sábado, 14 de setembro de 2024

The Beatles - Help! - Parte 4

Os Beatles sempre deixavam espaço para George Harrison contribuir com uma ou duas canções nessa fase inicial do grupo. Nesse álbum "Help!" George trouxe "You Like Me Too Much". A música tem uma introdução de órgão que causa surpresa, parece mais um velho arranjo para algum velho filme de faroeste. O resto da música, ainda bem, segue em um ritmo totalmente diferente, com John nos teclados, solando por toda a faixa. Com voz dobrada também podemos perceber como Harrison havia melhorado como vocalista. Nem parecia aquele cantor tímido dos primeiros discos dos Beatles.

E por falar em bons vocais, John Lennon está muito bem na bela balada "You're Going to Lose That Girl". Um som acústico, valorizando mais o violão do que guitarras, que nessa época formavam a identidade musical dos Beatles. A letra, composta por Lennon, é um diálogo franco. Um amigo diz ao outro que ele deve cuidar melhor de sua garota, pois caso contrário vai perdê-la, talvez até para ele mesmo. Dica de um jovem para outro. Se cuida meu amigo!

"Another Girl"  é puro Paul McCartney que compôs a faixa, com breve anotações de Lennon. Ele também lidera os vocais. Outro dia assisti a um show recente de Paul e pude perceber que por causa da idade ele tem perdido parte de sua voz. Algo natural de acontecer. Nesse faixa, com Paul jovem e cheio de energia, podemos notar como tudo mudou com o passar dos anos. Curiosamente Paul a escreveu quando estava na Tunísia, curtindo férias.

"Tell Me What You See" traz vocais dobrados de Paul e John. Outra boa balada do disco. Os Beatles, de maneira em geral, trouxeram uma excelente sonoridade para esse álbum, caprichando nos arranjos mais bem elaborados. Da primeira fase do grupo desse disco pode ser considerado um dos mais bem arranjados. Algo que podemos perceber também em "I've Just Seen a Face" com lindo arranjo de solos de violão em sua introdução. A música cantada por Paul também soa como um bom country music. O feeling é puro Nashville. A letra foi feita também para Jane Asher. O namoro de Paul com ela também tinha suas pequenas histórias, de como eles se conheceram, etc. Algo que Paul transformava em música para o disco dos Beatles. Sem dúvida um bom momento desse álbum.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Ferrari

Título no Brasil: Ferrari
Título Original: Ferrari
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos, Itália
Estúdio: Forward Pass
Direção: Michael Mann
Roteiro: Troy Kennedy Martin, Brock Yates
Elenco: Adam Driver, Penélope Cruz, Shailene Woodley, Patrick Dempsey, Derek Hill, Gabriel Leone

Sinopse:
O filme é uma crônica de um momento da vida do magnata Enzo Ferrari (interpretado pelo ator Adam Driver). Enquanto na vida pessoal ele passava por vários problemas, em especial a descoberta por parte de sua esposa de que ele tinha uma outra família escondida, com outra mulher e um garotinho, filho dele, o industrial também enfrentava o desafio de vencer uma das corridas mais importantes do continente europeu. 

Comentários:
Enzo Ferrari amava as corridas. Eles costumava dizer que a Ferrari só existia para produzir bons carros esportivos para vencer nos principais grandes prêmios da Europa. A história desse filme se passa em 1957. Ele enfrentava naquela fase de sua vida a dor pela perda do filho. Mas o pior ainda estava por vir, quando sua esposa, uma italiana de sangue quente, havia descoberta toda a sua infidelidade. Ferrari não apenas tinha uma segunda mulher, mas também escondia há anos que havia um filho fora do casamento. Um caos completo em sua vida pessoal. Enquanto ia tentando levar a vida conturbada, ele se empenhava nas pistas de corrida. E esse é o grande mérito desse filme ao trazer aquelas antigas máquinas e o clima que cercava esses grandes circuitos de alta velocidade. Em um tempo onde o automobilismo ainda era pioneiro, não eram poucos os acidentes que terminavam com a morte dos pilotos. Só que nem isso impedia Ferrari de seguir em frente. Cinco de seus carros de corrida da época foram reconstruídos para esse filme. Todos produzidos pela própria Ferrari. Então temos mesmo no final das contas um ótimo filme. Tanto vale para quem aprecia história como esportes. Ficou realmente nota 10. Não deixe de assistir. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

O Dossiê Pelicano

Título no Brasil: O Dossiê Pelicano
Título Original: The Pelican Brief
Ano de Lançamento: 1993
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Alan J. Pakula
Roteiro: John Grisham, Alan J. Pakula
Elenco: Julia Roberts, Denzel Washington, Sam Shepard, Stanley Tucci, John Lithgow, John Heard

Sinopse:
Darby Shaw (Roberts), uma jovem estudante de Direito, une forças a um jornalista investigativo chamado Gray Grantham (Washington) para descobir o mistério envolvendo a morte de dois juízes. E aos poucos vai se tecendo uma teia complexa, envolvendo figurões do governo federal dos Estados Unidos. 

