sábado, 16 de dezembro de 2023

Imperador Romano Vitélio

Imperador Romano Vitélio
Depois da morte de Nero, o Império Romano passou por uma fase de grande instabilidade política e militar. Foi um tempo de guerra civil, onde golpes militares eram superados por outros golpes militares, sendo que as legiões vencedoras proclamavam como novo imperador justamente os seus generais vitoriosos nos campos de batalha. Foi o que aconteceu com Aulus Vitellius Germanicus, o imperador Vitélio. 

Ele vinha de uma linhagem que sempre desfrutou dos privilégios da casa de Júlio César. Dizia-se, na boca pequena, pelos becos de Roma, que ele havia sido um dos "peixinhos" do Imperador Tibério. Esse termo era usado para designar os jovens, menores de idade, que eram abusados sexualmente por Tibério, que tinha fama de pedófilo em Roma. Depois da morte desse velho imperador, ele continuou na corte, sendo um jovem privilegiado nas cortes de Calígula, Cláudio e Nero. Quando esse morreu, Vitélio comandava legiões romanas no exterior. Na fase que se sucedeu, ele sentiu que poderia assumir o poder total, pois suas legiões eram fortes e prontas para a guerra. 

Rumou para Roma e destruiu as tropas leais a Otão. Depois de matar aquele imperador, Vitélio assumiu o título de Imperador Romano. Ele seria o último dos três imperadores efêmeros dessa fase da história de Roma. Infelizmente para os romanos de sua época, ele era um ser humano desprezível que tinha poucos valores morais a preservar. Para o povo romano em geral se vendia como general e político honesto, homem acima de qualquer crítica. Um militar vitorioso em campos de batalha distantes do centro do poder. Por baixo dos panos, nos bastidores do império, se comportava como um ladrão barato, capaz até mesmo de roubar jóias do tesouro imperial. Na calada da noite assaltava os locais onde ouro, prata e jóias eram guardadas pelos senadores.

E seus atos como Imperador apenas confirmava o lado sórdido de sua personalidade. Enquanto militar, ele acumulou grandes dívidas pessoais. Eram inúmeros os seus credores. Quando subiu ao trono esses pensaram que finalmente iriam receber seu dinheiro, mas para seus infortúnios, o novo imperador não pagaria suas dívidas. Ao invés disso mandou passar no fio da espada todos os seus credores. Não apenas nunca receberam, como também perderam suas vidas para esse homem pérfido. 

E as atrocidades não pararam, atingindo sua própria casa. Mandou matar dois de seus filhos que eram acusados de conspiração política contra seu poder imperial. Não satisfeito, exilou para uma ilha distante sua única filha que havia chorado pelos irmãos mortos. Também celebrou publicamente a morte da mãe, que dizia-se havia sido envenenada por seus homens no palácio. Para quem se vendia como militar honesto ele se entregou cedo a todos os vícios possíveis, praticando orgias e banquetes suntuosos, enquanto grande parte do povo de Roma passava fome. Era insensível, brutal e cruel, segundo inúmeras crônicas de sua época. 

Com tanta corrupção, foi outro imperador que caiu cedo. Ficou apenas oito meses no poder. O Senado e as famílias tradicionais de Roma ficaram horrorizadas com aquele comportamento. Não demorou muito e foi preso por outro general, Vespasiano, que finalmente iria trazer alguma estabilidade na política da cidade eterna. E sua derrota foi selada no campo de batalha quando suas últimas legiões leais foram derrotadas pelos exércitos de Vespasiano. 

Depois de um breve julgamento de acordo com o Direito Romano, o agora deposto Vitélio foi jogado para a turba romana que promoveu um linchamento com seu corpo pelas ruas da cidade. Foi esfaqueado inúmeras vezes após ter suas vestes arrancadas pela enfurecida plebe romana. Seu corpo, destroçado, então foi jogado no rio Tibre, onde desapareceu para todo o sempre. Era dezembro de 69 e seu reinado de terror havia chegado ao fim. Vespasiano era o novo imperador romano. Pelas ruas da cidade o general desfilou com o povo gritando a plenos pulmões "Vida longa ao novo César!"

