveita para tirar sarro das músicas da MPB daquela época. O alvo era obviamente Caetano Veloso. Outra faixa muito subestimada, que considero uma das melhores dessa safra de Raul é a música "As Minas do Rei Salomão". E o que podemos dizer de "Meu Amigo Pedro"? Essa Raul compôs para seu irmão que vivia lhe criticando. Raul resume tudo ao dizer que eles vão para o mesmo lugar - provavelmente dizia que todos iriam morrer de todo jeito, iam para o mesmo túmulo, teriam o mesmo fim. Filosofia pura! Por fim, para provar que é um ótimo disco ainda há no repertório a bonita "Ave Maria da Rua", uma das preferidas de Paulo Coelho. Então, com tantas canções marcantes não há porque criticar tanto esse disco. E tenho dito.

Raul Seixas - Há 10 Mil Anos Atrás (1976)
Canto para minha Morte
Meu Amigo Pedro
Ave Maria da Rua
Quando Você Crescer
O Dia da Saudade
Eu Também Vou Reclamar
As Minas do Rei Salomão
O Homem
Os Números
Cantiga de Ninar
Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Rock in Rio - Nacional

Comprei esse vinil na época de lançamento original, em 1985. O primeiro Rock in Rio foi realmente algo fenomenal em termos de Brasil. Em um país onde poucas atrações internacionais vinham tocar, o Rock In Rio abriu todas as portas de nosso mercado para artistas internacionais. Dois discos foram lançados, um apenas como música internacional e outro com os artistas nacionais. Era prache da gravadora Som Livre e ao que parece aqui eles usaram a mesma fórmula que era usada nas trilhas sonoras das novelas.

Para quem é fã de qualquer um dos artistas que estão nessa coletânea devo dizer que o interesse será pouco. Todas as versões desse LP são as versões oficiais dos discos desses artistas. Tudo batido, nada de novo ou original. Se pelo menos as versões tivessem sido gravadas ao vivo, durante o festival, esse vinil teria muito mais valor, seria peça de colecionador. Porém não optaram por esse caminho. Ao invés disso o que temos são as mesmas versões de estúdio, sem nenhuma novidade. Assim não dá para ser feliz.

Rock in Rio - Nacional (1985)
Blitz
Lulu Santos
Barão Vermelho
Os Paralamas do Sucesso
Elba Ramalho
Gilberto Gil
Erasmos Carlos
Ney Matogrosso
Kid Abelha
Alceu Valença
Ivan Lins
Pepeu Gomes
Baby Consuelo
Moraes Moreira
Eduardo Dusek

Pablo Aluísio.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

The Kooks - Inside In, Inside Out

Entre a nova geração de bandas do Britpop o The Kooks tem se destacado. Com um som bem mais acústico do que qualquer outro grupo britânico, o grupo vem firmando sua própria identidade dentro do movimento criando um som interessante e bem produzido. Com apenas dois CDs já conseguiu chamar a atenção do público e critica no cenário da música dita alternativa européia. O grupo foi formado em Brighton e começou quase como uma brincadeira entre amigos da escola. Aos poucos a base da banda foi se formando nas diversas apresentações amadoras que o grupo foi realizando no circuito indie inglês. Da brincadeira nasceu um EP que virou sucesso entre a moçada mais alternativa o que acabou chamando atenção do poderoso selo Virgin. Com apenas dois trabalhos no mercado ainda é muito cedo para prever se o The Kooks vai efetivamente se firmar ou desaparecer como muitas bandas por aí. De qualquer forma é bom destacar o belo trabalho que desenvolveram nesse disco de estréia. Seu maior mérito foi justamente buscar uma sonoridade própria, sem cair nas armadilhas de tentar imitar a sonoridade de bandinhas do momento como o Arctic Monkeys (o grupo de fedelhos mais chato a surgir na história do Rock);

O CD tem duas faixas que valem a pena e estão acima da média. A primeira abre seu disco de estréia e se chama Seaside. Embora lembre um Keane com menos arranjo e pompa, a canção se destaca por ser singelamente produzida e mostrar que ainda há caminho para a beleza da ótima dobradinha voz / violão, algo que vem se perdendo completamente entre os novos grupos. Outra que se destaca é She Moves In Her Own Way. Esse tipo de levada, descompromissada e deliciosamente juvenil, vinha fazendo falta entre os roqueiros neófitos. Recentemente o The Kooks se apresentou no excelente programa Live From Abbey Road e demonstrou que já pode pertencer a um nicho onde apenas grandes bandas fincam seus pés. Tudo ainda é especulação sobre o futuro do The Kooks mas pelo menos esses garotos já provaram que podem voar mais longe, se vai valer a pena ou não apenas o tempo dirá.