Comentários:
Com roteiro baseado em mais um best-seller escrito por John Grisham, esse filme se enquadra bem no que os grandes estúdios de Hollywood investiam na década de 1990. Esses filmes que podemos definir como thrillers políticos eram bem populares naquela década. Uma pena que hoje em dia não vejamos mais filmes como esse chegando nas telas de cinema. O filme fez um belo sucesso e elevou ainda mais as carreiras da atriz Julia Roberts (embalada pelo sucesso de "Uma Linda Mulher") e Denzel Washington (que estava prestes a se tornar um astro em Hollywood). Curiosamente a crítica da época não gostou do desempenho de Roberts. Muitos críticos afirmaram que ela ficou na sombra de Denzel Washington, esse sim em grande desempenho. A direção ficou com o veterano Alan J. Pakula, especialista nesse tipo de filme. Para um cineasta que havia dirigido obras como "Todos os Homens do Presidente", "A Trama" e "Acima de Qualquer Suspeita" ele mostrava mais uma vez que ainda estava em grande forma. 

Pablo Aluísio.

Marlon Brando

Marlon Brando 
Estou lançando esse primeiro livro do nosso blog. O tema é a carreira e os filmes do ator Marlon Brando. Será o primeiro de vários livros contando a história de Hollywood, formando uma coleção. Assim ampliamos o alcance de nosso trabalho. Essa primeira coleção será sobre grandes nomes do cinema clássico em sua era de ouro. Os primeiros volumes terão além de Marlon Brando, Marilyn Monroe, James Dean e Elvis Presley (focando em sua carreira no cinema). 

Esse primeiro livro conta a história da vida e da obra do ator Marlon Brando. Todos os seus filmes são analisados de forma detalhada. A filmografia completa está em suas páginas, em ordem cronológica. Além disso o livro traz vários artigos, textos e curiosidades sobre esse grande mito da história do cinema americano e da Hollywood em sua fase de ouro. 

Então deixamos o convite para adquirir o livro. Ao comprá-lo o leitor estará levando informação de qualidade para casa, além de ajudar na manutenção do nosso trabalho aqui no blog. Para adquirir o novo livro basta clicar nos links abaixo, para comprar o livro no site da própria editora ou na Amazon. 



Pablo Aluísio. 

Re-Animator - A Hora dos Mortos Vivos

Título no Brasil: Re-Animator - A Hora dos Mortos Vivos
Título Original: Re-Animator
Ano de Lançamento: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Empire Pictures
Direção: Stuart Gordon
Roteiro: Dennis Paoli
Elenco: Jeffrey Combs, Bruce Abbott, Barbara Crampton

Sinopse:
Um estudante de medicina muito inteligente acredita que achou o soro que vai ressuscitar tecidos e organismos mortos. Ele começa testando a nova substância em gatos e animais de pequeno porte, mas não demora muito e começa a fazer suas experiências em seres humanos. Uma péssima e sangrenta ideia como ele logo vai descobrir! 

Comentários:
Eu vivi intensamente os anos 80 em relação a filmes. Ia nas locadoras, alugava filmes toda semana. Curiosamente conhecia muito esse filme, mas nunca o havia assistido. Nem quando passou na TV. Acredito que havia centenas de outros filmes melhores para ver. Na semana passada finalmente uma cópia caiu em minhas mãos e decidi finalmente ver pela primeira vez. É puro trash dos anos 80, mas me entenda bem, é um trash até bem feitinho, daqueles bem coloridos para salientar o sangue todo jorrando na tela. A história é pífia, mais um daqueles enredos baseados (copiados) da obra de Mary Shelley. Nada de novo. E como se trata de uma fitinha de horror dos anos 80 a sutileza também foi jogada pela janela, com muitas cenas sem noção. E obviamente também tinha sua dose de erotismo suave, com a mocinha aparecendo nua. Se não fosse assim não seria um autêntico terror de locadora VHS dos anos 80. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

O Imperador do Norte

Título no Brasil: O Imperador do Norte
Título Original: Emperor of the North Pole
Ano de Lançamento: 1973
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Christopher Knopf, Jack London
Elenco: Lee Marvin, Ernest Borgnine, Keith Carradine, Charles Tyner, Malcolm Atterbury, Simon Oakland

Sinopse:
Durante a grande depressão econômica dos Estados Unidos na década de 1930, um guarda ferroviário está decidido a não deixar nenhum "vagabundo" viajar de graça no trem onde trabalha. Para isso ele está disposto a usar de tudo, inclusive de violência letal. Então surge um homem que vive nas estradas de ferro disposto a mostrar a ele que há quem o desafie naquele mundo de violência extrema. 

