quinta-feira, 25 de julho de 2024

O Tarô da Morte

Título no Brasil: O Tarô da Morte 
Título Original: Tarot
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: Screen Gems
Direção: Spenser Cohen, Anna Halberg
Roteiro: Spenser Cohen, Anna Halberg
Elenco: Harriet Slater, Adain Bradley, Jacob Batalon

Sinopse:
Um grupo de jovens universitários decide brincar um pouco na noite. Uma das garotas sabe ler cartas de tarô e eles encontram justamente um antigo baralho desses no meio de velhas caixas abandonadas em uma cabana no meio da floresta. Isso sela seus destinos pois cada um deles passa a morrer, das formas mais diversas e estranhas, sendo que essas mortes estãos relacionadas ao tarô de alguma maneira.

Comentários:
A história é banal e não foge em nada daquela fórmula de filmes de terror que conhecemos tão bem. Coloque um grupo de jovens que serão mortos das formas mais violentas e diversas ao longo do filme. A novidade vem do fato de que não temos apenas um assassino, mas vários deles, todos monstros sobrenaturais baseados nas ilustrações que se encontram em cartas de tarô. E isso foi justamente a única coisa que me fez assistir ao filme até seu final. Fiquei curioso em ver como essas criaturas foram feitas e se ficariam legais na tela. Ficaram, afinal o filme foi produzido com bom orçamento. Pena que na maioria das vezes esses seres estranhos apareçam em lugares bem escuros, o que não dá para ver com detalhes o design de produção dos monstrengos. De uma maneira ou outra, essa será no final das contas, provavelmente, a única coisa interessante de se ver nesse filme. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Broadway Danny Rose

Título no Brasil: Broadway Danny Rose
Título Original: Broadway Danny Rose
Ano de Lançamento: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Woody Allen, Mia Farrow, Nick Apollo Forte, Milton Berle, Jackie Gayle, Will Jordan

Sinopse:
Nesse filme Woody Allen interpreta um agente de talentos de Nova Iorque. Seus clientes são artistas fracassados, sem potencial de sucesso. A sorte muda quando ele passa a empresariar um cantor veterano de músicas italianas. Há muito seu tempo de emplacar sucessos passou, mas agora, impulsionado por uma onda de nostalgia, ele ganha uma segunda chance. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. 

Comentários:
Gostei bastante desse filme. O diferencial é que Woody Allen optou por fazer uma comédia leve e divertida. Nada de grandes reflexões existenciais. Sua intenção aqui era divertir e ele conseguiu muito bem atingir seu objetivo. O personagem de Allen é um agente fracassado chamado Danny Rose. As coisas vão de mal a pior até que ele passa a ser o empresário desse velho cantor. O sujeito está em crise de meia idade, totalmente decadente, acima do peso e com uma vida pessoal caótica. Apesar de ser casado, pai de vários filhos, ele arranja uma amante! Pior do que isso, ela é de uma família da máfia! E o pobre do Danny Rose vai ter que lidar com todos esses problemas de seu cliente! Enfim, ótima comédia do Allen que para fugir do óbvio decidiu filmar em preto e branco, para acentuar ainda mais o fato de que está contando uma história do passado. O resultado ficou muito bom! 

Pablo Aluísio.

Voltar a Morrer

Título no Brasil: Voltar a Morrer
Título Original: Dead Again
Ano de Lançamento: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Kenneth Branagh
Roteiro: Scott Frank
Elenco: Kenneth Branagh, Emma Thompson, Andy Garcia, Robin Williams, Richard Easton, Hanna Schygulla

Sinopse:
Um detetive particular de Los Angeles recebe um caso bem complicado, mas que inicialmente parecia relativamente fácil de resolver. Ele precisa encontrar a verdadeira identidade de uma mulher que perdeu sua memória. E o caminho para a verdade vai ser cheio de incidentes, inclusive violentos. 

