segunda-feira, 13 de abril de 2015

Rapa Nui

Desde o começo do desenvolvimento da literatura romântica na Europa (e no Brasil, por tabela) temos a figura do indígena bem idealizado, romanceado e totalmente distante da realidade. Agora junte esse tipo de estética com a história pouco conhecida de toda uma civilização que simplesmente sumiu da noite para o dia e você entenderá um filme como "Rapa Nui". Aqui há uma tentativa de descrever como vivia esse povo da distante Ilha da Páscoa. O problema é que não existem artefatos arqueológicos suficientes para tentar reconstruir seu estilo de vida e sua cultura. No vácuo da história os roteiristas acabaram trazendo de volta o índio dos velhos enredos românticos do século XVIII.

Embora seja uma produção muito bem realizada não temos como fugir da conclusão que o filme em si é uma grande bobagem do ponto de vista histórico. Os selvagens de "Rapa Nui" desfilam valores e conceitos que obviamente ficam mais certos na pele de um europeu ou de um americano do século XX. Os diálogos, seus sentimentos e seus princípios culturais são mera ficção. De bom mesmo apenas o clima de aventura exótica que parece ter sido o grande incentivo para a realização dessa obra cinematográfica. Assista, se divirta, mas nunca o leve muito à sério, porque "Rapa Nui" definitivamente não foi feito para isso. Filme indicado ao prêmio da Political Film Society.

Rapa Nui (Rapa Nui, Estados Unidos, 1994) Direção: Kevin Reynolds / Roteiro: Kevin Reynolds, Tim Rose Price / Elenco: Jason Scott Lee, Esai Morales, Sandrine Holt / Sinopse: Uma drama de ficção passada na Ilha da Páscoa antes do desaparecimento dessa civilização.

Pablo Aluísio.

O Jornal

Ficou encantado com o show de interpretação de Michael Keaton em "Birdman"? Que tal conhecer um filme bem mais obscuro de sua carreira? Esse "The Paper" caiu no esquecimento, mas é um bom filme, procurando retratar uma caótica redação de um jornal americano. Claro que o tom é bem áspero, mostrando personagens muitas vezes movidos por interesses mesquinhos e nada éticos. Cada um na verdade tenta passar a perna no outro, puxando seu tapete. O roteiro é ágil, com os diálogos sendo despejados em velocidade, quase como uma metralhadora giratória. Na verdade o tom é quase teatral pois a maior parte do filme se passa mesmo entre quatro paredes.

O roteirista David Koepp começou a escrever o texto pensando em uma peça de teatro, mas depois quando foi convidado pelo diretor Ron Howard para trabalhar ao seu lado, descobriu que sua estória poderia também render um bom filme - e rendeu de fato! A bilheteria foi modesta (o filme nem chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros), mas para surpresa de muita gente a produção conseguiu arrancar uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Canção Original com a simpática "Make Up Your Mind" de Randy Newman. Assim deixo a dica para os cinéfilos em geral. "O Jornal", uma prova que Keaton sempre foi um ator talentoso, com muitos recursos dramáticos.

O Jornal (The Paper, Estados Unidos, 1994) Direção: Ron Howard / Roteiro: David Koepp, Stephen Koepp / Elenco: Michael Keaton, Glenn Close, Robert Duvall, Marisa Tomei, Randy Quaid / Sinopse: A vida e o cotidiano de um jornal norte-americano, com os mais excêntricos jornalistas.

Pablo Aluísio.

domingo, 12 de abril de 2015

Adoro Problemas

Bem fraco esse "I Love Trouble". Julia Roberts já tinha certa fama quando estrelou essa fita metida a engraçadinha ao lado do mal humorado e rabugento Nick Nolte. Provavelmente tenha sido uma das duplas mais estranhas da história de Hollywood. Onde os produtores estavam com a cabeça mesmo quando resolveram unir os dois? Eles interpretam dois jornalistas, bem competitivos, que começam a disputar entre si as melhores notícias e os maiores furos de reportagem. Vale tudo para subir na carreira. A coisa toda vira uma obsessão furiosa quando ocorre uma tragédia, um descarrilamento de trem.