The Kooks - Inside in, Inside Out - Seaside / See The World / Sofa Song / Eddie's Gun / Ooh La / You Don't Love Me / She Moves In Her Own Way / Matchbox / Naïve / I Want You / If Only / Jackie Big Tits / Time Awaits / Got No Love

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - Sucesso do Inconsciente

O João Penca e Seus Miquinhos Amestrados (que nome hein?) foi um grupo de rockabilly escrachado que até fez muito sucesso no Brasil durante os anos 80. Eu cheguei a ter dois discos deles naquela época, em vinil. Esse foi o primeiro que comprei. Olha, sinceramente, o João Penca se caracterizava por ter ótimos arranjos (bem ao estilo dos anos 50 mesmo), porém acompanhado de algumas das piores letras já escritas dentro do rock Brasil. Se fosse nos dias de hoje eles seriam cancelados tranquilamente. E esse tipo de situação está bem presente nesse álbum de 1989. Era mesmo de péssimo mau gosto as letras das versões de músicas americanas.

As piores letras podem ser encontradas em faixas como "Menino Justiceiro", "Larga Meu Pé", "A Surra" e "Johnny Pirou", onde a péssima letra destruiu um dos maiores clássicos da história do rock. "O Monstro Macho" provavelmente seria crime nos dias atuais, apesar da referência aos velhos filmes de terror soe até divertida. E o que dizer de um medley musical que eles próprios intitularam de "Merdley"? Olha, por mais escrachados que eles fossem, quase como um grupo de comediantes, não precisavam exagerar tanto, descer tanto, vamos convir. Eles mesmos desqualificavam nesse ponto a música que faziam. Diante disso quem vai defender? Foi humor? Se foi essa a intenção, eles poderiam ter sido mais sutis e menos na base da quinta série do primário.

João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - Sucesso do Inconsciente (1989)
Menino Justiceiro
Larga Meu Pé
A Surra
O Par
Matinê no Rian
O Velho Tubarão
Johnny Pirou
Cozinho de Noite
O Monstro Macho
S.O.S. Miquinhos (Merdley):
Namoradinha de um Amigo Meu
Esperto É o Coqueiro
Certo ou Errado
Rua Augusta
Vem Quente que Eu Estou Fervendo
Yellow River

Pablo Aluísio. 

domingo, 16 de janeiro de 2011

Raul Seixas - Novo Aeon

Esse disco pode ser considerado o terceiro álbum solo do cantor e compositor em sua nova fase na carreira. Não mais o produtor, mas sim o artista, se assumindo completamente. Foi o disco que também herdou a pressão de fazer o mesmo sucesso do álbum anterior, "Gita". O próprio Raul admitiu isso em entrevistas. A gravadora esperava a venda de um grande número de cópias, mas isso não aconteceu. As vendas foram fracas e a crítica especializada caiu em cima, malhando o disco de forma impiedosa. Com isso as relações de Raul Seixas com a gravadora Phillips, que já não eram boas, acabaram levando ao rompimento.

A dupla formada por Paulo Coelho e Raul Seixas retornou com novas músicas, mas sem o mesmo brilho de antes. Raul costumava dizer que eles tinham entre si uma "inimizade íntima" e essa tensão acabou se refletindo no disco. Pelo menos há alguns clássicos no repertório do álbum. O maior sucesso veio com a excelente "Tente Outra Vez", uma injeção de ânimo e otimismo perante o fracasso. Uma bela letra, bem positiva. "A Maçã" também se tornou um sucesso, no ritmo de balada romântica despudorada. Já "Rock do Diabo"  mais parecia uma brincadeira de Raul em cima da velha ideia dos conservadores quadradões de que "o rock era coisa do Diabo". Para Raul Seixas era isso mesmo, eles estavam cobertos de razão! O Diabo era o pai do Rock!

Raul Seixas - Novo Aeon (1975)
Tente Outra Vez
Rock do Diabo
A Maçã
Eu Sou Egoísta
Caminhos
Tu És o MDC da Minha Vida
A Verdade Sobre a Nostalgia
Para Noia
Peixuxa (O Amiguinho dos Peixes)
É Fim de Mês
Sunseed
Caminhos II
Novo Aeon

Pablo Aluísio.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Giants Of Rock´n´Roll

Estava preparando um novo texto para o blog de Elvis Presley e sai em busca de algum material com Bill Haley para ouvir. No fundo de uma caixa acabei me deparando com esse "Giants Of Rock ´n´Roll" um CD que tenho há muitos anos e que nem me lembrava mais de sua existência. Comprei há 20 anos atrás numa pequena loja de minha cidade. "Giants" reúne 4 grandes nomes do surgimento do Rock em um só lançamento. Obviamente se trata de um bootleg, um lançamento não oficial, de um selo que nunca ouvi falar antes (provavelmente de fundo de quintal). A despeito de sua origem bastarda não deixa de ser uma boa dica para quem estiver com curiosidade de ouvir como soava o Rock ´n´Roll em suas origens. Por definição odeio coletâneas por serem produtos sem qualquer profundidade ou relevância mas abrirei uma pequena exceção aqui recomendando o título para os marinheiros de primeira viagem. As gravações são todas originais, oficiais, da época de seus lançamentos. 

