sábado, 20 de janeiro de 2024

Shameless - Décima Primeira Temporada

Shameless - Décima Primeira Temporada
Como termina a série Shameless? Pois é, depois de 11 temporadas a série finalmente chegou ao seu final. A pandemia parece ter contribuído para isso, uma vez que as filmagens dos últimos episódios foram meio conturbadas, com elenco e equipe técnica trabalhando com dificuldades. Mas vamos ao desfecho da história. Segura que vem spoiler por aí. Os episódios finais, trazem, como era esperado, os eventos que vão anteceder a morte de Frank Gallagher (William H. Macy). Anos de alcoolismo cobraram seu preço. Ele está com demência e com os dias contados. Eu gostei da cena final, após ele morrer. Sua alma paira sobre a velha Chicago, onde não há mais arrependimentos. Além do mais ele deixa claro que viveu como quis e isso foi o mais importante. Father Frank, Full of Grace é justamente o título irônico do último episódio da série exibido em abril de 2021. 

Já para os filhos que ficam, a batalha continua. Lip Gallagher (Jeremy Allen White) descobre que vai ser pai pela segunda vez pois a esposa está grávida de novo. Não é necessariamente uma boa notícia para um cara que está desempregado, sem ter onde morar com a mulher e os filhos. Por isso ele passa os últimos episódios tentando vender a velha casa da família de todo jeito. O que é uma péssima notíca para Debbie Gallagher (Emma Kenney), que é mãe solteira. Ela teme não apenas ficar sem ter onde morar como também ficar sem sua grande família, ficando abandonada com a pequena filha nos anos que virão. Ian Gallagher (Cameron Monaghan) resolve ir embora da zona oeste, indo morar na zona sul, onde só tem gente rica morando. Claro que ele não gosta muito e seu marido, o tosco Mickey Milkovich, fica louco para voltar para o velho caos do antigo bairro. E assim termina a série. O roteiro fica no meio do caminho, pois a casa não é vendida no final de tudo, mas fica a sensação que Lip vai tentar vendê-la depois, de qualquer jeito. E assim nos despedimos de todos os personagens. Eles se reúnem para assistir um carro pegando fogo no meio da rua. Mais Shameless do que isso, impossível. Então é isso, uma série que gostei muito de acompanhar por todos esses anos, só que é a tal coisa, nada é para sempre. Até as boas séries chegam ao final algum dia. 

Shameless - Décima Primeira Temporada (Estados Unidos, 2020) Direção: Christopher Chulack, Iain B. MacDonald, entre outros / Roteiro: John Wells, Paul Abbott, Corina Maritescu, entre outros / Elenco: William H. Macy, Jeremy Allen White, Ethan Cutkosky / Sinopse: Temporada final da série Shameless.  Nos episódios finais Frank finalmente encara seu final, mas não sem antes se envolver em muito problemas e confusões por toda a Chicago. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Meu Cunhado é um Vampiro

Meu Cunhado é um Vampiro
Esse filme brasileiro virou notícia nos portais da internet e nos telejornais da televisão porque ele conseguiu um feito e tanto na Netflix. Ficou em primeiro lugar em vários países mundo afora entre os mais assistidos! Para um filme falado em português é realmente algo digno de admiração! E o que podemos dizer dessa comédia ao melhor estilo "terrir", ou seja, um terror para rir? Olha, a despeito de certos probleminhas, é um filme dos mais simpáticos. Eu mesmo dei algumas risadas com o quadro geral de nonsense absurdo em que se passa a história. Até mesmo os vampirões ao modo trash que aparecem depois, não conseguiram estragar o filme.
 
O ator Leandro Hassum interpreta esse jogador de futebol aposentado do Vasco (logo esse time!) que passou a vida toda sendo acusado de ter entregado um jogo pro Flamengo. Só que o tempo passou, ele agora está no melhor estilo paizão e ganha uns trocados fazendo podcast para o Youtube. A vida vai levando, até que chega seu cunhado, um tipo bonitão, jovial e folgado, que logo chama sua atenção por ter um comportamento, digamos, fora dos padrões. Não vou me alongar muito na descrição da história porque isso iria estragar certas surpresas. Diria apenas que essa comédia é uma espécie de "A Hora do Espanto" carioca! Por mais estranho que isso tudo possa parecer!