Eles então partem para o tudo ou nada, cada um querendo passar a perna no outro na cobertura do evento. Mesmo sendo fraquinho e datado, o filme hoje vale por algumas coisas. Uma delas é conhecer a estética das comédias românticas da época. Em minha opinião por mais bobinhas que fossem ainda conseguiam superar muita coisa que anda sendo lançado por aí. O outro bom motivo para rever esse filme vem da presença jovial de Julia Roberts. Ela está muito bonita no filme - e nada antipática, ou seja, o extremo oposto de hoje em dia. Os anos realmente deixam marcas complicadas nas vidas e personalidades das pessoas, vou te contar!

Adoro Problemas (I Love Trouble, Estados Unidos, 1994) Direção: Charles Shyer / Roteiro:  Nancy Meyers, Charles Shyer / Elenco: Nick Nolte, Julia Roberts, Saul Rubinek / Sinopse: Um casal se envolve numa situação bizarra, em uma cidade fora do comum.

Pablo Aluísio.

Equinox

Como vocês sabem eu estou aqui fazendo um resgate dos filmes que assisti nos últimos vinte anos. Assim estou publicando breves resenhas usando como guia um velho caderno de anotações onde escrevi os filmes que ia assistindo naquela época. Esse "Equinox" é um deles. Assisti pela primeira vez em 1995, segundo meus escritos. Demorei um certo tempo para me lembrar direito do filme. É um thriller de suspense com toques dramáticos que tem um enredo até bem interessante. Dois irmãos gêmero são separados assim que nascem. Um vira um sujeito honesto e íntegro, o outro se torna um gangster.

O primeiro tem uma personalidade tímida, já o segundo é tão expansivo que muitos pensam que ele tem algum tipo de problema mental. O destino que os separou os une novamente quando um jornalista investigativo e escritor descobre que eles são herdeiros de uma grande fortuna, pertencente a um nobre europeu muito rico que morreu. Aqui não há nem muita dificuldade em apontar o grande trunfo do filme: o ator Matthew Modine! Ele interpreta os dois irmãos e se sai maravilhosamente bem. Modine sempre foi um grande profissional, seu problema talvez tenha sido apenas a falta de maiores oportunidades na carreira. De qualquer maneira vale a lembrança desse esquecido e bom "Equinox".

Equinox (Equinox, Estados Unidos, 1992) Direção: Alan Rudolph / Roteiro: Alan Rudolph / Elenco: Matthew Modine, Lara Flynn Boyle, Fred Ward / Sinopse: Dois gêmeos se envolvem em uma situação surreal. Filme indicado a quatro categorias no Independent Spirit Awards.

Pablo Aluísio.

sábado, 11 de abril de 2015

Memórias de um Homem Invisível

Não se engane sobre isso, eu sempre gostei muito de Chevy Chase. Alguns dos filmes mais divertidos assistidos em minha adolescência foram estrelados por ele, como por exemplo, a engraçada franquia "Férias Frustradas" onde em tom de comédia ácida se era feita uma sátira impiedosa sobre o modelo e o estilo de vida da família suburbana monótona e patética da sociedade americana. Pois bem, se naquele tipo de papel ele era ideal, aqui as coisas já não parecem funcionar muito bem. A intenção original era a realização de um remake do clássico Sci-fi "O Homem Invisível". Os produtores porém decidiram de última hora que esse personagem tinha se tornado ridículo com o tempo e que era melhor mudar tudo, se realizando logo uma comédia pastelão e ponto final. Péssima ideia.

O filme não tem graça, não funciona como humor e os efeitos especiais - que são até muito bem feitos - se perdem em um mar de piadinhas que não abrem sequer um sorrisinho amarelo no espectador. Chase não sabe se está em um filme B dos anos 50 ou numa comédia escrachada. O roteiro na verdade foi remendado. Inicialmente foi escrito para ser uma refilmagem com um tom sério, que servisse como homenagem ao antigo clássico. Depois com a mudança de opinião dos produtores, houve a tentativa de transformar tudo em uma comédia maluca. O resultado se mostrou desastroso. Hoje, para se ter uma ideia, ninguém mais nem lembra da existência dessa produção. Por fim é bom destacar a presença da atriz Daryl Hannah no elenco. Na época em que o filme estava sendo feito ela namorava o filho de JFK, o que trouxe publicidade extra à produção. Nem isso porém salvou a fita de ser um grande fracasso de bilheteria em seu lançamento. Nesse caso o público acertou em suas escolhas.

