terça-feira, 9 de julho de 2024

Quincy

Título no Brasil: Quincy 
Título Original: Quincy
Ano de Lançamento: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: Tribeca Films
Direção: Alan Hicks, Rashida Jones
Roteiro: Alan Hicks, Rashida Jones
Elenco: Quincy Jones, Michael Jackson, Frank Sinatra, Marvin Gaye, Tony Bennett (em imagens de arquivo). 

Sinopse:
Documentário sobre a vida e a obra do produtor musical Quincy Jones. Em uma longa entrevista, ele relembra o começo difícil de sua vida, de garoto pobre, até sua redenção pela música, primeiro como membro de famosas orquestras, passando pela sua fase de produtor onde trabalhou ao lado de alguns dos maiores nomes da música dos Estados Unidos. 

Comentários:
Quincy Jones realmente foi um dos mais importantes produtores musicais da história. Ele produziu discos para grandes artistas, entre eles Michael Jackson e Frank Sinatra. Agora, no alto de seus mais de 90 anos de idade, a Netflix produziu ese documentário para celebrar essa vida tão rica, artisticamente falando. E ele relembra ora com carinho, ora com tristeza, de sua trajetória. Deixa muitos elogios para Frank Sinatra, com quem sempre terá um gesto de gratidão e até mesmo de vários artistas da Motown e do cenário musical de sua época. Só não fala muito de Michael Jackson com quem trabalhou no disco mais vendido da história, Thriller. Durante sua entrevista ele afirmou que Michael roubava músicas de outros artistas, não lhes dando o devido reconhecimento pela autoria delas. Com receio de processo, os produtores desse documentário resolveram cortar essa parte. Não faz mal. De qualquer forma o documentário é mais do que precioso para quem aprecia a história da música norte-americana no século XX. 

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Pois e Pablo, o Quincy Jones é sem duvida um dos legítimos gênios da indústria da musica mundial, e o fato dele não falar muito do Michael Jackson, sabendo o que sabemos hoje desse monstro, é um bônus pra ele, em contrapartida, talvez por estar velho e caduco, andou falando muito mal do Elvis, coisa desnecessária e isso e um demérito. Ficou empatado.

    ResponderExcluir
  2. Pablo, vi o filme Céu Amarelo que você resenhou ontem.
    O you tube está ficando uma maravilha pra se ver velhos clássicos.
    https://www.youtube.com/watch?v=PeQTDUSw4zI

    ResponderExcluir
  3. Percebi um certo ressentimento dele contra esses superstars da música. Ele disse que Elvis não sabia cantar, que os Beatles não sabiam tocar e que o Michael Jackson roubava músicas de compositores pobres. Acusações bem pesadas. Penso que algo aconteceu no passado. E ficou o ressentimento. Quando chegou a velhice veio a amargura e o desabafo por parte dele.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que viu o filme de faroeste! Realmente tem muita coisa boa no Youtube. Filmes antigos, cujos direitos autorais já são de domínio público, podem ser encontrados. Um verdadeiro tesouro cinematográfico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já assistiu o western "Jardim do Pedado" com o Gary Cooper, Richard Widmark e Susan Hayworth? Acabei de assistir no you tube.
      https://www.youtube.com/watch?v=WgXHNqbBI50

      Excluir