Pablo Aluísio. 

Os Escribas do Velho Testamento

Os Escribas do Velho Testamento
Quem escreveu a Bíblia? Quem são seus autores? A história, a arqueologia e a exegese dos velhos textos já encontraram a resposta. A Bíblia foi escrita por escribas que trabalhavam ora para o sacerdote de Jerusalém, ora para os antigos reis judeus. Dizer que a Bíblia foi escrita pelo Deus Jeová ou foi escrita sob a estrita inspiração de Deus é um conceito puramente teológico. Historicamente, nós temos que ir atrás dos verdadeiros autores desses vários livros que séculos depois foram reunidos em um só, dando origem a Bíblia, tal como a conhecemos atualmente. No mundo antigo, pouquíssimas pessoas sabiam ler e escrever. Estudos afirmam que os primeiros livros bíblicos foram escritos entre 600 a 400 anos antes de Cristo. Saber ler e escrever colocava um trabalhador no topo da elite intelectual de seu tempo. Esses eram os escribas. 

Esses escribas muitas vezes usaram como inspiração para elaboração de seus textos outras tradições religiosas de outros povos da época, como os persas e os babilônicos. É grande a influência da religião de Zaratustra sobre essas histórias mais antigas da Bíblia. Os personagens bíblicos também são de origens diversas. Alguns podem ter tido como base pessoas reais que realmente existiram, pessoas históricas. Mas de modo em geral afirma-se também que a maioria são de pura literatura. 

Moisés seria um dos mais cotados a ser meramente de ficção. Há indícios de um Moisés que criava imagens religiosas, mas esse provavelmente nada tinha a ver com o Moisés dos textos do velho testamento. Ele seria, basicamente, uma criação literária. O povo hebreu, tal como todos os outros povos da antiguidade, precisava também de sua própria mitologia de fundação, de origens daquele povo em questão. E não se pode negar que os escribas fizeram muito bem seu trabalho nesse sentido.

Outro aspecto importante a se considerar é que esses escribas muitas vezes apenas seguiam ordens de seus superiores. E muitas dessas antigas mitologias serviam para pacificar algum conflito social que acontecia naquele momento dentro daquela civilização. Por exemplo, a figura de Abraão. Ele seria apenas um símbolo, um grande patriarca que garantiria a propriedade e posse de terras para um determinado grupo social, deixando de fora os demais. Os filhos legítimos de Abraão teriam direito àquelas terras. Esses eram os judeus. Os descendentes dos filhos bastardos de Abraão não teriam direito de propriedade sobre aquelas terras. Esses formavam o povo árabe. Aliás esse conflito permanece vivo e violento até os dias de hoje, basta lembrar da atual guerra que se trava na Palestina. 

Dessa maneira a mitologia em si, baseada muitas vezes em política do calor do momento e antigas tradições orais, servia para apaziguar um determinado conflito que acontecia naquele momento histórico. Seria essa a origem, a fonte de todos esses textos do velho testamento. Infelizmente nenhum escriba assinou sua obra. Isso não era normal na antiguidade e nem era de interesse de reis e sacerdotes judeus. Com isso se perdeu para sempre o nome desses escritores antigos que eram inegavelmente talentosos em sua arte de escrever. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

A Freira 2

Título no Brasil: A Freira 2
Título Original: The Nun II
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Michael Chaves
Roteiro: Ian Goldberg, Richard Naing
Elenco: Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Storm Reid, Anna Popplewell, Bonnie Aarons, Katelyn Rose Downey

Sinopse:
Uma jovem freira é enviada pelo Vaticano até uma isolada escola católica. Mortes e estranhos eventos sobrenaturais vem acontecendo em toda a Europa, inclusive com uma morte ritual de um padre dentro de sua própria igreja. São sinais de que um antigo demônio está retornando para o nosso mundo e ele quer a posse de uma relíquia sagrada, acima de tudo. 

