domingo, 23 de maio de 2021

Uma Vida Por um Fio

Quando o filme começa, Leona Stevenson (Barbara Stanwyck) está desesperada ao telefone tentando localizar o marido. Ele ficou de chegar em casa cedo, mas simplesmente desaparece. No trabalho ninguém tem notícias. Ela é a filha herdeira de um rico industrial do ramo de produtos químicos. Está sozinha em casa e por causa de uma doença no coração não consegue se locomover. Ligando para várias pessoas ela vai descobrindo que existe um plano... para matá-la! Com isso o desespero se espalha, ainda mais depois que descobre que há um invasor em sua bela mansão. É o assassino, chegando para colocar um fim em sua vida.

Eu poderia definir esse clássico "Sorry, Wrong Number" como um drama de suspense e crime. A história é bem sórdida, se formos analisar bem. Há essa mulher rica, que decidiu por capricho se casar com um homem pobre, interpretado pelo ótimo Burt Lancaster. É um sujeito sem grandes valores pessoais. Embora diga que quer vencer na vida por seus próprios méritos, não pensa muito antes de entrar numa jogada criminosa, onde passa a roubar a fábrica de seu próprio sogro. Pior do que isso, ele descobre que há um seguro de vida de alguns milhões de dólares no nome de sua esposa. Se ela morrer, ele ficará milionário. Então juntando todos os pontos temos o ambiente ideal para o surgimento de um plano de assassinato.

Barbara Stanwyck está maravilhosa em sua atuação. Deitada a maior parte do filme em uma cama, com joias e cercada de todo o luxo, ela percebe que na verdade está no centro de um plano criminoso, onde ela é a principal vítima. Por esse trabalho ela foi indicada ao Oscar naquele ano. Já Burt Lancaster, que fez toda a sua carreira interpretando mocinhos e heróis, aqui surge como um mau caráter, um homem de valores vis, que só pensa em ficar rico, nem que para isso precise matar a própria esposa. Enfim, sordidez para todos os lados nesse grande filme clássico. Simplesmente imperdível.

Uma Vida Por um Fio (Sorry, Wrong Number, Estados Unidos, 1948) Direção: Anatole Litvak / Roteiro: Lucille Fletcher / Elenco: Barbara Stanwyck, Burt Lancaster, Ann Richards, Wendell Corey / Sinopse: Leona Stevenson (Barbara Stanwyck) é a rica herdeira que fica em casa, sozinha e sem ter como se locomover, por causa de uma doença no coração. A única coisa que tem para se comunicar com as pessoas é um telefone ao lado da cama. E sua casa acaba de ser invadida por um assassino profissional. Estaria seu marido por trás desse crime? Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz (Barbara Stanwyck).

Pablo Aluísio.

O Gavião e a Flecha

Título no Brasil: O Gavião e a Flecha
Título Original: The Flame and the Arrow
Ano de Produção: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Jacques Tourneur
Roteiro: Waldo Salt
Elenco:  Burt Lancaster, Virginia Mayo, Robert Douglas, Aline MacMahon, Frank Allenby, Nick Cravat

Sinopse:
Na idade Média, na região da Lombardia dominada por um principado alemão, um homem das montanhas chamado Dardo Bartoli (Burt Lancaster) entra em conflito contra o Duque estrangeiro conhecido como "O Falcão". E sua briga não se resume na dominação alemã da região, mas também em questões pessoais e familiares. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor direção de fotografia (Ernest Haller) e melhor música (Max Steiner).

Comentários:
O filme é uma aventura ao estilo Robin Hodd. Aliás o personagem interpretado por Lancaster pode ser conceituado como um genérico italiano do famoso ladrão inglês. Ele vive na floresta, tem seu bando de salteadores felizes e luta contra a opressão, no caso aqui um reino de origem germânica que domina a região italiana da Lombardia. O filme é curto, menos de 80 minutos de duração e investe forte nas cenas de ação e lutas. E nessas encontramos um aspecto curioso. Como se sabe o ator Burt Lancaster veio do circo. Foi sua primeira escola. E tudo o que ele aprendeu na vida circense, como malabarismos e acrobacias, ele usa em cena nesse filme. Inclusive dispensou dublês. Além disso ele trouxe toda a trupe do circo que conhecia para trabalhar também no filme. São seus amigos do passado. Assim temos todos os tipos de números de acrobatas que você possa imaginar. É um filme ao velho estilo das matinês, então também não espere por roteiro detalhado e cheio de conteúdo. É um filme para pura diversão, basicamente isso.