Meu Cunhado é um Vampiro (Brasil, 2023) Direção: Ale McHaddo / Roteiro: Paulo Cursino, Sergio Martorelli / Elenco: Leandro Hassum, Edson Celulari, Antônio Fragoso, Eliezer Motta, Romulo Arantes Neto / Sinopse: Um sujeito aposentado no futebol precisa lidar com a chegada de seu cunhado, que ficou muitos anos na Europa, sem dar notíciais. Ele parece ser o mesmo folgado de sempre, mas definitivamente tem algo errado com aquele cara! 

Pablo Aluísio.

Joe e as Baratas

Título no Brasil: Joe e as Baratas
Título Original: Joe's Apartment
Ano de Lançamento: 1996
País: Estados Unidos
Estúdio: MTV
Direção: John Payson
Roteiro: John Payson
Elenco: Jerry O'Connell, Megan Ward, Billy West

Sinopse:
Um jovem sem grana se muda para Nova Iorque. Como não tem onde cair morto acaba alugando um apartamento bem ruinzinho, um verdadeiro muquifo infestado de baratas e para sua supresa ele descobre que elas são capazes de dançar e cantar, como se estivessem em um um show da Broadway. 

Comentários:
A MTV foi o canal jovem dos anos 90. Era algo inovador, um canal de programação exclusiva para a juventude, passando música e clips 24 horas por dia. O sucesso foi tão grande que eles migraram e investiram também no cinema. Assim foi feito esse primeiro longa-metragem da MTV. Dizia-se que era um filme muito legal e bem humorado, inclusive com muito humor negro, afinal era estrelado por um monte de baratas! Eu assisti na época embalado pela hype toda que foi criada, mas sendo bem sincero, já naqueles anos não gostei nada do que vi. Achei um filme boboca, sem graça e que provavelmente só iria agradar mesmo aquele tipo de adolescente meio desmiolado que passava o dia inteiro ouvindo bandas de heavy metal. Assim conferi, assisti e não gostei. E eu nunca mais perderia meu tempo em rever essa bobagem teen dos anos 90. Uma vez já bastou! 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Maestro

Maestro 
O filme se propõe a contar a história do maestro Leonard Bernstein. Bom, se você gosta de cinema vai saber quem é ele, pois escreveu algumas das trilhas sonoras mais marcantes da sétima arte. Só que sua carreira jamais se resumiu a isso. Ele era mesmo um grande nome no mundo da música clássica, tendo sido um compositor de renome, muito elogiado por seu trabalho musical ao longo de décadas trabalhando nesse meio. O roteiro conseguiu conciliar sua história pessoal com sua trajetória profissional. Assim acompanhamos não apenas sua ascensão regendo grandes orquestras, mas também aspectos de sua vida pessoal, familiar e íntima. 

Ele se casa com uma boa e doce esposa que lhe dá filhos amorosos. Tudo parecia correr muito bem nesse núcleo familiar. Mas havia um detalhe para borrar a fotografia de família em comerciais de margarina. Ele era na realidade bissexual. Enquanto foi levando esse seu lado escondido de sua esposa as coisas transcorreram sem maiores problemas, embora ela obviamente desconfiasse de certos comportamentos do marido. A coisa só desandou mesmo quando ele, já bem coroa e de cabelos brancos, se apaixonou por um bofe jovem e garotão. E ele decidiu trazer o namorado e amante para dentro de sua casa, para conviver inclusive com seus filhos. Imagine o drama dessa pobre mulher depois que isso aconteceu! Uma barra enfrentar uma situação constrangedora dessas! E para turvar ainda mais a situação ela acabou sendo diagnosticada com um câncer terminal. Enfim, já deu para ter uma boa ideia do drama e da história do filme. 

De minha parte gostei de praticamente tudo, do elenco, da reconstituição de época e até mesmo do bom roteiro, que surge bem escrito e coeso. Esse é um daqueles filmes feitos para ganhar muitos prêmios na noite do Oscar, mas a coisa toda parece que azedou depois que o ator e diretor Bradley Cooper resolveu falar algumas abobrinhas por aí. Reclamou que não foi premiado no Globo de Ouro. Falou mal dos vencedores. Pegou muito mal tudo que andou dizendo. E como o Oscar é um prêmio de votação, ele provavelmente vai ficar sem ganhar nada daqui pra frente. Assim penso que o filme vai acabar sendo indicado, mas sem vencer em nenhuma categoria importante. Como se diz por aí, em boca fechada não entra mosquito. Uma pequena licção que Bradley Cooper ainda parece não entender direito. 

