segunda-feira, 14 de julho de 2014

Na Mira do Chefe

Título no Brasil: Na Mira do Chefe
Título Original: In Bruges
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Martin McDonagh
Roteiro: Martin McDonagh
Elenco: Colin Farrell, Ralph Fiennes, Brendan Gleeson, Ciarán Hinds

Sinopse:
Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) são dois assassinos profissionais que são enviados para Bruges, na Bélgica, depois de um complicado serviço em Londres. No novo país os problemas continuam e eles acabam se envolvendo em várias confusões com os moradores da região. Filme vencedor do Globo de Ouro na Categoria Melhor Ator - Comédia ou Musical (Colin Farrell). Filme vencedor do BAFTA Awards na categoria Melhor Roteiro Original (Martin McDonagh).

Comentários:
Sempre considerei "In Bruges" muito superestimado! Tudo bem que o filme tem seus méritos, isso é inegável, mas o que foi dito sobre ele, principalmente em seu lançamento, é algo para se surpreender, pois acabei criando expectativas além do normal e finalmente quando o vi cheguei na conclusão que é apenas ok! Talvez Colin Farrell tenha estrelado tantas bobagens e mediocridades nos últimos anos em sua carreira que quando surgiu aqui pareceu como algo mais interessante do que realmente é. Some-se a isso a fama de cineasta cult que o diretor Martin McDonagh tem recebido e você talvez tenha uma pista da razão de terem elogiado tanto essa produção. Para falar a verdade prefiro muito mais seu filme posterior, "Sete Psicopatas e um Shih Tzu", esse realmente original e diferente. De qualquer forma como se tornou queridinho da crítica "In Bruges" acabou fazendo bonito nos festivais de cinema mundo afora! Acredite, levou mais de quarenta, eu disse quarenta, indicações a prêmios diversos, inclusive o de Melhor Roteiro Original no Oscar. Mesmo com tantos elogios não se deixe enganar, pois não é tudo o que dizem dele.

Pablo Aluísio.

Triplo X

Título no Brasil: Triplo X
Título Original: xXx
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia TriStar
Direção: Rob Cohen
Roteiro: Rich Wilkes
Elenco: Vin Diesel, Asia Argento, Marton Csokas

Sinopse:
Xander Cage (Vin Diesel) é um cara durão e sem medo que é procurado pelo governo americano para realizar uma missão secreta. Ele não poderá revelar sua identidade e em hipótese alguma revelar tudo o que lhe será revelado. Em jogo está a segurança mundial. Filme indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias de Melhor Filme de Ação / Aventura e Melhores Efeitos Especiais.

Comentários:
Pegue o estilo truculento dos filmes de ação estrelados por Vin Diesel, adicione um pouco de espionagem ao estilo James Bond e contrate um diretor especializado, que já dirigiu sucessos como "Velozes e Furiosos" no cinema e "Miami Vice" na TV. Pronto, está completa a receita de sucesso de mais um blockbuster de ação. No caso temos aqui a primeira tentativa de transformar Vin Diesel em um astro de ação ao velho estilo. Seguindo uma fórmula que já havia dado certo com Bruce Willis no passado, o filme se concentra na mais pura ação, não deixando o espectador respirar ou pensar nos furos do roteiro. Eu sempre vi filmes como esses como meras desculpas para que o cinema americano demonstre toda a sua capacidade de realizar as mais absurdas e complicadas cenas de ação - como a que Diesel pula de dentro de um carro que por sua vez está despencando das alturas. Do ponto de vista técnico tudo é realmente muito bem realizado, embora o roteiro deixe a desejar em certos aspectos - o que convenhamos é esperado em filmes como esse.

Pablo Aluísio.

A Era da Escuridão - Mutant Chronicles

Título no Brasil: A Era da Escuridão - Mutant Chronicles
Título Original: Mutant Chronicles
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Simon Hunter
Roteiro: Philip Eisner
Elenco: Thomas Jane, Ron Perlman, Devon Aoki

Sinopse:
O planeta Terra está esgotado no distante ano de 2707. Grandes corporações destruíram o meio ambiente em busca de lucros exorbitantes. No meio do caos e da destruição dois militares, Mitch Hunter (Thomas Jane) e Nathan Rooker (Sean Pertwee), lutam contra um novo inimigo, um tipo de criatura até então desconhecida que possui um alto grau de multiplicação. Não se sabe de onde veio e qual seria seu objetivo, tudo o que importa no momento é sobreviver.