Comentários:
Assisti a esse suspense nos anos 90, ainda na era do VHS. Chegou a ser lançado em nossos cinemas, mas sem muito sucesso. O ator e diretor Kenneth Branagh realmente nunca fez muito sucesso no Brasil porque a maioria de seus filmes tinha uma linha que nunca agradou em nosso país. De qualquer forma esse pode ser considerado um de seus bons filmes. E também é bem mais acessível para o público em geral, nada pretensioso como seus filmes baseados na obra de Shakespeare. De minha parte pude perceber que o diretor quis mesmo fazer um filme com a estética noir. E se saiu relativamente bem nisso, muito embora esse tipo de filme é daqueles que pertencem ao passado. Os imitadores costumam se dar mal. Esse filme porém mantém um bom nível de qualidade cinematográfica. 

Pablo Aluísio.

terça-feira, 23 de julho de 2024

7 Homens Enfurecidos

Título no Brasil: 7 Homens Enfurecidos
Título Original: Seven Angry Men
Ano de Produção: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Allied Artists Pictures
Direção: Charles Marquis Warren
Roteiro: Daniel B. Ullman
Elenco: Raymond Massey, Debra Paget, Jeffrey Hunter, Larry Pennell, Leo Gordon, John Smith 

Sinopse:
O filme narra parte da história do abolicionista John Brown que antes da eclosão da guerra civil americana lutou pela abolição da escravidão em seu estado natal, o Kansas. Acreditando estar seguindo a vontade de Deus ele despertou ódio e fúria dos senhores e mercadores de escravos que logo colocaram em marcha um complô para matar a ele e seus seis filhos, todos lutando pela liberdade dos negros americanos.

Comentários:
John Brown foi uma figura importante dentro da história dos Estados Unidos. Um homem que dedicou a vida à causa abolicionista. Foi covardemente morto por causa de suas convicções pessoais e esse fato até hoje é considerado pelos historiadores como um dos estopins da sangrenta guerra civil americana. O roteiro desse filme não é totalmente fiel aos fatos históricos, pois optou-se por usar uma linha narrativa mais ficcional. Os momentos mais marcantes da vida de John Brown estão todos lá - sua luta para que o Kansas continuasse aliado à União, sua bravura contra a escravidão, etc - mas no meio de tudo isso os roteiristas encaixaram mera ficção, principalmente no que se refere a pequenos aspectos e detalhes da vida de Brown e cada um de seus filhos. O resultado se não chega a ser excepcional, pelo menos não decepciona, principalmente pelo bom elenco. Afinal de contas rever Debra Paget e Jeffrey Hunter sempre é um prazer renovado. Assim temos um bom western da pequena Allied Artists Pictures, que procurou acima de tudo ensinar um pouco da história americana de um jeito mais divertido.

Pablo Aluísio.

Honra Sem Fronteiras

Título no Brasil: Honra Sem Fronteiras
Título Original: Powder River
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Louis King
Roteiro: Sam Hellman, Stuart N. Lake
Elenco: Rory Calhoun, Corinne Calvet, Cameron Mitchell

Sinopse:
Depois de anos trabalhando como xerife numa cidade de fronteira no oeste americano, Chino Bullock (Rory Calhoun) decide que chegou a sua hora de se aposentar. Ele pretende agora se dedicar um rancho na região, um sonho que cultivou por longos anos. Assim que decide se retirar um grupo de foras-da-lei chega em sua cidade e mata seu antigo parceiro, um jovem que ele próprio treinara para ser o novo xerife. Revoltado com o acontecimento Bullock decide voltar para acertar as contas com a quadrilha de bandidos e assassinos. Ele deseja vingança e justiça e as terá!

