Ainda nessa linha de império romano vou deixar mais essa dica. Não é uma série historicamente precisa como "Império Romano", mas sim uma dramaturgia que mescla eventos históricos reais com alguns personagens de mera ficção. O enredo se passa durante as invasões dos romanos na região conhecida na sua época como Germânia. Hoje em dia essa região faz parte da atual Alemanha. Pois bem, aqui os romanos enfrentaram provavelmente seu pior inimigo na antiguidade. os bárbaros não apenas não aceitaram a dominação romana como foram para a guerra com toda a força. Quem conhece a história de Roma sabe que essa guerra de conquista durou séculos e matou milhares de pessoas.
A produção não é de encher os olhos, mas é eficiente pois ajuda a contar bem a história da série. Essa guerra foi travada em terrenos perigosos, pois na antiguidade havia ali imensas florestas. Agora imagine adentrar uma floresta dessas na época para enfrentar um inimigo irado, conhecedor do terreno e naturalmente guerreiro. Nessa primeira temporada o enredo também foca muito na figura de um legionário romano que, de origem bárbara (ele foi praticamente raptado de sua tribo e levado para Roma), agora precisa enfrentar gente que fez parte de sua infância e que no final das contas tem seu sangue. Bacana a série, demora um pouquinho a deslanchar, mas vale a pena no final das contas.
Bárbaros - Primeira Temporada (Barbarian, Alemanha, 2020) Direção: Barbara Eder / Roteiro: Andreas Heckmann / Elenco: Laurence Rupp, Jeanne Goursaud, David Schütter / Sinopse: A série da Netflix mostra a luta entre o Império Romano e os povos bárbaros de origem germânica na região que hoje é conhecida como Alemanha.
Pablo Aluísio.
Series & Programas de TV
ResponderExcluirPablo Aluísio.
O curioso e que hoje, apessar do Hitler e do Nazismo, temos uma visão do povo alemão, como um povo sofisticado, tecnológico, culturalmente elevado, mas o termo "bárbaro" se refere justamente ao povo alemão.
ResponderExcluirPois é, os romanos consideravam eles selvagens. Mas os germânicos resistiram. Tanto que a língua alemã é a mais preservada do mundo ocidental em relação ao latim. Tanto que um alemão falando sua língua nos soa completamente incompreensível.
ResponderExcluirAh Pablo: e o termo "vândalos" também se refere ao povo alemão.
ResponderExcluirSim, era um grupo de bárbaros da antiguidade bem conhecidos por entrar nas cidades, destruindo tudo o que encontravam. Com o tempo o nome deles acabou virando sinônimo de destruição por um grupo de pessoas violentas.
ResponderExcluir