domingo, 8 de fevereiro de 2026

Roma Antiga: A Escandalosa Vida do Imperador Heliogábalo

Quando o jovem Heliogábalo se tornou imperador do poderoso Império Romano, a elite tradicional ficou bem desconfiada. Embora ele tivesse linhagem para ser o novo imperador, o rapaz era na verdade desconhecido em Roma. Ele havia sido criado em terras estrangeiras e ninguém na cidade eterna o conhecia de verdade. Sua subida ao poder só era explicada por uma intrigada rede em sua árvore genealógica. E como algumas vezes acontecia em monarquias, ele acabou herdando o poder. A desconfiança da classe Patrícia (formada pelas famílias nobres de Roma) logo se revelaria certeira. Heliogábalo era muito desequilibrado! Psicológos modernos estudando suas atitudes acreditam que ele sofria de um transtorno psicológico conhecido pela sigla TOD (Transtorno Opositivo Desafiador). Esse transtorno faz com que a pessoa seja sempre do contra, tentando destruir todas as bases da sociedade. Qualquer conselho sensato era violentamente negado pelo jovem imperador que começou a desafiar abertamente os valores da sociedade romana. 

Ele promoveu orgias em templos religiosos, se vestia como mulher e no ato de supremo desafio contra as elites romanas decidiu que iria se casar com um escravo! Era o fim da picada para os romanos. Imagine presenciar um imperador vestido de mulher, sendo submisso (ou submissa) a um escravo, que estava na base completa da sociedade em Roma, pois o escravo sequer era considerado uma pessoa naqueles tempos antigos, mas sim um bem, um objeto de propriedade de seu senhor. 

Heliogábalo passou a exigir que fosse chamado de senhora, imperatriz e não imperador! E passou até mesmo a apanhar de seu marido (escravo) na frente de todos. Certa vez, seu escravo, em uma cerimônia pública, deu uns tapas no imperador! Depois mandou que Heliogábalo se abaixasse perante ele, em posição de dominação! Todos ficaram chocados com tudo aquilo! 

Diante de tantas afrontas para a mentalidade de Roma, a elite logo deu autorização para o exército romano dar cabo da vida do imperador. Primeiro foi capturado seu marido, o escravo. Não tardou para que os soldados o colocassem numa cruz romana, para que morresse em agonia e fosse devorado por aves de rapina e cães selvagens, fora dos muros da cidade. Heliogábalo foi caçado por seus próprio legionários, depois de capturado teve a cabeça decepada e no último ato de humilhação seu corpo foi jogado nos esgotos do rio Tibre. Esse tipo de execução era reservada para os piores criminosos. Foi o fim daquele que foi considerado em sua época o pior imperador romano da história. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Parece que quando se fala de imperadores romanos, fora o Augustus, se salvaram muito poucos. Um pior que o outro.

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos imperadores romanos enlouqueceram com o poder absoluto sobre o mundo conhecido. Algo que serviria de base teórica para os textos dos iluministas.

    ResponderExcluir