sexta-feira, 2 de junho de 2000

Pentathlon - Uma Disputa Mortal


Pentathlon - Uma Disputa Mortal
Mais um filme dos anos 90 estrelado pelo brutamontes Dolph Lundgren! Lançado em 1994, dirigido por Bruce Malmuth. Aqui há um diferencial dos filmes de ação de rotina do ator naquela época. O fator diferente vem do esporte, pois o protagonista é um desportista de alto nível. Na história um medalhista de ouro olímpico foge para a liberdade nos EUA, apenas para ser rastreado por seu ex-treinador sádico. Um filme apenas razóavel, mas que dá para assistir numa boa. 

Pablo Aluísio. 

Fuga Mortal


Fuga Mortal
Depois de Rocky IV, o brutamontes Dolph Lundgren emplacou uma série de filmes de ação, meras produções B, muitas delas lançadas diretamente no mercado de vídeo VHS. Essa é uma delas, lançada em 1993, com direção de Vic Armstrong. Nesse filme o musculoso loiro interpreta um fugitivo da prisão. Ele foi preso injustamente e agora quer vingança contra o homem que o colocou nessa armadilha penal e potencialmente mortal. E na fuga ele acaba fazendo de refém um policial, o que não vai lhe ajudar em nada na sua busca por justiça e vingança. Filme originalmente intitulado de "Joshua Tree". 

Pablo Aluísio.  

quinta-feira, 1 de junho de 2000

Conflitos no Inverno


Conflitos no Inverno
Na década de 1930, nos Apalaches, um relojoeiro viúvo se apaixona por uma mãe solteira e se vê no meio de uma longa disputa entre dois clãs. Intitulado originalmente de "Winter People" esse filme foi lançado em 1989. contava no elenco com Kurt Russell, Kelly McGillis e Lloyd Bridges. Direção de Ted Kotcheff. Apesar dos nomes envolvidos segue sendo um filme pouco conhecido. 

Pablo Aluísio. 

Sedução

Sedução
O dono de um hotel em Miami corre perigo ao se envolver romanticamente com a esposa de um general deposto da República Dominicana, onde ele lutou muitos anos atrás. Lançado originalmente como "Cat Chaser" no ano de 1989, com direção de Abel Ferrara. O elenco contava com Peter Weller, Kelly McGillis, Charles Durning. Thriller erótico soft com abordagem de suspense e ação. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 3 de maio de 2000

Roberto Carlos em Ritmo de Aventura


Roberto Carlos em Ritmo de Aventura
Esse filme foi produzido nos anos 60. O Roberto Carlos já era um dos cantores mais populares do Brasil, então ir para o cinema parecia ser um caminho natural a seguir. Roberto, que nunca se considerou um ator, pediu que o filme fosse algo na linha dos filmes dos Beatles, ou seja, muita música, muita diversão, mas sem essa de trazer um roteiro pretensioso ou algo do tipo. E esse filme foi bem nessa linha mesmo. A história não faz muito sentido, sendo apenas uma desculpa para o Roberto Carlos sair cantando cada uma das músicas da trilha sonora (sendo algumas delas clássicas do repertório do cantor, é bom frisar). Enfim, se você é fã do artista não deixe de ver, agora se essa não for sua praia, bicho, procure por alguma outra coisa para ver. É uma brasa, mora! 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 2 de maio de 2000

Já Não Se Faz Amor Como Antigamente


Já Não Se Faz Amor Como Antigamente
Filme com uma das mais famosas gostosas das pornochanchadas brasileiras dos anos 70. Estou me referindo à Matilde Mastrangi, uma bela mulher. O filme foi lançado em 1976 e foi dirigido por Anselmo Duarte. Não deixa de ser uma grande surpresa ver o cineasta de "O Pagador de Promessas" envolvido em uma produção popularesca como essa! De qualquer forma, só ele poderia explicar porque se envolveu com algo desse nível. De qualquer forma vale o registro do cinema brasileiro sendo bem picante em plena ditadura militar! O elenco ainda trazia Lucélia Santos, John Herbert, Laura Cardoso, Vera Gimenez e até o Chacrinha! Quem poderia imaginar...

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 1 de maio de 2000

O Trapalhão na Ilha do Tesouro


O Trapalhão na Ilha do Tesouro
Sim, eu fui criança nos anos 70, então me lembro perfeitamente desse filme. Esse é aquele tipo de produção nacional que só fazia sentido dentro do contexto daquela época. Revendo hoje em dia ficamos pasmos como um filme tão ruim e mal produzido fazia tanta bilheteria nos cinemas. É algo inegável, os filmes dos Trapalhões lotavam as salas de cinemas por todo o país, fazendo a festa dos donos desses estabelecimentos comerciais. Pena que hoje em dia sejam tão fracos numa revisão. Era um cinema muito popular, mas que não resistiu ao tempo. Assim não há como negar, não era um bom cinema nacional. Era comercialmente bem sucedido e apenas isso. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 5 de abril de 2000

Se Versalhes Falasse...


Se Versalhes Falasse...
Versalhes começou como uma casa de caça construída por Louis XIII. Quem transformou essa casa no mais luxuoso palácio da Europa foi Louis XIV. Esse filme mostra o requinte dessa construção maravilhosa. É um musical, com toques de comédia e humor. Mas tem também um pouco de história e drama. O elenco conta com Claudette Colbert, Michel Auclair, Jean-Pierre Aumont e Jean-Louis Barrault. A direção ficou a cargo de Sacha Guitry e o filme chegou nas telas de cinema pela primeira vez em 1954.

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 4 de abril de 2000

Tudo Isto e o Céu Também


Tudo Isto e o Céu Também
All This, and Heaven Too, 1940
Direção: Anatole Litvak
Roteiro: Rachel Field, Casey Robinson
Elenco: Bette Davis, Charles Boyer, Jeffrey Lynn
Sinopse: O comportamento irracional de uma duquesa em relação à governanta de seus filhos desencadeia eventos trágicos que mudarão a vida de sua família para sempre.

Pesquisa: Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 3 de abril de 2000

A Lenda de Enéas

Título no Brasil: A Lenda de Enéas
Título Original: La leggenda di Enea
Ano de Lançamento: 1962
País: Itália
Estúdio: Mercury Films
Direção: Giorgio Venturini
Roteiro: Publius Vergilius, MaroAlbert Band
Elenco: Steve Reeves, Giacomo Rossi Stuart, Carla Marlier

Sinopse: 
Enéias lidera fugitivos da Guerra de Troia para novas terras na Itália e deve lidar com novas ameaças ao seu povo.

Comentários:
Mais um filme com o brutamontes Steve Reeves. O cinema italiano estava a todo vapor na época. O que me chamou mais atenção nesse filme é a direção de arte. As armaduras, por exemplo, são bem diferentes. Não se parecem em nada com outros filmes da época. E de beleza na arte, vamos convir, os italianos sabiam tudo. Desde a era da renascença é bom lembrar. 

Pablo Aluísio.