Comentários:
Bom faroeste estrelado por Rory Calhoun (1922 - 1999). Sempre gostei muito do trabalho desse ator. Ao longo de mais de 120 filmes ele sempre procurou dar o melhor de si, principalmente em westerns que sempre foi o gênero americano por excelência. Não era um grande ator, mas era esforçado. Aqui temos novamente um enredo girando em torno da mitologia do xerife do velho oeste, sempre à beira da morte, tendo que lidar com bandidos selvagens e cruéis em uma terra que era dita como sem lei e sem ordem. Há um componente interessante aqui que é o desenvolvimento psicológico do personagem de Calhoun que fica em um dilema sobre vingar a morte de seu pupilo, restabelecendo a lei na cidade, ou virar as costas e abraçar a tranquilidade de seu rancho, afinal de contas como um sujeito aposentado ele não tinha mais a obrigação legal de ostentar a estrela de prata para voltar mais uma vez à ativa. Essa produção que também é conhecida como "O Rio da Pólvora" foi dirigida por Louis King, um cineasta interessante que era especializado em filmes de matinê - chegou a dirigir vários filmes com o personagem Charlie Chan. Assim ele também trouxe ao roteiro detalhes técnicos que deram à fita maior agilidade, com sabor de aventura. Enfim, mais um belo exemplar do cinema de western dos anos 1950 que merece um lugar em sua coleção.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

O Ataúde do Morto-Vivo

Título no Brasil: O Ataúde do Morto-Vivo
Título Original: The Oblong Box
Ano de Lançamento: 1969
País: Reino Unido
Estúdio: American International Pictures (AIP)
Direção: Gordon Hessler
Roteiro: Lawrence Huntington, Christopher Wicking
Elenco: Vincent Price, Christopher Lee, Alister Williamson, Rupert Davies, Sally Geeson, Uta Levka

Sinopse:
Dois nobres ingleses são atacadas na África, durante um culto de vodu. Um deles fica com o rosto desfigurado. De volta à Inglaterra o irmão que agora não pode mais mostrar sua face em público, decide se vingar de todos os responsáveis por sua situação crítica. Usando um capuz vermelho, nas sombras da noite, ele passa a atacar e matar todos os que considera seus inimigos. 

Comentários:
Esse filme reúne dois dos maiores atores clássicos do terror, Vincent Price e Christopher Lee. Além disso o roteiro é baseado na obra de Edgar Allan Poe. Esses requisitos já o tornam essencial para fãs do gênero. E sem dúvida é um filme com muitos méritos cinematográficos. Gostei muito da direção de arte. É tudo muito bem refinado e requintado. Vincent Price foi um ator subestimado. Ele não era lembrado em premiações e prêmios porque fazia filmes de terror. Puro preconceito! Só que não se engane, era um ótimo profissional da arte de atuar. Seu nobre personagem dessa história tinha muito a ver com ele na vida real. Era um homem culto e fino, colecionador de obras de arte. Outro ponto positivo é que essa história foge completamente dos padrões. Esse Morto-vivo citado no título nacional nada tem a ver com os monstros de Romero. É outra coisa, baseada em vodu. Assim se ainda não conhece, assista a esse clássico do terror dos anos 60. Na pior das hipóteses você vai achar esse filme interessante e sui generis. 

Pablo Aluísio.

Nasceste Para Mim

Título no Brasil: Nasceste Para Mim
Título Original: You Were Meant for Me
Ano de Produção: 1948
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Lloyd Bacon
Roteiro: Elick Moll, Valentine Davies
Elenco: Jeanne Crain, Dan Dailey, Oscar Levant, Marilyn Monroe

Sinopse:
Chuck Arnold é um músico e líder de banda que acaba se apaixonando por Peggy, uma garota de sua cidade natal que acaba conhecendo durante um baile. Poucas semanas depois acaba se casando com ela. A vida de músico, sempre viajando para outras cidades, passando longas temporadas fora de casa, porém acaba prejudicando seu relacionamento com a esposa e as coisas pioram ainda mais quando sua banda começa a realmente fazer sucesso.