Maestro (Maestro, Estados Unidos, 2023) Direção: Bradley Cooper / Roteiro: Bradley Cooper, Josh Singer / Elenco: Bradley Cooper, Carey Mulligan, Matt Bomer / Sinopse: O filme mostra a história do compositor e maestro Leonard Bernstein. Enquanto sua carreira profissional se torna cada vez mais gloriosa, seu casamento afunda, por causa de sua paixão por homens mais jovens. Ele era na realidade bissexual, o que colocou sua esposa em uma situação muito delicada. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Cavalo de Guerra

Eu adoro filmes clássicos, antigos, com todos aqueles grandes valores morais que hoje soam ultrapassados para as novas gerações. Esse "Cavalo de Guerra" me pareceu uma tentativa por parte de Steven Spielberg em reviver aquele tipo de cinemão dos anos 30, 40 e 50. Eu torci pelo filme durante suas duas horas e meia de duração, realmente quis gostar da produção mas tenho que confessar que ao final fiquei ligeiramente desapontado. O problema de "Cavalo de Guerra" em minha opinião não é de direção (Spielberg continua o mestre de sempre) e nem de produção (o filme tem, como não poderia deixar de ser, produção de luxo com tudo o que o dinheiro pode comprar). 

A grande falha aqui é realmente do roteiro. A trama é dispersa demais, o foco é inteiramente colocado em cima do animal e os personagens humanos nunca são bem desenvolvidos ou construídos. Como o cavalo vai passando de mão em mão durante o filme não temos tempo de criar vínculo com seus donos - mal nos acostumamos com alguns deles e de repente o Cavalo é passado para frente, vendido, trocado ou capturado por tropas, sejam inglesas ou alemãs. Sem personagens humanos fortes para nos identificarmos acabamos perdendo um pouco o interesse sobre o que acontece em cena.

Além da falta de bons personagens humanos o filme também sofre da falta de bons e marcantes atores. O elenco é supostamente liderado por Jeremy Irvine mas esse ator é tão sem carisma, tão inexpressivo que acabamos perdendo até mesmo a noção de sua existência no filme. Lá pela parte final quando ele retorna até levamos um pouco de tempo para reconhecer ele de novo - de tão apática que é sua participação. Spielberg também comete erros básicos de biologia. O cavalo Joey parece ter sentimentos humanos, com atos de bravura, de coragem, coisas que soam fora de propósito em um animal irracional. Como eu disse, focar tudo em cima dele não foi uma boa ideia. Enfim, é isso. O produto é muito bonito, bem agradável de ver, mas o diretor esqueceu que o público tem que ter algum personagem humano para criar vínculo, sem isso tudo soa vazio e sem cumplicidade por parte do espectador. Definitivamente não é nem de longe um dos melhores trabalhos do famoso diretor.

Cavalo de Guerra (War Horse, Estados Unidos, 2011) Direção: Steven Spielberg / Roteiro: Lee Hall e Richard Curtis / Elenco: Jeremy Irvine, Emily Watson, David Thewlis e Benedict Cumberbatch / Sinopse: Cavalo é enviado para o front da I Guerra Mundial, passando por diversos donos e vivendo muitas aventuras.

Pablo Aluísio.

O Justiceiro

Título no Brasil: O Justiceiro
Título Original: The Punisher
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Lions Gate Films, Marvel Enterprises
Direção: Jonathan Hensleigh
Roteiro: Jonathan Hensleigh, Michael France
Elenco: Thomas Jane, John Travolta, Ben Foster, Samantha Mathis

Sinopse:
Frank Castel (Thomas Jane) acaba tendo que lidar com a morte de sua esposa e filha. Inconformado pela falta de resultados por parte das autoridades resolve ele mesmo trazer justiça para as ruas da América. Disposto a varrer o crime da sociedade assume a identidade do Justiceiro, para isso porém terá que passar por cima de vilões ricos e poderosos, como o infame Howard Saint (John Travolta), que apesar do nome não tem nada de santo.