Comentários:
Filme muito bom que explora um dos capítulos menos comentados da grande depressão. Naqueles tempos muitos homens pobres e desempregados ganhavam suas vidas nas estradas de ferro. Eles viajavam de cidade em cidade de forma clandestina nos trens que passavam. E havia guardas ferroviários especializados em colocar todas essas pessoas para fora dos trens, o que causava uma grande tensão entre esses dois grupos. Quem interpreta o guarda violento e obstinado nesse filme é Ernest Borgnine. Ele dá vida a esse sujeito simplesmente rude, brutal e asqueroso. Logo no começo do filme mata um pobre homem que pulou para dentro do trem em movimento. Diante de toda essa violência acaba surgindo seu rival nas estradas de ferro, um tipo durão interpretado por Lee Marvin. Ele está decidido a pegar o guarda ferroviário por causa de sua truculência. Auto intitulado como o "O vagabundo número 1 da América" ele parte para o confronte com o trem em movimento! Completa o trio principal de personagens um viajante mais jovem, mas cheio de marra, que gosta de exagerar seus próprios feitos. Esse personagem ganha vida com o ator Keith Carradine. Então é isso. Um filme muito bom, mostrando um lado da depressão americana que poucos conhecem. 

Pablo Aluísio.

Rota Suicida

Título no Brasil: Rota Suicida
Título Original: The Gauntlet
Ano de Produção: 1977
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Michael Butler, Dennis Shryack
Elenco: Clint Eastwood, Sondra Locke, Pat Hingle

Sinopse:
Ben Shockley (Clint Eastwood) é um policial designado a trazer de Las Vegas uma testemunha para um julgamento que muito provavelmente não vai dar em nada. Ela é Gus Mally (Sondra Locke), uma prostituta bonita e extremamente teimosa que está sendo caçada pelos bandidos que ela delatou. Mas a polícia misteriosamente começa a querer matá-los também, mostrando que a coisa não é tão simples. Shockley porém está decidido a cumprir sua missão.

Comentários:
Simples e direto. Esta é a fórmula eficaz de um bom filme de ação proporcionado pelo talento de Eastwood. Se ele ainda não tinha toda a perícia que demonstra nos filmes atuais, já provava ser capaz de conduzir perfeitamente seus filmes, valorizando um belo trabalho de ritmo e edição. Fazendo o típico policial durão que soa como uma variação de Dirty Harry, Clintão cumpre o que promete: fornecer muita adrenalina e diversão. E fora que tem aquele clima setentista, do melhor período do cinema americano. A sequência final com o ônibus virando peneira de tantas balas é memorável. Além disso, em uma época anterior ao boom dos filmes de ação, que iria acontecer nos anos 80, o ator e diretor segurava a tocha do gênero. O filme é muito eficiente, com excelentes cenas de ação e espetaculares sequências, algumas delas não envelheceram em absolutamente nada. Maior prova da competência de Eastwood não poderia existir.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

O Cavaleiro Alado

Título no Brasil: O Cavaleiro Alado
Título Original: The Miracle Rider
Ano de Produção: 1935
País: Estados Unidos
Estúdio: Mascot Pictures
Direção: B. Reeves Eason, Armand Schaefer
Roteiro: Barney A. Sarecky, Wellyn Totman
Elenco: Tom Mix, Charles Middleton, Joan Gale

Sinopse:
Após ver seu próprio pai ser morto de forma covarde por foras-da-lei e bandidos sanguinários, o veterano cowboy Tom Morgan (Tom Mix) decide dedicar sua vida ao combate ao crime. Ele entra para o famoso grupo Texas Rangers e começa a enfrentar a bandidagem que se alastra em sua região. Sua primeira missão é encontrar e prender a temida gangue de criminosos liderados por Zaroff (Charles Middleton) que está contrabandeando minerais preciosos roubados de uma mina localizada em terras indígenas.

Comentários:
Mais um sucesso com o astro Tom Mix. Por essa época Mix já pensava em abandonar as telas, afinal de contas já estava milionário e, considerado um veterano, não conseguia mais manter o velho vigor físico nas cenas mais perigosas (Mix sempre dispensava dublês e dizia que em respeito ao seu público ele mesmo realizava as tomadas mais perigosas). Na época de realização dessa produção Tom Mix recebeu um dos maiores cachês da história de Hollywood mas deixou claro que isso seria uma exceção pois ele estava de fato pendurando as esporas (algo que realmente se cumpriu pois só faria mais um filme de despedida e mesmo assim apenas cinco anos depois). O set de filmagens foi conturbado. Mix brigou com o diretor B. Reeves Eason e esse foi demitido. O cineasta queria modificar aspectos do roteiro e Tom Mix não aceitou. Da desavença surgiu sua demissão. Em seu lugar o ator colocou um amigo pessoal, Armand Schaefer, que terminou o filme tal como ele queria. O filme foi sucesso assim que chegou nas telas mostrando que a velha estrela do astro ainda brilhava. Revisto hoje em dia, com Mix e seu famoso enorme chapéu branco, o que temos é um bang bang da velha escola. Não há espaço para ambiguidades, os mocinhos são 100% íntegros, honestos e puros e os vilões são pessoas sem um pingo de bondade em suas almas. Como se pode perceber o desenvolvimento melhor dos aspectos psicológicos dos personagens ainda demoraria a chegar nas telas. Reflexos de um tempo, certamente. No geral tudo ainda soa bem divertido e ágil. Tom Mix sabia que não fazia arte mas entretenimento em sua mais pura concepção. Melhor para o público que sempre se divertia bastante nas matinês. 

Pablo Aluísio.