Memórias de um Homem Invisível (Memoirs of an Invisible Man, Estados Unidos, 1992) Direção: John Carpenter / Roteiro: Robert Collector / Elenco: Chevy Chase, Daryl Hannah, Sam Neill / Sinopse: Um homem descobre a fórmula da invisibilidade. Algo que vai criar muitos problemas para ele e para outros ao seu redor.

Pablo Aluísio.

Uma Escolha, uma Renúncia

Nem sempre a lógica impera no mundo do cinema. Um exemplo temos aqui. Imagine reunir dois dos grandes símbolos sexuais do cinema americano em um mesmo filme. O que se esperaria de algo assim? Bom, no mínimo uma fita com alto teor de sensualidade e paixão. Certo? Errado. Na realidade "Uma Escolha, uma Renúncia" não consegue ser nem uma coisa, nem outra. O elenco tem Richard Gere e Sharon Stone. O público esperava que saísse faíscas desse encontro, mas nada deu muito certo. A química sexual que pode surgir entre duas pessoas é algo ainda não totalmente compreendido, nem pela ciência. O que tinha tudo para dar certo simplesmente não deu! Gere e Stone eram símbolos sexuais, em um bom momento em suas carreiras, mas ao invés de explodirem em sensualidade na tela só serviram mesmo para passar tédio ao público.

Na estória Richard Gere interpreta Vincent Eastman, um homem que precisa se decidir entre continuar com sua esposa de um casamento que já dura 16 anos ou se entregar a uma nova paixão avassaladora, com uma mulher bem mais jovem e sexualmente atraente. O roteiro é por demais moralista e isso estraga um pouco as coisas. Sharon Stone repete indiretamente sua personagem mais famosa, Catherine Tramell de "Instinto Selvagem", ou seja, uma mulher linda, mas totalmente perigosa e até fatal. Não entendo a psicologia que quase sempre une beleza com perigo. Deve ser algo incrustado na mente humana desde seus primórdios. De uma forma ou outra esse tipo de mentalidade aqui não rende bons frutos. Uma pena, pois Gere e Stone poderiam resultar em algo bem melhor. Do jeito que ficou o filme é apenas longo, tedioso e o pior de tudo, sem quase nenhum teor de sensualidade verdadeira.

Uma Escolha, uma Renúncia (Intersection, Estados Unidos, 1994) Direção: Mark Rydell / Roteiro: David Rayfiel, Marshall Brickman / Elenco: Richard Gere, Sharon Stone, Lolita Davidovich / Sinopse: Um homem casado se apaixona por uma bela mulher. E agora? Mentará o casamento de vários anos ou seguirá o seu coração?

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Mr. Jones

Título no Brasil: Mr. Jones
Título Original: Mr. Jones
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Anchor Bay Films
Direção: Karl Mueller
Roteiro: Karl Mueller
Elenco: Jon Foster, Sarah Jones, Mark Steger
  
Sinopse:
Um jovem casal decide ir para uma cabana no meio da floresta. Lá eles pretendem revitalizar o relacionamento ao mesmo tempo em que Scott (Jon Foster), o marido, pretende rodar um documentário sobre a natureza. Eventualmente acabam esbarrando em uma figura estranha, um homem que vive isolado no meio da mata, sem contato com ninguém há anos. Penny (Sarah Jones) acaba descobrindo ser Mr. Jones, um nome bem conhecido no mundo das artes em Nova Iorque. Há anos ele havia enviado suas peças (na verdade espantalhos criados com objetivos desconhecidos) para várias pessoas ao redor do mundo e essas esculturas acabaram sendo reconhecidas como grandes obras de arte. Mas a dúvida sempre permaneceu na mente de todos: afinal quem seria mesmo esse misterioso Mr. Jones?

