Uma coisa que aprendi na minha vida é que todos devem ser autênticos. Seja você uma pessoa autêntica. Seja aquilo que você é! Se você é um homem de 40 anos, seja isso. Se tem cabelos brancos, os assuma. Se tem barriga, se está acima de peso e isso não atrapalha sua saúde, seja exatamente isso. Se está ficando careca, assuma o peso da idade. Não adianta bancar o garotão - pois nesse caso você ficará ridículo.
Ser o que é, estar feliz e satisfeito com aquilo que os anos lhe trouxe, é uma das felicidades da vida. A velhice chega para todos. Todos vão envelhecer. Não adianta fazer plástica. As rugas são marcas do tempo, são sinais em sua face que marcam as lutas, vitórias e derrotas de sua vida. O culto à juventude é uma tremenda bobagem. Coisa de gente vazia.
Em nossas vidas há o tempo certo para tudo. Há o tempo de ser criança. Há o tempo de ser jovem e há o tempo de ser velho. A velhice é muito respeitada nos países mais desenvolvidos. Nesse campo o Brasil precisa melhorar muito. Há muito preconceito contra pessoas mais velhas, chegando ao ponto de haver até mesmo desrespeito.
Então assuma seus cabelos brancos. Assuma tudo para ser feliz. Se sua personalidade é tímida, não mude seu jeito para agradar ninguém. Não seja simpático com quem não tem simpatia. Não seja falso, não force amizade, não seja uma pessoa fake. Seja uma pessoa real, com seus pensamentos, com suas ideias, com seu modo de ver o mundo. Afinal todos os seres humanos possuem suas próprias particularidades e são elas que fizeram você ser o que é. Seja apenas você. E seja feliz consigo mesmo!
Essa reflexão é um pouco cruel, mas bem verdadeira. Infelizmente somos apenas um saco de ossos. Explico. Outro dia li uma reportagem sobre o maior cemitério de São Paulo. Pois bem, praticamente 100 por cento das pessoas enterradas em cemitérios como aquele vão parar em um saco de ossos, geralmente das cores azul ou preta.
Não existem mais hoje em dia aqueles cemitérios históricos onde os restos mortais de uma pessoa ficam enterrados para sempre. Os cemitérios, dado o grande número de mortes todos os anos, adotam o sistema de revezamento. Assim que passa o tempo para a decomposição do corpo, os ossos são retirados, para que a cova sirva a outra pessoa que morreu recentemente. O mundo de hoje é bem efêmero, inclusive para seus ossos que você deixará quando partir dessa para o tal "outro mundo".
E qual é o destino desses ossos? Vão para ossários, ficam em sacos de ossos por um determinado tempo. Caso a família não os solicite, então são incinerados. É isso. O seu futuro geralmente será esse. E isso me fez lembrar também o caso do nazista Josef Mengele. De oficial SS, orgulhoso da tal "raça ariana" e "superior" ele morreu em uma praia do interior de São Paulo. Enterrado, exumado, terminou em um saco de ossos numa universidade paulista. Olha aí, nem o tal membro da raça ariana teve um futuro melhor. Acabou no mesmo saco de ossos dos mais humildes dos brasileiros. Se conforme, sendo você pobre ou rico, esse acabará sendo seu futuro, um dia. Por isso vá se preparando. Sua morada final será um saco plástico.
Pablo Aluísio.
Textos Avulsos
ResponderExcluirPlaymobil e Corinthians
Pablo Aluísio.
Textos novos acrescentados em
ResponderExcluirDezembro de 2020
Pablo Aluísio.