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de maio de 2021

Estados Unidos vs. Billie Holiday

Billie Holiday é considerada uma das maiores cantoras de jazz da história dos Estados Unidos. Nascida pobre e negra, filha de uma prostituta, abandonada ainda na infância, ela foi salva por seu grande talento musical. Esse filme não explora toda a sua biografia, desde sua surgimento, mas foca em um momento bem relevante da vida da cantora. Isso aconteceu quando ela decidiu cantar em seu repertório de shows uma música chamada "Stranger Fruit".

E qual era o próblema dessa triste canção? Sua letra era inspirada em um enforcamento de um homem negro numa árvore em uma fazenda do sul dos Estados Unidos. O FBI imediatamente começou a perseguir a artista pois considerava essa música subversiva e perigosa diante dos graves problemas raciais que existiam no sul. Mesmo com agentes lhe cercando, Billie Holiday não se intimidou. Ela tinha uma personalidade forte, do tipo que encarava face a face os federais. Sem ter outra opção o FBI acabou armando uma armadilha contra a cantora.

Billie Holiday tinha problemas com drogas. Era viciada em heroína. Então o FBI sabia muito bem atingir seu ponto fraco. O roteiro desse filme se concentra basicamente nessa luta da artista contra o governo dos Estados Unidos, que parecia disposto a tudo para levar ela para a prisão. Excelente filme, mostrando como o aparato federal pode ser usado, de forma ilegal, contra artistas mais "indesejáveis" pelo sistema. Uma aula de história sobre o desvirtuamento das instituições estatais em prol de sentimentos inconfessáveis de seus gestores.

Estados Unidos vs. Billie Holiday (The United States vs. Billie Holiday, Estados Unidos, 2021) Direção: Lee Daniels / Roteiro: Suzan-Lori Parks, Johann Hari / Elenco: Andra Day, Trevante Rhodes, Garrett Hedlund / Sinopse: O filme conta a história real da perseguição promovida pelo FBI contra a cantora de jazz Billie Holiday durante as décadas de 1940 e 1950. Considerada subversiva e perigosa ela passou a ser alvo de agentes federais da agência. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz (Andra Day).  

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Rogai por Nós

Um jornalista freelancer (com fama de picareta), em busca de uma boa história sensacionalista para vender, vai parar numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos. A sobrinha de um padre local afirma estar vendo aparições da Virgem Maria. Logo a notícia se espalha e pessoas começam a chegar na região em busca de milagres. A suposta aparição Mariana estaria acontecendo próximo a um velho tronco de árvore, há muito abandonado. Aquela árvore havia sido usada no passado para queimar viva uma bruxa, no século XVII. Seria aquelas manifestações paranormais fruto da aparição de Maria ou teria natureza puramente satânica?

Esse novo filme de terror é uma decepção. Perceba que a premissa da história é até muito boa, interessante. Entretanto os roteiristas estragaram tudo. Seu grande erro foi apresentar um roteiro que subestima a inteligência do espectador. Tudo é tão explicadinho que fica parecendo que os roteiristas tinham certeza que o público que veria o filme não seria dos mais inteligentes. Além disso o filme opta por ser apenas mais um filminho de monstro. Poderia ter trabalhado muito bem a questão do mistério das aparições, ter feito inclusive um excelente filme de suspense em cima disso. Porém optaram mesmo pelo velho esquema de apresentar um monstrengo de efeitos digitais. Que pena, desperdiçaram uma boa história, transformando esse "Rogai por Nós" em uma grande bobagem. Vade retro...

Rogai por Nós (The Unholy, Estados Unidos, 2021) Direção:  Evan Spiliotopoulos / Roteiro: Evan Spiliotopoulos, James Herbert / Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Cricket Brown, William Sadler, Marina Mazepa / Sinopse: Jornalista picareta, em busca de alguma notícia sensacionalista, acaba indo parar numa cidadezinha onde uma jovem afirma ver aparições de Nossa Senhora. Mas será que seria mesmo Maria ou algo demoníaco?