Comentários:
Filme de terror que procura seguir a estética do sucesso "A Bruxa de Blair". Claro que esse estilo de filme já aborreceu muita gente, mas podem ficar mais tranquilos pois "Mr. Jones" não é tão intencionalmente mal filmado como esse "clássico" que acabou dando origem ao subgênero Mockumentary. O roteiro não me surpreendeu muito, a não ser nos vinte minutos finais quando ele dá uma guinada e joga todos os personagens em um verdadeiro mundo de delírios e pesadelos, isso literalmente falando. Se você é daquele tipo de espectador que gosta de ter tudo explicadinho, certamente vai ficar desapontado com esse roteiro, pois na realidade ele não parece estar preocupado em decifrar muita coisa. Depois que o filme termina o público terá que catar pequenas pistas que são dadas ao longo da duração para montar seu próprio painel explicativo sobre tudo o que assistiu. O estreante diretor Karl Mueller merece, pelo menos pela coragem, algum tipo de elogio por ter escolhido ir por esse caminho. Em termos de elenco o destaque vai para a atriz Sarah Jones no papel de Penny. Eu sempre gostei muito do trabalho dela, principalmente em séries como "Vegas", "Alcatraz" e "Justified". Aqui ela surge mais bonitinha do que nunca, o que ajudou bastante a passar o tempo enquanto as coisas não ficavam muito claras. No final das contas ela acaba sendo mesmo o grande atrativo para conferir mais essa fita de terror.

Pablo Aluísio.

Os Últimos Cavaleiros

Na Europa medieval um rico senhor feudal, Lord Bartok (Morgan Freeman), é convocado para comparecer na corte, no gabinete do ministro Gezza Mott (Aksel Hennie). Ele é um membro corrupto do governo imperial e está atrás de puro suborno. O nobre Bartok porém se recusa a lhe dar uma grande fortuna em dinheiro, pois entende que isso corrompe os valores mais importantes da nação. Agindo assim acaba ganhando um inimigo poderoso, que estará disposto a tudo para colocar o seu clã Bartok em desgraça. O íntegro e honesto Lord só conta porém com a ajuda do comandante Raiden (Clive Owen), seu braço direito. A luta pela busca do poder será brutal. "Last Knights" é uma nova aventura que está chegando nas telas. A proposta é realizar um filme à moda antiga, passada na era medieval, embora o roteiro nunca deixe claro em que país se passe a estória. Isso é bem curioso e a direção de arte do filme, que usa elementos de culturas diferentes, parece confirmar a intenção de seus realizadores em não determinar em que nação se desenvolve todo o enredo. Em termos de elenco se destaca novamente Morgan Freeman. Sua participação porém dentro do roteiro é breve. Embora seja um dos personagens centrais do argumento ele logo deixa a cena, abrindo margem para a sede de vingança do personagem interpretado por Clive Owen.

A produção é bem feita, embora não seja excepcional. Nos tempos atuais não há mais a construção de grandes cenários, sendo tudo criado em computador, em pura realidade virtual. Assim os grandes castelos e muralhas são apenas técnicas da mais pura computação gráfica. Algumas vezes funciona, mas devo confessar que em certos momentos tudo me pareceu pouco convincente. Não me passou veracidade. O roteiro também não traz maiores novidades, se concentrando na velha fórmula da vingança pessoal. Há uma quebra de ritmo na segunda metade do roteiro que poderá desagradar a algumas pessoas. De bom mesmo eu apontaria as boas cenas de lutas de espadas e uma ou outra bem realizada sequência de ação. "Last Knights" não chega a ser um grande filme, mas diverte, sem maiores pretensões.

Os Últimos Cavaleiros (Last Knighs, EUA, 2015) Direção: Kazuaki Kiriya / Roteiro: Michael Konyves, Dove Sussman / Elenco: Clive Owen, Morgan Freeman, Aksel Hennie / Sinopse: Comandante feudal (Owen) parte em busca de vingança após seu senhor (Freeman) ser morto por se recusar a pagar suborno a um importante e poderoso ministro da corte do Imperador. Dado como irrelevante e decadente ele está disposto a tudo para honrar o nome de seu clã de cavaleiros guerreiros.

Pablo Aluísio.