Comentários:
Esse filme chegou no mercado sem maiores pretensões e acabou caindo no gosto de um grupo mais antenado de fãs de Sci-fi. Sem nenhum nome mais conhecido no elenco (com exceção de Ron Perlman, o "Hellboy") o roteiro aposta mais uma vez na velha linha do mundo Pós-Apocalíptico. Na verdade embora seja qualificado como um filme de ficção a fita se concentra mesmo na pura ação, calibrada pela existência de um novo inimigo, monstros sanguinários que vão trucidando os humanos que encontram pela frente. Em termos de efeitos especiais temos que dar um desconto por causa do orçamento mais enxuto da fita. Claro que você não verá aqui nada parecido com o que se acostumou a ver em blockbusters milionários. Para contrabalancear um pouco essa questão o roteiro procura explorar mais o suspense e o clima de neblina e sombras, o que acaba ajudando ao filme em si, mesmo que isso tenha sido apenas indiretamente intencionado. É o tipo de Sci-fi que se encontra naquela categoria "Vale conhecer".

Pablo Aluísio.

A Lenda do Zorro

Título no Brasil: A Lenda do Zorro
Título Original: The Legend of Zorro
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Martin Campbell
Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman
Elenco: Antonio Banderas, Catherine Zeta-Jones, Rufus Sewell

Sinopse:
Seqüência de "A Máscara do Zorro" de 1998. O enredo aqui se passa no ano de 1850. Alejandro (Antonio Banderas) assume definitivamente o personagem Zorro após essa honra ter lhe sido dada no primeiro filme pelo Zorro original, Don Diego de La Vega (Anthony Hopkins). Ao lado de Elena Murrieta (Catherine Zeta-Jones) ele terá que enfrentar um grupo de gananciosos vilões que querem boicotar a ideia da criação do Estado da Califórnia.

Comentários:
Verdade seja dita, nunca consegui gostar plenamente dessa nova franquia do Zorro. Os filmes sempre me soaram muito bobos, exagerados, caindo em todos os clichês possíveis e imagináveis que existem no cinemão mais comercial dos Estados Unidos. Tudo bem que até mesmo no Zorro original havia uma certa dose de humor, mas precisavam mesmo exagerar tanto? Em certos momentos ficamos com a impressão que estamos assistindo aos velhos filmes de "Os Três Patetas". Se o primeiro filme já era meio fora do tom, aqui tudo desanda. Eu pessoalmente acho esse Antonio Banderas um tremendo chato - ele se apoderou dos piores estereótipos que os americanos possuem dos povos latinos e os acentuou ao máximo! Nesse processo ele próprio virou uma piada ambulante. Sua caracterização caricata só nos deixa mesmo com saudades de grandes atores que interpretaram o Zorro no passado como Tyrone Power! Assim no final das contas o espectador terá que se contentar em ver uma infinidade de cenas absurdas, uma atrás da outra, numa tentativa boboca de adequar o clássico personagen às plateias de adolescentes com déficit de atenção dos dias de hoje. Melhor mesmo rever as antigas produções e esquecer completamente essa nova série de filmes.

Pablo Aluísio.

domingo, 13 de julho de 2014

O Crime Que o Mundo Esqueceu

Título no Brasil: O Crime Que o Mundo Esqueceu
Título Original: Everybody Wins
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Karel Reisz
Roteiro: Arthur Miller
Elenco: Nick Nolte, Debra Winger, Will Patton, Jack Warden

Sinopse:
Tom O'Toole (Nolte) é um tira veterano que resolve se unir a Angela Crispini (Debra Winger) para reabrir um antigo caso de assassinato que levou um inocente para a prisão por longos anos. Mal visto dentro do departamento, por sempre lutar contra a corrupção entre seus colegas, Tom acaba tendo que lutar duas vezes mais para dar prosseguimento à investigação.

Comentários:
Curioso drama policial que marcou a volta do dramaturgo e escritor Arthur Miller ao cinema. Famoso não apenas por obras famosas como "A Morte do Caixeiro Viajante" e "Os Desajustados", Miller ficou muito conhecido também por ter sido o último marido da atriz Marilyn Monroe. No papel Miller escreveu uma trama das mais complexas, com muitos detalhes e sutis críticas para toda a hipócrita sociedade americana. Sua fonte de inspiração, revelou depois, veio das antigas estórias de detetives dos anos 40, com seus mistérios insolúveis e mulheres fatais por todos os lados. Infelizmente para o espectador o diretor Karel Reisz não conseguiu transpor para a tela toda a psicologia complexa idealizada por Arthur Miller. O resultado final revela um filme diferente, alguns diriam até mesmo estranho, mas sem o brilho que poderia ter. Quem acaba se destacando mesmo é a dupla central. Nick Nolte, sempre ótimo interpretando tiras cansados, anti-heróis e rudes, casa muito bem com a suposta delicadeza de Debra Winger em cena. Mesmo com a direção desperdiçando potencial ainda vale passar por uma revisão.

Pablo Aluísio.

Os Reis da Noite

Título no Brasil: Os Reis da Noite
Título Original: Pimp Bullies
Ano de Produção: 2011
País: República Dominicana
Estúdio: Antena Latina Films
Direção: Alfonso Rodríguez
Roteiro: Jose Miguel Bonetti
Elenco: Ving Rhames, Steven Bauer, Adrian Bellani

Sinopse:
Isabel (Catalina Rodriguez) é uma mãe solteira com muitos problemas financeiros que decide ir para os Estados Unidos de forma ilegal para trabalhar como prostituta no clube noturno pertencente a Miguel (Ving Rhames). Ela quer dinheiro para o tratamento de seu filho, que tem uma doença rara, cujo tratamento é muito caro. Uma vez na América acaba descobrindo que sua vida definitivamente não será nada fácil.