Comentários:
Eu não gostei do primeiro filme, por isso não esperava muito dessa continuação. Então de certa forma me surpreendi pois gostei dessa sequência de um modo em geral. Não me entenda mal, não estou dizendo que é um filme de terror excelente, nada disso. Apenas que é bem realizado, bem feito, com um roteiro muito redondinho que vai do ponto A para o ponto B sem sobressaltos. Parece que a equipe de roteiristas finalmente entendeu que não precisava de muitos exageros, nem de gorduras e excessos na história. Contem uma boa história básica, juntem com algumas cenas com alguns sustos e pronto, está feito mais um filme que o público dos dias atuais vai gostar, tanto que esse segundo filme fez sucesso e se tornou um dos mais lucrativos do ano. Aliás essa ideia de um demônio (chamado Valak) usando a imagem de uma freira dos infernos já é meio caminho andado para se vender um filme de terror. Certa premissas nascem justamente de algo assim, simples, mas bastante eficiente em seu nicho cinematográfico. E que venha mais filmes dessa nova franquia de horror. Afinal, pela boa bilheteria novos filmes virão, com certeza 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Homem Morto

Título no Brasil: Homem Morto
Título Original: Dead Man
Ano de Lançamento: 1995
País: Estados Unidos, Alemanha
Estúdio: Pandora Filmproduktion
Direção: Jim Jarmusch
Roteiro: Jim Jarmusch
Elenco: Johnny Depp, Gary Farmer, John Hurt, Robert Mitchum, Iggy Pop, Gabriel Byrne, Jared Harris, Billy Bob Thornton, Alfred Molina, Steve Buscemi

Sinopse:
Em uma América selvagem, solitária e devastada pela aridez do deserto, dois homens se encontram. Um homem comum que acaba tendo grandes experiências místicas e sobrenaturais com um jovem nativo americano que deseja levar aquele homem branco a sondar os mistérios da espiritualidade interior. 

Comentários:
Um filme bem estranho, para dizer o mínimo. Esse foi produzido naquela época em que Johnny Depp estava muito empenhado em só fazer filmes cults e artísticos. Ele almejava chegar em um ponto em que não fizesse mais nenhuma concessão aos grandes estúdios de Hollywood. Com o tempo ele se renderia ao lado mais comercial do cinema, como hoje sabemos, mas naqueles tempos ele procurava a excelência dramática como ator. O filme tem fotografia em preto e branco, roteiro incomum e aquele estilo que os cinéfilos já bem conhecem da direção de Jim Jarmusch. Não procure por nada fácil ou convencional nesse roteiro. É um filme com ares de cinema independente em cada fotograma. Interessante que muitos dos atores que trabalharam aqui, aceitaram trabalhar pelo salário mínimo da categoria, só para ter o orgulho de ter um filme do diretor em sua filmografia. Talvez excessivamente longo e com história desconexa, o filme não vai soar muito bom e simples de entender para a maioria do público, mas de qualquer maneira tem a trilha sonora assinado pelo cantor Neil Young, o que torna o conjunto da obra cinematográfica certamente bem mais palatável. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Elvis Presley - On Stage, February 1970 - Parte 4

Elvis Presley - On Stage, February 1970 - Parte 4
Seguindo a audição do disco em frente ouvimos os primeiros acordes do clássico "Yesterday" de Lennon e McCartney. A canção original dos Beatles foi um dos maiores sucessos dos anos 60. Lançada originalmente no álbum "Help!" em 1965 ela acabou virando um verdadeiro fenômeno de vendas e popularidade naquela década inesquecível. Durante anos se especulou se Elvis algum dia iria lançar sua própria versão, já que praticamente todos os outros grandes cantores americanos, como Frank Sinatra e Dean Martin, acabaram fazendo as suas. Em estúdio isso jamais aconteceria. Embora Elvis gostasse de vários discos e canções dos Beatles, ele nunca se interessou em gravar suas próprias versões do repertório do quarteto inglês, pelo menos até 1969. Isso mudou com sua volta aos palcos. Como artista de concertos ao vivo Elvis sentiu a necessidade de incluir algumas canções dos Beatles em seu repertório. 