Comentários:
Mais um filme do comecinho da carreira de Marilyn Monroe. Aqui ela não teve tanta sorte como nos demais filmes pois sua participação acabou no chão da sala de edição pois o diretor cortou justamente a cena em que ela tinha maior presença - muito embora tenhamos consciência que suas duas linhas de diálogo eram pouco mais do que uma figuração comum. Mesmo assim ela ainda pode ser visualizada rapidamente numa cena gravada durante uma animada festa, na pista de dança. Ela, acredite, está na pista de dança lotada que foi captada pelo filme. Anos depois a própria Marilyn comentou o começo duro de sua carreira ao falar ironicamente sobre sua ofuscada participação nesse filme: "Que papel foi aquele?!". Papel é forma de dizer pois no fundo ela não passa de uma figurante anônima. É uma pena pois o filme, cujo enredo se passa inteiramente na década de 1920, poderia dar a chance para Marilyn pelo menos surgir na tela muito bonita, com aquele figurino do passado. De uma forma ou outra vale a pena ver o filme para tentar achar Marilyn em seus poucos segundos de fama.

Pablo Aluísio.

domingo, 21 de julho de 2024

Marlon Brando - Hollywood Boulevard - Parte 32

Cem Anos de Marlon Brando
Agora em 2024 o cinema celebra os 100 anos de nascimento do ator Marlon Brando. Muito se falou sobre ele nessa data, mas muitos textos e matérias esqueceram de um aspecto bem relevante de sua carreira que não tem a ver com O Poderoso Chefão e outros grandes filmes que ele fez na década de 1970, mas sim de sua influência na cultura jovem quando surgiu nos cinemas pela primeira vez, ainda nos anos 1950.

Na década de 1950 houve uma revolução cultural nos Estados Unidos. Nessa fase surgiu a cultura jovem tal como conhecemos hoje em dia. Durante toda a história não havia muito espaço para os jovens. Ou se era criança ou se era adulto. Os jovens não tinham vez. Até que no período do pós guerra houve uma mudança significativa. Os jovens tinham seus próprios gostos musicais, assistiam aos filmes que eram produzidos para eles, as roupas não eram as mesmas dos adultos, tampouco seus cabelos. Os jovens tinham agora identidade própria. 

James Dean e Elvis Presley foram ícones nesse momento histórico. Mas a verdade é que antes deles já existia Marlon Brando. Ele foi o primeiro rebelde e o primeiro grande ídolo da juventude americana. Fazendo filmes como "O Selvagem" e tantos outros clássicos do cinema. esse jovem ator realmente revolucionou não apenas o cinema, mas também os costumes e o modo de agir, influenciando milhares de jovens ao redor do mundo. 

Brando era considerado realmente um tipo selvagem, que não fazia concessões. Ele  odiava dar entrevistas e fazia pouco daqueles que queriam levar tudo à sério demais. Suas respostas completamente fora dos padrões nas entrevistas, deixavam os produtores e executivos dos grandes estúdios de cinema completamente enfurecidos. Só que era justamente esse comportamento fora da rota que fazia com que milhões de jovens adorassem Brando. Ele foi dessa forma o primeiro rebelde, muitos anos antes de Dean e de Presley. 

Só que ao contrário de outros ícones culturais, Brando teve uma vida longa, atravessando várias décadas. Hoje em dia as pessoas que gostam de cinema o lembram basicamente como o ator que interpretou o chefe da máfia Corleone no clássico "O Poderoso Chefão". Tudo bem, esse foi outro grande momento de sua carreira. Só que antes de Corleone houve o Jovem Brando que trabalhou com Kazan e Tennessee Williams, que fez filmes marcantes, principalmente nos anos 50. O jovem motoqueiro que colocava o Meio Oeste e sua sociedade conservadora em polvorosa. O autêntico rebelde selvagem.

Nesse ano em que se celebra 100 anos de seu nascimento, o fato é que Marlon Brando segue sendo mais atual do que nunca. Além disso é aquele tipo de ator que não deixou herdeiros. Um grande nome da história do cinema mundial!

Pablo Aluísio.