Comentários:
De vez em quando é bom conhecer filmes rodados fora do eixo Estados Unidos - Europa. Assim o cinéfilo acaba se aventurando por produções realizadas em países como República Dominicana! Pena que o que se acaba encontrando é apenas uma cópia mal feita dos filmes policiais americanos. Esse "Pimp Bullies" é um exemplo perfeito disso. Produção classe C, com roteiro primário e atuações canastras. O único nome mais conhecido é o de Ving Rhames (ator negro que os fãs de Tarantino conhecem muito bem por causa de seu papel de Marsellus Wallace em "Pulp Fiction: Tempo de Violência"). É um veterano com longa filmografia. Ele interpreta um cafetão que acaba sendo a única coisa mais interessante em um roteiro canhestro e cheio de clichês infantis. A colombiana Catalina Rodriguez é bonita, não resta dúvida sobre isso, mas não consegue ir muito além de seu cartunesco personagem. Enfim, tudo bem descartável. Dispense sem problemas.

Pablo Aluísio.

sábado, 12 de julho de 2014

21 Gramas

Título no Brasil: 21 Gramas
Título Original: 21 Grams
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Guillermo Arriaga
Elenco: Sean Penn, Benicio Del Toro, Naomi Watts

Sinopse:
O enredo de "21 Gramas" mostra a conturbada vida de três personagens centrais. No primeiro segmento temos o complicado cotidiano de uma mãe e esposa que luta contra seu passado de viciada em drogas. Também conhecemos a trajetória de um ex-condenado que tenta reconstruir sua vida abraçando a religiosidade e por fim vemos o drama de um professor de matemática que está à beira da morte por causa da espera sem fim por um transplante de coração. Filme indicado ao Oscar nas categorias Melhor Atriz (Naomi Watts) e Melhor Ator Coadjuvante (Benicio Del Toro).

Comentários:
Sempre que a indústria de cinema dos Estados Unidos abre oportunidades para cineastas estrangeiros acontece algo de bom. Nem que seja para simplesmente fugir de um certo sistema formulaico que atinge a maneira de se fazer cinema naquele país. Aqui temos o talentoso e jovem diretor mexicano Alejandro González Iñárritu trazendo novos sopros de renovação dentro do cinemão ianque. O roteiro é ao estilo mosaico, com personagens paralelos que acabam se encontrando em um denominador comum. As tais 21 Gramas do título se referem à perde de massa de um corpo humano logo após sua morte - e que para alguns seria a prova da existência da alma, que supostamente teria exatamente esse peso! Especulações à parte se trata de uma obra muito sensível, bem trabalhada, com excelentes atuações e um enredo envolvente e relevante. Com um bom domínio sobre a técnica cinematográfica, Alejandro González demonstra perfeitamente que existe vida inteligente e talentosa no cinema idealizado fora das fronteiras norte-americanas.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Grande Truque

Título no Brasil: O Grande Truque
Título Original: The Prestige
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Michael Caine

Sinopse:
A rivalidade entre dois talentosos mágicos ultrapassa todo e qualquer limite. Agora, um deles terá que enfrentar uma séria acusação de assassinato. Verdade ou apenas mais um truque desses geniais profissionais? Filme indicado ao Oscar nas categorias Melhor Direção de Arte e Fotografia. Também indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Filme e Melhor Figurino.

Comentários:
Os mágicos de hoje em dia perderam muito de seu charme original. Mais parecem metaleiros do que nobres que dominam o misterioso mundo da magia. Vide os grandes astros da categoria em Las Vegas atualmente. Esse "The Prestige" recupera um pouco essa antiga mistica! Christopher Nolan rodou o filme entre "Batman Begins" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e talvez por essa razão seus méritos tenham sido um pouco ofuscados, até porque os filmes de Batman não eram apenas produções comuns, mas eventos cinematográficos que ultrapassavam em muito a mera exibição das aventuras do homem-morcego pelas telas do mundo afora. "O Grande Truque" por sua vez se propõe a contar uma boa estória, adornado com uma maravilhosa direção de arte e um clima singular, onde realidade e fantasia se misturam muito bem. E como é bem do feitio de Nolan, os efeitos especiais são meras ferramentas em prol do enredo e dos personagens, e não a desculpa principal da existência do filme em si. Assim, já que o impacto dos filmes de Batman passou, talvez seja uma boa hora de rever com mais calma essa interessante obra do cineasta. Roteiro inteligente, boas atuações e um clima nostálgico irresistível garantem um ótimo programa para o gosto de qualquer cinéfilo.

Pablo Aluísio.