"Yesterday", a imortal criação de Paul McCartney, foi a primeira delas a sair em um disco oficial de Elvis Presley. Ela veio não numa versão de estúdio, como era esperado, mas ao vivo, no palco. Um fato curioso envolve a inclusão dessa faixa nesse álbum. Como sabemos o disco foi intitulado "On Stage - February, 1970" (Em bom português: "No Palco - Fevereiro de 1970"). Isso levava o ouvinte a pensar que todas as gravações tinham sido realizadas nesse período, justamente a da segunda temporada de Elvis em Las Vegas. Isso era apenas parcialmente verdadeiro. "Yesterday" na verdade havia sido gravada em agosto do ano anterior, na primeira temporada de Elvis em Las Vegas. Para ser mais exato no dia 25 de agosto de 1969, algo que nunca foi informado ao fã que comprou o disco uma vez que não havia ficha técnica e nem maiores detalhes na edição original desse disco. Apesar disso a boa seleção acabou deixando tudo com um aspecto bem imperceptível ao fã menos atento. Na realidade o consumidor menos detalhista poderia até mesmo jurar estar ouvindo a uma única apresentação de Elvis, realizada na mesma ocasião. Deixando isso um pouco de lado temos que admitir que essa versão live de "Yesterday" é muito boa, embora não seja tecnicamente perfeita. Se Elvis a tivesse gravada em estúdio, com todo o aparato e cuidado técnico que esse tipo de gravação traz, o resultado teria sido inegavelmente muito superior.

Dentro do conceito de trazer músicas inéditas dentro da discografia de Elvis na época (estamos falando de 1970) a RCA Victor selecionou essa versão ao vivo do grande clássico do rock americano, "Proud Mary". A canção havia sido lançada originalmente em janeiro de 1969 pelo grupo Creedence Clearwater Revival, um dos melhores de sua geração. O single (com "Born on the Bayou" no lado B) acabou se tornando um dos maiores sucessos da banda. Realmente é uma grande composição, um exemplo perfeito do tipo de country / rock que Elvis estava procurando para renovar seu repertório. Certamente cantar novas versões de sucessos dos anos 50 como "Hound Dog" ou "Don´t Be Cruel" em Las Vegas até poderia soar interessante, principalmente para os fãs mais veteranos, porém era igualmente necessário não esquecer o tipo de sucesso que andava tocando nas rádios naquele período. Segundo Felton Jarvis, o produtor e arranjador de Elvis, tudo o que o cantor queria na época era equilibrar seu legado, suas antigas canções, com o mundo musical contemporâneo. Não soar apenas como um artista meramente nostálgico, que vivia de glórias passadas. A escolha foi perfeita. A interpretação de Elvis foi uma das mais empolgantes e se tornou o ponto alto da temporada. Curiosamente, apesar da boa repercussão, Elvis iria deixar a música de lado nos anos seguintes. 

É bom lembrar porém que "Proud Mary" surgiu duas vezes na discografia oficial de Elvis. A primeira foi aqui, no "On Stage". Uma versão bem executada, bem elaborada, com um ritmo mais cadenciado e um sabor quase acústico. A segunda gravação veio no álbum "Elvis as Recorded at Madison Square Garden" de 1972. Para muitos essa segunda versão seria bem melhor, contando com um pique e ritmo que ficaram bem conhecidos dessa eletrizante apresentação de Elvis em Nova Iorque. Por fim, um detalhe interessante: Embora muitos reconheçam que o single do Creedence Clearwater Revival tenha sido vital para que Elvis a gravasse, sua maior influência teria vindo mesmo da versão de Ike & Tina Turner, que lançada nesse mesmo ano (1970), teria impressionado pela garra e vitalidade da interpretação da cantora. Ouvindo todas as versões (a do Creedence, a de Tina Turner e a de Elvis) chegamos na conclusão que realmente Elvis retirou muito mais inspiração da segunda gravação, que combinava muito mais com o estilo de Las Vegas. Afinal de contas ele certamente sabia que poderia contar com essa música para levantar o público durante os shows.