Comentários:
Esse personagem de segundo escalão da Marvel ainda não encontrou seu filme definitivo e olha que não foi por falta de tentativas. Embora muitos não gostem devo admitir que até gosto da versão realizada em 1998 com Dolph Lundgren no papel do justiceiro Frank Castle. O problema é que naquela época ainda não havia a moda da transposição dos personagens Marvel para o mundo do cinema. O filme é modesto mas bom, temos que admitir. Já esse aqui contou com um orçamento bem mais generoso, a ponto inclusive de ter um elenco de apoio de luxo com John Travolta brincando de vilão e Ben Foster, ótimo ator, dando uma canja com seu talento. Até achei acertado a escolha de Thomas Jane como o Justiceiro. Ele até pode não ser muito forte fisicamente mas tem cara de durão e poucos amigos, algo conveniente para seu personagem. O filme certamente poderia ter sido bem melhor, com um roteiro mais caprichado e menos apelações em relação aos clichês do gênero mas do jeito que ficou até que não está tão mal, vale a pena dar uma espiada.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

A Menina que Matou os Pais: A Confissão

Título no Brasil: A Menina que Matou os Pais: A Confissão 
Título Original: A Menina que Matou os Pais: A Confissão
Ano de Lançamento: 2023
País: Brasil
Estúdio: Santa Rita Filmes
Direção: Mauricio Eça
Roteiro: Ilana Casoy, Raphael Montes
Elenco: Carla Diaz, Leonardo Bittencourt, Allan Souza Lima, Kauan Ceglio, Bárbara Colen

Sinopse:
Terceiro filme sobre o caso de Suzane Von Richthofen. jovem que ao lado de seu namorado e do irmão dele, participou dos assassinatos de seus próprios pais em um bairro de classe média alta em São Paulo. Nesse filme o foco vai para as primeiras investigações sobre o crime, tudo resultando na solução dos assassinatos e na confissão dos envolvidos. 

Comentários:
Eu gostei dos dois primeiros filmes, apesar deles serem baseados nas versões dos criminosos. Agora temos mais uma produção, só que tudo visto em um ângulo mais objetivo da questão. E isso foi muito bom para o roteiro e para o desenvolvimento dos acontecimentos. E aqui também temos informações bem importantes, como por exemplo, o fato de que a polícia ficou desconfiada desde o primeiro momento, desde que chegou pela primeira vez na casa, logo após os crimes. Não é para menos, Suzane e os irmãos Cravinhos tentaram mesmo montar uma cena falsa do que seria um assalto, mas como eram amadores nesse tipo de situação, acabaram deixando mais pistas dos próprios envolvimentos do que qualquer outra coisa. Então foi mesmo uma questão de tempo para solucionar tudo. E a chave que trouxe solução para o crime, que fez mesmo a casa cair, foi a compra por parte do Christian Cravinhos de uma moto possante e novinha, tudo com o dinheiro (os dólares) que havia levado da casa de Suzane. A partir daí não houve mais saída. Enfim, se você gostou dos dois primeiros filmes pode ver esse terceiro sem nenhum receio. Tem a mesma qualidade cinematográfica dos anteriores. 

Pablo Aluísio.

Sargento Getúlio

Título no Brasil: Sargento Getúlio
Título Original: Sargento Getúlio
Ano de Lançamento: 1983
País: Brasil
Estúdio: Embrafilme
Direção: Hermanno Penna
Roteiro: Hermanno Penna, Flávio Porto
Elenco: Lima Duarte, Luiz A. Barreto, Fernando Bezerra, Amaral Cavalcante, Marieta Fontes

Sinopse:
Na década de 1940, um sargento chamado Getúlio (Lima Duarte) recebe a ordem de escoltar um preso político de Paulo Afonso até Aracaju, no nordeste brasileiro. Durante a viagem, há uma mudança no Governo e ele recebe a ordem de libertar o preso. Mas ele decide ir até o fim, afundando em uma estranha obsessão pessoal.

Comentários:
Lima Duarte não é um ator brasileiro comum. Esse artista é um monumento da cultura nacional e deveria ser sempre reverenciado por sua bela carreira, tanto na televisão como também no cinema. Esse filme aqui sempre será um dos mais lembrados de sua filmografia. Eu pessoalmente gosto muito. Gosto pela coragem, gosto pela ousadia e pela originalidade. Não podemos nos esquecer que esse filme foi rodado e lançado em plena época dos generais ditadores no poder do Brasil, ou seja, na violenta ditadura militar. Outro aspecto digno de nota é que os filmes brasileiros dos anos 70 e 80 tinham muita personalidade. É costume hoje em dia falar mal, entretanto artisticamente esses filmes eram bem melhores do que os que são feitos atualmente no Brasil. Tinham mais relevância social e cultural. 

Pablo Aluísio.