Pablo Aluísio.

Além da Vida

A vida da jovem professora Anna Taylor (Christina Ricci) não vai muito bem. Após uma briga com o noivo em um jantar que deveria ser romântico, ela sai com seu carro e acaba sofrendo um sério acidente na estrada. Quando recobre a consciência está na mesa da casa funerária. Ela não entende muito bem o que está acontecendo. O dono da funerária, um homem chamado Eliot Deacon (Liam Neeson), lhe explica que ela morreu. Está morta e ainda agarrada à vida. E quem tem o dom de falar com os mortos. Claro que ela não aceita essa explicação. Fica revoltada, tenta sair do necrotério de todas as formas. Afinal estaria aquele homem a enganando, a prendendo na casa funerária ou ela estaria realmente morta?

Essa é a grande questão que amarra todas as situações desse roteiro que achei muito bem elaborado e escrito. E certamente não vá esperando por respostas óbvias e fáceis. O roteiro ora tenta convencer o espectador que o personagem de Liam Neeson é um sádico que está prendendo aquela jovem que ainda viva foi enviada por engano para a morgue, ora faz transparecer que não, que ela realmente morreu e que aquele fino senhor de fato consegue conversar com os falecidos. Particularmente achei ótima essa dualidade. É um roteiro inteligente, como há muitos anos não havia visto em um filme. Eficaz em suas premissas, com ótimo desenvolvimento de sua estranha história, esse "Além da Vida" surpreende e traz elementos novos a um cinema atual que parece sofrer de crônica falta de originalidade.

Além da Vida (After.Life, Estados Unidos, 2009) Direção: Agnieszka Wojtowicz-Vosloo / Roteiro: Agnieszka Wojtowicz-Vosloo, Paul Vosloo / Elenco: Christina Ricci, Liam Neeson, Justin Long, Chandler Canterbury / Sinopse: Jovem professora sofre sério acidente e vai parar em uma casa funerária. Ela não entende o que está acontecendo. O dono da funerária então lhe informa que ela morreu e que ele consegue falar com os mortos. Ela não acredita e tenta fugir daquele lugar sombrio. Qual afinal seria a verdade naquela funesta situação?

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Jesus de Nazaré

Franco Zeffirelli nunca foi um diretor de moderação. Ao contrário disso ele sempre foi um cineasta que ia ao limite. Assim quando foi contratado para dirigir uma versão da história de Jesus Cristo para as telas, não quis saber de economias. Ele queria mesmo, como afirmou em entrevistas na época, dirigir o filme definitivo sobre a história de Jesus. Para tanto contou com um orçamento milionário, uma produção envolvendo produtores britânicos e italianos e um elenco numeroso e fenomenal, com vários astros do cinema em papéis coadjuvantes. Muito dinheiro foi investido e o primeiro corte do diretor resultou em um filme com mais de quatro horas de duração. Inviável lançar algo tão longo nos cinemas da época.

Diante disso o estúdio decidiu fazer duas versões do filme. Uma editada com pouco mais de 2 horas de duração para o cinema e uma versão bem longa que seria exibida na TV em formato de minissérie. Franco Zeffirelli não gostou muito, entretanto ele não tinha mais controle sobre sua própria criação. O resultado é um filme muito bom, com ótimas cenas e uma fidelidade tão grande com a imagem do Jesus das pinturas e quadros da renascença que o ator escolhido para viver Jesus era uma réplica fiel daquele Jesus mais conhecido, com olhos azuis e nariz alongado, algo que é discutido por historiadores de maneira em geral. De qualquer forma essa é uma questão secundária, pois "Jesus de Nazaré" segue sendo um dos filmes mais amados por cristãos de todo o mundo. Sinal de que o trabalho foi realmente extremamente bem feito.