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Terra do Inferno

Dentre todos os filmes da carreira de Randolph Scott esse é um dos que trazem a melhor trama. Scott interpreta Owen Merritt, um pequeno rancheiro que vê sua namorada se casar com um fazendeiro rico e poderoso, Will Isham (Alexander Knox), dono do Rancho Skull. Ela está se casando por puro interesse e Merritt se resigna sobre tudo. O problema é que a rivalidade entre eles não se resume a assuntos amorosos. Will pretende comprar todas as propriedades que cercam sua fazenda para assim dominar completamente a região mas Merritt se recusa a vender o seu rancho. Para intimidar e mudar sua decisão o poderoso dono de terras então resolve contratar um pistoleiro, Fay Dutcher (Richard Rober), que começa a cometer atos de terror contra Merritt e seus homens. O objetivo é intimidar o máximo possível para que ele finalmente venda suas terras. Há muitas nuances interessantes nesse roteiro. O personagem de Randolph Scott se vê praticamente forçado a agir contra os desmandos de Will e seu grupo armado, principalmente depois que seus dois principais homens, dois jovens cowboys, são covardemente assassinados.

“Terra do Inferno” é mais uma produção do próprio Randolph Scott na Columbia. Aqui o ator investiu em um bom roteiro para contar um enredo aparentemente simples mas que prende a atenção do espectador da primeira à última cena. O filme mostra um processo que foi bem comum na colonização do velho oeste: a formação de grandes latifúndios, criados através da compra de pequenos ranchos de proprietários que se viam muitas vezes obrigados a vender suas terras com medo de serem mortos. Algumas seqüências de “Terra do Inferno” são realmente ótimas como uma luta numa cachoeira congelada em Cânion Rock e um tiroteio às escuras em um saloon infestado de facínoras. 

Outras cenas marcantes ocorrem quando os capangas de Will causam um estouro da manada de Scott, causando muitos danos ao seu rebanho. Outro bom momento acontece no clímax do filme quando Scott finalmente enfrenta em um duelo o pistoleiro Dutcher, tudo no meio de uma tempestade de areia. O roteiro ainda traz alguns alívios cômicos (para a trama não ficar pesada demais) e até um belo número musical cantado por Tennessee Ernie Ford durante um acampamento noturno. Em suma, “Terra do Inferno” é certamente um dos melhores faroestes da carreira de Randolph Scott.
 

Terra do Inferno (Man in the Saddle, Estados Undos, 1951) Direção: André De Toth / Roteiro: Kenneth Gamet, baseado no livro de Ernest Haycox / Elenco: Randolph Scott, Joan Leslie, Ellen Drew, Alexander Knox, Richard Rober, Tennessee Ernie Ford / Sinopse: Rico fazendeiro começa a intimidar e aterrorizar rancheiros menores para comprar suas terras. Contra essa situação de terror se levanta um pequeno proprietário de terras que enfrentará a situação de frente.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

A História de Rock Hudson - Parte 17

A História de Rock Hudson - Parte 17
O filme que transformou Rock Hudson em um astro de Hollywood foi o drama de Douglas Sirk intitulado "Sublime Obsessão" de 1954. Era uma adaptação de um best-seller da época escrito por Lloyd C. Douglas. Durante muito tempo os estúdios disputaram os direitos autorais desse romance e depois de um verdadeiro leilão a Universal finalmente conseguiu o que queria. Inicialmente o estúdio pensou em trazer um grande astro para interpretar o principal personagem do filme, mas todos eles pareciam estar com compromissos. Então o jeito foi apelar para o próprio grupo de atores da empresa. Dentre eles, Rock foi o escolhido. O personagem que iria interpretar se chamava Bob Merrick e tinha nuances complexas em sua personalidade. Sem dúvida era um desafio e tanto para Rock. 

Anos depois ele seria sincero sobre esse trabalho. Inicialmente relutante, Rock aceitou o papel, mesmo com um certo receio. No começo até pensou em se matricular em cursos mais avançados de arte dramática, mas depois desistiu. Ele mesmo seria sincero sobre essa questão ao afirmar:  "Eu poderia falar que atuei baseado em alguma filosofia de trabalho, mas estaria mentindo. Eu simplesmente tive coragem, fui lá e fiz. É isso! Pode soar meio estranho e até arrogante, mas naquela época eu era assim. Fui lá, decorei minhas falas, trabalhei com seriedade e torci para dar tudo certo!." Para sorte de Rock, o público gostou e a crítica também elogiou seu trabalho, colocando ele finalmente na primeira lista de astros da Universal. 