Só grandes sucessos. Na década de 1950 todos esses artistas lançavam suas melhores músicas em singles (compactos de vinil com uma música no Lado A e outra no Lado B). Era um tipo de produto muito charmoso, de fácil venda, baratos e que rendiam um dinheiro imediato aos cantores e às gravadoras. Também eram de produção muito barata, sem grandes riscos, o que ajudava muito no surgimento de novos talentos. Até um caminhoneiro pobre como Elvis Presley tinha grana para lançar a sorte gravando um disquinho desses! Voltando ao CD aqui temos canções interligadas de Jerry Lee Lewis, Little Richard, Bill Haley e Chuck Berry. Todos grandes nomes, grandes mitos da primeira geração roqueira norte-americana. Gosto muito dessas primeiras faixas de Chuck Berry. Seu rock cru, sem firulas, fundado em letras maliciosas e sacanas e eram a alma dessas primeiras gravações do novo ritmo que surgia nas paradas. Jerry Lee Lewis também aqui surge com o melhor de seu repertório, pouco antes de se envolver com sua prima menor de idade o que lhe custaria a fama e o sucesso. Bill Haley, o "tiozão" do Rock também está no título com sua "Rock Around The Clock" e "See You Later Alligator", uma pequena pérola de seu set list. Fechando o festival revival "Little Richard" a contradição em pessoa. Homossexual e religioso, estridente e harmônico, negro e desafiador, o cantor marcou definitivamente o Rock em sua era jurássica. Enfim, comece com CDs com esse, depois vá se aprofundando com os discos oficiais desses artistas. Sem dúvida será uma bela experiência conhecer ou revisitar tantos talentos desse quarteto realmente fantástico!  

The Giants Of Rock ´n´Roll / Jerry Lee Lewis (Whole Lotta Shakin' Goin' On, Great Balls Of Fire, Breathless, High School Confidencial, Drinkin' Wine Spo-de-o-de) Bill Haley (Rock Around The Clock, Shake Rattle and Roll, ABC Boogie, Razzle-Dazzle, See You Alligator) Litte Richard (Long Tall Sally, The Girl Can´t Help, Rip It Up, Lucille, Good Golly Miss Molly) Chuck Berry (Maybelline, Roll Over Beethoven, Rock and Roll Music, Sweet Little Sixteen, Johnny B. Goode)  

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cazuza - Exagerado

Esse álbum foi gravado pelo Cazuza depois que ele deixou o Barão Vermelho. Ele queria fazer outro tipo de som, flertar com outras sonoridades. Os caras do Barão só queriam continuar naquela mesma coisa, gravando aquele tipo de som mais básico e juvenil da geração do Rock Brasil. Então, como novato em sua carreira solo, o Cazuza gravou esse seu primeiro disco completamente autoral. Eu acho um LP fraco. Veja, não quero desmerecer o talento e a importância do Cazuza e tudo o que ele representou naquela geração, mas sob um ponto de vista bem objetivo considero um disco bem fraquinho. Tem poucos momentos dignos de aplausos.

Tem uma boa música título que fez bastante sucesso nas rádios, a própria "Exagerado". Boa música, bem comercial. Quem viveu os anos 80 certamente conhece muito.  Tem uma obra-prima absoluta chamada "Codinome Beija-Flor", linda melodia, bela letra, mostrando o que ele de melhor conseguia produzir e compor. Porém tirando essas duas faixas o resto é bem ruinzinho. Nenhuma das demais faixas me convenceram. Algumas apelam para vulgaridades desnecessárias como "Só as Mães São Felizes". Outras apresentam letras bem abaixo da média. Pelo que fez e pelo que representou, esse disco não estava mesmo à altura do próprio Cazuza.

Cazuza - Exagerado (1985)
Exagerado
Medieval II
Cúmplice
Mal Nenhum
Balada de um Vagabundo
Codinome Beija-Flor
Desastre Mental
Boa Vida
Só as Mães São Felizes
Rock da Descerebração

Pablo Aluísio.