Jesus de Nazaré (Jesus of Nazareth, Inglaterra, Itália, 1977) Direção: Franco Zeffirelli / Roteiro: Franco Zeffirelli, Anthony Burgess, Suso Cecchi D'Amico, baseados nos evangelhos do novo testamento / Elenco: Robert Powell, Olivia Hussey, Laurence Olivier, Ernest Borgnine, Claudia Cardinale, James Earl Jones, James Mason, Donald Pleasence, Christopher Plummer, Anthony Quinn, Rod Steiger, Peter Ustinov, Michael York / Sinopse: O filme conta a história de Jesus, judeu nascido na Galiléia que passou a difundir uma mensagem de paz e amor entre os homens durante o século I.

Pablo Aluísio.

Competição de Destinos

Essa dica de filme vai para quem é fã do ator (e cantor country nas horas vagas) Kevin Costner. Esse filme, do comecinho de sua carreira, foi bem pouco conhecido, mesmo nos anos 80. Não chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros, mas ganhou certa notoriedade no mercado de vídeos VHS, justamente por causa da sequência de sucessos cinematográficos que Costner desfrutou naquela década. De repente ele se tornara um astro em Hollywood e qualquer filme que contasse com seu nome no elenco despertava a atenção e o interesse dos cinéfilos (inclusive dos "ratos de locadoras").

O filme conta a história de dois irmãos que vão participar de uma competição de corrida de bicicletas nas montanhas rochosas. O encontro deles ganha uma importância toda especial porque um dos irmãos descobriu que está com aneurisma cerebral, então tudo passa a ter um sentimento especial envolvido. É um bom filme, mas para falar a verdade não há nada de muito relevante em termos cinematográficos. Curiosamente essa produção iria marcar uma amizade no mundo real entre o ator kevin Costner e o diretor John Badham. Eles até planejaram na época a realização de uma série de filmes policias para o cinema que infelizmente nunca saíram do papel.

Competição de Destinos (American Flyers, Estados Unidos, 1985) Direção: John Badham / Roteiro: Steve Tesich / Elenco: Kevin Costner, David Marshall Grant, Rae Dawn Chong / Sinopse: Dois irmãos partem para uma competição de bicicletas nas montanhas. Esse encontro ganha contornos especiais pois pode ser a última competição deles, pois um dos irmãos está com sinais de aneurisma cerebral.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

O Espião Inglês

Filme baseado em fatos históricos reais. A história se passa na década de 1960. Um Coronel russo decide enviar documentos da alta cúpula da União Soviética para o Ocidente. Ele não confia no líder soviético Nikita Khrushchov pois o considera um sujeito perigoso, sem bom senso e impulsivo. Claro que isso interessava e muito tanto para a CIA como para o serviço secreto inglês. Só que eles decidem não enviar um espião profissional, mas sim utilizar um simples vendedor, um homem comum chamado Greville Wynne (Benedict Cumberbatch). Ele já estava acostumado a viajar para o leste europeu para fechar negócios e sua presença na URSS não seria visto com desconfiança pela KGB.

Acontece que mal sabiam todos os envolvidos que a União Soviética estava com planos de instalar mísseis na ilha de Cuba. Armamento nuclear apontando para as principais cidades americanas, o que iria dar origem a uma crise internacional sem precedentes. "O Espião Inglês" é um filme sobre espionagem, agentes secretos e tudo o mais. Só não vá esperar algo como os filmes de James Bond. Como foi baseado na história real, tudo é mais realista. Nao há perseguições mirabolantes e nem carros explodindo pelos ares. O mundo da espionagem real é bem mais sutil, cheio de pequenos detalhes. Pode-se dizer inclusive que o filme tem um ritmo bem lento. Só na fantasia o mundo da espionagem internacional é cheia de ação e aventuras. No mundo real a coisa é bem mais sutil, como bem podemos perceber nesse filme.

O Espião Inglês (The Courier, Estados Unidos, Inglaterra, 2020) Direção: Dominic Cooke / Roteiro: Tom O'Connor / Elenco: Benedict Cumberbatch, Merab Ninidze, Rachel Brosnahan, Vladimir Chuprikov / Sinopse: O filme conta a história real de um simples vendedor inglês que passa a viajar até Moscou para receber documentos secretos da União Soviética enviados por um Coronel russo. Filme indicado ao British Independent Film Awards na categoria de melhor ator coadjuvante (Merab Ninidze).

Pablo Aluísio.