Essa fase foi seu auge como galã de personagens românticos e trágicos. Logo estava de volta a um filme com a mesma equipe técnica e o mesmo diretor Douglas Sirk no hoje clássico "Tudo o que o Céu Permite". Esse filme foi considerado um grande passo na carreira do ator, outro grande sucesso de público e crítica. Rock surge bem mais seguro em cena, consciente de sua nova posição de grande astro. Seu nome aparecia com destaque no poster do filme e nas marquises de cinema por todo o mundo. E Rock não se importava em ser estigmatizado como galã romântico como bem deixou claro em entrevistas da época. Ele declarou: "Fico feliz em ter encontrado um tipo de papel que agrade ao público. Esse considero meu segundo grande filme e estou muito feliz em saber que foi bem sucedido! Voltarei a trabalhar em filmes desse estilo pois percebi que consigo desenvolver um bom trabalho nesse tipo de produção!". 

Depois desses dois sucessos no cinema, choveram convites para Rock Hudson atuar em grandes produções da época, mas praticamente todos foram recusados pois ele tinha um contrato de exclusividade com a Universal Pictures por sete anos, o que era o contrato padrão para o cinema americano da época. Com o dinheiro ganho nos filmes, Rock finalmente comprou uma bela casa no alto da colina, em Los Angeles, com Hollywood logo abaixo. Antes ele vivia em um veleiro ancorado na praia de Malibu. Também comprou um Cadillac novinho para ir todas as manhãs na Universal City para trabalhar. Rock então logo transformou sua nova casa em um local de ponto de encontro para jovens atores e atrizes da Universal, dando apoio para quem ainda estava procurando um lugar ao sol. Era considerado um dos atores mais amigáveis de Hollywood em termos de jovens talentos, nunca recusando ajudar esses jovens em busca do sucesso. Sobre essa questão esclareceu: "Eu sempre ajudarei aos mais jovens, os novatos. Simplesmente porque um dia eu fui um deles. Eu sei como é importante ter alguma ajuda no começo da carreira em Hollywood". 

Pablo Aluísio. 

domingo, 10 de dezembro de 2023

Toda Luz Que Não Podemos Ver

Título no Brasil: Toda Luz Que Não Podemos Ver
Título Original: All the Light We Cannot See
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Anthony Doerr, Steven Knight
Elenco: Mark Ruffalo, Hugh Laurie, Aria Mia Loberti, Louis Hofmann, Lars Eidinger, James Dryden

Sinopse:
Uma jovem garota francesa, cega, tenta evitar que os invasores da Alemanha Nazista em Paris, durante a II Guerra Mundial, se apossem de uma rara joia extremamente valiosa, pertencente ao museu da cidade, onde seu pai trabalhou como curador de peças antigas. Ao mesmo tempo ela passa a colaborar com a resistência francesa, passando códigos cifrados em transmissões de rádio amador. 

Comentários:
De forma em geral, até gostei dessa minissérie em poucos episódios. Bem produzida, com produção elegante e direção de arte de muito bom gosto, certamente vai agradar quem esteja em busca de algo melhor para ver na Netflix. Entretanto tem um aspecto nela que me incomodou um pouco. Tudo é bem suavizado nessa história. Não haveria maiores problemas nisso se não estivéssemos na presença de uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial, com as botas nazistas marchando em uma bela Paris ocupada pelos fascistas alemães. E nisso a coisa toda começa a parecer meia falsa, meia plastificada. Claro que a protagonista vai agradar logo de cara. A não ser que você seja um psicopata, irá criar empatia imediata com uma garotinha cega que luta ao seu modo em prol da resistência francesa. Mas é isso, o que poderia ser muito visceral, no final das contas, não segue por esse caminho. É um tema forte, que exigiria coragem para mostrar tudo, mas isso não estava mesmo nos planos da Netflix. Não desgostei do que vi, mas que poderia ser muito melhor, sem dúvida, poderia. 

Pablo Aluísio.